SALINIZAÇÃO - É um processo que se manifesta mais comumente em áreas de clima árido e semiárido em que são elevados os índices de evaporação e muito baixas as quantidades médias de chuvas. Devido ao acúmulo excessivo de água no solo, somado ao seu elevado índice de evaporação, pode provocar o processo de salinização, pois os sais depositados não evaporam em conjunto. Assim, quando as chuvas são poucas e o solo é pouco lavado pelo escoamento das águas pluviais na superfície, esses sais mantêm-se ainda mais acumulados, causando a perda de sua fertilidade e até mesmo intensificando processos de desertificação.
Causas principais para a salinização do solo: a subida do nível freático, a adoção de métodos incorretos de irrigação e o acúmulo de água salgada proveniente dos mares e oceanos.
Consequências principais do processo de salinização do solo são a perda de áreas agricultáveis, a morte de vegetais cultivados (principalmente o feijão, a cebola, a batata e outros tipos mais sensíveis), além do aumento da possibilidade de desertificação.
Há medidas de contenção, como a correção do solo ou até a dessalinização por drenagem, mas o mais correto é prevenir tais ocorrências, com técnicas corretas de irrigação e o monitoramento e controle dos índices de salinidade das águas e dos próprios solos.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/salinizacao-solo.htm