-
O protocolo SNMP (do inglês Simple Network Management Protocol - Protocolo Simples de Gerência de Rede) é um protocolo de gerência típica de redes UDP, da camada de aplicação, que facilita o intercâmbio de informação entre os dispositivos de rede, como placas e comutadores (em inglês: switches).
O software de gerência de redes não segue o modelo cliente-servidor convencional pois para as operações GET e SET a estação de gerenciamento se comporta como cliente e o dispositivo de rede a ser analisado ou monitorado se comporta como servidor, enquanto que na operação TRAP ocorre o oposto, pois no envio de alarmes é o dispositivo gerenciado que toma iniciativa da comunicação.
Uma mensagem SNMP é codificada com um padrão designado de ASN.1 (do inglês: Abstract Syntax Notation.1).
O conjunto de todos os objetos SNMP é coletivamente conhecido como MIB (do inglês: Management Information Base).
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/SNMP
-
Questão duvidosa.
O conjunto de todos os objetos SNMP organiza-se dentro de uma (dentro de várias bases MIB) base MIB.
Eu mesmo crio bases MIBs e trabalho com elas. A teoria pode ser muito bonita, mas na prática existem várias bases, e cada um coloca dentro de cada base o objeto que lhe convém!
-
td bem, se não adota o modelo cliente-servidor, alguém saberia dizer qual o SNMP adota ??
-
Imagino que em um modelo cliente-servidor convencional o servidor serve às requisições de vários clientes enquanto que no SNMP existem vários servidores (Agentes) servindo a um cliente (Gerente), atendendo às suas requisições.
-
Alexandre, sim e não. O que você diz, faz sentido. Ou seja, existem vários "servindo" um e não "um servindo vários" (como comumente acontece em um ambiente cliente-servidor convencional). Mas, creio que o que realmente diferencia de um C/S é o fato de que, conforme dito pelo colega Guilherme, em momentos específicos quem é servidor pode virar cliente ao tomar determinado tipo de iniciativa de conexão.
-
LetraE - Pois o gerente pode receber um mensagem que ele não solicitou de forma assíncrona(TRAP), já que no modelo Cliente-Servidor é síncrono, onde para cada requisição deve haver uma resposta.