SóProvas


ID
2604724
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Existem diferentes critérios a partir dos quais podem ser classificados os materiais, objetivando a sua administração no âmbito de uma organização. Entre eles, pode-se citar a classificação XYZ, que toma por base

Alternativas
Comentários
  • Classificação de material de estoque:

     

    - Quanto à importância operacional: material que, caso falte, poderá prejudicar seriamente a continuidade de produção da empresa.

     

        Materiais X: pouca importância, há materiais que podem substituí-los

        Materiais Y: importância mediana/relativa

        Materiais Z: muito importante e fundamental na produção. Não existe outro materia que possa substituí-los

     

    (Fonte: Estratégia Concursos, prof. Ronaldo Fonseca)

     

    Bons estudos!!!

     

  • Gabarito "E"

    Quando falar em importância operacional, estamos falando da classificação XYZ. 

    Essa classificação avalia o quanto o material é indispensável para a organização .

     Podendo ser:

    • X- BAIXA CRITICIDADE: A falta do item não é tão relevante, pode ser encontrado facilmente e não acarreta danos à organização 
    • Y- CRITICIDADE MODERADA: Pode ser substituído com relativa facilidade 
    • Z- MÁXIMA CRITICIDADE: Não podem ser substituídos em tempo hábil sem que acarrete prejuízos, sua falar pode colocar em risco: pessoas, ambiente, patrimônio da empresa, etc. A alta criticidade pode ser por razões econômicas, de armazenagem ou de obtenção.
  • ABC = Valor econômico

    XYZ = Criticidade

     

    Gabarito "E"

  • É uma classificação de materiais quanto à criticidade (essencial ou não), possibilidade de substituição por item equivalente, facilidade de aquisição etc. Busca-se saber a operacionalidade do material

  • A classificação XYZ avalia o grau de criticidade ou de imprescindibilidade do item de material nas atividades desempenhadas pela organização

     

     

     

    Fonte: http://www.enap.gov.br/documents/52930/707328/Enap+Did%C3%A1ticos+-+Gest%C3%A3o+de+Materiais.pdf/76d26d48-37af-4b40-baf1-072a8c31236a

  • A FCC deu dois pareceres diferentes para questões praticamente iguais, na questão 

    Q869065 Entre as diversas metodologias de administração de materiais destaca-se a curva ABC, segundo a qual os itens de material são classificados

    O gabarito foi letra E) Por valor de demanda, de acordo com sua importância, geralmente financeira.

    E nessa questão o gabarito foi totalmete diferente

  • Estudante Focada, a classificação da questão que vc comparou é outra, classificação ABC, diferente da classificação XYZ.

  • Obrigada, Janaína! :D

  • Gabarito Letra E

     

    classificação XYZ

     

    A classificação XYZ avalia o grau de criticidade ou de imprescindibilidade do item de material nas atividades desempenhadas pela organização. As classes são assim definidas, conforme Mendes e Castilho (2009):

  • CLASSIFICACAO QUANTO A IMPORTANCIA OPERACIONAL:  (XYZ)

    --> AVALIA A IMPRESCINDIBILIDADE DO MATERIAL DO PONTO DE VISTA OPERACIONAL;  

     

    DICA: FIQUE DE OLHO NA PALAVRA "IMPRESCINDIBILIDADE", QUANDO SE TRATAR DE TAL CLASSIFICACAO; 

     

    GAB: LETRA E 

  • GRAU DE IMPORTANCIA,

    xyz..os Z SÃO OS MAIS IMPORTANTES

  • galera só deixando claro, a classificação por curva ABC, refere-se ao valor de consumo do material;

    já a  classificação por XYZ, refere-se ao importância operacional do material na empresa.

    GABARITO: E

  • A classificação ABC utiliza o famoso princípio de Pareto, que diz que poucos itens causam grande parte  dos efeitos. Esse princípio é muito importante na gestão de estoques, pois indica os itens de materiais que devem ser priorizados. De acordo com esse método de classificação temos:

    *Classe A - são os itens de maior relevância, que geram os maiores impactos na organização. Esses itens devem ser acompanhados com uma atenção especial pela empresa. Normalmente, não ultrapassam os 20% do total dos itens.

    * Classe B - são compostos por itens de importância intermediária, ou seja, não são importantes quanto os da classe A, mas são menos "insignificantes" dos que os itens da classe C.

    * Classe C - são compostos de itens que, apesar do grande número, não causam um impacto relevante na organização. Assim, devem ser acompanhados com menos atenção do que os outros itens. Mas cuidado: esses itens continuam tendo de ser acompanhados e controlados!

    Imagine um estoque de uma concessionária de automóveis. Temos,nesse estoque, desde carros novos na loja até parafusos. Claro que os automóveis representam um grande impacto na operação da empresa. Cada carro vendido impacta muito mais do que todos os parafusos vendidos no ano inteiro. Assim, esses itens devem ser acompanhados de perto. Já os parafusos podem ser controlados por amostragem, por exemplo.

     

     

    Fonte: Administração para concursos - Rodrigo Rennó

  • GAB: E

     

    A classificação XYZ avalia o grau de criticidade ou de imprescindibilidade do item de material nas atividades desempenhadas pela organização. As classes são assim definidas, conforme Mendes e Castilho (2009):

     

    X: Materiais de baixa criticidade, cuja falta não implica paralisações da produção. Podem ser substituídos por outros com facilidade.

     

    Y: Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.

     

    Z: Materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.

  • Gabarito: Letra E. Grau de criticidade ou importância operacional.

    IMPORTÂNCIA OPERACIONAL (X, Y, Z):

    CLASSE X: baixa importância operacional, ou seja, a falta do material não implica paralisações ou riscos para a segurança.

    CLASSE Y: média importância operacional.

    CLASSE Z: materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos. A falta causa paralisação, prejuízo ou coloca em risco pessoas e patrimônio.

    Obs: Uma desvantagem de se utilizar a classificação de materiais do tipo importância operacional é que ela não fornece análise econômica dos estoques.

  • ABC > importância FINANCEIRA.

    XYZ > importância OPERACIONAL.

    já vi questões trocando as bolas!!! cuidado!!!

    fazer questão: Q897056

  • Letra E

    A classificação XYZ avalia o grau de criticidade ou de imprescindibilidade do item de material nas atividades desempenhadas pela organização. As classes são assim definidas, conforme Mendes e Castilho (2009):

  • Classificação de materiais quanto à aplicação

    À medida que os materiais fluem pelo processo produtivo, passam a receber diferentes classificações.

    Matérias primas: materiais mais básicos no processo produtivo da organização, são as entradas/insumos dos processos de transformação que serão feitos pela organização.

    Materiais em processamento (ou em vias, ou em fabricação): Materiais que estão sendo objeto de transformação no processo produtivo da empresa.

    Materiais semiacabados: Quase pronto, mas ainda faltam alguns acabamentos.

    Materiais acabados ou componentes: é um componente acabado que passa por um novo processamento em conjunto com outros da mesma classificação para, em conjunto, se transformar no produto acabado.

    Produtos acabados: completamente acabados e estão prontos para serem colocados no depósito, para venda ou distribuição.

    Materiais auxiliares e de manutenção/ material improdutivo: são aqueles insumos que não são empregados diretamente na composição do produto final, mas como o próprio nome já diz, auxiliam no processo produtivo. Ex: colas, embalagens, produtos químicos, peças de reposição, gasolina, etc.