SóProvas


ID
2605045
Banca
VUNESP
Órgão
IPSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      O crescimento dos robôs colaborativos é a parte mais visível de uma transição que vem ocorrendo no mercado de trabalho no mundo todo. A mecanização das linhas de montagem e a automação de tarefas antes feitas por humanos vêm se acelerando nas empresas. A cada ano, mais 240000 robôs industriais são vendidos no mundo e esse número tem crescido a uma taxa média de 16% ao ano desde 2010, puxado principalmente pela China. Atividades rotineiras nas fábricas, como instalar uma peça, hoje podem ser feitas usando máquinas como os braços robóticos de baixo custo. Com o advento de novas tecnologias, como a inteligência artificial, os carros autônomos e a análise de grandes volumes de dados (o chamado big data), a expectativa é que as máquinas e os computadores passem a substituir outras tarefas que hoje só podem ser realizadas por pessoas. Já existem algoritmos que fazem a seleção de candidatos a vagas de emprego no recrutamento de empresas e também carrinhos autônomos que transportam produtos dentro de uma central de distribuição. Muito mais está por vir.

      Diante desse cenário, muitos especialistas vêm se perguntando se o rápido avanço da tecnologia chegará a tal ponto que tornará boa parte do trabalho obsoleta. Para os economistas, o que determina se uma profissão tende a ser substituída por um robô ou um software não é se o trabalho é manual, mas se as tarefas executadas pelas pessoas são repetitivas. Um famoso estudo publicado em 2013 por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, analisou 702 profissões nos Estados Unidos e o risco de elas serem trocadas por computadores e algoritmos nos próximos dez ou 20 anos. O resultado é alarmante. Quase metade dos empregos dos Estados Unidos está ameaçada, segundo os pesquisadores.

                                                                                         (Exame, 02.08.2017)

O objetivo do texto é discutir

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D) CORRETA 

     D) O objetivo do texto é discutir a acelerada substituição do trabalho humano pelo uso de robôs e softwares.

     

    Trechos :

    O crescimento dos robôs colaborativos é a parte mais visível de uma transição que vem ocorrendo no mercado de trabalho no mundo todo. A mecanização das linhas de montagem e a automação de tarefas antes feitas por humanos vêm se acelerando nas empresas.

    Diante desse cenário, muitos especialistas vêm se perguntando se o rápido avanço da tecnologia chegará a tal ponto que tornará boa parte do trabalho obsoleta

  • "Diante desse cenário, muitos especialistas vêm se perguntando se o rápido avanço da tecnologia chegará a tal ponto que tornará boa parte do trabalho obsoleta"

     

  • Quase metade dos empregos dos Estados Unidos está ameaçada, segundo os pesquisadores.

    Diante desse cenário, muitos especialistas vêm se perguntando se o rápido avanço da tecnologia chegará a tal ponto que tornará boa parte do trabalho obsoleta.

     

    Esta é a ideia principal do texto.

  • A - a dificuldade enfrentada pelos robôs colaborativos para ocupar postos de trabalho.

    Pelo contrário, não há dificuldades, e sim uma grande ocupação mecanizada, robos!

     

    B - a mecanização das linhas de montagem na China e seus reflexos pelo mundo. 

    Restringiu!

    A china foi citada no texto apenas para exemplificar, pois ela está "a todo vapor" em se tratando de mecanização!

     

    C - a redução das profissões nos Estados Unidos após o advento das novas tecnologias.

    Restringiu, pois o estudo que foi feito dos EUA serviu para ter uma visão de como está a mecanização!

     

    D GABARITO -

    A acelerada substituição do trabalho humano pelo uso de robôs e softwares.

    Exato!

    O texto mostra de uma forma técnica, ou seja, com números, estudos etc. como o avanço vem crescendo de forma alarmante!

     

    E - a RELUTÂNCIA das empresas para a utilização de robôs colaborativos rotineiramente. 

    Restringiu, fez uma salada e viajou na maionese! he he

     

     

  • HUAHEHAHEYSHEHAHWHEHHWUEA Eu engasguei com a água e cuspi tudo no chão de tanto que eu ri com essa alternativa A)

    Precisamos falar sobre os direitos trabalhistas das máquinas.

  • Robôs têm medo que seus empregos sejam substituídos por humanos.

  • GABARITO: D

     

    Imagino vias de transportes públicos sendo controladas por softwares adaptados em carros eletrônicos, que se locomovem a partir de uma automatização cientificada (o que já acontece, como o audi a7 que estaciona sozinho). Droga, maldita distopia, sério que eu nunca vou levar uma multa? Preciso passar logo no concurso.

  • Diante desse cenário, muitos especialistas vêm se perguntando se o rápido avanço da tecnologia chegará a tal ponto que tornará boa parte do trabalho obsoleta. Para os economistas, o que determina se uma profissão tende a ser substituída por um robô ou um software não é se o trabalho é manual, mas se as tarefas executadas pelas pessoas são repetitivas, logo, Letra D.

  • Para enriquecer o vocabulário, significado de DISTOPIA, palavra usada no comentário do colega Douglas Stanlet:

    Lugar hipotético onde se vive sob sistemas opressores, autoritários, de privação, perda ou desespero; antiutopia.

    Demonstração hipotética de uma sociedade futura, definida por circunstâncias de vida intoleráveis, que busca analisar de maneira crítica as características da sociedade atual, além de ridicularizar utopias, chamando atenção para seus males.

  • ALTERNATIVA A – ERRADA – Segundo o texto, o crescimento dos robôs colaborativos é visível, ou seja, representa já uma tendência observável.

    ALTERNATIVA B – ERRADA – De fato! O texto faz menção à mecanização de linhas de montagem na China, mas isso é apenas um exemplo dentro de uma discussão mais ampla, que é a substituição do trabalho humano pelas máquinas.

    ALTERNATIVA C – ERRADA – De fato, o texto faz menção ao mercado de trabalho norte-americano e à tendência de desaparecimento de algumas profissões nos EUA, mas isso é apenas um exemplo dentro de uma discussão mais ampla, que é a substituição do trabalho humano pelas máquinas.

    ALTERNATIVA D – CERTA – De fato! O objetivo principal é discutir acerca da substituição de diversas atividades laborais, sobretudo as repetitivas, por máquinas.

    ALTERNATIVA E – ERRADA – Não ocorre relutância (resistência) por parte das empresas em substituir por máquinas algumas atividades realizadas por humanos. De acordo com o texto, isso tem se tornado uma tendência cada vez mais visível.