SóProvas


ID
2605048
Banca
VUNESP
Órgão
IPSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      O crescimento dos robôs colaborativos é a parte mais visível de uma transição que vem ocorrendo no mercado de trabalho no mundo todo. A mecanização das linhas de montagem e a automação de tarefas antes feitas por humanos vêm se acelerando nas empresas. A cada ano, mais 240000 robôs industriais são vendidos no mundo e esse número tem crescido a uma taxa média de 16% ao ano desde 2010, puxado principalmente pela China. Atividades rotineiras nas fábricas, como instalar uma peça, hoje podem ser feitas usando máquinas como os braços robóticos de baixo custo. Com o advento de novas tecnologias, como a inteligência artificial, os carros autônomos e a análise de grandes volumes de dados (o chamado big data), a expectativa é que as máquinas e os computadores passem a substituir outras tarefas que hoje só podem ser realizadas por pessoas. Já existem algoritmos que fazem a seleção de candidatos a vagas de emprego no recrutamento de empresas e também carrinhos autônomos que transportam produtos dentro de uma central de distribuição. Muito mais está por vir.

      Diante desse cenário, muitos especialistas vêm se perguntando se o rápido avanço da tecnologia chegará a tal ponto que tornará boa parte do trabalho obsoleta. Para os economistas, o que determina se uma profissão tende a ser substituída por um robô ou um software não é se o trabalho é manual, mas se as tarefas executadas pelas pessoas são repetitivas. Um famoso estudo publicado em 2013 por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, analisou 702 profissões nos Estados Unidos e o risco de elas serem trocadas por computadores e algoritmos nos próximos dez ou 20 anos. O resultado é alarmante. Quase metade dos empregos dos Estados Unidos está ameaçada, segundo os pesquisadores.

                                                                                         (Exame, 02.08.2017)

O estudo da Universidade de Oxford revela que

Alternativas
Comentários
  • (...) o que determina se uma profissão tende a ser substituída por um robô ou um software não é se o trabalho é manual, mas se as tarefas executadas pelas pessoas são repetitivas.

  • Um famoso estudo publicado em 2013 por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, analisou 702 profissões nos Estados Unidos e o risco de elas serem trocadas por computadores e algoritmos nos próximos dez ou 20 anos. O resultado é alarmante. Quase metade dos empregos dos Estados Unidos está ameaçada, segundo os pesquisadores.

  •  Um famoso estudo publicado em 2013 por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, analisou 702 profissões nos Estados Unidos e o risco de elas serem trocadas por computadores e algoritmos nos próximos dez ou 20 anos. O resultado é alarmante. Quase metade dos empregos dos Estados Unidos está ameaçada, segundo os pesquisadores.

  • "Para os economistas, o que determina se uma profissão tende a ser substituída por um robô ou um software não é se o trabalho é manual, mas se as tarefas executadas pelas pessoas são repetitivas." Foram esses economistas que realizaram o estudo?

     

  • Essa questão deveria ter sido anulada. Não foram os estudos de Oxford que concluiram a resposta do gabarito e sim os economistas.

  • acertei na prova errei aqui e ainda quase que mando recurso pra banca negando ;(

  • Concordo com o Rogério Pereira.


  • A) os computadores e algoritmos encontram dificuldades para substituir os humanos nas tarefas executadas manualmente.

    O texto não fala que ele tem essa dificuldade, muito pelo contrário, tem facilidade nas tarefas manuais, desde que sejam REPETITIVAS.
    E o ESTUDO DE OXFORD não fala disso.

     

    B) as profissões que se baseiam em tarefas repetitivas tenderão a ser realizadas pelos computadores e algoritmos.
    De certa forma o estudo "apontou" para isso, pois mostrou que METADE dos empregos serão substituidos no futuro, sabendo que as atividades REPETITIVAS são as que tendem ser substituidas, a alternativa está correta.


    C)​As relações de trabalho, no futuro, terão influência das tecnologias, mas poucas pessoas serão substituídas pelas máquinas.

    Poucas? O resultado de oxford mostrou que quase METADE dos empregos vão ser "destruidos"... imagina QUANTAS pessoas vão ser substituidas? UM MONTE
     

    D) os Estados Unidos têm incentivado a substituição do trabalho manual pelos realizados por computadores.

    O ESTUDO DE OXFORD mostrou isso? Não, ele mostrou que futuramente os empregos repetitivos vão ser "destruidos" por pelo menos a metade.


    E) os softwares e algoritmos perderam espaço no mercado de trabalho, por causa da ênfase dada ao trabalho manual.
    Oi? é o contrário, o trabalho manual ta perdendo espaço.

     


     



     

  • Gab. B

     

  • @Rogério, concordo. A questão deveria mesmo ter sido anulada. O comando dela é desconexo com a alternativa dada como certa. Foram 3 recursos (inclusive o meu),mas a banca (maldita) manteve o gabarito.

    "Não foram os estudos de Oxford que concluiram a resposta do gabarito e sim os economistas."

  • Hashtag #AnulaVunesp

  • GABARITO: B

     

    campo semântico: muitos especialistas, economistas,  pesquisadores da Universidade de Oxford

     

     

  • Oxford, no Reino Unido, analisou 702 profissões nos Estados Unidos e o risco de elas serem trocadas por computadores e algoritmos nos próximos dez ou 20 anos. 

    Essa foi a conclusão d estudo da universidade!

  • O problema da questão está na impossibilidade de inferir que os economistas são os pesquisadores que realizaram o estudo na Universidade de Oxford, em 2013.

  • Pode ser que o estudo da Universidade de Oxford tenha sido feito com base na  conclusão dos Economistas , de que as atividades repetitivas tendem a ser substituídas por robôs... Gab. B

  • ALTERNATIVA A – ERRADA – Segundo o texto, o crescimento dos robôs colaborativos é visível, ou seja, representa já uma tendência observável.

    ALTERNATIVA B – CERTA – De fato! O objetivo principal do texto é discutir acerca da substituição de diversas atividades laborais, sobretudo as repetitivas, por máquinas.

    ALTERNATIVA C – ERRADA – Não é o que afirma a pesquisa. O resultado é considerado alarmante, apontando que quase metade dos empregos nos EUA tende a desaparecer.

    ALTERNATIVA D – ERRADA – Não se trata de um incentivo externo, mas sim uma tendência natural observável.

    ALTERNATIVA E – ERRADA – O oposto! Os softwares e algoritmos ganharam espaço visível.