SóProvas


ID
2605069
Banca
VUNESP
Órgão
IPSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                         Para se alfabetizar de verdade,

                Brasil deve se livrar de algumas ideias tortas


      Meses atrás, quando falei aqui do livro de Zinsser, um leitor deixou o seguinte comentário: “É de uma pretensão sem tamanho, a vaidade elevada ao maior grau, o sujeito se meter a querer ensinar os outros a escrever”.

      Pois é. Muita gente acredita que, ao contrário de todas as demais atividades humanas, da música à mecânica de automóveis, do macramê à bocha, a escrita não pode ser ensinada. Por quê?

      Porque é especial demais, elevada demais, dizem alguns. É o caso do leitor citado, que completou seu comentário com esta pérola: “Saber escrever é uma questão de talento, quem não tem, não vai nunca aprender…”

      Há os que chegam à mesma conclusão pelo lado oposto, a ilusão de que toda pessoa alfabetizada domina a escrita, e o resto é joguinho de poder espúrio.

      Talento literário é raro mesmo, mas não se trata disso. Também não estamos falando só de correção gramatical e ortográfica, aspecto que será cada vez mais delegado à inteligência artificial.

      Estamos falando de pensamento. Escrever com clareza e precisão, sem matar o leitor de confusão ou tédio, é uma riqueza que deve ser distribuída de forma igualitária por qualquer sociedade que se pretenda civilizada e justa.

                                    (Sérgio Rodrigues. Folha de S.Paulo, 07.12.2017)

De acordo com as informações do texto, conclui-se corretamente que uma ideia torta é acreditar que

Alternativas
Comentários
  • De acordo com as informações do texto, conclui-se corretamente que uma ideia torta é acreditar que.

     

    A questão traz para confundir, a questão da ideia torta, uma ideia errada:

    d)  saber escrever é uma questão de talento.   (Esta é uma ideia errada ou torta como mencionado na questão).

     

    Texto:>>

    Porque é especial demais, elevada demais, dizem alguns. É o caso do leitor citado, que completou seu comentário com esta pérola: “Saber escrever é uma questão de talento, quem não tem, não vai nunca aprender…”

     

     

     

  • É o caso do leitor citado, que completou seu comentário com esta pérola: “Saber escrever é uma questão de talento, quem não tem, não vai nunca aprender…”

     

  •  "(...)  Talento literário é raro mesmo, mas não se trata disso."

  • Há os que chegam à mesma conclusão pelo lado oposto, a ilusão de que toda pessoa alfabetizada domina a escrita, e o resto é joguinho de poder espúrio.

          Talento literário é raro mesmo, mas não se trata disso.

  • Gab. D

     

  • Não sei vocês, mas eu estou cada dia mais contente com os textos utilizados em provas da Vunesp.

  • Cara, eu leio atentamente o texto, achando que vou acertar a questão e pah, errei, interpretação de texto é mesmo osso, mas é assim mesmo, um dia eu pego jeito.

    Nunca desistam.

  • @Alice Silva, a maioria dos textos da Vunesp não tem muitas interpretações subjetivas. É normalmente algo bem direto. Lendo o texto, compreendendo, dificilmente se erra uma questão. Claro que nem sempre acontece. Mas se vc compara com a FGV, por exemplo, muitos textos/alternativas deixam muita margem para dúvida. Tem bancas que parece que vc está jogando na mega-sena tentando adivinhar o pensamento do examinador. Aqui não, é normalmente mais direto. :)

  • "...É o caso do leitor citado, que completou seu comentário com esta pérola: “Saber escrever é uma questão de talento, quem não tem, não vai nunca aprender…”

    "Talento literário é raro mesmo, mas não se trata disso"...

    Justificativa do Gabarito

    Gab: D

  • Eu discordo desse gabarito pois ele fala de um comentário que dizia:

    --- “É de uma pretensão sem tamanho, a vaidade elevada ao maior grau, o sujeito se metera querer ensinar os outros a escrever”

    --- “Saber escrever é uma questão de talento, quem não tem, não vai nunca aprender…”

    Então eu afirmo que o gabarito é o item A

    A. existem técnicas que melhoram a escrita. (isso é uma ideia tola dizer que existem técnicas que melhoram alguém aprender escrever ou seja ter talento literário)

  • No texto, o autor critica abertamente a opinião de um de seus leitores, que dizia: “Saber escrever é uma questão de talento, quem não tem, não vai nunca aprender…”.

    O que o autor mostra ao longo o texto é que escrever com clareza não é uma questão de talento, e sim uma necessidade para uma sociedade que se diz justa e civilizada.

  • Prof. José Maria - Direção Concursos

    No texto, o autor critica abertamente a opinião de um de seus leitores, que dizia: “Saber escrever é uma questão de talento, quem não tem, não vai nunca aprender…”.

    O que o autor mostra ao longo o texto é que escrever com clareza não é uma questão de talento, e sim uma necessidade para uma sociedade que se diz justa e civilizada.