SóProvas


ID
2605075
Banca
VUNESP
Órgão
IPSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                         Para se alfabetizar de verdade,

                Brasil deve se livrar de algumas ideias tortas


      Meses atrás, quando falei aqui do livro de Zinsser, um leitor deixou o seguinte comentário: “É de uma pretensão sem tamanho, a vaidade elevada ao maior grau, o sujeito se meter a querer ensinar os outros a escrever”.

      Pois é. Muita gente acredita que, ao contrário de todas as demais atividades humanas, da música à mecânica de automóveis, do macramê à bocha, a escrita não pode ser ensinada. Por quê?

      Porque é especial demais, elevada demais, dizem alguns. É o caso do leitor citado, que completou seu comentário com esta pérola: “Saber escrever é uma questão de talento, quem não tem, não vai nunca aprender…”

      Há os que chegam à mesma conclusão pelo lado oposto, a ilusão de que toda pessoa alfabetizada domina a escrita, e o resto é joguinho de poder espúrio.

      Talento literário é raro mesmo, mas não se trata disso. Também não estamos falando só de correção gramatical e ortográfica, aspecto que será cada vez mais delegado à inteligência artificial.

      Estamos falando de pensamento. Escrever com clareza e precisão, sem matar o leitor de confusão ou tédio, é uma riqueza que deve ser distribuída de forma igualitária por qualquer sociedade que se pretenda civilizada e justa.

                                    (Sérgio Rodrigues. Folha de S.Paulo, 07.12.2017)

No texto, a passagem cujo termo em destaque exemplifica uso de linguagem figurada é:

Alternativas
Comentários
  • linguagem figurada consiste em uma ferramenta ou modalidade de comunicação, que utiliza figuras de linguagempara expressar um sentido não literal de um determinado enunciado.

     

    "Ele está se afogando nas suas preocupações.

    " Esta frase deve ser interpretada no seu sentido figurado, porque não é fisicamente possível uma pessoa se afogar com uma preocupação. Neste caso, a frase significa que as preocupações do indivíduo estão limitando e prejudicando.

     

    "Quando o Francisco chegou lá, ele deu com a cara no portão".

    Esta frase pode ser interpretada de duas formas: no sentido literal ou no sentido figurado. O sentido literal indica que o Francisco chegou no determinado local e bateu literalmente com a cara no portão. O sentido figurado não implica um choque físico, mas indica que quando o Francisco chegou lá, o portão estava fechado e ele não conseguiu entrar.

  • Gabarito: letra C.

  • Só um lembrete: 

    Há questões em que o examinador troca o termo  "figurado" por  "conotativo"  ,esses são sinônimos.

    Parece bobagem mas de repende com o nermosismo da prova podemos confudir, o que me ajuda é:

    Denotativo = Dicionário, sentido próprio.

    Conotativo = Sentido figurado.

  • Gabarito Letra C.

     

    Pérola neste caso simboliza a indignação do autor com o comentário do leitor.

    E não a pérolas como um material orgânico duro e geralmente esférico produzido por alguns moluscos, ostras e mexilhões...

  • Gabarito letra C

    Conotação, também referido como sentido conotativo e sentido figurado, é a associação subjetiva, cultural e/ou emocional, que está para além do significado escrito ou literal de uma palavra, frase ou conceito.

     

    Ninguém completa literalmente um comentário com pérola. 

  • C

    Pois usou a pérola como sentido figurado

  • GABARITO: LETRA C

    COMPLEMENTANDO:

    DENOTAÇÃO:

    Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido realdicionarizado das palavras.

    De maneira geral, o sentido denotativo é utilizado na produção de textos que tenham função referencial

    CONOTAÇÃO:

    Quando a linguagem está no sentido conotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido figurado, ou seja, aquele cujas palavras, expressões ou enunciados ganham um novo significado em situações e contextos particulares de uso.

    De maneira geral, é possível encontrarmos o uso da linguagem conotativa nos gêneros discursivos textuais primários, ou seja, nos diálogos informais do cotidiano.

    FONTE: https://portugues.uol.com.br/redacao/denotacao-conotacao.html

  • 1. Denotação – quando uma palavra é usada no seu sentido real, objetivo, próprio, o sentido do dicionário.

    Exemplo: Comprei uma joia rara para mim. (A palavra “joia" está sendo usada no seu sentido real.)

    2. Conotação – quando uma palavra é usada no sentido figurado.

    Exemplo: Aquela menina é uma joia rara. (A palavra “joia" está sendo usada no sentido figurado, pois pessoa não é joia; com certeza, a menina deve ser uma pessoa bacana, prestativa, que o falante a acha uma preciosidade assim como uma joia.)

    A única alternativa em que o termo destacado está sendo empregado no sentido figurado é a (C), uma vez que “pérola" não está se referindo ao seu significado real - material orgânico formado dentro de moluscos. Nas demais alternativas, o termo destacado está sendo empregado no seu sentido denotativo – sentido real, dicionarizado.


    Gabarito do professor: Letra C.