SóProvas


ID
2606164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca de conceitos relativos à arquivologia, julgue o item que se segue.


Na organização de arquivos permanentes, o processo que consiste na ordenação estrutural ou funcional dos documentos em fundos é denominado arranjo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

     

    VEJAM OUTRAS:

     

     

    (Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: ABIN Prova: Oficial Técnico de Inteligência – Área de Arquivologia)



    O arranjo documental se baseia em dois métodos, estrutural e funcional, e sua aplicação tem gerado controvérsias na literatura e na prática arquivística. Contudo, observa-se, tanto na literatura internacional quanto nacional, que não há a adoção de um método puramente estrutural ou funcional.(CERTO)

     

    ---------        ----------

     

    (Ano: 2010 Banca: CESPE Órgão: ANEEL Prova: Analista Administrativo)

    .


    Uma das possibilidades de quadro de arranjo é o do tipo estrutural, que é resultado da representação da estrutura organizacional. A grande desvantagem desse tipo de quadro de arranjo é a instabilidade institucional.(CERTO)

     

     

  • Gabarito:Certo

     

    O arquivo permanente possui documentos que devem ser preservados para sempre,por terem valor secundário.Segundo Marilena Leite Paes",a função de um arquivo permanente é reunir,conservar,arranjar,descrever e facilitar a consulta dos documentos oficiais,de uso não corrente".

     

    Atividades de um arquivo permanente:

    -> Arranjo

    ->Descrição e publicação(facilitar o acesso aos documentos)

    ->Conservação

    ->Referência(política de acesso e uso dos documentos)

     

    Arranjo:ordenar os documentos em fundos,as séries dentro dos fundos,e,se for conveniente,os itens documentais dentro das séries.

  • falou em arranjo, lembra de arquivo permanente.

  • CERTO.

    DE CO R AR as atividades do arquivo permanente:

    DESCRIÇÃO;

    CONSERVAÇÃO;

    REFERÊNCIA;

    ARRANJO.

  • Certa

     

    Dentre as atividades do Aquivo Permanente está o Arranjo.

     

    Arranjo: Consiste na reunião e ordenação dos conjuntos documentais de acordo com a estruturaadministrativa que os originou ou conforme as funções/atividades executadas por essa entidade. O arranjo pode ser o estrutural, no qual os documentos são organizados a partir da estrutura administrativa da entidade produtora, ou funcional, onde a ordenação tem por eixo as funções desempenhadas pela entidade produtora. 

    As atividades de arranjo são do tipo FÍSICAS e INTELECTUAIS

    Física: Destinada ao arquivamento e armazenamento

    Intelectual: Análise dos documentos quanto à sua forma, origem funcional e conteúdo. 

  • Atividades de um arquivo permanente:

     

     Arranjo

    Descrição e publicação 

    Conservação

    Referência 

  • Atividades do arquivo permanente:

    ·         Arranjo -> ordenar os documentos, pessoas qualificadas,

    ·         Descrição e publicação -> elaboração de instrumentos de pesquisa, constituindo na descrição e localização dos documentos do acervo, objetivando a disponibilização ao público em geral
    - guia = orienta os usuários a respeito dos fundos, bem abrangente, visão panorâmica do acervo arquivístico.
    - inventário = descreve e identifica suscintamente as unidades de arquivamento, descreve a composição do fundo ou parte dele.
    - catálogo = descreve cada um dos documentos que compõem o arquivo;
    - repertório = instrumento de pesquisa elaborado segundo um critério, temático, cronológico e geográfico.

     

    O quadro de arranjo é uma ferramenta de organização de documentos na fase permanente. Ele serve para orientar a organização lógica dos documentos, bem como mostrar as relações do mesmo com as atividades e funções da instituição geradora (assim como  o plano de classificação). Sendo uma ferramenta aplicada na fase permanente, não serve para a tomada de decisão, pois esses documentos apenas são fontes de pesquisa para estudos históricos.

     

     


    GAB CERTO

  • O arranjo está para o arquivo permanente tal qual a classificação está para o arquivo corrente. Ele tem a finalidade de organizar os documentos de forma lógica, ou seja, de estabelecer uma relação entre os documentos e seu conjunto, bem como entre estes e as atividades que lhes originaram.

    Tal qual a classificação, o arranjo pode seguir dois critérios principais: pode ser estrutural, que considera a organização e sua estrutura administrativa para organizar logicamente os documentos; ou funcional, que considera as atividades realizadas que deram origem aos documentos. A escolha por um ou outro dependerá das características e conveniências da instituição, mas de maneira geral, é preferível adotar o arranjo funcional, pois as estruturas organizacionais são mais suscetíveis de mudanças.

    Gabarito do professor: Certo
  • Gab: Certo

     

    O agrupamento de docs de arquivo (organização dos arqv) é feito da seguinte forma:

    * nos arqv Corrente e Intermediário >> plano/código de classificação

    * nos arqv Permanentes >> quadro de arranjo

     

    O arranjo e a classificação são sinônimos, porém o arranjo ocorre nos arqv permanentes e a classificação nos arqv correntes e intermediários (conceito tirado das questões do próprio CESPE).

  • arranjo é a reunião e ordenação adequada dos documentos em fundosas séries dentro dos fundos e, caso seja necessário, dos itens documentais dentro das séries. O arquivo permanente recebe documentos de vários órgãos e, pelo princípio da proveniência ou de respeito aos fundos, os arquivos devem ser organizados por fundos ou núcleos de uma mesma fonte geradora, não devendo, portanto, serem misturados aos de outras fontes. 

     

    Arranjo, portanto, é a disposição física dos documentos de arquivo, com base na sua classificação e de acordo com métodos específicos.Gabarito: CERTO.

  • Resolução: o arranjo é o instrumento de organização dos documentos permanentes. Ele pode ser funcional ou estrutural. Se o arranjo for estrutural, será organizado a partir da estrutura organizacional da instituição e se for funcional, será de acordo com as atividades desenvolvidas.

    Resposta: certa

  • GABARITO: CERTO

    COMENTÁRIO DO PROFESSOR PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    O arranjo está para o arquivo permanente tal qual a classificação está para o arquivo corrente. Ele tem a finalidade de organizar os documentos de forma lógica, ou seja, de estabelecer uma relação entre os documentos e seu conjunto, bem como entre estes e as atividades que lhes originaram.

    Tal qual a classificação, o arranjo pode seguir dois critérios principais: pode ser estrutural, que considera a organização e sua estrutura administrativa para organizar logicamente os documentos; ou funcional, que considera as atividades realizadas que deram origem aos documentos. A escolha por um ou outro dependerá das características e conveniências da instituição, mas de maneira geral, é preferível adotar o arranjo funcional, pois as estruturas organizacionais são mais suscetíveis de mudanças.

    FONTE: Mayko Gomes, Professor de Arquivologia, de Arquivologia

  • Perfeito!

  • falou em fundo>falou de arranjo

    fundo arranjo

  • Arranjo: ao chegarem na fase permanente, os documentos devem ser organizados e ordenados novamente. A esta organização/ordenação damos o nome de arranjo.

    O arranjo pode ser:

    estrutural feito com base na estrutura

    funcional feito com base nas funções

    Na fase corrente ➔ classificação;

    Na fase permanente ➔ arranjo.

  • GABARITO CERTO.

    Na fase permanente, os arquivos remanescentes ganham uma nova ordenação adequada.

    Questão comentada pela professora Daliane Silvério.