-
Certo -
http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/Codigo_de_classificacao.pdf
-
A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante de avaliação, que tem por objetivos definir prazos de guarda e destinação de documentos, com vista a garantir o acesso à informação a quantos dela necessitem.
Fonte: Conarq
----------------
Gabarito CERTO
-
Sim sim ok... porem me causou um certo desconforto , porque a avaliação é quem operacionaliza tabela de temporalidade, pois esta é produto daquela e não o contrário.
-
destinação = Decisão, com base na avaliação, quanto ao encaminhamento dos documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação. Ver também plano de destinação, tabela de temporalidade
tabela de temporalidade = Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos.
prazo de guarda = Prazo, definido na tabela de temporalidade e baseado em estimativas de uso, em que documentos deverão ser mantidos no arquivo corrente(2) ou no arquivo intermediário(2), ao fim do qual a destinação é efetivada. Também referido como prazo de retenção.
Fonte - Dicionário Brasileiro de Terminologia de Arquivística
-
ETAPAS DA GESTÃO
Produção -
Utilização - Plano de classificação
Avaliação e Destinação - Tabela de temporalidade
-
CERTA!
TABELA DE TEMPORALIDADE
• A tabela de temporalidade é o instrumento que define os prazos de guarda e a destinação final dos documentos da instituição;
• É criada por uma COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS e deve ser aprovada por uma autoridade competente para ser aplicada na instituição.
-
Gente a tabela de temporalidade é responsável pelas classificação das três idades ?
-
Exatamente, Luiz Lima.
-
Gabarito Correto.
Tabela da Temporalidade
A Tabela da Temporalidade é o instrumento resultante da etapa de avaliação dos documentos e que determina o prazo de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária (período em que o mesmo será guardado nestas fases), bem como sua destinação final (eliminação ou recolhimento para guarda permanente).
-
CERTO
"A tabela de temporalidade é um instrumento arquivístico resultante da avaliação dos documentos. Ela tem por objetivos definir os prazos de guarda (tempo necessário para o arquivamento dos documentos nas fases corrente e intermediária, visando atender exclusivamente às necessidades da administração que os gerou) e a destinação de documentos (encaminhamento de documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação), com vista a garantir o acesso à informação aos que dela necessitarem, seja a própria instituição ou o público externo."
FONTE: Arquivologia para Concursos (https://docs.wixstatic.com/ugd/8d3765_05d860906bc645ef8e3db2865a588316.pdf)
-
Eita CESPE......
Discordo do gabarito.
Avaliação -> Processo que consiste na atribuição de valores (primário ou secundário) para os documentos, assim como prazos de guarda e destinação final (guarda permanente ou eliminação).
A tabela de temporalidade é um instrumento resultante do processo de avaliação.
Operacionalizar: Deixar pronto para ser usado; fazer ficar operacional, pronto para operar: operacionalizar uma ideia, um projeto, uma máquina.Tornar alguém apto para a realização de uma função, trabalho ou para finalização de uma atividade, tarefa: operacionalizar a produção.
Se a tabela de temporalidade resulta da avaliação, como ela pode operacionalizá-la se sua criação é posterior a avaliação?
-
Também discordo do gabarito. Olha essa questão do próprio CESPE de 2017 que contradiz essa questão: código Q768773
Ano: 2017
Banca: CESPE
Órgão: SEDF
Prova: Técnico de Gestão Educacional - Apoio Administrativo
Com relação à tabela de temporalidade de documentos de arquivo, bem como à triagem e eliminação de documentos e processos, julgue o item subsecutivo.
A tabela de temporalidade é um instrumento resultante do processo de avaliação.
Gabarito: certo
Se a tabela de temporalidade é resultante do processo de avaliação, como pode operacionalizar a avaliação?
-
TTD - Tabela de Temporalidade Documental: é um instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os docs. devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação.
> QUALQUER EQUÍVOCO, AVISAR.
-
Gabarito: certo.
Além da tabela de temporalidade tem a lista de eliminação.
-
Pessoal, o verbo "operacionalizar" remete a ideia de: deixar pronto para ser usado; fazer ficar operacional, pronto para operar.
Ou seja, após a avaliação temos a tabela de temporalidade que fará essa ideia da avaliação ser implementada. Dando operacionalidade/colocando em pratica o conceito de tempo dos documentos.
-
A avaliação de documentos é atividade complexa, que tem por objetivo atribuir valor aos documentos produzidos pela instituição, para que seja possível determinar as políticas adotadas para o mesmo, com base nesse valor atribuído.
A atribuição de valor atende a critérios subjetivos, que atendam a conveniências e interesses da instituição, e por isso mesmo é realizada por equipe multidisciplinar.
Da avaliação resultam duas ferramentas básicas, que operacionalizam-na, ou seja, que permite ao profissional de arquivo aplicar suas determinações: o plano de classificação e a tabela de temporalidade. O plano permite ao profissional estabelecer uma relação entre o documento e o conjunto ao qual pertence, e a tabela permite determinar os prazos de guarda e destinação dos documentos, conforme seu valor.
Gabarito do professor: Certo
-
A cespe deveria publicar um livro sobre o que ela acha que é a tabela de temporalidade...
-
Certo. o termo "operacionaliza" apareceu pra confundir um pouco, mas é isso mesmo.
A AVALIAÇÃO dos documentos de arquivo é a atividade de análise e estudo dos documentos, realizada por equipe multidisciplinar constituída para esta finalidade, com base em critérios subjetivos para decidir qual o valor dos documentos produzidos pela instituição, além de definir os seus prazos de guarda e sua destinação (eliminação ou recolhimento). É feita com base na tabela de temporalidade que tem por objetivo definir os prazos de guarda e a destinação final (somente a eliminação ou guarda permanente). E dentre suas vantagens estão:
a) eliminação de documentos destituído o valor secundário e primário;
b) diminuir os gastos com recursos de materiais, pois não haverá necessidade de conservar documentos;
c) facilitar a recuperação de informações de documentos.
Obs. grifo vermelho, a resposta da questão.
Bons estudos!
-
DICA DE OURO: Se você quiser gravar uma coisa para o CESPE , grave isso:
I) Classificação documental: instrumentalizado pelo plano de classificação. Feita com base nas Funções do documento.
II) Avaliação documental: instrumentalizado pela tabela de temporalidade. Estabelece prazos de guarda e destinação final.
> Sempre que cai algum desses dois assuntos o CESPE faz a mesma pegadinha , vai trocar o instrumento de um pelo instrumento de outro
-
Resolução: a tabela de temporalidade é aplicação concreta do que foi decidido na avaliação.
Resposta: certa