SóProvas


ID
2606491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      A diferenciação socioespacial é marca das cidades, desde os primórdios da urbanização. Não há cidades sem divisão social do trabalho, o que pressupõe sempre uma divisão territorial do trabalho. O estabelecimento dessa divisão ocorre de maneiras diversas no decorrer do longo processo de urbanização.

Maria Encarnação Beltrão Sposito. “A produção do espaço urbano: escalas, diferenças e desigualdades socioespaciais”. In: Ana Fani A. Carlos et al. A produção do espaço urbano: agentes, processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2011, p. 124. (com adaptações).

Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue o item que se segue.


No Brasil, as maiores cidades se formaram no litoral e nos seus arredores. Nas primeiras décadas do século XX, estabeleceu-se uma rede brasileira de cidades, com hierarquia nacional e com os primórdios da precedência do urbanismo interior sobre o urbanismo de fachada.

Alternativas
Comentários
  • A hierarquia urbana é a ordem de organização entre os diferentes níveis de complexidade econômica das cidades. Como a própria ideia de hierarquia sugere, trata-se das relações de dependência econômica exercidas por algumas cidades sobre outras, formando uma cadeia mais ou menos definida de cidades dependentes e economicamente interligadas entre si.

    Essas relações econômicas estabelecem inevitavelmente a consolidação de uma rede urbana que estrutura uma teia formada por nós (as cidades) e os fluxos (os sistemas de transporte e telecomunicações). Essa estruturação é um fator que pode ser diretamente associado ao processo da globalização.

    Fazem parte da hierarquia urbana mundial as cidades globais, as metrópoles nacionais, as metrópoles regionais e as cidades de menor porte.


    Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/hierarquia-urbana.htm

  •  O urbanismo de fachada é uma consequência da desumanização do urbanismo e da arquitetura. Mas é igualmente um estilo de urbanismo (ou pseudo-urbanismo) particularmente adaptado à política e à cultura Portuguesa. O urbanismo de fachada é perfeito para agentes de transformação sem visão para o futuro, sem verdadeiras preocupações sociais, que se preocupam somente com as aparências e com o ganho político e financeiro a curto prazo.

    FONTE >

  • Pesquisei esse termos no google, só há informação relacionada à arquitetura...

    Com certeza, deixaria em branco essa...

    O que seria urbanismo de interior e urbanismo de fachada?

  • Esse povo de geografia gosta de enfeitar as questões, né? Custava nada falar direito.

  • Urbanismo de fachada, como o próprio nome diz é "só fachada". Esta relacionado á preocupação com a aparência do espaço urbano sem a preocupação com sua utilidade e os reais benefícios que trará, a exemplo dos estádios da copa do Brasil e das construções das olimpíadas que mostrou ao mundo a modernidade que há no Brasil ao se olhar para as magnificas obras, ao passo que o mundo não ver ou viu sertanejos passando sede e fome ou favelados sem uma moradia digna. O Brasil em certos pontos possue um urbanismo de fachada.

  • de q mundo do cabrunco veio essa questao?