SóProvas


ID
2606566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que se refere à atividade industrial e à urbanização brasileira, julgue o item subsecutivo.


O Sudeste tornou-se polo da industrialização brasileira devido à infraestrutura urbana e de transportes desenvolvida pela economia cafeeira.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

     

    O desenvolvimento industrial na região ocorreu principalmente a partir do século XX, após o declínio do café. O café ocupou durante muito tempo lugar de destaque nas exportações e essas “seguravam” a economia brasileira. Na região sudeste os estados produtores de café eram principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O declínio do café, no final da década de 1920, foi provocado pela crise de 29, por não oferecer grandes lucros uma grande parcela de fazendeiros vendeu suas propriedades. Com o recurso adquirido na venda das fazendas investiram, entre outras, na indústria, as primeiras se limitavam ao setor têxtil, alimentação, bens de consumo, sabão e velas.

    O surgimento das indústrias na região sudeste está vinculado à produção cafeeira decorrente da:
    • Grande quantidade de trabalhadores da produção do café foi atraída para trabalhar nas indústrias que iniciavam suas atividades.

    • Rede de transportes, uma vez que as infraestruturas eram usadas para escoar a produção de café das fazendas para os portos, com a introdução das indústrias esses mesmos trajetos serviam para transportar matéria-prima e mercadorias.

    • Do grande número de mão de obra imigrante presente no Brasil, esses já tinham experiências industriais, pois a maioria era de origem europeia e nesse período a Europa já havia passado pelo processo de industrialização.

     

    (Fonte: Brasil Escola - UOL)

  • O desenvolvimento industrial na região ocorreu principalmente a partir do século XX, após o declínio do café. O café ocupou durante muito tempo lugar de destaque nas exportações e essas “seguravam” a economia brasileira. Na região sudeste os estados produtores de café eram principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O declínio do café, no final da década de 1920, foi provocado pela crise de 29, por não oferecer grandes lucros uma grande parcela de fazendeiros vendeu suas propriedades. Com o recurso adquirido na venda das fazendas investiram, entre outras, na indústria, as primeiras se limitavam ao setor têxtil, alimentação, bens de consumo, sabão e velas.

    GAB - C

  • Foi o café que permitiu a acumulação do capital necessário ao impulso da atividade industrial no país.

    De 1930 a 1955, a indústria recebeu muitos investimentos dos ex-cafeicultores. Este período é marcado pela construção de vias de circulação de mercadorias, matérias-primas e pessoas. Muitas ferrovias que anteriormente transportavam café, passam então a servir aos interesses industriais.

    Os barões do café, que residiam principalmente na cidade de São Paulo, eram detentores de enorme quantidade de capital aplicado no sistema financeiro que seria disponibilizado para a implantação da indústria.

    No processo inicial de industrialização do país, a cidade de São Paulo, além da presença dos cafeicultores, acabou se beneficiando de alguns outros fatores:

    ·     Todas as ferrovias construídas com a finalidade de escoar a produção cafeeira para o Porto de Santos se interligavam na capital paulista;

    ·     No estado, ainda havia grande disponibilidade de mão-de-obra imigrante (liberada dos cafezais ou já residente nas cidades); e

    ·     Havia significativa produção de energia elétrica.

    Resposta: Certo

  • GAB C

    SP MAIOR CENTRO INDUSTRIAL DO BRASIL

    SÓ LEMBRAR DO CAFÉ COM LEITE NA ÉPOCA DA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA

    SP= CAFÉ

    LEITE= MG

    PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO

    GOVERNO DE VARGAS

    VALORIZAÇÃO DO CAFÉ APÓS A QUEDA DA BOLSA DE VALORES NA CRISE DE 29