-
O curriculo citado no item seria o CURRICULO OCULTO e não o CURRICULO FORMAL.
Portanto item: ERRADO
-
O currículo oculto nas escolas serve para reforçar as regras que cercam a natureza e o uso dos conflitos. E estabelece uma rede de suposições que visa determinar regras sobre a conduta dos estudantes.
Esse processo é uma maneira bastante tímida de trabalhar conceitos transversais para a formação global do aluno, uma vez que tais intervenções acontecem, geralmente, sem que estejam deliberadamente sistematizadas ou incluídas nas disciplinas.
Em um currículo oculto, as suposições em sala de aula não podem ser planejadas, pelo próprio fato de serem tácitas e incidentais. Dessa maneira, um tema importante ou um assunto de interesse fica sujeito a um acontecimento para vir à tona.
Em tempo, a escola deve ter condições de constituir a educação por meio de estratégias pedagógicas que visam à capacidade de antecipar ações, de eleger continuamente metas a partir de um quadro de valores historicamente situado, e de se lançar em busca das mesmas. E, nesse sentido, instaurar a democracia e os debates na sala de aula e em toda a escola, para a transformação de uma comunidade democrática.https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/curriculo-oculto.htm
-
Para complementar as respostas das colegas, o currículo formal trata:
CURRÍCULO FORMAL OU
PRESCRITO
O primeiro refere-se ao chamado "currículo
formal" (também conhecido como currículo
prescrito), que é o currículo em sua forma mais
idealizada. Ele é “prescrito” porque é pensado
fora das especificidades de uma sala de aula,
quer dizer, vem antes do contato efetivo entre
professores(as) e estudantes. Aparece, por
exemplo, nas diversas formas de diretrizes
curriculares (nacionais, estaduais, de educação
especial etc.) e constitui-se de um conjunto de
conhecimentos que a escola e o sistema de
ensino julgam imprescindíveis para os(as)
estudantes em determinada disciplina ou em
determinado ano escolar.
Professor Carlinhos Costa e William
Os pedagógicos
-
Valores = Oculto
-
O CURRÍCULO FORMAL refere-se aquele que é estabelecido pelos SE- Sistemas de Ensino OU instituição educacional (Libâneo). JÁ o currículo OCULTO identifica-se com os fatos aprendidos pelos estudantes na escola, métodos de ensino, conteúdos e programas e relação professor-aluno. Portanto, questão errada.
-
Currículo formal: é aquele prescrito como desejável por uma organização normativa. Ex: Diretrizes Curriculares Nacionais.
Currículo oculto: é traduzido em símbolos, está implícito.
Item errado.
-
Currículo formal: planos e propostas definidos pelas várias instâncias governamentais (federal, estadual/distrital e municipal)
-
currículo formal, oficial, explícito, prescrito= DNC, PCN
#PartiuPosse!
-
O Currículo Formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino (é o determinado pelo governo). É expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo.
O Currículo Real é aquele que acontece a cada dia dentro da sala de aula com professores e alunos (ele é a contextualização do Currículo Formal), em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.
Currículo Oculto: é tudo que o aluno aprende no meio social escolar, tudo que interfere significativamente no aprendizado do aluno, como cultura, religião, poder aquisitivo.
-
currículo formal (também conhecido como currículo prescrito), é o currículo em sua forma mais idealizada. Ele é “prescrito” porque é pensado fora das especificidades de uma sala de aula, quer dizer, vem antes do contato efetivo entre professores(as) e estudantes.
-
Esse é o OCULTO.