SóProvas


ID
2607157
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                        Ciência e esoterismo


      Como físico, não cabe a mim tentar explicar o porquê da irresistível atração que tantas pessoas têm pelo esoterismo, pelo que está além do que chamamos de fenômenos naturais. Mas posso ao menos oferecer uma conjectura. Por trás desse fascínio encontramos nosso próprio desejo de nos situarmos melhor emocional ou profissionalmente em nossas vidas. Nesse sentido, a atração pelo esoterismo força as pessoas a uma autorreflexão que pode ser muito importante como veículo de autoconhecimento.

      Mas como físico cabe a mim fazer o papel de chato e argumentar contra a crença na existência desses fenômenos esotéricos no mundo natural. O fato é que as “provas” que costumam ser oferecidas, nesses casos, misteriosamente se recusam a sobreviver quando testadas no laboratório sob o escrutínio do cientista ou após uma análise quantitativa mais detalhada. Os cientistas não precisam “acreditar” nos resultados de outro cientista: basta repetir o experimento em seu próprio laboratório, em condições idênticas, e os mesmos resultados devem ser encontrados.

(Adaptado de: GLEISER, Marcelo. Retalhos cósmicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 43-44) 

O escrutínio dos cientistas e a possibilidade de repetição de uma experiência em laboratório

Alternativas
Comentários
  • Alternativas C, D e E são extrapolações.

    Quanto a B, sem um olhar mais atento, parece uma boa alternativa, mas ela vai de encontro com o postulado da ciência; pois, tudo que é inexplicável vai atrair os olhares da ciência, a fim de poder pesquisar, analisar e provar algo.

     

    gabarito A

  • Letra (a)

     

    Mas como físico cabe a mim fazer o papel de chato e argumentar contra a crença na existência desses fenômenos esotéricos no mundo natural. O fato é que as “provas” que costumam ser oferecidas, nesses casos, misteriosamente se recusam a sobreviver quando testadas no laboratório sob o escrutínio do cientista ou após uma análise quantitativa mais detalhada. Os cientistas não precisam “acreditar” nos resultados de outro cientista: basta repetir o experimento em seu próprio laboratório, em condições idênticas, e os mesmos resultados devem ser encontrados.

     

    Escrutínio é sinônimo de: votação, apuração, urna, análise, investigação. (Wiki)

  • Update:

    Marcelo, entendi seu ponto de vista, mas aí, creio eu, que esteja extrapolando o texto. Não entenda isso como uma réplica, não quero ser incoveniente. É bom que troquemos ideias sobre os textos para enriquecer a interpretação de textos dos demais colegas :)

     

    Acho que a alternativa B também é correta. Vejam este trecho:

    O fato é que as “provas” que costumam ser oferecidas, nesses casos, misteriosamente se recusam a sobreviver quando testadas no laboratório sob o escrutínio do cientista ou após uma análise quantitativa mais detalhada. Os cientistas não precisam “acreditar” nos resultados de outro cientista: basta repetir o experimento em seu próprio laboratório, em condições idênticas, e os mesmos resultados devem ser encontrados.

     

    Agora vejam a alternativa B:

    O escrutínio dos cientistas e a possibilidade de repetição de uma experiência em laboratório são provas de que a ciência não se deixa atrair pela singularidade de uma ocorrência que pareça inexplicável.

     

    A ciência não se deixar atrair pela singularidade de uma ocorrência que pareça inexplicável porque basta repetir o experimento em seu próprio laboratório, em condições idênticas, e os mesmos resultados devem ser encontrados.

  • Essa palavra CONJECTURA já apareceu em outras provas da FCC. 

    Sobre ela:

    Uma conjectura pode consistir no ato de inferir algo, com base em uma fonte não confirmada, como intuição ou palpite. Alguns sinônimos de conjectura podem ser: hipótesesuposiçãopresunçãoprognóstico, etc. Ex: O jogador de futebol fez várias conjecturas a respeito da próxima partida.

    Disponível em: https://www.significados.com.br/conjectura/

  • Os cientistas não precisam “acreditar” nos resultados de outro cientista: basta repetir o experimento em seu próprio laboratório, em condições idênticas, e os mesmos resultados devem ser encontrados.

     

     

    repetir, repetir, repetir, repetir, repetir, ate que A)constituem algumas das condições para que a realidade de um fenômeno seja cientificamente comprova

  • Feka,

     

    Desculpe-me, mas acredito que você esteja errada na sua interpretação. É exatamente o contrário disso. Os cientistas se interessam, e muito, pela singularidade de uma ocorrência que pareça inexplicável. Não à toa já tentaram desmistificar vários assuntos, entre eles a própria existência de Jesus Cristo. Não preciso ficar citando exemplos ou tentar provar a veracidade do que já foi pesquisado e testado pelos cientistas, mas está claro que uma das forças que fazem com que os cientistas descubram algo é exatamente essa curiosidade deles pelas coisas que são ditas "inexplicáveis".

  • Fenômeno acontece e o cientista o testa em laboratório para atestar sua validade científica.

  • Acho que é a primeira questão FCC que vejo todas as alternativas extrapolarem o texto. A meu ver, as alternativas "a" e "b", que fazem algum sentido, nos levam a crer algo que está muito além do texto. Apesar de tais alternativas se relacionarem com as ideias do texto, são ideias que não estão nele. As alternativas "a" e "b" apesar de falarem de tema relacionado ao que foi apresentado, extrapolam o texto que foi exposto ao candidato. É algo completamente diferente do padrão FCC.

  • De fato a Regina tem razão, e em uma primeira análise eu marquei B depois mudei pra A por ser mais "limpa", mas olhem só "O escrutínio dos cientistas e a possibilidade de repetição de uma experiência em laboratório são provas de que a ciência não se deixa atrair pela singularidade de uma ocorrência que pareça inexplicável." o fato aqui é que cientistas não se deixam por acreditar em um resultado ÚNICO, por isso testam em seus laboratórios, de forma idêntica ao experimento para ratificar o primeiro de seu autor.

    Logo, temos dois gabaritos, porém a letra A reduz e muito o pensamento mais crítico.