-
LETRA B
Falou em AUTONOMAMENTE = DIVISIONAL
Abordagem Divisional:
- Tarefas e recursos em divisões de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados importantes;
- Cada divisão fica autônoma tendo suas próprias áreas funcionais para gerir e atender seus clientes;
- Controle ainda mais concentrado na cúpula;
- Descentralização de autonomia operacional (com planejamento, coordenação e controle centralizados na cúpula).
Q415399 Uma empresa decide, após a expansão internacional de suas atividades produtivas e a diversificação da linha de produtos, promover a reorganização de sua estrutura baseada no estabelecimento de diversas unidades semiautônomas com foco em cada linha de produto, cliente e região. Essa opção de organização da estrutura organizacional é denominada: b) divisional;
AOCP -Q772481 Quanto ao tipo de estrutura organizacional denominada de estrutura divisional, assinale a alternativa correta. a) Agrega as tarefas em unidades semiautônomas, com forte descentralização. Seu mecanismo principal de coordenação é a padronização de resultados.
-
Só eu que tenho dificuldade em dizer a palavra; AUTONOMAMENTE...
hehehe
-
Divisional
É constituído por divisões autossuficientes que produzem um produto ou serviço específico.
A estrutura divisional pode ser estruturada por produtos ou serviços, por região geográfica, por processo ou projeto ou ainda por clientes.
-
Letra B
ESTRUTURA DIVISIONAL
A estrutura divisional, idealizada por Alfred Sloan, é caracterizada pela criação de unidades que operam com relativa autonomia, denominadas centros de resultado, organizadas por produto, área geográfica ou clientela. O lucro ou prejuízo é apurado para cada unidade, isto é, para cada produto ou cada região. O que caracteriza a estrutura divisional não é o fato de não ser departamentalizada no primeiro nível pelo critério funcional e sim a autonomia com que operam os órgãos no primeiro nível.
Fonte: https://maestrando.files.wordpress.com/2014/02/aula-05-lacombe_administrac3a7c3a3o-fc3a1cil-caps-2-pgs-33-a-44.pdf
Bons estudos !!! Persistam sempre !
-
-
Gab.: Alternativa B
ESTRUTURA DIVISIONAL
Mais indicada para empresas que trabalham com diferentes mercados e uma carteira de clientes variada. É formada por divisões separadas e autossuficientes. Cada divisão é responsável por um produto ou serviço de acordo com os objetivos organizacionais.
A estrutura pode ser por: clientes, produtos ou serviços, localização geográfica, por projetos ou por processos.
-
Atuação quase autônoma das unidades situadas em base geográficas diferentes consiste em uma estrutura organizacional divisional. Vamos relembrar as características dessa estrutura:
Estrutura organizacional utilizada por grandes empresas na qual geralmente se utiliza da departamentalização por produto/serviço ou por base geográfica para criar divisões da organização. Cada divisão atua de forma quase autônoma possuindo setores de apoio (produção, logística, marketing) próprios. Michael Porter e outros autores denominam essas divisões de Unidades Estratégicas de Negócio (UEN’s). O nível de autonomia das divisões (UEN’s) varia de cada empresa, em geral, atividades de planejamento, coordenação e controle são centralizadas na alta administração.
Gabarito: B
-
GAB:B
Falou em CENTRO DE RESULTADOS = Estrutura DIVISIONAL.
-
Centro de resultados = divisional
-
Gabarito: B
A questão cobra conhecimentos sobre a Estrutura Divisional, que é adequada para ambientes instáveis e que exigem grande flexibilidade da organização. Ela oferece moderada autonomia e tem como desvantagem o aumento do custo devido à duplicidade de recursos humanos.
A estrutura divisional pode ser de 5 tipos:
1) Produtos/Serviços;
2) Geográfica;
3) Clientes;
4) Processos;
5) Projetos.
Vale a pena registrar que a banca já afirmou em provas distintas que a estrutura divisional e a estrutura matricial são centros de resultados, mas a última é focada em projetos.
@adm.semduvida