SóProvas


ID
2607229
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Cada vez mais a Administração pública vem sendo instada a atuar de forma eficiente, eficaz e efetiva, com foco no cliente cidadão. Nem sempre, contudo, atinge simultaneamente esses objetivos. Por exemplo, quando consegue usar racionalmente os recursos colocados à sua disposição e, ao mesmo tempo, cumprir determinado objetivo fixado, mas não atende, plenamente, às expectativas do cidadão em relação à ação governamental correspondente, pode-se dizer que a atuação administrativa

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    Eficiência - capacidade de produzir o máximo resultado com a mínima quantidade de recursos (maneira correta)

    Eficácia - relação entre resultado pretendido x resultado atingido (chegar ao objetivo) (fazer a coisa certa)

    Efetividade - relação entre resultados x objetivos (mudança de uma realidade , produzir efeitos, impacto causado, satisfação )

     

    Exemplo clássico: campanha de vacinação infantil

    Foi eficiente se usou menos recursos para adquirir as vacinas

    Foi eficaz se conseguiu vacinar todas as crianças

    Foi efetiva se reduziu o número de crianças doentes

  • eficiência é a obtenção de resultados através da ênfase nos meios, da resolução dos problemas existentes e da salvaguarda dos recursos disponíveis com o cumprimento das tarefas e obrigações. Significa fazer bem as tarefas, administrar os custos, reduzir as perdas e o desperdício. É um conceito que tem um cunho “analógico”, o que significa que pode haver mais, ou menos eficiência.

    eficácia é a obtenção de resultados através da ênfase nos próprios resultados e nos objetivos a serem alcançados, com a exploração máxima do potencial dos processos. Significa a otimização das tarefas com a agilização de recursos para alcançar o resultado esperado. É um conceito que tem um cunho “digital”, o que significa que há, ou não há eficácia.

    Já a efetividade é a obtenção de resultados através da ênfase na percepção do cliente. Significa que há preenchimento das expectativas do cliente, através de uma ação programada e planejada para satisfazer os seus desejos. É um conceito que tem um cunho “sensitivo”, o que significa que há comprovação, pelo cliente, dos resultados alcançados.

     

    Eficiência + Eficácia = Efetividade 

     

    Gabarito C

  • Letra (c)

     

    Eficiência: Significa fazer as coisas direito (fazer certo). É a relação entre recursos (financeiros, materiais, humanos, tecnológicos, ambientais etc.) e produtos. Se você consegue uma maior produção para um determinado recurso, você alcançou a eficiência. É a capacidade de realizar atividades ou tarefas com perdas mínimas, com o melhor aproveitamento possível de recursos.

     

    Eficácia: Significa fazer a coisa certa. Está relacionado com o alcance das metas e objetivos estabelecidos. É o grau de coincidência dos resultados e os objetivos.

     

    A efetividade é o resultado de um trabalho de qualidade de uma empresa. É a capacidade de produzir um efeito, que pode ser positivo ou negativo. Consequentemente, o que é efetivo não é necessariamente eficiente ou eficaz.

     

    Carranza

  • Gabarito: Letra C

     

    Eficiência

    Fazer da melhor forma possível. Com menos custos e menos tempo.

    Relacionado com os insumos.

     

    Economicidade

    Relação de custo benefício. Resultados com menor custo possível

     

    Eficácia

    Atingimento do objetivo.

    Relacionada com a saída almejada

     

    Efetividade

    Impacto no mundo ou na sociedade.

    União da eficiência e eficácia.

     

    https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/eficiencia-eficacia-e-efetividade-material-teorico

     

    instagram: @concursos_em_mapas_mentais

    https://www.dropbox.com/sh/armweiavaz7kddb/AAD-_s3J1NRlSxn1F4Hwykb1a?dl=0

  • Por exemplo, quando consegue usar racionalmente os recursos colocados à sua disposição (foi eficiente, vide comentário dos colegas)

    cumprir determinado objetivo fixado (foi eficaz, vide comentário dos colegas)

    mas não atende, plenamente, às expectativas do cidadão em relação à ação governamental correspondente (não foi efetivo, não houve impacto. O resultado, mesmo que obtido, não agradou)

     

  • EFICIÊNCIA

    -Imputs

    - processos

    - recursos

    - combate ao desperdício

    - economia dos meios

    -modo de fazer

    - melhor caminho

     

    EFICÁCIA

    -outputs

    -relaciona-se aos fins

    - objetivos, metas e resultados

     

    EFETIVIDADE

    -outcomes

    -relacionado aos impactos

    - impactos positivos

    - mudança no ambiente

    -satisfação do cliente

    - geração de valor positivo

     

  • Gabarito: Letra C

     

    Eficiência: É o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços; é uma relação entre: insumos, produtos, qualidade e custo. Insumos são recursos humanos, materiais e componentes. A eficiência é uma medida interna, considera o custo dos insumos e não pode comprometer a qualidade.

    Eficácia: É o grau de alcance das metas (ou objetivos de curto prazo), é uma medida de resultados utilizada para avaliar o desempenho da administração. Demonstra a capacidade de entregar bens/serviços imediatos. A eficácia não considera custos.

    Efetividade: É o impacto final das ações. é o grau de satisfação das necessidades e dos desejos da sociedade pelos serviços prestados pela instituição. A efetividade vai além das entregas imediatas (metas/objetivos) e analisa a transformação causada pela execução das ações. 

     

    Fonte: Administração Pública - Augustinho Paludo. Ed. Método

  • Palavras-chave

    Eficiência - otimização de recursos ($)

    Eficácia - objetivo (alcançar o que foi pretendido)

    Efetividade - impacto/efeito/mudança (é o mais difícil de conseguir)

  • Cada vez mais a Administração pública vem sendo instada a atuar de forma eficiente, eficaz e efetiva, com foco no cliente cidadão. Nem sempre, contudo, atinge simultaneamente esses objetivos. Por exemplo, quando consegue usar racionalmente os recursos colocados à sua disposição (fazer mais com menos = eficiente) e, ao mesmo tempo, cumprir determinado objetivo fixado (atingir meta é sinônimo de ser eficaz), mas não atende, plenamente, às expectativas do cidadão em relação à ação governamental correspondente (gerar sentimento de mudança é ser efetivo), pode-se dizer que a atuação administrativa mostrou-se eficiente, pelo uso racional dos recursos e eficaz, pelo atingimento do objetivo fixado, porém não foi alcançada a efetividade. 

     

    Resposta: Letra C. 

  • Gab: C

     

    Outra que ajuda!

     

    Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: DETRAN-MA Prova: Assistente de Trânsito

    Suponha que determinado órgão da Administração pública do Estado do Maranhão, no afã de implementar uma ação estratégica definida a partir de ampla consulta pública e que, de fato, beneficiou um enorme contingente de cidadãos, tenha extrapolado significativamente os custos adequados à sua consecução. Verificou-se que a ação foi concluída no cronograma previsto, porém, em razão de falhas de gestão, demandou gastos adicionais com pagamento de horas-extras e aditamentos contratuais. Não obstante, ao final, atendeu aos anseios da população, beneficiando um significativo contingente de cidadãos. Diante desse cenário, pode-se concluir que a atuação do referido órgão público mostrou-se:

     

    e) dotada de efetividade, porém carecendo de eficiência, eis que não apresentou a melhor aplicação aos insumos aplicados. 

     

     

  • FALTOU ALCANÇAR, A EFETIVIDADE, QUER DIZER TRANSFORMAR O MEIO PELO FATO DA IMPLEMENTAÇÃO DE ALGO.

    EX:CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA, SE EM DETERMINADO PERÍODO FOR FEITO UM ESTUDO/PESQUISA É CONSIDERADA UMA PESQUISA EFETIVA POIS REALMENTE ALCANÇOU SEUS OBJETIVOS, QUE ERA REDUZIR A FEBRE AMARELA

  • Por exemplo, quando consegue usar racionalmente os recursos (eficiente) colocados à sua disposição e, ao mesmo tempo, cumprir determinado objetivo fixado (eficaz), mas não atende, plenamente, às expectativas do cidadão (inefetivo) em relação à ação governamental correspondente, pode-se dizer que a atuação administrativa

  • questão que resume bem os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade. Mais uma vez, resumindo:

              Eficiência: capacidade de produzir o máximo resultado com a mínima quantidade de recursos (maneira correta).

              Eficácia: relação entre resultado pretendido x resultado atingido (chegar ao objetivo, atingir a meta, fazer a coisa certa).

              Efetividade: relação entre resultados x objetivos (mudança de uma realidade, produzir efeitos, impacto causado, satisfação/expectativas alcançadas).

              Logo, a administração pública mostrou-se eficiente, pelo uso racional dos recursos e eficaz, pelo atingimento do objetivo fixado, porém não foi alcançada a efetividade, pois não atendeu, plenamente, às expectativas do cidadão.

              

    Gabarito: alternativa C.

  • questão que resume bem os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade. Mais uma vez, resumindo:

              Eficiência: capacidade de produzir o máximo resultado com a mínima quantidade de recursos (maneira correta).

              Eficácia: relação entre resultado pretendido x resultado atingido (chegar ao objetivo, atingir a meta, fazer a coisa certa).

              Efetividade: relação entre resultados x objetivos (mudança de uma realidade, produzir efeitos, impacto causado, satisfação/expectativas alcançadas).

              Logo, a administração pública mostrou-se eficiente, pelo uso racional dos recursos e eficaz, pelo atingimento do objetivo fixado, porém não foi alcançada a efetividade, pois não atendeu, plenamente, às expectativas do cidadão.

              

    Gabarito: alternativa C.

  • “usar racionalmente os recursos colocados à sua disposição” = Eficiência

    “cumprir determinado objetivo fixado” = Eficácia

    “não atende, plenamente, às expectativas do cidadão” = Não teve efetividade.

    Gabarito: C

  • Eficiênciacapacidade de produzir o máximo resultado com a mínima quantidade de recursos disponíveis. (maneira correta)- (gerencialismo)

    Eficáciarelação entre resultado pretendido x resultado atingido (chegar ao objetivo) (fazer a coisa certa) - conseguir que os efeitos correspondam os resultados esperados. /(qualidade)(independe dos custos ) foco : metas.

    Efetividade - relação entre resultados x objetivos (mudança de uma realidade, produzir efeitos, impacto causado, satisfação ) (atendimento e satisfação das necessidades e anseios do público-alvo.)- resultados benéficos para sociedade .

    Equidade: Exigência para que o estado atue de maneira competente para realizar justiça social.

  • GABARITO: LETRA C

    eficiência é a dimensão do desempenho expressa pela relação do processo envolvido, seu meio. Assim, possui foco interno e refere-se aos CUSTOS envolvidos.

    eficácia é a dimensão do desempenho expressa pelo alcance dos objetivos ou metas, independentemente dos custos implicados. Possui foco externo e refere-se aos RESULTADOS.

    efetividade é a dimensão do desempenho que representa a relação entre os resultados alcançados e as transformações ocorridas. Possui foco externo e refere-se aos IMPACTOS.

    FONTE: Professor Adriel Sá
     

  • ✅Letra C.

    No caso da questão, foi EFICIENTE + EFICAZ, mas NÃO atendeu à EFETIVIDADE.

    Nos indicadores de RESULTADO temos:

    Eficiência = Correta utilização dos recursos.

    Eficácia = Fazer a coisa certa.

    Efetividade = É o impacto positivo gerado na sociedade.

    Fonte: Aulas do Prof: Rafael Barbosa. BONS ESTUDOS!!!

  • A gestão foi eficiente (usou racionalmente os recursos),

    foi eficaz (cumpriu determinado objetivo fixado),

    mas não foi efetiva (não atendeu às expectativas dos cidadãos).