-
LETRA C
FIZ UM COMPILADO DE TUDO QUE JÁ CAIU EM ALGUMA PROVA E INSERI NOS MODELOS.
A administração pública no BRASIL passou por três modelos diferentes:
PATRIMONIALISTA: lembre-se do nepotismo, corrupção , junção do público e particular (res público e res privado), paternalismo, piedade pessoal , prebendas ou sinecuras, poder do soberano.
BUROCRÁTICA: rigidez, formalismo, impessoalidade, profissionalismo, meritocracia, hierarquia funcional, poder racional-legal, separação entre a res pública e a res privada , controle (a priori) controle rígido dos procedimentos, centralização , apego as normas e regulamentos.
GERENCIAL: eficiência (meios), flexibilidade, eficácia(resultados) , accountability, contrato de gestão, descentralização, terceirização , transparência, controle (a posteriore) voltada para o cidadão e para resultados, competição administrada, atribuiu ao Estado o papel de regulador e delegou serviços para administração indireta, iniciativa privada , incorporação de práticas da iniciativa privada à administração pública.
-
Gabarito C
Segue um artigo muito bom que delinea bem o assunto:
http://www.adminconcursos.com.br/2014/08/introducao-administracao-publica.html
-
Letra (c)
São características marcantes de um modelo burocrático de administração:
-> A formalização, a divisão do trabalho, a hierarquização a impessoalidade.
Outras características são a escolha de funcionários pela competência técnica e a meritocracia, a profissionalização dos funcionários e, por fim, a previsibilidade do funcionamento. Estas características apesar de não esgotadas, dão uma idéia de como se dá o funcionamento ideal de uma administração pública burocrática.
-
a)adotou um sistema de descentralização e horizontalização das relações de subordinação. - ERRADO. No modelo burocratico tem-se um sistema centralizado e verticalizado das relações de subordinação.
b)superou a rigidez formal do modelo anterior, com flexibilização das estruturas de competências e atribuições funcionais. - ERRADO. O modelo anterior ao burocrático, era o patrimonialista. Neste, não existia rigídez formal, tanto que suas principais características era o nepotismo, não diferenciação entre o público e privado pelo soberano e o clientelismo (quando é oferecido alguma vantagem, geralmente cargos comissionados, em troca de apoio político). No contexto da assertiva, infere-se que esteja falando do modelo gerencial.
c)buscou a superação do clientelismo e a adoção de critérios de meritocracia e profissionalização dos servidores.- CERTA. Como comentei na assertiva B, o clientelismo era uma característica do modelo patrimonial. O modelo burocrático, trazido pelo Getulio Vargas, foi o primeiro modelo de administração pública estruturada. Entre suas características, de fato, encontram-se os critérios de meritocracia e profissionalização dos servidores.
d)substituiu o critério de controle apriorístico por controle dos resultados almejados. - ERRADA. Na administração pública burocrática, o controle era a priori. No modelo gerencial, que surgiu o controle a posteori.
e)superou a rigidez do modelo anterior, com a introdução de maior mobilidade funcional e outras formas de ingresso dos servidores. - ERRADA. Na administração burocrática não se fala em mobilidade funcional ou outras formas de ingresso, se não as estabelecidas em lei. O modelo era rígido.
-
Gab C
O modelo burocrático se caracterizou pela meritocracia na forma de contratação e promoção dos empregados. No setor público, temos o exemplo dos concursos públicos. Esse tipo de ingresso nas carreiras públicas buscou eliminar o hábito arraigado do modelo patrimonialista de ocupar espaço no aparelho do Estado através de trocas de cargos públicos por favores pessoais ao soberano.
A profissionalização do funcionário, sua especialização. De acordo com Weber, cada funcionário deve ser um especialista no seu cargo. Assim, deve ser contratado com base em sua competência técnica e ter um plano de carreira, sendo promovido devido à sua capacidade.
Características da Burocracia:
Formalidade---->Autoridade é expressa em leis, comunicação é padronizada,controle de procedimentos...
Impessoalidade----> Isonomia no tratamento,meritocracia,racionalidade, sistema legal e econômico previsível.
Profissionalismo--->Comando é dos especialistas,remuneração em dinheiro,administrador é especialista – noção de carreira, hierarquia, estrutura verticalizada...
Rodrigo Rennó
-
A evolução do modelo de Administração pública ocorrida no Brasil a partir dos anos de 1930, passou pela superação do modelo patrimonialista, a partir da implementação do modelo burocrático, este que, entre as modificações implementadas,
c) buscou a superação do clientelismo e a adoção de critérios de meritocracia e profissionalização dos servidores.
-
modelo burocrático = meritocracia; profissionalismo; padronismo; controle a priori; racionalidade; previsibilidade; especialidade; carreira; verticalização...
-
Modelo Burocrático
· Separar público e o privado;
· Procedimentos;
· Formalidade racional-legal (autoridade, hierarquia, normas e regras);
· Padronizado;
· Impessoalidade;
· Combater o nepotismo/corrupção;
· Comunicação formalizada e oficial;
· Competência técnica é valorizada através da meritocracia.
· Superar o clientelismo devido ao modelo anterior – patrimonialismo.
GAB LETRA C (as demais são características do burocrático, e não superadas)
-
"Dentro do patrimonialismo, havia a figura de um soberano (governador, presidente etc.) que reconhecia como se o patrimônio do povo do Estado estivesse totalmente em seu controle. Assim, os cargos públicos eram ocupados por confiança, nepotismo ou troca de favores, não havendo a chamada meritocracia.
BUROCRACIA:
- Principais características:
• A impessoalidade;
• O formalismo;
• A hierarquia funcional;
• A profissionalização do servidor;
• O poder racional-legal."
-
-
A FCC deu uma leve equiviocada no próprio caput da questão "passou pela superação do modelo patrimonialista"...Até hoje não superamos o patrimonialismo e nem o clientelismo.
-
Questão pra voltar a concentração após uma toscas do FCC
-
A Reforma Administrativa de 1930 teve como objetivo a implantação do modelo burocrático dentro da Administração Pública brasileira.
Alternativa A. Errado. Características do modelo gerencial.
Alternativa B. Errado. Características do modelo gerencial.
Alternativa C. Correto. Descreve corretamente características do modelo burocrático, que foi o modelo que inspirou a Reforma Administrativa de 1930.
Alternativa D. Errado. Características do modelo gerencial.
Alternativa E. Errado. Características do modelo gerencial.
Resposta: C
-
Letra C
Modelo Burocrático:
-Revolução de 30, era Vargas, 1°reforma administrativa em 1930, foi idealizado por Max Weber, separação entre bem público e privado, combate à corrupção e ao nepotismo. Apoiada na MERITOCRACIA, IMPESSOALIDADE E PROFISSIONALIZAÇÃO.
-É um modelo racional-legal.
Racional = Adequação dos meios aos fins em busca da eficiência para atingir os objetivos.
Legal = Só o que está previsto em LEI. Limita os poderes dos governantes/Estado.
-Nesse modelo, há a padronização.
-Controle a PRIORI, que significa um controle com ênfase nos meios, baseado na desconfiança esse controle.
Fonte: Prof: Rafael Barbosa, Estratégia Concursos. Erros? Só avisar!!!! BOORAA, GALERA!!!!