a)COBIT, que é um guia de melhores práticas para a gestão de processos, utilizados na gestao de TI.
b) CPM, Caminho crítico, utilizado no planejamento do tempo de projetos
c)PERT, Planejamento do tempo, com 3 estimativas: provável, pessimista e otimista.
d)CORRETA. BPM: gestão de processos de negócios. o precursor do BPM foi o sistema workflow com foco na automaçao dos fluxos de trabalho; o BPM acrescentou a tecnologia de integração de sistemas que permite unir ao worklflow o mapeamento e controle de processos.
e) Fluxograma.
GESTÃO DE PROJETOS / FERRAMENTAS:
A - Gráfico de Gantt: Gráfico de barras com informações do cronograma; Permite acompanhar a execução das tarefas.
B – COBIT: corresponde a um guia de melhores práticas utilizadas na gestão de tecnologia da informação, com ferramentas e técnicas de gerenciamento e controle.
C – CPM ou MÉTODO DO CAMINHO CRÍTICO:
· É o método para encontrar entre as atividades do projeto as tarefas que não possuem uma flexibilidade de mudança de datas e que devem ser concluídas dentro de um prazo determinado.
· O método do caMInho crítico é um método usado para estimar a duração MÍnima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma.
· O caminho crítico seria a sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto.
(Cassino Messias!)
D – PERT:
Técnica de estimativa que aplica uma média ponderada;
Realiza estimativas: otimista/ pessimista/ mais provável.
A diferença que existe entre PERT e CPM está na maneira como o tempo é tratado: o CPM utiliza valores determinísticos, enquanto o PERT permite utilizar três estimativas de tempo e a distribuição para a determinação do tempo mais provável, sendo, portanto, um modelo probabilístico.
CPM - DeterMinísticos;
PERT - Probabilísticos;
A ideia básica do PERT e do CPM está na identificação do caminho que consome mais tempo, através da rede de atividades como base para o planejamento e o controle de um projeto. Tanto o PERT como o CPM utilizam flechas para a construção gráfica do projeto.
E – BPM (Gestão de processos de negócios):
· O precursor do BPM foi o sistema workflow com foco na automação dos fluxos de trabalho; o BPM acrescentou a tecnologia de integração de sistemas que permite unir ao workflow o mapeamento e controle de processos.
· É uma disciplina que representa uma nova forma de visualizar as operações de negócio que vai além das estruturas funcionais tradicionais. Essa visão compreende todo o trabalho executado para entregar o produto ou serviço do processo, independente de quais áreas funcionais ou localizações estejam envolvidas.
· BPM não é uma prescrição de estrutura de trabalho, metodologia ou conjunto de ferramentas. A disciplina de Gerenciamento de Processos (BPM) auxilia no estabelecimento de princípios e práticas que permitem às organizações serem mais eficientes e eficazes na execução de seus processos de negócio.
FONTE: junção de diversos comentários feitos no QC. Gratidão a todos!
Em 24/07/2018, às 09:23:54, você respondeu a opção D.Certa!
Em 08/07/2018, às 17:38:57, você respondeu a opção A.Errada!
Em 01/07/2018, às 12:40:15, você respondeu a opção A.Errada!
Em 20/05/2018, às 00:20:25, você respondeu a opção B.Errada!
Amém.