SóProvas


ID
2607583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo a dívida ativa.


O recebimento, por parte do Estado, do valor referente a uma operação inscrita como dívida ativa implica o reconhecimento contábil de uma receita orçamentária corrente, em obediência ao regime de caixa.

Alternativas
Comentários
  • Divida ativa não obedece competência?!

  • Regime de Caixa - reconheçe pelo recebimento

    Regime de Competência - reconheçe pelo fato gerador

     

    O recebimento, por parte do Estado, do valor referente a uma operação inscrita como dívida ativa implica o reconhecimento contábil de uma receita orçamentária corrente, em obediência ao regime de caixa.

     

    Gabarito Preliminar: CORRETO

     

    (Atualização em 08/03/2018)A banca anulou a questão alegando o seguinte: O fato de não ter sido mencionado, na redação do item, o tipo de evento da dívida ativa que estava sendo recebido pelo ente público prejudicou o julgamento objetivo do item.

     

    "..Quero ver, outra vez, seus olhinhos de noite serena.."

  • A inscrição do crédito em dívida ativa configura fato contábil permutativo, pois não altera o valor do patrimônio líquido do ente público. No órgão ou entidade de origem é baixado o crédito a receber contra uma variação patrimonial diminutiva (VPD) e no órgão ou entidade competente para inscrição é reconhecido um crédito de dívida ativa contra uma variação patrimonial aumentativa (VPA). Dessa forma, considerando-se o ente como um todo, há apenas a troca do crédito a receber não inscrito pelo crédito inscrito em dívida ativa, sem alteração do valor do patrimônio líquido.

    O recebimento de dívida ativa corresponde a uma receita sob a ótica orçamentária, com simultânea baixa do crédito registrado anteriormente no ativo contra as contas de disponibilidades, sob a ótica patrimonial. Observe-se que, o acréscimo patrimonial em virtude de uma VPA se deu em momento anterior, quando do reconhecimento do direito do ente público perante o sujeito passivo devedor.

    FONTE: MCASP 7ª edição 

  • Inscrição Dívida Ativa -> regime de competência -> Sistema Patrimonial e de Controle

    Recebimento de Dívida Ativa ->Receita Orçamentária -> Arrecadação -> Regime de Caixa -> Sistemas Patrimonial, Controle e Orçamentário

     

     

  • Gabarito preliminar: C

    Gabarito definitivo: deferido com anulação

     

    Justificativa da banca para anulação: O fato de não ter sido mencionado, na redação do item, o tipo de evento da dívida ativa que estava sendo recebido pelo ente público prejudicou o julgamento objetivo do item.

  • A receita de dívida ativa, também conhecida como Cobrança da dívida ativa, é o dinheiro arrecadado com dívida ativa, sendo classificada, para fins orçamentários, como Receita Orçamentária. A receita de dívida ativa acontece com a entrada do dinheiro e não com a mera inscrição da dívida ativa.

     

    Esse entendimento está em consonância com o art. 39 da LRF: Os créditos da Fazenda Pública, de natureza tributária ou não tributária, serão escriturados como receita do exercício em que forem arrecadados, nas respectivas rubricas orçamentárias.

     

    Porém, na visão patrimonial, a VPA acontece quando do reconhecimento do Fato Gerador do crédito e, portanto, a futura inscrição e recebimento da dívida ativa são fatos permutativos. Devido a isso, a Receita de dívida ativa é uma Receita Orçamentária não-efetiva.

     

    É importante ressaltar que com a nova classificação da Receita Orçamentária, a Receita com Dívida Ativa pode ser Corrente ou de Capital, pois o que irá diferenciá-la das demais receita é o seu TIPO (8º dígito). Os tipos usados para a dívida ativa são: Tipo 3: Dívida Ativa da respectiva receita; e Tipo 4: Multas e Juros de Mora da Dívida Ativa da respectiva receita.