SóProvas


ID
2607895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para a execução de uma obra de melhoria de mobilidade urbana, a administração pública decidiu adotar o regime diferenciado de contratação (RDC). Por ser uma obra que possibilita o uso de inovação tecnológica e a adoção de diferentes metodologias, o órgão responsável pela licitação optou pelo regime da contratação integrada. Contudo, durante a licitação, alguns participantes impugnaram o edital porque nele não constavam o projeto básico aprovado e o orçamento detalhado da obra.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item seguinte.


Em razão do regime adotado para a contratação, as impugnações ao edital apresentadas pelos licitantes com fundamento na inexistência de projeto básico aprovado pela autoridade competente não devem ser acatadas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado

     

    Lei 12.462/2011. Art. 8o Na execução indireta de obras e serviços de engenharia, são admitidos os seguintes regimes:

    I - empreitada por preço unitário;

    II - empreitada por preço global;

    III - contratação por tarefa;

    IV - empreitada integral; ou

    V - contratação integrada.

     

    § 5o Nas licitações para a contratação de obras e serviços, com exceção daquelas onde for adotado o regime previsto no inciso V do caput deste artigo, deverá haver projeto básico aprovado pela autoridade competente, disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório.

  • Semi-integrada: Projeto básico

    Integrada: Projetos básico e executivo

  • Gabarito CERTO

    § 1o A contratação integrada compreende a elaboração e o desenvolvimento dos projetos básico e executivo, a execução de obras e serviços de engenharia, a montagem, a realização de testes, a pré-operação e todas as demais operações necessárias e suficientes para a entrega final do objeto.

    Logo, a contratação integrada constitui uma inovação na legislação brasileira permitindo o início do processo sem o projeto básico. 

  • O regime diferenciado de licitação (RDC) foi criado pela Lei 12462 de 2011 usada para licitar serviços específicos como é o caso de obras de: 

    ✓ Segurança pública;
    ✓ Mobilidade urbana; 
    ✓ Entidades dedicadas à ciência, à tecnologia e à inovação. 

    Na RDC, há o regime da contratação integrada na qual a contratação inclui também a elaboração do projeto básico. Nesta modalidade, a licitação é baseada no anteprojeto, que é um item obrigatório. Lembre-se que o projeto básico tem um grau de detalhamento bem maior que o anteprojeto.

    Na contratação integrada, não apresentar o projeto básico faz todo sentido, porque a ideia aqui é garantir maior flexibilidade da contratada na solução que será apresentada à administração.

    Perceba que este é exatamente o nosso exemplo, é por isso que as impugnações apresentadas pelos licitantes são inválidas. 

    O regime da contratação integrada contrata também o projeto básico, ou seja, o edital está correto. 

    Gabarito do Professor: CERTO.