-
Pessoa de direito entendo que seja aquela pessoa que tem PERMISSÃO de acesso à informação, logo o princípio da DISPONIBILIDADE conforme descrito acima está correto.
-
o princípio da disponibilidade garante que os dados e serviços estarão disponíveis quando e para quem devam estar.
fonte: informática para os consursos de técnio e analista dos tribunais e MPU. Emannuelle Gouveia
-
CERTO
O princípio da disponibilidade é um princípio constitucional. Em regra, as informações devem ser disponíveis, o sigilo é exceção. A lei de acesso a informação 12.527/2011 traz esses conceitos de segurança da informaçao, sigilo, classificação das informações, graus de sigilo etc.
-
ñ é qualquer pessoa.
é qualquer pessoa de direito!
-
CERTO
"Pessoa de Direito"? - Cespe tentando eleminar candidatos em questões específicas usando o português.
-
Certo
Quais são os princípios básicos da Segurança da Informação?
DISPONIBILIDADE – garantir que a informação esteja sempre disponível;
INTEGRIDADE – garantir a exatidão da informação (que a informação não seja modificada);
CONFIDENCIALIDADE – garantir que a informação seja acessada somente por pessoas autorizadas;
AUTENTICIDADE – garantir que a informação é autêntica;
NÃO REPUDIO – garantir que a pessoa não negue ter assinado ou criado a informação;
Fonte: https://www.cursosdeinformaticabasica.com.br/quais-sao-os-principios-basicos-da-seguranca-da-informacao/
-
Certo
Quais são os princípios básicos da Segurança da Informação?
DISPONIBILIDADE – garantir que a informação esteja sempre disponível;
INTEGRIDADE – garantir a exatidão da informação (que a informação não seja modificada);
CONFIDENCIALIDADE – garantir que a informação seja acessada somente por pessoas autorizadas;
AUTENTICIDADE – garantir que a informação é autêntica;
NÃO REPUDIO – garantir que a pessoa não negue ter assinado ou criado a informação;
Fonte: https://www.cursosdeinformaticabasica.com.br/quais-sao-os-principios-basicos-da-seguranca-da-informacao/
-
Gabarito: Certo
A segurança de informações é baseada nos seguintes princípios:
Confidencialidade: preconiza a garantia de que a informação não será lida por uma pessoa não autorizada;
Autenticidade: garantia de que o usuário é quem afirma ser. Há vários procedimentos que podem ser usados para comprovar a autenticidade do autor, como uso de senha, cartão inteligente, etc.
Integridade: garantia de que a informação não será corrompida (modificada por meios não autorizados) quando estiver disponível em uma rede;
Disponibilidade: garantia de que a informação não será apagada ou tornar-se-á inacessível. Além disto, a informação só poderá ser fornecida a quem tiver autorização para obtê-la.
Não repudiação (ou irretratabilidade): garantia de que o autor não negará ter criado e assinado um documento, mensagem ou afim.
fonte: Professor Maurício Bueno
-
Informação disponível para qualquer pessoa de direito quer dizer que, dentre as pessoas que possuem a permissão ou o privilégio, a informação deve permanecer disponível.
-
GABARITO: CERTO.
-
Eu, ein..
-
Gabarito: CORRETO
Disponibilidade é a propriedade de uma informação estar acessível e utilizável sob demanda por uma entidade autorizada. De certa forma, ela garante que usuários autorizados obtenham acesso à informação e aos ativos correspondentes sempre que necessário. Exemplo: se eu recebi uma carta, eu devo ter acesso a sua informação sempre que eu desejar. São características da disponibilidade a oportunidade, a continuidade e a robustez.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PEGADINHA CLÁSSICA: CONFIDENCIALIDADE X DISPONIBILIDADE
A confidencialidade garante que a informação somente esteja acessível para usuários autorizados. Já a disponibilidade garante que a informação esteja disponível aos usuários autorizados sempre que necessário.
ESTRATÉGIA CONCURSOS
-
Cesse sendo cespe....
A disponibilidade pressupõe que uma informação deva estar disponível a qualquer pessoa de direito, sempre que AUTORIZADO.
-
✅Gabarito letra C.
"qualquer pessoa de direito"
Lembrando que vamos fazer uma prova Cespe e que a prova não tem nada a ver com política de Direita ou Esquerda. A questão está afirmando que pessoas que tem Direito, ( permissão ) podem e devem acessar a informação disponível ( que é o seu direito ), o que está muito correto.
Princípios da Básicos da segurança da informação.
- Disponibilidade: Vai garantir que a informação ou o sistema de informação está disponível para acesso aos usuários sempre que esses as necessitarem.
- Integridade: Tenta garantir que as informações não foram alteradas durante sua transmissão ou sua transferência.
- Confidencialidade: Principio do sigilo, visa garantir que as informações só serão acessadas por seus usuários legítimos.
- Autenticidade: Garante que a informação é verdadeira. Em outras palavras, o objetivo aqui é confirmar a identidade do usuário, a autenticidade de sites, dos documentos eletrônicos e transações eletrônicas.
Bons estudos!✌
-
Interpretação
-
Disponibilidade → é a propriedade de uma informação estar acessível e utilizável sob demanda por uma entidade autorizada. De certa forma, ela garante que usuários autorizados obtenham acesso à informação e aos ativos correspondentes sempre que necessário.
Pessoas de direito = usuários autorizados, e para usuários autorizados a informação deve estar disponível sempre que necessário.
Gabarito: CERTO
-
A maldade dessa questão é utilizar termos abertos e cobrar uma posição definitiva de certo ou errado. O que é uma pessoa "de direito"? É um conceito de informática ou de ciência da computação por acaso?
Não! É uma terminologia extremamente coloquial e imprecisa. A depender do contexto, pode significar uma coisa ou outra. De forma alguma pessoa "de direito" tem o significado idêntico a pessoa "autorizada". Em pesquisa rápida no google, tive essa definição :
"No âmbito jurídico, a expressão “sujeito de direito” é utilizada para definir esse cidadão e engloba não apenas pessoas físicas, mas entidades coletivas, empresas, associações civis e organizações não-governamentais."
Ora, se considerássemos esse significado jurídico, a assertiva estaria errada, já que o que define a disponibilidade não é o acesso a qualquer pessoa física ou jurídica, mas somente a pessoas autorizadas.
Então por que a banca não utilizou o termo "autorizadas", muito mais usual e preciso? Justamente para escolher o gabarito que quiser. Se a CESPE quisesse considerar esta assertiva errada, poderia muito bem argumentar que "pessoa direito" significava exatamente o que eu colei acima, ou seja, qualquer um. Enfim, é uma loteria.
-
Caí do cavalo e ainda levei um coice.
O termo "qualquer" me fez crer que estava errado.
Isso pra aprender a terminar de ler..."qualquer pessoa de DIREITO".
-
Pessoa de direito?