-
GABARITO: ERRADO
A técnica especial usada na criptografia de chave pública é o uso de algoritmos de chave assimétrica, nos quais a chave usada por uma das partes para realizar a encriptação ou a decriptação não é a mesma chave usada por outra parte em alguma operação. Cada usuário tem um par de chaves criptográficas – uma chave de encriptação pública e uma chave de decriptação privada.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Criptografia_de_chave_p%C3%BAblica
-
ERRADO
Criptografia ASSIMÉTRICA possui duas chaves:
Chave Pública: CODIFICA
Chave Privada: DECODIFICA
*na questão utilizou a criptografia SIMÉTRICA, que possui uma única chave:
Chave privada: CODIFICA E DECODIFICA
Na criptografia assimétrica, a chave pública usada no processo de criptografar a mensagem é também a chave que permite a fatoração da chave privada para fins de verificação de integridade.
-
algorítmos de chave pública ou assimétricos: utilizam duas chaves distintas. Uma chave pública usada pelo mundo inteiro para criptografar as mensagens a serem enviadas para esse usuário e uma chave privada que o usuário utiliza p/ descriptografar as mensagens.
algorítimos de chave secreta ou de chave simétrica: utilizam basicamente a mesma chave p/ codificação de decodificação, por isso é necessário que tanto o emissor quanto o receptor compartilhem a mesma chave.
fonte: informática para os consursos de técnio e analista dos tribunais e MPU. Emannuelle Gouveia
-
O erro da questão não foi em utilizar o conceito de chave única, como falaram abaixo, até por que ela cita expressamente duas chaves pública e privada. O erro está na invenção de um conceito inexistente de relação entre as chaves pública e privada para prover verificação de integridade.
-
favor subirem o comentário do ZERG BOY, que aparentemente é o único plausível para essa questão
-
Gabarito: ERRADO
Como disse o colega Zerg Boy, o erro da questão foi dizer que uma chave "fatora" a outra. Isso não existe. Na criptografia por chaves assimétricas são usadas chaves diferentes na cifragem e na decifragem.
Criptografia é uma técnica para escrever em códigos, de forma que apenas o destinatário decifre e compreenda a mensagem. Esta técnica transforma um texto compreensível, denominado texto original em uma informação codificada, chamada de texto cifrado, que tem a aparência de um texto gerado aleatoriamente incompreensível.
Chave: programa utilizado para cifrar ou decifrar uma mensagem.
Chave simétrica: neste sistema, usuários utilizam a mesma chave tanto para a cifragem como para a decifragem. Também pode ser chamada de criptografia de chave secreta ou única, tem como principal objetivo garantir a confidencialidade de dados. Quando utilizada por equipamentos diferentes, é necessário combinar a chave previamente por meio de um canal de comunicação seguro.
Chaves assimétricas (chave pública e privada): neste sistema, cada usuário tem duas chaves, uma pública e a outra privada, e cada uma tem uma função específica. As mensagens são cifradas através da chave pública e decifradas pela chave privada. As chaves públicas ficam disponíveis para qualquer usuário da rede, em uma das pastas compartilhadas. A chave privada de cada usuário é conhecida apenas pelo próprio usuário, ou seja, fica no computador de cada pessoa.
fonte: Professor Maurício Bueno
-
Com a chave pública do remetente pode-se comparar o código HASH e garantir a autenticidade.
Acho que se em vez de integridade tivesse autenticidade estaria correto.
-
Na criptografia assimétrica não se pode chegar a uma das chaves a partir da outra.
-
ERRADA
Na criptografia assimétrica, a chave pública usada no processo de criptografar a mensagem é também a chave que permite a fatoração (Não permite) da chave privada para fins de verificação de integridade.
Questao 662336 CERTO
É impraticável determinar uma chave privada a partir da sua chave pública correspondente.
-
Sempre que aparece alguma questão de nível um pouco mais elevado, que garantirá a nós destaque na hora da prova, os professores somem.
-
Erro da questão consiste em falar no princípio "Integridade", uma vez que a criptografia, seja qual for, não garante esse princípio.
Criptografia garante confidencialidade e, em alguns casos, autenticidade
-
Um ponto que fica também, é que a criptografia usada para fins de integridade (verificar se a mensagem está integra, completa, inalterada) é a simétrica, via assinatura digital, Hashes de forma geral e também via certificados digitais, que apesar de usarem a PKI (Infraestrutura de chaves públicas), usa hashes também.
-
Ao meu ver, o examinador tentou confundir o candidato com um jogo de palavras que nos leva a deduzir que está se referindo a criptografia simétrica.
-
Erro da questão consiste em falar no princípio "Integridade", uma vez que a criptografia, seja qual for, não garante esse princípio.
Criptografia garante confidencialidade e, em alguns casos, autenticidade
-
GABARITO: ERRADO.
► Chave Simétrica (1chave) entre os pares de comunicação
- ex: AES, BLOWFISH, RC4, 3DES, IDEA
(CESPE, 2010) Na criptografia simétrica, a mesma chave é utilizada tanto para a cifração quanto para a decifração.(CERTO)
▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎▪︎
► Chave ASSimétrica (2chaves, uma pública e outra privada)
- ex: RSA, DSA, ECC, DIFFIE-HELLMAN
HTTPS -> criptografia assimétrica; usa chave pública e privada.
(CESPE, 2019) Na utilização de uma criptografia de chave assimétrica, utiliza-se duas chaves para realizar a criptografia, sendo uma privada e outra pública.(CERTO)
(CESPE, 2018) Ao se utilizar um sistema de criptografia assimétrica, deve-se conhecer, no mínimo, a chave pública do destinatário da mensagem; além disso, um usuário pode ter quantas chaves públicas julgar necessárias.(CERTO)
-
chave pública não permite fatorar a privada.
a chave publica pode ser usada pra checar se a mensagem foi assinada pela privada. Isso pode servir sim, de passo pra garantir integridade.
-
Gabarito: ERRADO
Na criptografia assimétrica tem o uso de um par de chaves distintas (Não é possível descobrir uma chave a partir de outra)
Na criptografia assimétrica tanto a chave pública quanto a privada podem ser utilizadas para codificar e decodificar.
Quando se utiliza a chave pública para codificar a mensagem garante o princípio da confidencialidade.
E quando usa a chave privada para codificar a mensagem garante o princípio da autenticidade.
Fiz um grupo de estudos no DISCORD. Se tiver interesse em participar é só acessar: https://discord.gg/FmcW6mAhR4
-
Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):
Fatoração, no contexto da questão, decifragem ou descriptografia. A chave que permite a fatoração de uma mensagem criptografada com uma chave pública é a chave privada. Além disso, não existe nenhuma relação entre descriptografia de uma mensagem criptografada com uma chave pública para garantir integridade.
Errado