-
Assinatura digital: é um método para autenticar o emissor de uma mensagem.
Esse método realiza a ação a qual a mensagem original (em texto claro) junto com o resumo de mensagem assinada digitalmente (de agora em diante denominada assinatura digital) agora ,então, enviada para o destinatário.
Correto.
Redes de Computadores e a Internet - Uma abordagem Top Down - 6ª Edição - Kurose
-
HASH (Resumo) - Unidirecional
-
Certo
Uma função hash é uma equação matemática que a partir de um texto cria um código chamado message digest (resumo de mensagem).
EGR
-
HASH = Máquina de moer carne! (Via única, unidirecional!!!)
Boi ---> MÁQUINA ---> Carne moída!
Obs.: Se alguem conseguir colocar a carne moída e obtiver o boi novamente, me avisa!!!
@papirobizurado
-
O hash tem em suas funções a do MD que é um algoritimo que realiza a dispersão criptografica (unidirecional). Isso foi o que conseguir entender realizando algumas pesquisas. Se estiver errado e alguem poder agregar. abrss!!!
-
FUNÇÕES HASH
As funções HASH são algoritmos criptográficos unidirecionais. Utiliza-se funções matemáticas que permitem gerar um resultado de tamanho fixo independentemente do tamanho do conteúdo de entrada.
Características:
Devem apresentar modelos matemáticos e cálculos simples que exijam pouco processamento das informações.
O conceito de difusão diz que deve ser impossível modificar a mensagem original sem modificar o resultado do HASH desta mensagem.
O resultado de um cálculo de uma função HASH também é bastante referenciada como “message digest”.
Fonte: Apostila da Estratégia Concurso + Vídeo Aula do Provas de TI (Prof. Gustavar)
-
(Q874802) Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: ABIN Prova: Oficial de Inteligência - Área 4.
Uma assinatura digital direta é formada criptografando-se a mensagem inteira, ou um código de hash da mensagem, com a chave privada do emissor da mensagem. (C)
-
Gabarito: Certo
A assinatura digital é um recurso de segurança que busca assegurar que o remetente de uma mensagem é realmente quem diz ser, através do uso de criptografia e chaves, públicas e privadas: a mensagem assinada digitalmente é criptografada pela chave privada do autor, e decifrada por sua chave pública. Esta tecnologia também permite assegurar que a mensagem não sofreu alteração durante o seu trajeto.
Na assinatura digital é usado o algoritmo de Hash (função de resumo): trata-se de um método criptográfico que pode ser usado em informações de diferentes tamanhos: ele gera um resultado único e de tamanho fixo, chamado hash – é calculado de tal forma que não é possível realizar o processamento inverso para se obter a informação original e que qualquer alteração na informação original produzirá um hash diferente.
Assim endo, o hash permite:
Verificar a integridade de um arquivo armazenado na máquina do usuário ou em meios de armazenamento;
Verificar a integridade de um arquivo baixado da Internet (caso seja disponibilizado o hash correspondente);
Digest message é uma forma de se referir ao resumo gerado pelo hash, (algoritmo de uma via no qual não é possível descriptografar a mensagem, já que o cálculo matemático impede o procedimento de obter o valor inicial a partir do resultado do cálculo).
fonte: professor Maurício Bueno
-
CERTO
(2013/TRT-17ª região) A assinatura digital, que é um método de autenticação da informação, permite que um documento ou uma versão reduzida do documento (digest message) seja assinado eletronicamente. CERTO
-
Assinatura Digital => Utiliza algoritmo Hash => o Hash é um algoritmo de mão única/unidirecional.
Gabarito correto.
-
GAB C
O glossário criado pela ICP Brasil destaca que a Assinatura Digital é um código anexado ou logicamente associado a uma mensagem eletrônica que permite de forma única e exclusiva a comprovação da autoria de um determinado conjunto de dados (um arquivo, um e-mail ou uma transação). Para contornar a baixa eficiência característica da criptografia de chaves assimétricas, a codificação é feita sobre o hash e não sobre o conteúdo em si, pois é mais rápido codificar o hash (que possui tamanho fixo e reduzido) do que a informação toda”.
Fonte: Patrícia Quintão.
-
Hash Unidirecional
-
Assinatura digital nada mais é a confirmação de sua identidade
CERTO
-
GABARITO: CERTO.
ASSINATURA DIGITAL
➥ É uma assinatura equivalente a assinatura manuscrita ou selo carimbado. É ela quem garante que os dados ou informações permaneçam seguros a partir do ponto em que foram emitidos, isto é, usada para verificar a confiabilidade dos dados enviados.
➥ Em outras palavras, é uma técnica criptográfica que autentica os documentos e garante a validade jurídica de um arquivo.
☛ COMPROVA A AUTORIA DO DOCUMENTO!!!
↳ OBS.: O autor do documento utiliza sua CHAVE PRIVADA para ASSINAR o documento; e
O receptor utiliza a CHAVE PÚBLICA para VERIFICAR A AUTORIA.
-
Gab: CERTO
Outra questão sobre o mesmo assunto:
CEBRASPE - Técnico Judiciário (TJ SE)/2014:
A criptografia hash é one-way, pois, uma vez obtido um valor hash h para uma string x, é computacionalmente impossível encontrar um valor de x que gere o hash h. Gab: CERTO
-
Gabarito: CERTO
A assinatura digital garante os princípios de integridade, autenticidade e não-repúdio (Irretratabilidade).
Atenção: somente a assinatura digital não garante a confidencialidade das informações.
Funções HASH garantem a integridade das informações.
É com o uso das funções HASH que se tem a garantia da integridade em uma assinatura digital.
Integridade: garantida de que a mensagem não foi modificada por pessoas não autorizadas antes, durante e depois do seu envio.
Fiz um grupo de estudos no DISCORD. Se tiver interesse em participar é só acessar: https://discord.gg/FmcW6mAhR4
-
Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):
Perfeito! Funções de Hash são funções unidirecionais que geram um resumo chamado também de message digest.
Correto