Java Platform, Enterprise Edition (ou Java EE, ou EE, ou em português Plataforma Java, Edição Empresarial) é uma plataforma de programação para servidores na linguagem de programação Java.[1] A plataforma fornece uma API e um ambiente de tempo de execução para o desenvolvimento e execução de softwares corporativos, ▶ ▶ incluindo serviços de rede e web, ◄ ◄ e outras aplicações de rede de larga escala, multicamadas, escaláveis, confiáveis e seguras. Java EE estende a Java Platform, Standard Edition (Java SE),[2] fornecendo uma API para mapeamento objeto-relacional, arquiteturas multicamada e distribuídas e web services. A plataforma incorpora um desenho amplamente baseado em componentes modulares rodando em um servidor de aplicação. Softwares para Java EE são primeiramente desenvolvidos na linguagem de programação Java. A plataforma enfatiza a convenção sobre configuração e anotações para configuração.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Java_Platform,_Enterprise_Edition
A Java EE (Enterprise Edition), por sua vez, é construída em cima da plataforma Java SE e fornece uma API e ambiente de tempo de execução para desenvolvimento e execução de aplicações distribuídas baseadas em Internet e Intranet:
De grande escala;
Multi-camadas;
Escaláveis;
Confiáveis; e
Seguras.
Já a edição Java ME (Micro Edition) fornece uma API e uma pequena máquina virtual para desenvolvimento e execução de aplicações para pequenos dispositivos, por exemplo:
Telefones celulares;
Palmtops;
Tablets.
Fonte: http://www.itnerante.com.br/profiles/blogs/as-quatro-edi-es-ou-plataformas?xg_source=activity