SóProvas


ID
2608030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de padrões de projeto, JSE e JME, julgue o item a seguir.


Considere que determinado sistema tenha apresentado problemas de uso excessivo de recursos de armazenamento na criação de múltiplas instâncias de objetos. Nesse caso, o padrão Adapter é mais apropriado que o padrão Flyweight para se resolver o problema.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    Flyweight é um padrão de projeto de software apropriado quando vários objetos devem ser manipulados em memória sendo que muitos deles possuem informações repetidas. Dado que o recurso de memória é limitado, é possível segregar a informação repetida em um objeto adicional que atenda as características de imutabilidade e comparabilidade (que consiga ser comparado com outro objeto para determinar se ambos carregam a mesma informação).

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Flyweight

  • Flyweight é aplicado quando todas as seguintes condições forem verdadeiras:

     

    ---> Uma aplicação utiliza um grande número de objetos;

    ---> O custo de armazenamento são altos por causa da grande quantidade de objetos;

    ---> A maioria dos estadoss de objetos pode ser tornada extrínseca;

    ---> Muitos grupos de objetos podem ser substituídos por relativamente poucos objetos compartilhados;

    ---> A aplicação não depende da identidade dos objetos.

     

    (Fonte: Gamma)

     

    Att,

    Foco na missão!!!

  • "uso excessivo de recursos" => Flyweight = "peso mosca".

  • Flyweight - Compartilhamento de grandes quantidades de objetos em memória.

  • e-

    flyweight é para grande volume de objetos, poupando espaço pela distribuição de estados comuns entre objetos.

  • -Errado:

     -- Flyweight: Compartilhamento de grandes quantidades de objetos em memória.

     -- Adapter: Converte uma interface em outra interface, por serem incompatíveis...