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ID
2608036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de padrões de projeto, JSE e JME, julgue o item a seguir.


Ao se empregarem duas classes em que uma delas tanto agrega quanto usa objetos da outra, é mais indicado utilizar o padrão criador (creator) que o padrão controlador (controller) do GRASP.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é Certo.

     

    General responsibility assignment software patterns (ou principles), abreviado GRASP, consiste em diretrizes para atribuir responsabilidade a classes e objetos em projeto orientado a objetos.

     

    O padrão controlador atribui a responsabilidade de manipular eventos do sistema para uma classe que não seja de interface do usuário (UI) que representa o cenário global ou cenário de caso de uso. Um objeto controlador é um objeto de interface não-usuário, responsável por receber ou manipular um evento do sistema.

     

    O padrão Creator atribui a responsabilidade de criação de objetos entre duas classes A e B. Para uma classe B ter a responsabilidade de criar instâncias de outra classe A, ele deve obedecer a mais de um dos requisitos abaixo:

     

    B agrega objetos da classe A.

    B contém objetos da classe A.

    B registra instâncias da classe A.

    B usa muitos objetos da classe A.

    B possui os dados usados para inicializar A.