SóProvas


ID
2609848
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere as técnicas utilizadas em entrevistas diagnósticas com crianças.


I. A hora do jogo.

II. O procedimento de desenhos-estórias.

III. O jogo do rabisco.


A correta relação entre a técnica e o autor é:

Alternativas
Comentários
  • Esse gabarito está errado!

  • O gabarito está correto. Letra "a" 

    .I.  A hora do jogo. Arminda Aberastury

    II. O procedimento de desenhos-estórias. Walter Trinca

    III. O jogo do rabisco. Winnicott.

  • Ocampo - Hora do jogo diagnóstica

  • Pensei que a hora do jogo fosse de Klein

  • A hora do jogo é uma técnica é equivalente à entrevista inicial  feita com adultos. Foi desenvolvida por Armínda Aberastury que afirmava que durante a primeira hora de jogo, que ela chamou pela primeira vez de hora de jogo diagnóstico, desde a primeira  sessão, sendo análise ou mesmo numa observação diagnóstica, a criança já traz, através  da técnica do jogo, a fantasia inconsciente de doença e de cura. 
    O Procedimento de Desenhos-Estórias é uma técnica de investigação da personalidade, composta por desenhos livres que servem de estímulos de apercepção temática. Os desenhos realizados pelos examinandos servem para a elicitação de estórias e demais verbalizações em função das necessidades de conhecimento da dinâmica psíquica, seja no diagnóstico psicológico ou na psicoterapia. Essa técnica de investigação foi introduzida por Walter Trinca na Universidade de São Paulo como instrumento intermediário entre as entrevistas psicológicas não estruturadas e os testes projetivos gráficos e temáticos. Requer que o examinando realize cinco unidades sequenciais de desenhos livres e cinco estórias que lhes são associadas imediatamente após cada desenho, sendo seguidas de “inquérito" e de título.
    O jogo do rabisco foi introduzido por Winnicott para comunicar-se via metáforas com seus pacientes infantis. Ele utilizou o jogo de rabiscos como o centro das suas consultas de curta duração. A abordagem amplamente intuitiva de Winnicott baseava-se em sua avaliação do nível cognitivo emocional de desenvolvimento da criança, sendo utilizada uma intervenção breve (de uma a três entrevistas), pois considerava que o uso de uma técnica de longa duração poderia ser ineficaz, pois os problemas de transferência e resistência começariam a aparecer. Com várias folhas de papel a disposição e dois lápis, o terapeuta informa ao paciente que fará um rabisco a esmo no papel; o paciente o transformará em alguma coisa e depois será a sua vez de fazer o rabisco inicial que será transformado pelo terapeuta em alguma coisa. A partir daí vai se estabelecendo um crescendo na relação e na compreensão mútua que pode permitir alcançar qual é a questão do paciente e eventualmente propiciar a este a vivência que permite transformar a experiência traumática, desbloqueando o desenvolvimento emocional do indivíduo.
    Gabarito do Professor: Letra A.