SóProvas


ID
2609911
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos desafios das rotinas dos Centros de Atendimentos Multidisciplinar − CAM é contemplar a cultura institucional de manter a participação social e a luta pela defesa de direitos humanos. Considere os seguintes eixos principais:


I. Produção técnica e atuação em composição extrajudicial de conflitos.

II. Atendimento psicossocial, que possibilita dar voz e visibilidade às pessoas que apresentam transtorno mental.

III. Desenvolvimento de ações e oficinas socioeducativas com enfoque profissionalizante.


São eixos principais da rotina dos CAM o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRETA LETRA "D (I e II"

  • - Compete aos Centros de Atendimento Multidisciplinar assessorar os Defensores Públicos nas áreas relacionadas às suas atribuições. 

    O Centro de Atendimento Multidisciplinar, previsto na Lei nº 988/2006, que é a Lei de Criação da Defensoria de São Paulo, foi implementado em 2010, ano do primeiro concurso para Assistentes Sociais e Psicólogas/os na Instituição. Visando o atendimento interdisciplinar e o acesso à justiça de forma integral é que se compreende que outras profissões devem somar esforços na atuação da Defensoria Pública. A Deliberação do Conselho Superior da Defensoria Pública nº 187, de 12 de agosto de 2010, é que disciplina e estrutura o funcionamento dos CAMs na DPESP. A atuação destas/es profissionais possibilita atenção especializada a demandas complexas, como transtorno mental, uso problemático de drogas, violência doméstica e outros tipos de violência, vulnerabilidades sociais e conflitos familiares, buscando sobretudo vias extrajudiciais para a garantia de direitos da população usuária da DPESP. A atuação interdisciplinar de assistentes sociais e psicólogas/ os, em conjunto com defensoras/es públicas/os, amplia o sentido de justiça e potencializa as estratégias para seu acesso.