SóProvas


ID
2609950
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A atenção a pessoas em situação de rua se dá em uma rede integrada envolvendo diversos dispositivos que atuam com diferentes objetivos, dentre eles, os

Alternativas
Comentários
  • Consultório na Rua foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados. 

    Chamamos de Consultório na Rua equipes multiprofissionais que desenvolvem ações integrais de saúde frente às necessidades dessa população. Elas devem realizar suas atividades de forma itinerante e, quando necessário, desenvolver ações em parceria com as equipes das Unidades Básicas de Saúde do território. 
     

  • c) Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) atuam na prevenção da vulnerabilidade social e da violação de direitos. 

     

    Errado, é o CRAS que atua na prevenção da vulnerabilidade social. Faz parte da atenção básica, com baixa complexidade.

    O CREAS faz parte da anteção especial, é média complexidade. 

  • Os CAPS não trabalham apenas com álcool e drogas. Existem os CAPS Álcool e Drogas. Esses são específicos, mas em geral, tratam de doenças mentais.

    Os albergues fazem parte da atenção especial de alta complexidade. E não da básica, que foca na prevenção dos vínculos familiares.

  • A "C" não está correta, apenas por causa de 1 palavra. "PREVENÇÃO".

    Já que o CREAS sim trabalha também com o público dos moradores de rua.

    Mas acontece que este órgão trabalha quando já ocorreu a vulnerabilidade, violação do direito e etc...

    E o CRAS sim, trabalha na prevenção, baixa complexidade e etc...