SóProvas


ID
2610406
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo sobre o diagnóstico organizacional.


I. O diagnóstico organizacional é um tipo de pesquisa aplicada, que envolve técnicas, conhecimento, percepção aguçada, experiência e criatividade. O diagnóstico organizacional pode ser feito pela própria equipe da unidade de informação ou incluir avaliadores externos. A avaliação com consultores externos é mais complexa e morosa, pois muitas vezes não obtém credibilidade e apoio necessários à implementação de mudanças.

II. No autodiagnóstico, o pessoal tem que estar aberto à autoanálise e à crítica e ser capaz de coletar, analisar e interpretar os dados obtidos. No segundo caso, os consultores necessitam de alguns membros da organização para auxiliar no planejamento do diagnóstico, juntar e analisar dados, fornecer feedback e planejar ações em resposta a esse feedback.

Observa-se que 

Alternativas
Comentários
  • Letra A. "Quanto aos atores do processo, o diagnóstico pode ser feito pela própria equipe da unidade de informação ou incluir avaliadores externos. No caso do autodiagnóstico - diagnóstico conduzido pelos membros da organização sem ajuda de um consultor externo - o pessoal tem que estar aberto à autoanálise e à crítica e ser capaz de coletar, analisar e interpretar os dados obtidos. No segundo caso, os consultores necessitam de alguns membros da organização para auxiliar no planejamento do diagnóstico, juntar e analisar dados, fornecer feedback e planejar ações em resposta a esse feedback. Em ambos os casos, é importante que se tenha em mente que o diagnóstico exige competência técnica. No entanto, a eficácia de um ou outro tipo de avaliação depende do contexto em que se realiza. A avaliação com consultores externos é mais simples e ágil, mas, muitas vezes, não obtém a credibilidade e o apoio necessários à implementação de mudanças." (ALMEIDA, 2005, p. 58-59) (ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2 ed. rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos, 2005. 144 p.)
  • Vamos no passo-a-passo:

    I. O diagnóstico organizacional é um tipo de pesquisa aplicada, que envolve técnicas, conhecimento, percepção aguçada, experiência e criatividade. (OK) O diagnóstico organizacional pode ser feito pela própria equipe da unidade de informação ou incluir avaliadores externos. (OK) A avaliação com consultores externos é mais complexa e morosa, (ERRADO, PORQUE VENDO DE FORA, FICA MAIS FÁCIL PERCEBER OS DETALHES DA AVALIAÇÃO) pois muitas vezes não obtém credibilidade e apoio necessários à implementação de mudanças. (ERRADO, ISSO ACONTECE NO AUTODIAGNÓSTICO, O PESSOAL RELUTA A REPASSAR DADOS QUE ENSEJEM MUDANÇAS FUTURAS. "DO JEITO QUE TÁ, TÁ BOM")

    II. No autodiagnóstico, o pessoal tem que estar aberto à autoanálise e à crítica e ser capaz de coletar, analisar e interpretar os dados obtidos. (OK) No segundo caso, os consultores necessitam de alguns membros da organização para auxiliar no planejamento do diagnóstico, juntar e analisar dados, fornecer feedback e planejar ações em resposta a esse feedback. (OK)

    II correta. I correta na 1ª metade. A avaliação com consultores externos não é morosa, pois é mais fácil observar sem vícios e as "broncas" do trabalho. No autodiagnóstico, há dificuldade de fornecimento de dados para os avaliadores que motivem mudanças futuras. GABARITO A

  • A

    A avaliação com consultores externos é mais simples e ágil, mas, muitas vezes, não obtém a credibilidade e o apoio necessários à implementação de mudanças."

     

    (ALMEIDA, 2005, p. 58-59) (ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2 ed. rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos, 2005. 144 p.)