SóProvas


ID
2610640
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Ao retornar à presidência da república pelo voto popular, Getúlio Vargas sofreu desde o primeiro dia de seu mandato uma campanha difamatória conduzida por jornais do Rio de Janeiro, liderados pela Tribuna da Imprensa, de Carlos Lacerda, que, com acusações aleatórias de corrupção, pretendia colocar a opinião pública contra o governo e, assim, derrubá-lo a qualquer custo. Vargas ajudou Samuel Wainer a criar um jornal que servisse de contraponto aos veículos de publicismo de oposição. Este veículo, fundado em 1951, era chamado

Alternativas
Comentários
  • Última Hora foi um jornal carioca fundado pelo jornalista Samuel Wainer, em 12 de junho de 1951. Chegou a ter uma edição em São Paulo, além de uma edição nacional que era complementada localmente em Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Niterói, Curitiba, Campinas, Santos, Bauru e no ABC Paulista. O periódico, nas palavras de Wainer um "jornal de oposição à classe dirigente e a favor de um governo", o de Vargas, foi um marco no jornalismobrasileiro, inovando em termos técnicos e gráficos.

    Fonte: Wikipédia

  • Jornal do Brasil: O Jornal do Brazil (grafia utilizada até 1893) foi fundado em 9 de abril de 1891 pelo jornalista e político Rodolfo Epifânio de Sousa Dantas, com intenção de defender a monarquia recentemente deposta, embora tivesse que agir de maneira discreta ante o regime republicano para não sofrer com a censura.. De nível elevado, contava com a colaboração de José Veríssimo, Joaquim Nabuco, Aristides Spínola, Ulisses Viana, o Barão do Rio Branco (que escrevia as célebres colunas Efemérides e Cartas de França). Em 2010, tornou-se o primeiro periódico brasileiro a ser totalmente digital, mas voltou a ter sua versão impressa publicada em 2018.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Jornal_do_Brasil