SóProvas


ID
2611114
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Boschetti e Behring (2011), acerca da relação entre política social e liberalismo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ...o movimento operário e a concentração e monopolização do capital fizeram parte do enfraquecimento das bases materiais e subjetivas de sustentação dos argumentos liberais.

  • A

    o liberalismo pressupõe que a miséria é insolúvel e que alguns segmentos não possuem condições de competir no mercado de trabalho e, por isso, as políticas sociais devem ser paliativas.

    B

    o Estado liberai possui características de Estado policial e repressor, pois tem a função de intervir na liberdade individual. (Para os liberais, o Estado deve assumir o papel "neutro" de legislador e árbitro)

    C

    a liberdade e a competitividade são predominantes no liberalismo, pois são entendidas como formas de subordinação do indivíduo. (São entendidas como formas de autonomia do indivíduo)

    E

    o Estado social é uma evolução do Estado liberal, porém, apenas o primeiro reconhece direitos sem colocar em xeque os fundamentos do capitalismo. (Não se trata, então, de estabelecer uma linha evolutiva linear entre o Estado liberal e o Estado social, mas sim de chamar a atenção para o fato de que ambos têm um ponto em comum: o reconhecimento de direitos sem colocar em xeque os fundamentos do capitalismos).

  • Enfraquecimento dos pressupostos liberais:

    Fortalecimento do movimento operário (Rev. 1917)

    Concentração e Monopolização do capital ( capital bancário + capital industrial)

    Crise de 1929 - 1932 (Crack da Bolsa de valores - EUA)

  • (A) o liberalismo pressupõe que a miséria é INsolúvel e que alguns segmentos não possuem condições de competir no mercado de trabalho e, por isso, as políticas sociais devem ser paliativas.

    (B) o Estado liberai possui características de Estado policial e repressor, pois tem a função de NÃO intervir na liberdade individual.

    (C) a liberdade e a competitividade são predominantes no liberalismo, pois são entendidas como formas de AUTONOMIA do indivíduo.

    (D) o movimento operário e a concentração e monopolização do capital fizeram parte do enfraquecimento das bases materiais e subjetivas de sustentação dos argumentos liberais.

    (E) (NÃO SE TRATA DE ESTABELECER UMA LINHA EVOLUTIVA LINEAR ENTRE ESTADO LIBERAL E ESTADO SOCIAL), porém, (AMBOS TEM UM PONTO EM COMUM) reconhece direitos sem colocar em xeque os fundamentos do capitalismo.

    Fonte: Política social - fundamentos e história - BEHRING, ELAINE

    http://www.unirio.br/cchs/ess/Members/renata.gomes/2020.1/estagio-supervisionado-ii/Bibliografia/complementar/Politica%20social%20-%20fundamentos%20e%20historia%20-%20BEHRING-%20ELAINE.pdf/view