-
"entre áreas e departamentos" = memorando
-
LETRA C
MEMORANDO = MOI = Mesmo Órgão interno
3.4. Memorando
3.4.1. Definição e Finalidade
O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
-
Nunca ouvi dizer que esse tipo de informação prezasse o padrão ofício, com toda sua formalidade, "memorando": "Espécie de carta interna menos formal que circula entre áreas e departamentos ou é especificamente enviada de uma pessoa para outra”. Essa vai até para indicação de comentário.
-
Gab. C
“Espécie de carta INTERNA menos formal que circula entre áreas e departamentos ou é especificamente enviada de uma pessoa para outra”
Memorando - Forma de comunicação eminentemente interna.
-
Memorando: Para comunicação interna. Instrumento de comunicação entre servidores e unidades de uma mesma organização.
Circular: Também pode ser chamado como Memorando Circular. Sempre que você ou seu setor queria estar se comunicando com 2 ou mais setores, (podendo enviar a toda a instituição)
-
c) memorando = MEMORANDO = MOI = Mesmo Órgão interno
-
E desde quando memorando é menos formal???? Ele também tem as suas regras de formalidade assim como o Ofício.
-
O camarada que elaborou a questão com certeza não sabe o que é um memorando.
O memorando segue o padrão ofício descrito no Manual de Redação da Presidência da República. Formalidade e padronização.
Como assim, meu amigo, "menos formal"??????
-
Achei que fosse circular, memorando menos formal onde???
Merecia recurso.
-
Esse tipo de questão vc tem que adivinhar o que o examinador acha que é certo. Temos que evoluir mais pois só estudar não está mais adiantando...
-
Gab: letra C
MEMOrando = "MEMO" Órgão
para lembrar vale tudo srsrsrs
Agora, dizer que o memorando é menos formal achei que o examinador deu uma viajada.
-
MEMORANDO "MENOS FORMAL"???
WTF? BANCA LESADA!
-
A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/circular.htm
--
Uma questão bem parecida.
Q600516 Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: DPE-RR Prova: Assistente Administrativo
As cartas e os ofícios, quando dirigidos com o mesmo conteúdo para muitas pessoas, dentro e fora da instituição, são chamados
a) representações.
b) editais.
c) convocações.
d) citações.
e) circulares.
Gabarito: e)
-
MEMORANDO
Correspondência interna: entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
Características do memorando: RAPIDEZ de tramitação e SIMPLICIDADE de procedimentos burocráticos.
→ Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
GABARITO -> [C]
-
Caso a comunicação seja feita para uma autoridade, esta deve seguir o modelo de uma carta ou OFÍCIO, uma vez que o memorando representa um molde MENOS burocrático e formal do que as outras opções.
Etimologicamente, este termo se originou a partir do latim memorandus, que significa "o que deve ser lembrado", sendo este derivado do verbo memorāre ("relembrar", "lembrar" ou "memorar").
ser MENOS formal NÃO o torna INFORMAL.
não vi erro na questão.
-
Bem forçado né, examinador?
-
Examinador quis dificultar a questão, então simplesmente inseriu um termo no texto de acordo com sua conveniência e sem nenhum embasamento teórico.
-
De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, o "memorando" é - dentre os que de estrutura do "padrão ofício" - o mais simples tipo de correspondência, dado seu caráter de comunicação interna. O requerimento é a solicitação de algo tido como de direito. A circular ainda é mais informal que o memorando e parte de um superior. A carta-convite não é necessariamente interna. Nem o ofício. Sem dúvida, a resposta é a alternativa (C).
A resposta é a alternativa (C).
-
De acordo com a 3º edição do manual da presidência de república publicado em Dezembro de 2018 o MEMORANDO não existe mais e tem outras coisas que mudaram.
A distinção básica anterior entre os três era:
a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;
b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e
c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
Atenção: Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses.
-
Memorando: trata-se de uma “espécie de carta interna menos formal, que circula entre áreas e departamentos ou é especificamente enviada de uma pessoa a outra”.
(2005, apud TRINDADE, p. 15, 2007). Essa não caberia recurso.....