SóProvas


ID
2611276
Banca
FAPESE
Órgão
UFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Nas empresas existem diversos tipos de estoques, que podem ou não ser mantidos em um ou diversos almoxarifados. Usualmente, as empresas possuem em sua organização cinco  almoxarifados  básicos, que são:  

Alternativas
Comentários
  • gabarito B

     

  • Existem diversos tipos ou nomes de estoques, que podem ou não ser mantidos em um os diversos almoxarifados. Frequentemente as empresas possuem em sua organização cinco almoxarifados básicos, que são:
     

     

    1- Almoxarifado de matérias- primas: material básico que irá receber um processo de transformação dentro da fábrica;

    2- Almoxarifado de materiais auxiliares: participam do processo de transformação da matéria prima dentro da fábrica, participa na execução e transformação do produto;

    3- Almoxarifado de Manutenção: Peças que servem de apoio à manutenção dos equipamentos e também material de escritório usados na empresa;

    4- Almoxarifado Intermediário: Podem ou não ser restritos, isto é, possuir espaços delimitados e controlados; por isso, têm um fator altamente influente no custo do produto;

    5- Almoxarifado de acabados: Produtos prontos e embalados que serão enviados aos clientes.

     

    Fonte: http://gestaodeestoques.blogspot.com.br/2008/04/tipos-de-estoques.html

  • Gab.: B

    Almoxarifado de matérias primas; materiais auxiliares, manutenção, intermediário, de produtos acabados.

  • A alternativa correta é a letra B.

     

    Existem diversos tipos ou nomes de estoques, a depender de cada empresa especificamente. Frequentemente os autores afirmam que as empresas possuem em sua organização cinco almoxarifados básicos, que são:

    Portanto, a letra b trás corretamente os cinco almoxarifados básicos.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos de estoques que as organizações têm ao seu dispor. A alternativa correta deverá conter os tipos básicos de estoques, ou almoxarifado.

    Segundo Dias, temos os seguintes tipos de estoques:

    • Matéria-prima: são os materiais básicos e necessários para a produção do produto principal almejado pela organização. Seu consumo é proporcional ao volume da produção. Podemos até mesmo dizer que, matérias-primas são todos os materiais agregados ao produto final.
    • Produto em processo: o estoque de produtos em processo engloba os materiais que estão sendo usado no processo fabril. Em geral são produtos parcialmente acabados que estão em algum estágio intermediário de produção.
    • Produtos acabados: o estoque de produtos acabados consiste em itens que já foram produzidos, mas ainda não foram comercializados. Neste caso, as empresas que produzem por encomendam costumam ter um muito baixo ou zerado, visto que o produto foi, por assim dizer, vendido antes mesmo de ser produzido.
    • Materiais auxiliares e de manutenção: é composto por materiais que auxiliam e apoiam as atividades do sistema produtivo das organizações. Aqui vale destacar que, a mesma importância dada às matérias-primas deve ser dada aos materiais auxiliares.

    Note que Dias coloca os materiais auxiliares e de manutenção no mesmo grupo, a banca os separa, e não há nenhum problema nisso. Concluímos, então, que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    DIAS, M. A. P. Administração de Recursos Materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.