SóProvas


ID
2611291
Banca
FAPESE
Órgão
UFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária

Dentre os diferentes tipos de orçamento público, encontra-se o orçamento chamado de Base Zero, o qual consiste em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    O Orçamento Base Zero concentra a atenção na análise de objetivos e necessidades, o que requer que cada administrador justifique seu orçamento proposto em detalhe e cada quantia a ser gasta, aumentando a participação dos gerentes de todos os níveis de planejamento das atividades e na elaboração do orçamento. 

     

    Fonte: Estratégia Concursos - Curso TRF 1 -Prof Sérdio Mendes

  • Orçamento BASE ZERO ou ESTRATÉGIA

    constitui um contraponto do orçamento incremental; é uma técnica para a elaboração do orçamento

    cujas principais características são

    --- a revisão crítica dos gastos tradicionais de cada área e

    --- a criação de alternativas para facilitar a escala de prioridades a serem levadas para decisão superior.

    Para implantação do Orçamento BASE ZERO é necessário que os executivos

    --- estabeleçam

    - - - - - - os parâmetros de cada Programa,

    - - - - - - a identificação das Áreas de Decisão,

    --- permitam que cada gerente destas áreas estabeleça 3 níveis de gasto para cada Programa

    (nível mínimo, atual e mais elevado) e que

    --- em cada nível da organização seja efetuada a classificação (atribuição de PRIORIDADES).

    .

    O OBZ é basicamente um orçamento por Programas,

    utiliza-se de todo o processo operacional de planejamento e orçamento,

    fundamentado na preparação de [PACOTES DE DECISÃO],

    para escolha do NÍVEL DE OBJETIVO ditado pela ponderação da equação de custos e benefícios.

    O [PACOTE DE DECISÃO] será submetido ao Colégio de Decisão,

    que é o nível organizacional que os classifica.

    A PRIORIZAÇÃO pode ser feita em diversos escalões, antes que toda a organização seja classificada.

    Além disso, um PACOTE DE DECISÃO

    deverá ser preparado no nível de [esforço mínimo], [corrente] e [de expansão].

  • Primeiro, avaliar até que ponto certa despesa é necessária ou não; segundo, estabelecer uma hierarquia de prioridades para definir o que seria mais importante o governo realizar.

    A maior preocupação do Orçamento Base zero é justificar o porquê da despesa, se deve ou não gastar esse ou aquele recurso e em qual programa ou projeto.

     

  • Orçamento de base zero ou por estratégia: O orçamento de base zero consiste basicamente em uma análise crítica de todos os recursos solicitados pelos órgãos governamentais. Nesse tipo de abordagem, na fase de elaboração da proposta orçamentária, haverá um questionamento acerca das reais necessidades de cada área, não havendo compromisso com qualquer montante inicial de dotação.

    O orçamento base-zero tem como principal característica o não direito adquirido em relação ao orçamento anterior. O que isso quer dizer? Quer dizer que todo exercício (ano) deve haver um reexame crítico dos gastos governamentais, com justificativa para todos os recursos solicitados. É como se estivesse mesmo partindo do zero. Analisa, revê e avalia todas as despesas propostas e não apenas as das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente. Desta forma, sua elaboração demanda mais tempo e envolvimento dos funcionários

  • abordou o orçamento programa de uma forma mais desafiadora que muitas bancas...saindo um pouco do "convencional" (para uma prova de assistente adm de UF). 

  • O Orçamento Base-Zero parte do nada (zero) e avalia o custo e benefício de cada decisão. Não há direito adquirido sobre programas ou despesas.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Gab.: Alternativa D

    Orçamento de Base Zero: determina o detalhamento justificado de todas as despesas públicas a cada ano.

  • OBZ ou Estratégia = pacote de decisão.

    Bons estudos.

  • A questão pede o conhecimento do assunto ESPÉCIES DE ORÇAMENTO, especificamente sobre Orçamento Base-Zero.

    Orçamento Base Zero ou por Estratégia tem como característica a não existência de direitos adquiridos da unidade orçamentária em relação às verbas autorizadas no orçamento anterior, cabendo a ela justificar todas as atividades que desenvolverá no exercício corrente. Por isso, toda vez que inicia um novo exercício, há necessidade de rever as despesas, realizando novos “pacotes de decisão", definindo as novas prioridades. Como faz essa revisão, há, também, uma ponderação de custos e benefícios.

    Faz um reexame crítico dos dispêndios de cada área governamental. Nessa técnica, não há compromisso (direitos adquiridos) como o montante dos dispêndios ou com o nível de atividade do exercício anterior. Ao contrário do orçamento tradicional que já parte de uma determinada base orçamentária, acrescentando apenas uma projeção da inflação, o orçamento base zero, como o próprio nome indica, exige que o administrador, a cada novo exercício, justifique detalhadamente os recursos solicitados. Faz uma revisão crítica dos gastos.

    De acordo com o Tesouro Nacional, Orçamento Base-Zero é a abordagem orçamentária desenvolvida nos Estados Unidos da América, pela Texas Instruments Inc., Durante o ano de 1969. Foi adotada pelo estado de Geórgia (gov. Jimmy Carter), com vistas ao ano fiscal de 1973. Principais característicasanálise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existentetodos os programas devem ser justificados cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário.

    Portanto, o gasto deve ser justificado a cada ano (novo ciclo orçamentário), não havendo direito adquirido no Orçamento Base Zero. As demais alternativas NÃO guardam relação com o comando da questão.


    Gabarito do Professor: Letra D.