A respeito do Método educacional desenvolvido por Kilpatrick, pode-se dizer que que caracteriza-se por partir de problemas reais, do dia-a-dia do aluno. De acordo com esse método, todas as atividades escolares seriam realizadas por meio de projetos, sem necessidade de uma organização especial. Conforme descrito pelo Instituto Paulo Freire, o “projeto" como método didático era uma atividade intencionada que consistia em os próprios alunos fazerem algo num ambiente natural – como por exemplo, ao construir uma casinha poderiam aprender geometria, desenho, cálculo e história natural. Tal proposta caracteriza-se como uma forma de integração curricular e preocupa-se com o “interesse" que deve acompanhar o trabalho pedagógico de modo a suscitar no aluno a vontade de saber. O “método de projetos" tornou-se conhecido no Brasil a partir do movimento da Escola Nova, contrapondo-se aos princípios e métodos da escola tradicional. Tal proposta caracteriza-se como uma forma de integração curricular e preocupa-se com o “interesse" que deve acompanhar o trabalho pedagógico de modo a suscitar no aluno a vontade de saber.
Portanto, a alternativa que responde corretamente a questão é a B.
Vejamos:
A) a explicitação dos problemas vitais dos alunos, compartilhados com o grupo e trabalhados coletivamente
(ERRADO) Apesar de o Método de projetos trabalhar com problemas do cotidiano, não há uma necessidade especial de organização das atividades.
B) o interesse e o esforço dos alunos, os quais o professor terá que aproveitar, canalizar e integrar para um objetivo concreto.
(CORRETO)
C) a escolha de um tema pelo professor, a partir de um núcleo temático motivador para o aluno
(ERRADO) A metodologia não inicia de uma escolha de um determinado tema pelo professor e sim de problemas presentes no cotidiano dos alunos.
D) a observação de coisas, seres e fatos científicos, na sequência do método científico problema / hipótese / experimentação.
(ERRADO) O método de projetos não está baseado na observação e sim na prática das atividades.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B.
Hélcio Alcântara Cardoso - direção concursos
A questão nos exige conhecimentos sobre o Método de Projetos, de Kilpatrick. Vejamos: O ponto de partida do Método de Projetos (ou Pedagogia de Projetos) é o interesse e o esforço. O professor terá que aproveitar as energias individuais, naturalmente dispersas, canalizá-las e integrá-las para um objetivo concreto. Um bom ensino será dado quando os educandos puderem se mover de acordo com suas intenções e aglutinarem seus esforços e desejos para objetivos claramente definidos segundo certos ideais e valores. Dessa feita, as demais alternativas fogem ao escopo do conteúdo cobrado pela questão.
GABARITO: alternativa “B”