a) Conhecimento explícito refere-se às crenças e suposições que são usadas para entender e descrever a realidade.
b) Internalização é o processo de transformar conhecimento explícito em conhecimento cultural.
c) Não é possível socializar conhecimento tácito, pois isso implicaria compartilhar experiências pessoais para a solução de problemas.
d) Na organização, é impossível gerar novos conhecimentos a partir do processo de combinação de conhecimentos explícitos.
e) Transformar o conhecimento tácito em explícito envolve uma ação de externalização, que significa tornar o conhecimento tácito em conceitos explícitos. (CORRETO)
A CONVERSÃO DO CONHECIMENTO PELOS SEGUINTES PROCESSOS----> SECI
SOCIALIZAÇÃO-------> Tácito em Tácito----------> STT
EXTERNALIZAÇÃO---> Tácito em Explícito-------> ETE
COMBINAÇÃO---------> Explícito em Explícito----> CEE
INTERNALIAÇÃO------> Explícito em Tácito-------> IET
------------------------
O Conhecimento Tácito é aquele que indivíduo adquiriu ao longo da sua vida, é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, é subjetivo e inerente as habilidades de um funcionário.
O Conhecimento Explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente encontra-se em forma de textos, diagramas, manuais, documentos, instruções, artigos, revistas e tudo aquilo que formalize, explique ou declare determinado conhecimento.
Os quatro passos para completar a Espiral do Conhecimento estão descritas a seguir:
1º Passo - Socialização (tácito para tácito): Refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, imitação ou prática,
2º Passo - Externalização (tácito para explícito): Ocorre a conversão do conhecimento tácito em explícito e sua comunicação ao grupo por meio da escrita, fala ou desenho.
3º Passo - Combinação (explícito para explícito): Caracteriza-se pela padronização do conhecimento, chama-se combinação por juntar dois tipos de conhecimentos explícitos, tais quais um manual, um guia de trabalho, uma publicação, um livro, etc.
4º Passo - Internalização (explícito para tácito): Ocorre quando os novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização, desta forma, outras pessoas começam a internalizá-los e o utilizam para incrementar, estender, assimilar e reorganizar seu próprio conhecimento tácito.