SóProvas


ID
261223
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação ao planejamento da segurança corporativa, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) Errada. Muito fácil, dispensa comentários.
    B) Errada. Questão Cespe TST 2007: Diante das circunstâncias do evento e do local de sua realização, é recomendável que a referida equipe responsável pela segurança seja de fato constituída de uma equipe móvel, encarregada das medidas que garantam a integridade física da autoridade; uma equipe de segurança velada, formada por agentes infiltrados entre os participantes do evento, com a finalidade de detectar e prevenir qualquer ato de hostilidade; e uma equipe de segurança ostensiva, responsável pelo trabalho ostensivo e de apoio às outras equipes, facilitando os deslocamentos, anulando ou intimidando ações hostis e prevenindo acidentes. Gabarito: Correta.
    Questão FCC/TRT9 2010: A segurança física possui na ostensividade sua melhor característica: dispositivos mecânicos, eletrônicos e até pessoas podem ser considerados elementos de segurança física, desde que perfeitamente identificáveis. Gabarito: Correta.
    C) Correta.Nível institucional (ou estratégico): envolve toda a empresa, porém está mais identificado com a alta administração, traçando filosofias e políticas de segurança e definindo a missão do departamento responsável.
    Nível departamental (ou tático): busca a otimização dos recursos, estabelecendo meios necessários para implantação de sistema de segurança integrado, detalhando condições, prazos e responsabilidades, sendo desenvolvido nos níveis organizacionais intermediários.
    Nível executivo (ou técnico): trata da descrição técnica detalhada do sistema integrado, como também de seus equipamentos, manutenção e equipes de operação e reparo.
    Nível operativo (ou operacional): trata do manual de operações de segurança propriamente dito, descrevendo normas, condutas, procedimentos de rotina ou emergenciais e os seus responsáveis, definindo como devem ser cumpridas as tarefas.
    Toda e qualquer ação de segurança de dignitário deve possuir um plano de segurança (plano estratégico e tático).
    D) Errada. Gerenciamento de Riscos: Os riscos ou ameaças podem ser prevenidos ou assumidos. A prevenção, que constitui exatamente a essência da atividade de segurança, busca evitar ou, pelo menos minimizar os eventos com manifesta probabilidade de ocorrência e com potencialidade para causar danos. Já a assunção admite tais eventos.
    E) Errada. A mais importante medida ativa de Segurança e Gestão das Áreas e Instalações é, sem dúvida, o acionamento dos órgãos de segurança pública e de defesa civil, sempre que oportuno, cabível e, principalmente, quando não for desaconselhável.
  • GABARITO C

     

    a) Não cabe à segurança física a atenção e interferência nas questões de prevenção e combate a incêndios, uma vez que são preocupações inerentes às brigadas de incêndio (o foco da atividade de segurança judiciária é a prevenção e inclui também o combate a incêndios, que na prática, hoje, é mais realizado pelo pessoal da brigada civil - brigadista)..

     

    b) A dissimulação é uma das características mais importante da segurança física; com a utilização dessa estratégia, os equipamentos não ficam expostos, os agentes de segurança são preservados, não há agressão visual, nem intimidação ao ambiente da empresa com a presença ostensitva de tais entes (os equipamentos eletrônicos de segurança devem ser instalados de forma ostensiva, visando inibir possíveis práticas criminosas contra os ativos da organização)..

     

    c) O planejamento, embora deva ser fracionado em níveis (operacional, técnico, tático e estratégico) exige a participação e o comprometimento de todos em uma empresa, principalmente dos mais altos escalões, ainda que estes sejam os que menos operacionalizam e executem as ações de segurança (para que o planejamento seja eficaz deve haver a participação de todos os envolvidos na segurança da empresa e do alto escalão)..

     

    d) Uma vez identificado, analisado seus efeitos e consequências, nenhum risco poderá ser assumido sob pena de falha no planejamento da segurança (o risco não é somente visto como um fator negativo, ele pode ser positivo para a organização no sentido de melhorar seus procedimentos de segurança, por isso, poderá ser assumido. O risco, quando assumido é chamado de risco aceitável, ou seja, é o risco gerenciado)..

     

    e) O acionamento dos órgãos de segurança pública é um dos últimos serviços a ser empregado na execução de atividades de segurança; cabendo a interferência da segurança física e patrimonial em situações nas quais a atuação não seja adequada, como nos casos de exposição da imagem ou quando já foram esgotados os meios próprios da empresa.