-
A FCC bizonhou nessa questão.
A rotina vai de encontro aos princípios de segurança pessoal, assim, a melhor forma de fugir de ações hostis é adotar medidas não rotineiras. (Prof. Alexandre Herculano)
As seguintes medidas de segurança devem ser obdecidas a respeito dos itinerários, destacamos as principais:
manter o sigilo sobre a data, horário e o itinerário escolhido;
utilizar a maior velocidade de segurança possível;
redobrar os cuidados nos pontos críticos;
usa veículo adequado ao terreno;
alternar itinerário e horário, a fim de evitar rotina;
reconhecer os itinerários com os motoristas;
evitar túneis e passagens sob viadutos;
neutralizar a visão sobre o dignitário, principalmente por
ocasião do embarque e desembarque ou quando ele ficar
parado; (Prof. Alexandre Herculano)
Todas as fases do planejamento devem ser revisadas, modificadas e sempre discutidas, a fim de manter o
esquema o mais perfeito que for possível. A segurança deve conhecer os hábitos do segurado, mas tudo fará
para EVITAR ROTINAS. A previsibilidade de um dignitário e sua segurança converte-se numa arma nas mãos
dos criminosos e terroristas. (http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/SDVC.pdf)
Ou seja: a rotina no itinerário do magistrado é uma vulnerabilidade, o que exige um nível de segurança elevado.
-
Concordo. Rotina na área da segurança é igual a vulnerabilidade.
-
Tenho uma opinião sobre todos os assuntos relacionados a segurança. Ele não mantém um padrão de gabarito, é preciso fazer uma avaliação de todas as respostas, pois não é uma matéria como o direito, possuindo respostas precisas. Fiquem ligados a pequenos conceitos. Espero estar ajudando. Fé em Deus e rumo a aprovação.
-
O que não adianta, senhores, é lutar contra a Banca. Esse tal de "eu concordo, eu discordo..." não importa. O que vocês estão dizendo contra a Banca? Leram a opção correta direitinho? Vamos lá, então, à leitura novamente:
Um determinado Magistrado realiza seus deslocamentos diários, de sua residência ao Fórum. Utiliza o mesmo itinerário, percorrendo, aproximadamente, 35 (trinta e cinco) quilômetros de rodovia e vias urbanas. Neste caso, está submetido, a um nível de segurança
b) normal, pois o deslocamento é rotineiro sendo possível estabelecer com maior facilidade um plano de contingência ou estabelecimento de itinerários alternativos.
Está bem claro que a Banca está sugerindo o óbvio, ou seja, itinerários alternativos. Avante!
-
Letra E está incorreta pois, o enunciado da questão não cita que as ações necessárias de segurança foram planejadas.
e) elevado, uma vez que se efetua deslocamento rotineiro, com trajeto previamente estabelecido, sendo planejadas todas as ações necessárias de segurança.
Já a letra B, não é 100% correta, mas sim a MAIS CORRETA. Típico da banca.
-
LETRA B
Concordo com o colega. Não adianta brigar com a banca. Conceitos são fundamentais no estudo de qualquer disciplina, porém o candidato deve saber se adaptar às situações novas impostas pela banca. Não há como ficar repetindo o mesmo assunto em todas as provas, pois assim todos os candidatos que se preparam para o cargo fecharão a prova. Portanto, devemos sempre analisar bem as questões, aplicar os conceitos que aprendemos e responder a correta. Quando não houver a correta, a menos errada.
a) reduzido, uma vez que este deslocamento rotineiro não necessita de maiores providências quanto à segurança do magistrado.
ERRADO. Não é porque o deslocamento é rotineito que não são necessárias providências quanto à segurança do magistrado. Fazendo uma analogia, mesma coisa seria descartar o uso do cinto de segurança em trajetos curtos.
b) normal, pois o deslocamento é rotineiro sendo possivel estabelecer com maior facilidade um plano de contingência ou estabelecimento de itinerários alternativos.
CERTO. Alguns colegas aqui aplicaram o conceito de que a rotina deve ser evitada. Ok, concordo com a teoria, mas aqui temos um caso concreto em que o dignitário se desloca todos os dias. Ou seja, por mais que o agente de segurança tenha talento de inventar caminhos novos, eles se repetirão diversas vezes até que se forme um padrão mesmo daquilo que não imaginamos que seria formado. Portanto, mesmo sabendo que a rotina prejudica a ação de segurança, MESMO ASSIM, o deslocamento rotineiro dá essa "vantagem" ao agente de segurança, em estabelecer o plano de contigência ou estabelecimento de itinerários alternativos.
c) elevado, devido ao grande deslocamento efetuado e pelos tipos de vias percorridos (urbana e rodovias).
ERRADO. O grande deslocamento não é fator suficiente para que se ponha o nível de segurança em elevado.
d) normal, uma vez que durante este deslocamento o magistrado não terá contato com público, bem como o deslocamento rotineiro não depreende um planejamento de contingências.
ERRADO. O deslocamento rotineiro também prevê um planejamento de contingências, assim como afirmado no gabarito da questão.
e) elevado, uma vez que se efetua deslocamento rotineiro, com trajeto previamente estabelecido, sendo planejadas todas as ações necessárias de segurança.
ERRADO. Confesso que fiquei entre a letra B e esta para marcar, porém elevar o status da segurança somete porque se trata de um deslocamento rotineiro seria desproporcional. O fato de termos um deslocamento frequente no mesmo itinerário não nos diz, por si só, a elevação do nível de segurança. Outros fatores devem ser avaliados para que se justifique tal decisão, tais como: importância da autoridade, público a ser enfrentado no trajeto, conjuntura social etc.
-
Senhores, não dá pra analisar muito a questão, considerando o mundo real. Se atenham ao material, senão é barro certo!
REDUZIDA : sem ameaças inerentes ao cargo
NORMAL: ameaças inerentes ao cargo (magistrado entra aqui)
ELEVADA: ameaça real ou envolvimento em Situação de extraordinária relevância
-
GABARITO B
A rotina se torna uma vulnerabilidade. Não é recomendado que o trajeto a ser percorrido seja sempre o mesmo, seja a pé ou motorizado. Dignitários, principalmente os ameaçados, correm sério perigo de morte e sua escolta deve observar esse grau de risco.
Apesar disso, o trajeto conhecido realmente torna mais fácil a aplicação do planejamento de contingência ou a adoção de trajetos alternativos.