SóProvas



Questões de Técnicas Operacionais de Segurança


ID
79366
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A equipe de segurança, motorizada e de plantão, suspeita de um veículo em movimento há algum tempo nas adjacências do prédio do Tribunal. Conforme técnicas e táticas operacionais de segurança, a equipe deve

Alternativas
Comentários
  • anotar dados do veículo e comunicar às autoridades competentes.
  • Como o veículo suspeito estava "nas adjacências" do Tribunal e não no seu interior, a competência de agir não é da equipe de segurança do Tribunal. A sua competência é no que diz respeito a parte interna, caso resolvessem agir não estariam respaldados. Então só os resta comunicar a quem tem competência para  agir (normalmente a PM) e os auxiliar com as informações sobre os suspeitos.

  • Lmebre-se. Vc não é policial!Simples assim! E suas ações devem ser preventivas!

  • GABARITO B

     

    A ação correta é a de comunicar às autoridades sobre o veículo suspeito (chamar a polícia militar, constantemente presente em tribunais ou fóruns) para que sejam tomadas as providências cabíveis de abordagem e identificação dos ocupantes do veículo suspeito.

     

    Se caso encontre algum suspeito de cometimento de crimes, dentro das instalações do poder judiciário, onde o agente de segurança judiciária exerce suas atividades, poderia abordá-lo? Sim. Poderia! Porém a abordagem em edificações é a última ação a ser realizada pelo agente de segurança judiciária. Este, no exercício de suas funções, está investido de "Estado" e dentre suas atribuições, previstas em lei, está a abordagem, envolvendo muita coisa relacionada à segurança das instalações, das pessoas e dos magistrados.

     

    O agente de segurança judiciária é servidor público, representa o poder do estado, não é vigilante de empresa terceirizada, é bem diferente. 

     

    Nada impede que o agente de segurança, na situação descrita acima, aborde pessoas suspeitas de cometerem crimes, claro que a abordagem deverá ser feita de maneira discreta, profissional, de preferência em local reservado.

     

     A prevenção é o foco do profissional de segurança judiciária, porém, suas ações poderão ser reativas e não somente preventivas.

  • Questão bem simples, Segurança não é polícia e não deve sair abordando, principalmente fora do seu perímetro interno de trabalho.

    Gabarito B


ID
79369
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O segurança que está conduzindo uma autoridade, por medida de segurança e prevenção de possíveis riscos ou atentados nas ruas, necessita posicionar o veículo de tal forma que possa manobrá-lo rapidamente. Assim sendo, deverá manter o veículo

Alternativas
Comentários
  • Estando o veículo trafegando por uma via com 3 faixas, sempre se posicionar na faixa do meio.  Sempre q possível não trafegar na faixa da direita do lado de calçadas ou na esquerda ao lado de canteiros centrais pois isso facilita abordagens por parte de meliantes.
  • Deve-se ter cuidado com esse tipo de questão, já que o Cespe, no concurso para o MPU de 2010, considerou como correta a assertiva que assim dizia: "Para proteção contra emboscadas, o comboio que conduza, em velocidade reduzida, autoridade deve manter distância de 1,5 m entre as viaturas, e, em alta velocidade, distância de 2,5 m a 3 m."

    Ou seja, deve-se atentar para a posição de ambas as bancas.

  • Exato Érico!! Respondi 1,5m com base na questão do cespe e a FCC tem outro entendimento...

  • Resolvi a questão com entendimento diferente já que na questão do Cespe o enunciado fala claramente que  o veículo está em movimento e o objetivo em tela é a proteção contra emboscadas.Já no enunciado a questão da FCC refere-se a posicionar o carro de forma a manobrá-lo rapidamente, ou seja, enunciados distintos. A que melhor se encaixa na assertiva é a letra E. Aos estudos. 

  • A questão não diz se está conduzindo em baixa ou alta velocidade, e conforme a situação a resposta difere.

    Pelo gabarito: resposta letra "E" (sugere alta velocidade) - contudo a resposta poderia ser letra "B" (que sugere baixa velocidade).

    Aí, o concurseiro dança, pois fica nas mãos da Banca.

  • O pessoal está fazendo confusão com a questão da CESPE.

    O enunciado da CESPE fala em distância de 1,5 m entre as viaturas, e, em alta velocidade, distância de 2,5 m a 3 m.
    As viaturas estão em comboio!

    Já no caso da FCC, trata-se da distância entre a viatura e os demais veículos da via.
  • Gente, o entendimento da questão esta principalmente em raciocinio,nessa questão quer que o agente consiga movimentar se rapidamente..sem problemas,e não evitar emboscada.. "tal forma que possa manobrá-lo rapidamente."cuidado no enunciado!!

  • O Carlos Lopes tem razão em seu comentário. A questão que o pessoal fez confusão é a Q117991. Segue o texto:

    "Para proteção contra emboscadas, o comboio que conduza, em velocidade reduzida, autoridade deve manter distância de 1,5 m entre as viaturas, e, em alta velocidade, distância de 2,5 m a 3 m."

    Gabarito: Correto.

     

    Não são posicionamentos diferentes, mas sim situações diferentes. Vejamos:

     

    Situação da questão do Cespe: A escolta está sendo feita em comboio, manter a distância curta dificulta que outro veículo atrapalhe o esquema montado e dificulta a tentativa de um atentado.

     

    Situação da FCC: Uma condução normal. Você precisa manter uma distância em que seja possíel manobrar o carro caso exista tentativa de uma abordagem criminosa. Se ficar muito próximo do veículo que está à frente, poderá ficar preso, facilitando a ação do criminoso. Além disso, é aconselhável procurar ficar na pista do meio, evitando canteiros e calçadas. Também é bom evitar parar muito próximo a esquinas.

  • Boa expliação do Pablo Ferreira 

    Gabarito E

  • A DISTANCI EM COMBOIO É DIFERENTE DA DISTÂNCIA EM UMA EVENTUAL SAÍDA SÓ COM O CARRO DO DIGNITÁRIO.

    EM COMBOIO 1,5M a 2,5M

    EM SITUAÇÃO COTIDIANA A DISTÂNCIA DEVERÁ SER BEM MAIOR.

    FOI ASSIM QUE EU PENSEI AO RESPONDER ESTA QUESTÃO


ID
89371
Banca
FUNRIO
Órgão
PRF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Que números de telefones de utilidade pública correspondem, respectivamente aos telefones de emergência da Polícia Militar, Ambulância e Corpo de Bombeiros?

Alternativas
Comentários
  • Onde está a informática nesta questão?
  • Esta é uma clássica questão de informática,hehehe!!!A reposta para essa clássica é ... 190 - polícia; 192 - SAMU (ambulância); 193 -Bombeiros...Então letra "D"
  • Fica assim no editalConhecimentos de Informática:STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado) com três dígitos.
  • 190 - POLÍCIA MILITAR; 191 - POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL; 192 -SAMU; 193 - BOMBEIROS; 194 - POLÍCIA FEDERAL E 197 - POLÍCIA CIVIL.

  • Para não "zerar" numa disciplina. rsrs

    Olha aí a banca ajudando o candidato...


ID
261208
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação ao modus operandi dos técnicos da área de segurança, analise:

I. A operação de segurança das pessoas pode ser desencadeada de forma caracterizada, quando os agentes atuam ostensivamente, ou de forma descaracterizada, quando os agentes atuam veladamente ou descaracterizados, sem envolvimento direto nas ações.

II. Existem dois universos distintos na segurança das pessoas: o ambiente privado dos indivíduos ou grupos e o ambiente corporativo das empresas.

III. O modo de operação na segurança das pessoas varia conforme o ambiente a ser protegido, cabendo a adaptação e a atuação de acordo com cada ambiente em que se está atuando.

Está correto o que consta SOMENTE em:

Alternativas
Comentários
  • EU FIZ ESSA PROVA EM GOIANIA, INCLUSIVE ERREI ELA, POR TER MARCADO COMO CORRETA APENAS O ÍTEM 3.
    E NA VERDADE, ESTÁ CORRETA TB O 1.OPÇÃO CORRETA D.
    OBS-O PESSOAL ESTÁ MANDANDO PROVAS COM GABARITOS ERRADOS.
    ACHO QUE É PARA ELIMINAR A CONCORRENCIA!
  • O Gabarito está correto!!
    I. A operação de segurança das pessoas pode ser desencadeada de forma caracterizada, quando os agentes atuam ostensivamente, ou de forma descaracterizada, quando os agentes atuam veladamente ou descaracterizados, sem envolvimento direto nas ações.(errada)
    O erro está na equiparaçaõ de "atuar veladamente" com atuar descaracterizados, tendo em vista que atuar veladamente se trata de ação ostensiva.
    Atuar veladamente é atuar sem o uniforme, porém sem ocultar completamente sua condição de profissional da segurança, o que não ocorre numa operação descaracterizada quando essa condição é completamente oculta.

    II- Existem dois universos distintos na segurança das pessoas: o ambiente privado dos indivíduos ou grupos e o ambiente corporativo das empresas.(correta)
     o item apenas afirma que há dois ambientes na segurança das pessoas: o primeiro que se refere ao ambiente das seguranças de individuos ou grupos(segurança VIP) e o segundo se refere a segurança da gestão das pessoas.

    III- O modo de operação na segurança das pessoas varia conforme o ambiente a ser protegido, cabendo a adaptação e a atuação de acordo com cada ambiente em que se está atuando. (errada) 
    O erro está no 1° trecho, o correto seria justamente o contrário....O agente deve agir respeitando o princípio da flexibilidade, adaptando seus procedimentos ao perfil do dignitário.No entanto, a cooperação do dignitário é imprescindível para o sucesso das operações de segurança.


    ;)
  • Me perdoem, colegas, mas eu não entendi a explicação do item III. Preciso de mais ajuda.
  • Tb continuo sem entender com clareza o item III
  • Vou tentar explicar melhor o item III...ficou ruim mesmo...na verdade é bem simples, o item faz referencia a segurança de pessoas(dignitarios) e diz que se tratando desse tipo de segurança o agente deverá mudar seu modo de operação de acordo com o ambiente a ser protegido,mas na verdade o agente deve usar o principio da flexibilidade e se adaptar ao perfil do dignitário, sendo que o mesmo deverá cooperar com o agente....bom espero ter melhorado um pouco,rs

    ;D


  • vamos ver se entendi!

    então o agente deve usar o principio da flexibilidade para se adaptar ao perfil do dignitário e não ao ambiente?
  • III. O modo de operação na segurança das pessoas varia conforme o ambiente (É AÍ QUE ESTÁ O ERRO) a ser protegido, cabendo a adaptação e a atuação de acordo com cada ambiente em que se está atuando. (INCORRETO)
     
    É muito importante o intercâmbio entre o "dignitário protegido" e a segurança pessoal, pois deve haver um trabalho mútuo durante todos os dias, uma cooperação por parte do protegido, que deve estar conscientizado de que faz parte de um grupo de risco iminente e que sua eliminação ou desmoralização pública afetará a vida de um povo, cidade, Estado ou País.
    A conscientização do protegido quanto aos perigos, reais ou potenciais, que podem atingi-lo pode levar a uma mudança de comportamento, mudança de atitude em relação aos comportamentos que elevam e expõem a sua pessoa aos riscos.
    Geralmente, os esquemas de proteção é que se adaptam ao estilo de vida e de governo. No entanto, a cooperação do dignitário é imprescindível para o sucesso das operações de segurança. Ao dominar a doutrina o agente a usará respeitando o princípio da flexibilidade, adaptando seus procedimentos ao perfil do dignitário http://profmarcosgirao.blogspot.com/2011/03/prova-trf-1-comentarios-de-questoes.html
  • item III
    A questao fala do Modus Operandi, não confundir com flexibilidade de certa operação.
    A segurança se dividi em 2:
    -segurança de ativos ( bens tangíveis e intangíveis)
    -segurança de pessoas(RH)
    Tanto um como o o outro o Modus Operandi é o mesmo:
    atua-se caracteriza( ostensiva e velada) e descaracterizada(secretamente)

    é isso que a questão tenta abordar... o "modo de operação" (modus operandi)
  • Do dicionário:

    Velado

    1. Coberto com véu.
    2. Fig. Oculto, encoberto.
    3. Guardado durante o sono ou a doença.
    4. Vigiado.
    5. Passado em vigília, passado sem dormir.
    6. Que já não distingue claramente.

    Por essa definição, velado pode ser compreendido como descaracterizado.

    Ainda estou sem entender ... será que essa questão não foi anulada? Alguém pode conferir?
  • III O modus operandi é o mesmo a ser empregado, ou seja o modus operandi não muda e pronto, zé fini....
  • Pessoal no meu entender vi que a alternativa 1 estaria errada pelo fato de no final da assertiva afirmar que não tem envolvimento direto nas ações. Porém, na segurança velada além de estar infiltrado nos eventos a segurança ainda se faz de forma direta.. embora seja minimizada.
    entendi dessa forma , por isso marquei o gabarito correto lebtra B
  • Tentando contribuir..
    Quer dizer que o modus operandi difere no que diz respeito à atuação caracterizada ou descaracterizada, mas não difere de acordo com a variação do ambiente. Segundo a contribuição de um colega, entendemos por ambiente um dos dois universos mencionados na proposição II da questão - seja: segurança privada de grupos ou pessoas e segurança corporativa de empresas.

    É correto que o modus operandi é o mesmo para esses ambientes claramente distintos (interrogação)
  • III. O modo de operação na segurança das pessoas varia conforme o ambiente a ser protegido, cabendo a adaptação e a atuação de acordo com cada ambiente em que se está atuando.

    O modus operandi vai ser sempre o mesmo e não mudará independente do ambiente, esse dividido em privado dos indivíduos ou grupos e o ambiente corporativo das empresas, ou seja, a atuação da segurança se dará de forma caracterizada, atuando ostensiva ou veladamente com envolvimento diretamente nas ações, ou descaracterizada agindo secretamente sem envolvimento direto nas açoes, independente do ambiente.

    O que muda é o Ambiente, mas o modo de operação não.

  • CARATERIZADA            Atua ostensiva ou veladamente.
    DESCARACTERIZADA  Atua secretamente.

  • I. A operação de segurança das pessoas pode ser desencadeada de forma caracterizada, quando os agentes atuam ostensivamente, ou de forma descaracterizada, quando os agentes atuam veladamente ou descaracterizados, sem envolvimento direto nas ações.
      Errado. A operação da segurança das pessoas pode ser desencadeada de forma caracterizada, quando os agentes atuam, ostensivamente ou veladamente, com envolvimento direto nas ações ou reações desencadeadas, ou de forma descaracterizada, quando os agentes atuam secretamente e, em princípio, não se envolvem diretamente nas ações.

    II. Existem dois universos distintos na segurança das pessoas: o ambiente privado dos indivíduos ou grupos e o ambiente corporativo das empresas. Certo.

    III. O modo de operação na segurança das pessoas varia conforme o ambiente a ser protegido, cabendo a adaptação e a atuação de acordo com cada ambiente em que se está atuando.
       Errado. Para a execução de uma boa segurança, seja em qualquer ambiente, devemos ter um bom planejamento, através do qual se avaliará todas as informações disponíveis sobre os riscos que poderemos enfrentar, logo meus amigos, não fazemos segurança adaptadas, isso não existe!!!

  • Pessoal, a melhor explicação para o item III foi dada pelo Natanael, resumindo: modus operandi não varia.

  • Quanto ao item (I): Descaracterizada: Quando a gente NÃO ATUA DIRETAMENTE. Não cabe aforma velada porque ele mesmo estando veladamente atua diretamente na ação.

    Quanto ao Item (III): Não se fez segurança adaptada.

     

  • GABARITO B

     

    Existem dois tipos distintos de segurança: a das pessoas e das instalações (corporativa), porém, o modus operandi nunca irá mudar ou variar, é sempre o mesmo, os agentes atuam de forma caracterizada ou descaracterizada. O que pode mudar ou variar é o Plano de Segurança. 

  • Gabarito: B

    I - ERRADO.

    Caracterizada: Atua ostensiva ou veladamente;

    Descaracterizada: Atua secretamente.

    II - CERTO.

    III - ERRADO.

    - Ambiente privado dos indivíduos ou grupos (segurança VIP);

    - Ambiente corporativo das empresas (Segurança da Gestão das Pessoas).

    Em ambos os universos, o modus operandi é o mesmo, ou seja, não varia. Opera-se a segurança atuando de forma caracterizada, agindo velada ou ostensivamente, ou de forma descaracterizada, agindo secretamente, sempre observando os mesmos fundamentos técnicos e operacionais.

    PONTO DOS CONCURSOS.

  • Acho que a interpretação está totalmente errada. Adaptação não é improviso. Seria no mínimo ignorante assumir que o mesmo esquema de segurança se aplica sem modificações a todos os casos. Trecho do PDF do Estratégia:

    1. Geralmente, os esquemas de proteção é que se adaptam ao estilo de vida e de governo. No entanto, a cooperação do dignitário é imprescindível para o sucesso das operações de segurança. Ao dominar a doutrina o agente a usará respeitando o princípio da flexibilidade, adaptando seus procedimentos ao perfil do dignitário.

    Quando se diz que o modos operandi não muda isso se refere apenas ao seu universo de aplicação: tanto na segurança geral quanto na corporativa haverá a divisão da segurança entre agentes caracterizados e descaracterizados, mas obviamente no ambiente privado da autoridade os agentes caracterizados se organizam de uma forma diferente do que no ambiente público ou que ofereça mais risco


ID
261223
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação ao planejamento da segurança corporativa, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) Errada. Muito fácil, dispensa comentários.
    B) Errada. Questão Cespe TST 2007: Diante das circunstâncias do evento e do local de sua realização, é recomendável que a referida equipe responsável pela segurança seja de fato constituída de uma equipe móvel, encarregada das medidas que garantam a integridade física da autoridade; uma equipe de segurança velada, formada por agentes infiltrados entre os participantes do evento, com a finalidade de detectar e prevenir qualquer ato de hostilidade; e uma equipe de segurança ostensiva, responsável pelo trabalho ostensivo e de apoio às outras equipes, facilitando os deslocamentos, anulando ou intimidando ações hostis e prevenindo acidentes. Gabarito: Correta.
    Questão FCC/TRT9 2010: A segurança física possui na ostensividade sua melhor característica: dispositivos mecânicos, eletrônicos e até pessoas podem ser considerados elementos de segurança física, desde que perfeitamente identificáveis. Gabarito: Correta.
    C) Correta.Nível institucional (ou estratégico): envolve toda a empresa, porém está mais identificado com a alta administração, traçando filosofias e políticas de segurança e definindo a missão do departamento responsável.
    Nível departamental (ou tático): busca a otimização dos recursos, estabelecendo meios necessários para implantação de sistema de segurança integrado, detalhando condições, prazos e responsabilidades, sendo desenvolvido nos níveis organizacionais intermediários.
    Nível executivo (ou técnico): trata da descrição técnica detalhada do sistema integrado, como também de seus equipamentos, manutenção e equipes de operação e reparo.
    Nível operativo (ou operacional): trata do manual de operações de segurança propriamente dito, descrevendo normas, condutas, procedimentos de rotina ou emergenciais e os seus responsáveis, definindo como devem ser cumpridas as tarefas.
    Toda e qualquer ação de segurança de dignitário deve possuir um plano de segurança (plano estratégico e tático).
    D) Errada. Gerenciamento de Riscos: Os riscos ou ameaças podem ser prevenidos ou assumidos. A prevenção, que constitui exatamente a essência da atividade de segurança, busca evitar ou, pelo menos minimizar os eventos com manifesta probabilidade de ocorrência e com potencialidade para causar danos. Já a assunção admite tais eventos.
    E) Errada. A mais importante medida ativa de Segurança e Gestão das Áreas e Instalações é, sem dúvida, o acionamento dos órgãos de segurança pública e de defesa civil, sempre que oportuno, cabível e, principalmente, quando não for desaconselhável.
  • GABARITO C

     

    a) Não cabe à segurança física a atenção e interferência nas questões de prevenção e combate a incêndios, uma vez que são preocupações inerentes às brigadas de incêndio (o foco da atividade de segurança judiciária é a prevenção e inclui também o combate a incêndios, que na prática, hoje, é mais realizado pelo pessoal da brigada civil - brigadista)..

     

    b) A dissimulação é uma das características mais importante da segurança física; com a utilização dessa estratégia, os equipamentos não ficam expostos, os agentes de segurança são preservados, não há agressão visual, nem intimidação ao ambiente da empresa com a presença ostensitva de tais entes (os equipamentos eletrônicos de segurança devem ser instalados de forma ostensiva, visando inibir possíveis práticas criminosas contra os ativos da organização)..

     

    c) O planejamento, embora deva ser fracionado em níveis (operacional, técnico, tático e estratégico) exige a participação e o comprometimento de todos em uma empresa, principalmente dos mais altos escalões, ainda que estes sejam os que menos operacionalizam e executem as ações de segurança (para que o planejamento seja eficaz deve haver a participação de todos os envolvidos na segurança da empresa e do alto escalão)..

     

    d) Uma vez identificado, analisado seus efeitos e consequências, nenhum risco poderá ser assumido sob pena de falha no planejamento da segurança (o risco não é somente visto como um fator negativo, ele pode ser positivo para a organização no sentido de melhorar seus procedimentos de segurança, por isso, poderá ser assumido. O risco, quando assumido é chamado de risco aceitável, ou seja, é o risco gerenciado)..

     

    e) O acionamento dos órgãos de segurança pública é um dos últimos serviços a ser empregado na execução de atividades de segurança; cabendo a interferência da segurança física e patrimonial em situações nas quais a atuação não seja adequada, como nos casos de exposição da imagem ou quando já foram esgotados os meios próprios da empresa.


ID
282913
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca das técnicas operacionais empregadas para a segurança,
julgue os itens a seguir.

Se o agente de segurança necessita fazer uso de arma de fogo, antes de usá-la, o primeiro grupo de pessoas a ser considerado é o público presente.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: CERTO


    Ordem de prioridades ao utilizar arma de fogo:

    1° - Público presente

    2° - Agente de Segurança

    3° - Suspeito / Infrator 

  • CORRETA. LEMBRAR-SE SEMPRE DO SSRAU E QUE SEMPRE DEVE SER LEVADA EM CONSIDERAÇÃO, PRIMEIRAMENTE, A SEGURANÇA DA POPULAÇÃO, APÓS, A SEGURANÇA DO AGENTE DE SEGURANÇA E, POR ÚLTIMO, DO SUSPEITO.



ID
282916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca das técnicas operacionais empregadas para a segurança,
julgue os itens a seguir.

Para realizar uma busca pessoal, ainda que o revistado esteja deitado sobre o solo, o agente de segurança não poderá algemá-lo para não lhe causar constrangimento.

Alternativas
Comentários
  • Só pra relembrar...


    Só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado.

    STF - Súmula Vinculante 11.
  • Thiago Portugal, esse seu comentário (dizer simplesmente que a questão está ERRADA) foi tão significativo e agregador de conhecimento para mim que gostaria do número de sua conta bancária pra te mandar uma parte do meu primeiro salário quando eu passar....  

  • Apesar de entender, após muito esforço, o objetivo da banca ao formular essa questão ainda não concordo. Notem que há ambiguidade ao afirmar que para realizar uma busca pessoal o agente poderá algemar o revistado. Ora, se é apenas uma busca pessoal qual a necessidade de algemar o revistado (grifa-se revistado e não PRESO). Estaríamos então desrespeitando a súmula vinculante 11, como fora explanado pelo colega abaixo. Faltaram mais informações a respeito da cena descrita para uma melhor compreensão.

  • acertei a resposta, no entanto concordo com a ponderação do colega, danilo barsan. À primeira vista pensei como ele. Não se algema um suspeito.

  • Galera, gostaria de tentar ajudar a compreensão da questão. A questão diz: " , ainda que o revistado esteja deitado sobre o solo, ", neste caso, contra o suspeito ja existe uma CERTEZA de cometimento de infração. Conforme os gradientes de força, que estão presentes nas normas de direitos internacionais sobre direitos humanos, o agente estatal vai de um nível mínimo, busca preliminar e instruções apenas verbais, quando o suspeito colabora perfeitamente com a abordagem policial, até o uso  extremo da força que seria o caso da abordagem com algemação e revista ao chão, quando é sabido pela conduta agressiva do suspeito que este representa perigo aos cidadãos, aos agentes de segurança e a ele mesmo.

    Sabemos que segundo a Súmula Vinculante nº 11 a utilização de algema deve-se restringir, ao menos teoricamente, a casos EXCEPCIONAIS, quando haja, efetivamente, perigo de fuga ou resistência por parte do preso. Entendo que esta situação está implícita no enunciado, pois a conjugação da busca pessoal ao chão com algemação nos remete, no mínimo, a uma conduta que obrigue os agentes de segurança a utilizar destas mediadas.


  • Segundo Marcos Girão, o suspeito que é abordado e revistado na posição deitado é porque oferece alta periculosidade. A Súmula Vinculante 11, do STF, ampara o uso de algema desde que o suspeito ofereça algum tipo de periculosidade própria ou aos agentes que o abordaram. O raciocínio é lógico!


  • Na verdade colegas, o que faltou mesmo foi mais informação sobre a questão. E se o "revistado" em questão for de conhecimento da guarnição e for de alta periculosidade? Aí fica a dúvida né?
  • O Cespe é mala, quando afirma que "não poderá" entenda que eles estão dizendo que em nenhuma situação, mas e se o revistado tiver portando arma? Imediatamente ele será algemado por conta da segurança dos policiais. 
    É realmente uma questão difícil e bem tendenciosa, mas temos que sacar a posição da banca, cuidado com o jogo de palavras, o cespe também trabalha a multidisciplinaridade, ou seja, não apenas um conhecimento isolado, mas um contexto, inclusive o da interpretação textual, atenção!

  • O uso de algemas é a exceção. SV 11 STF, ART. 284 CPP, ART. 199 da LEP, lei 8858/2016. Não existe uso de algemas para fazer busca pessoal. Questão incompleta, mal elaborada.

  • Gabarito E

     

    Para mim o cerne da questão está nessa parte da assertiva "o revistado esteja deitado sobre o solo​". Bom, pelo que já estudei somente será empregada a revista de suspeito deitado nos casos de ocorrência de risco elevado, por exemplo, resistência, fundado receio de fuga ou que tenha trocado tiros com os agentes da lei (perigo à integridade física própria ou alheia), bem como na abordagem confirmada de veículo roubado ou furtado.

     

    Mas tudo isso deverá ser fundamentado por escrito, senão, meu caro, tu vais responder um PAD, além disso, será responsabilizado na esfera penal e, pior, a prisão será nula ou o ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade do Estado e, em havendo sucumbência deste, uma ação regressiva.

     

    HEY HO LET'S GO!

     

     

     


ID
282940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A respeito de defesa pessoal, julgue os itens seguintes.

Os agentes de segurança devem ter uma postura preventiva, profissional e agir conforme procedimentos operacionais definidos, pois uma boa postura é fator inibidor e, frequentemente, a simples presença do agente evita que a segurança seja comprometida.

Alternativas
Comentários
  • Questão: certa.

    Os agentes de segurança devem ter uma postura preventiva, profissional e agir conforme procedimentos operacionais definidos, pois uma boa postura é fator inibidor e, frequentemente, a simples presença do agente evita que a segurança seja comprometida.

    Comentários: a postura profissional do profissional de segurança é fator primordial para o bom andamento do serviço, visto que postura preventiva evita desatenção, podendo até intimidar algum mal intencionado.
  • discordo.  Afirmar que uma boa postura é fator inibidor tudo bem, mas AFIRMAR da mesma forma que FREQUENTEMENTE a simples presença do agente evita que a segurança seja comprometida. Não tem nada haver uma coisa com outra!

     

  • A palavra frequentemente se refere a maioria das vezes e na maioria do tempo, e isso é verdadeiro, pois na maioria do tempo e na maioria das vezes, a presença do agente já basta para inibir uma ação contrária

  • CERTO

     

    A postura (vestimenta, farda em perfeito estado, modo de agir e de falar) do agente de segurança ou do policial têm uma enorme influência na inibição de atos criminosos. É nesse sentido que a questão, acertadamente, afirma que a simples presença do agente de segurança já evita que a segurança seja comprometida. 


ID
282958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca da segurança de dignitários, julgue os itens a seguir.

A equipe de segurança de um dignitário deve trajar roupa em estilo diferente do da autoridade, para que a equipe possa ser identificada pela população, tendo como objetivo inibir qualquer tipo de atentado.

Alternativas
Comentários
  • 1o - A equipe de segurança deve trajar roupas adequadas para cada ocasião. O estilo da vestimenta tem que procurar sempre ser um tanto quanto
    o MESMO do dignitário. Se ele vai para um momento de lazer, o segurança deve usar um traje de lazer. Se o protegido vai a uma festa traje completo, o
    segurança também deve vestir traje completo;
    2o - O intuito é NÃO SE DESTACAR e NÃO SER FACILMENTE PERCEBIDO pela população. Quanto mais discreta sua presença, quanto mais passar por
    todos despercebido, mais eficiente será o trabalho; e
    3o - Mostrar-se indiscretamente a todas as pessoas, NÃO INIBE
    ATENTADOS e sim, os FACILITA já que o agressor conseguirá ter a noção
    exata de quem é e de como opera a equipe de segurança.
  • Questão Errada;

    mostrar-se indiscretamente ao inves de inibir faz com que a possibilidade de atentados sejam maiores e mais faceis, pois facilitou na identificação. Quando mais discreto o agente de segurança melhor; quando ao vestuário ele deve ser sempre parecido com a do dignitário ou VIP e adequado ao momento, já imaginou segurança correndo na praia de terno e gravata? :(
  • O erro da questão é afirmar que a segurança deve ser reconhecida pela população,simples assim.

           

                                       A sorte acompanha os audazes!

  • vale lembrar, a cespe e uma banca que força muito o entendimento da materia..o achismo com a cespe pode te colocar em "xeque". ela não citou o tipo de segurança e generalizou tudo o que coloca a alternativa como errada,pois existe a segurança caracterizada e descarecterizada,log o cespe colocou todos no mesmo rol.. e,nem todos os seguranças devem estar conforme o VIP.. pode acontecer  em um planejamento de um plano, se necessário, que os agentes se caracterizem como o VIP ou não.

    gabarito ERRADO

  • Na praia o VIP de sunga e os segurança de terno seria bem engraçado

    trajes semelhantes melhor dizendo na questão

  • Só se for em uma festa à fantasia kkkk ai não vai dar para saber quem é quem mesmo..kkk 

  • ERRADO

     

    A equipe de segurança, em regra, estará trajando roupa adequada para o local em que se encontra a autoridade protegida. Os agentes de segurança não deverão ser reconhecidos pela população, o foco da segurança de dignitários é a prevenção e não a repressão/ostensividade.

     

    Caso o protegido esteja numa praia, de shorts ou traje de banho, os seguranças deverão trajar roupas adequedas àquele ambiente também, claro que se atentando a "velar" o armamento, caso esteja portanto. 

  • Gabarito: ERRADO.

     

    Vestir roupas destoantes das vestimentas do dignitários vai chamar toda a atenção das pessoas para os agentes, o que é uma afronta à doutrina de segurança.
     


ID
300301
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Uma grande solenidade será realizada em local fechado, onde estarão reunidas autoridades judiciárias e convida- dos. Como medida de segurança, é necessário

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    Antes de elaborar o planejamento de segurança deve ser feito o planejamento prévio do local, este realizado pela equipe precursora, que antecede o evento e a chegada das autoridades. Deve ser feito, também, a definição das rotas, do caminho a ser percorrido antes da definição do plano de segurança. 


ID
300304
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Dois agentes de segurança estão protegendo uma impor- tante autoridade que caminha pela via pública quando, repentinamente, uma pessoa se aproxima rapidamente da autoridade com um objeto na mão. Nesse caso, os se- guranças NÃO

Alternativas
Comentários
  • a letra E tambem está errada ao meu ver. pois está afirmando que o segurança DEVE,  ou seja , obrigatoriamente tomar o objeto . E se for um celular, uma chave do carro, uma carteira? só marcaria a C , porque é a mais absurda.

  • C

     

    Jamais deverá fazer uso de amra de fogo para intimidar

     

    A arma de fogo somente será empregada em caso extraordinário, sendo redundante, somente em casos extrema necessidade.

     

    HEY HO LETS GO!

     

  • GABARITO C

     

    As provas para esse cargo, apesar de ser um cargo TOP, com um alto salário, são muito mal elaboradas desde sempre e até hoje. A alternativa menos errada é a da letra C. A arma de fogo deve ser empregada como último recurso do agente de segurança judiciária e qualquer agente público da segurança pública. Por isso faz-se necessário o treinamento e a estrita observância ao uso escalonado ou progressivo da força. 

     

    Arma de fogo não foi criada para intimidar ou amedrontar pessoas ou animais, ela foi criada com a única e exclusiva finalidade de tirar a vida, matar. 

  • Gabarito: C

     

     

    A) Em determinadas situações, se for caso extremo, o segurança deve até dar a sua vida em prol da vida de seu protegido. Na assertiva acima, interpor-se entre uma possível ameaça e sua autoridade é uma conduta possível. Certo.

     

    B) Seguindo a mesma linha de raciocínio anterior, a depender do nível de agressividade da pessoa estranha, se for preciso imobilizá-la para contê-la, a ação deve ser feita. É preciso apenas que sejam observadas as corretas técnicas de defesa pessoal e imobilização, além, é claro, da razoabilidade e proporcionalidade nas ações. Certo.

     

    C) O uso de arma deve ser o último recurso a ser usado e só deve ser usado unicamente para se defender de disparos já realizados ou de clara tentativa de disparo por parte do oponente. Atitude como a descrita na assertiva pode colocar em risco não só própria vida do DIGNITÁRIO, como a DE SI MESMO. Portanto, essa não é uma atitude recomendada. Errado.

     

    D) Essas atitudes devem nortear o comportamento de um bom agente de segurança. Certo.

     

    E) Nesse caso, como uma atitude de coragem, é preciso que se use a força, com a devida aplicação das técnicas de defesa pessoal. Certo.

     

     

     

    PONTO DOS CONCURSOS.


ID
300307
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quando a ocasião exigir máxima discrição dos agentes de segurança, é recomendável, para o reconhecimento mútuo e a troca de breves informações entre si, a utlização de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    É muito importante que a equipe de segurança desenvolva métodos e fraseologias adequadas para comunicar-se entre si de forma sigilosa e discreta, principalmente em ocasiões que assim o exigirem. 

    www.estrategiaconcursos.com.br I Profs. Herculano e Girão

  • GABARITO B

     

    A  utilização de senhas previamentes combinadas ou códigos.

    Exemplo: QAP - Atento, QSL - Entendido, entre outros códigos ou senhas utilizados na comunicação de equipes de segurança.

  • Gabarito: B

     

     

    Veja só o detalhe mais importante que interessa à questão: a ocasião exige máxima descrição!


    Pergunto logo de cara: usar fardas com distintivos especiais é sinal de discrição??? De forma alguma! É muito importante que a equipe de segurança desenvolva métodos e fraseologias adequadas para comunicar-se entre si de forma sigilosa e discreta, principalmente em ocasiões que assim o exigirem, como é o caso de nossa questão. Senhas previamente combinadas, essa sim é uma boa técnica!

    E ainda vou mais longe: a radiocomunicação não é a melhor opção para quem exige a máxima discrição!

    A grande maioria dos aparelhos de radiocomunicação na atualidade é visível, ostensiva e nada discreta. Por isso, apesar da radiocomunicação ser extremamente usada como um excelente veículo de comunicação, na situação da questão (em que se exige o máximo de discrição), não fica nada legal utilizá-la.
     

     

    PONTO DOS CONCURSOS.


ID
318190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca da segurança de dignitários, julgue os itens a seguir.

É vedada a utilização de telefonia móvel para a comunicação entre os agentes de segurança que realizam a segurança de dignitário.

Alternativas
Comentários
  • Galera, a questão está errada no site.

    O correto seria:

    Acerca da segurança de dignitários, julgue os itens a seguir.

    76. É vedada a utilização de telefonia móvel para a comunicação entre os agentes de segurança que realizam a segurança de dignitário.

    Gabarito E

    77. Quando uma equipe de segurança de dignitários realiza a segurança próxima da autoridade e adota a formação em cunha ou V, ilustrada na figura abaixo, é porque a frente do dignitário encontra-se protegida. Esse tipo de formação chama menos a atenção e favorece a imagem da autoridade perante a imprensa e o público.

                         (imagem)

    Gabarito C

     
  • Eu respodi como correta, pois a figura mostra o deslocamento na forma CUNHA e a mais indicada, a qual protege a imagem da autoridade.
  • o correto seria o formato em losango, pois assim protegeria todo o dignatario dos meios de comunicação.

  •               Prezados, ao meu ver a questão generaliza, pois não são em todos os casos em que é vedado o uso
    telefonia móvel entre agentes de segurança quando na segurança do dignitário.

  • como as equipes de segurança vao se comunicar em caso 

    de alguma cituaçao de atentado ou ataque com os outros 

    seguranças se estes estao se comunicaçao 

  • Questão Errada. Sem se comunicar o risco é muito maior, um rádio de comunicação chama muito mais atenção que um telefone móvel, hoje em dia todos usam celulares, um meio barato e fácil de se comunicar, mas é importante estabelecer frases código e não ficar distraído no telefone. 

  • ERRADO

     

    Pelo contrário, deve-se fazer uso de aparelho telefônico para a comunicação entre os agentes de segurança, porém, o mais recomendado seria a utilização de rádios comunicadores, de prefêrencia com fones de ouvido para melhor camuflagem e utilizando o "código Q" para a comunicação via rádio. 

     

    Em alguns casos o uso do telefone celular será mais preciso e sigiloso do que a utilização de rádios de comunicação. 

  • Gabarito: ERRADO.


    A tecnologia pode ser uma grande aliada para a segurança, desde que, claro, utilizada apropriada e adequadamente. A telefonia celular, por ser de grande portabilidade e não tão custosa, pode e deve ser usada por equipes de segurança de autoridades.
    Agora, vale ressaltar que tal equipe deve definir padrões e fraseologias adequadas para uma comunicação discreta, sigilosa e conveniente entre os membros da equipe e o dignitário protegido.
     

     

    PONTO DOS CONCURSOS.

     


ID
318208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a técnicas operacionais.

Ao realizar abordagem e busca pessoal de infratores, o agente de segurança deve deixá-los em pé, quando estiver em local aberto, descampado, ou quando houver vários deles e algum manifestar a intenção de fugir.

Alternativas
Comentários
  •  Em pé:

    - Adequada apenas quando no local da captura há obstáculos físicos onde o infrator possa se apoiar (muros, paredes, veículos altos, etc)

  • Questão Errada.

    No caso em questão, se há mais de um infrator, ou ele ficam encostados de costas na parede, ou ficam sentados e algemados.

    E ainda:

    - Busca Pessoal de Joelhos: só é utilizada se o revistado for delinquente em fuga, foragido, criminoso conhecido da guarnição ou pego em flagrante delito.

    - Busca Deitado:  empregada quando a ocorrência for de alto risco, como delinquente em fuga, criminoso que trocou tiros com a guarnição e na abordagem confirmada de veículo furtado ou roubado.

    Bons estudos!

    Fonte: Prof. Marcos Girão.
  • Na questão fala em local aberto, nesse caso, deve ser feita a busca pessoal no possível infrator com ele de joelhos ou deitado, pois o recomendado é ele virado para muro ou viatura, não possuindo esse tipo de auxilio o que resta é coloca-lo de joelhos ou deitado com as mãos atrás da cabeça.

  • A abordagem a uma pessoa com atividade suspeita deve estar calcada em técnicas de posicionamento que facilitem sua contenção, caso se faça necessário. O policial deve, taticamente, encontrar-se sempre em posição de vantagem no momento da realização da busca pessoal.

    Existem posições que podem dar ao policial certa vantagem sobre o abordado, fazendo com que os riscos e a necessidade do uso da força sejam minimizados:

     O policial deve manter distância do individuo abordado, a fim de evitar que seu corpo seja alvo de uma eventual investida;

     A distância adequada proporcionará uma melhor visão do ponto de foco (corpo inteiro), dando tempo de reagir conforme seja necessário;

     É fundamental para a segurança do policial manter-se longe das chamadas “regiões quentes” – mãos, pés e cabeça;

     A região frontal do corpo humano é considerada a região mais adequada para combates. Por isso, o policial deve evitar abordar a pessoa sob suspeita pela região frontal;

     O policial deve realizar abordagem transversalmente, minimizando o poder de reação da pessoa abordada;

     Ao abordar um indivíduo, mantenha a parte do seu corpo onde está localizada sua arma longe dele;

     O posicionamento adequado durante a abordagem policial, fará com que o agente da lei possa conter a pessoa abordada, caso se faça necessário, diminuindo a necessidade da utilização da força, salvaguardando, assim, a integridade física dos envolvidos na ação.

    Prof. Alexandre Herculano


ID
353962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação às técnicas operacionais de segurança, julgue os itens
que se seguem.

A busca pessoal só pode ser realizada mediante mandado, ainda que haja fundada suspeita de que uma pessoa esteja na posse de armas proibidas ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: ERRADO

    Art. 240/CPP.  A busca será domiciliar ou pessoal.
            § 1o  Proceder-se-á à busca domiciliar, quando fundadas razões a autorizarem, para:
            a) prender criminosos;
           b) apreender coisas achadas ou obtidas por meios criminosos;
            c) apreender instrumentos de falsificação ou de contrafação e objetos falsificados ou contrafeitos;
            d) apreender armas e munições, instrumentos utilizados na prática de crime ou destinados a fim delituoso;
            e) descobrir objetos necessários à prova de infração ou à defesa do réu;
            f) apreender cartas, abertas ou não, destinadas ao acusado ou em seu poder, quando haja suspeita de que o conhecimento do seu conteúdo possa ser útil à elucidação do fato;
            g) apreender pessoas vítimas de crimes;
            h) colher qualquer elemento de convicção.
            § 2o  Proceder-se-á à busca pessoal quando houver fundada suspeita de que alguém oculte consigo arma proibida ou objetos mencionados nas letras b a f e letra h do parágrafo anterior.
     
      Art. 244/CPP.  A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar.

    Ainda sobre o tema:

    A busca pessoal somente poderá ser realizada por agentes públicos em cumprimento a específica ordem judicial ou, então, sem ordem judicial, desde que possuam atribuição de prevenção ou investigação criminal, qualificados pelo exercício do poder de polícia. Em razão de sua fórmula procedimental, a diligência constitui atividade de caráter tipicamente policial, mesmo que destinada exclusivamente à colheita de provas para a instrução do processo.
  • Quem nunca levou o famoso BACULEIJO kkkkkk por acaso algum policial mostrou a você alguma ordem judicial?

    Naaaaaaooooooo

  • sem mais, se couber flagrante dispensa mandado.

    Deus está vendo seu esforço !

  • Tem base uma questão dessa não, é só pra deixar o cara que ta começando a fazer concurso feliz, achando que ta sabendo.

  • ERRADO

     

    A busca pessoal independerá de mandado. 


ID
353965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação às técnicas operacionais de segurança, julgue os itens
que se seguem.

Considere que, durante ronda em viatura oficial, um agente suspeite de determinado carro parado em uma rua e decida fazer uma abordagem. Nessa situação, o referido agente deve parar a viatura oficial atrás do veículo suspeito, à distância aproximada de dois metros, ou à esquerda do veículo, a um metro e meio, e nunca defronte ou ao lado do veículo suspeito.

Alternativas
Comentários
  • POSIÇÃO DA VIATURA DURANTE A ABORDAGEM

    Ao efetuar a abordagem, a viatura deve estar com os faróis acessos

    e todas as luzes de sinalização ligadas. O motorista da viatura

    deve alertar o veículo suspeito com toques de sirene e de farol.

    Durante a abordagem a viatura deve ficar aproximadamente a dois

    metros atrás do veículo e um metro e meio a sua esquerda, de modo

    que, o farol direito da viatura reflita no retrovisor externo

    esquerdo do veículo.

    O agente nunca deverá parar a viatura de frente ou ao lado do

    veículo suspeito.

    Comunicar via rádio sobre a abordagem e vistoria, informando a

    localização para possível apoio.


  • Caro Rafael,

    muito bom seu comentário. Gostaria de saber qual foi a fonte da qual foi retirado, pois, para fins de recursos futuros, devemos ter uma bibliografia oficial que seja aceita pela Banca.

    Obrigado.

  • "... ou à esquerda ..." esse "OU" faz com que a questão fique errada, não??

  • Daniel, o ou é exatamente o que tem no procedimento de abordagem com viatura. 

    ...atrás do veículo suspeito, à distância aproximada de dois metros, OU à esquerda do veículo, a um metro e meio, e NUNCA defronte ou ao lado do veículo suspeito....



  • Acabei errando a questão por achar que seria inviável posicionar-se atrás do veículo, por que isso possibilitaria eventual fuga. 

    Mas minha interpretação foi equivocada, de acordo com os ilustres comentários dos nobres colegas estudantes. 

  • me corrijam por favor, conforme o texto do colega rafael a viatura deve estar atras E a esquerda, nao OU, pois dessa forma nao seria incorreto parar ao lado, visto q somente ESQUERDA entende se lado.

  • Correta, mas essa distancia ta errada, a doutrina orienta a parar a uma distancia de 5 a 8 m de distancia do veiculo a ser abordado. tanto que ja vi em outras questoes cespe fazerem alusão a distancia de 5m e nao 2m como consta nesta questao


  • O gabarito ao meu ver esta ERRADO.

    Logo essa questão cabe recurso, pois não existe abordagem de lado.... só que os ´´canas´´ quiserem tomar chumbo de bandido! rs

  • Há um detalhe interessante. A questão fala de um agente apenas. Seria prudente apenas um agente abordar um veículo? 

  • Ao abordar um veículo suspeito, o motorista da viatura deve tentar parar
    atrás deste veículo, a uma distância de 03 a 07 metros e da metade do veículo
    para a esquerda.

    Profs. Alexandre Herculano

    Porém o proprio, quando fez a questão considerou como correta.

  • Maiquel, a questão não pergunta se é correto a decisão do agente. Penas disse que ele decide fazer a abordagem, e para julgar o que ele faz na abordagem.

     

    Mas eu concordo com você que seria imprudente um agente apenas abordar.

  • THÁZIA ,CONCORSO COM VOCÊ...

  • Pesquisei muito para entender essa questão e descobri que foi alvo de polêmicas na época da aplicação da prova do MPU, porém, apesar da chuva de recursos, o CESPE manteve o gabarito.
    Não tem como justificar, a questão está errada. Em vários manuais é sempre atrás de 2 a 7 m (varia conforme instituição) E à esquerda (ou metade do carro, ou 1,5 m).
     

  • Pessoal o comando da questão é claro  "à distância aproximada de dois metros", ou seja 3 ou 4 metros é considerado perto. Ao contrário se a questão trouxesse 7 metros, aí sim seria esdrúxula.


ID
353968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação às técnicas operacionais de segurança, julgue os itens
que se seguem.

O agente encarregado de proceder à busca preliminar deve tocar o suspeito antes que ele assuma a posição contra a parede ou qualquer outra superfície vertical.

Alternativas
Comentários
  • Resposta Errada. 

    Pois o agente policial deve :

    1 - Dar o comando de voz  orientando suspeito em que posição ele deva permaner  para a segurança  do agente.
    2- Realizar a busca corporal do suspeito .
  • Na verdade a questão não trata do momento da voz de comando, trata da ocasião da abordagem em que o agente já obedeceu a ordem de comando e foi para a parede.

     

    Neste caso, não se deve tocar no agente antes que ele encoste na parede, pois ele poderá regir e surpreender o agente de segurança.

     

     

    Logo, deve-se tocar no agente somente após ele encostar na parede, bem como após estar em situação de desequilíbrio (braços abertos com as mãos tocando a parede, pernas abertas e afastadas da parede, quadril inclinado, afastado da parede etc). Somente após essa posição de desconforto do abordado é que o agente de segurança deve tocá-lo e iniciar a busca pessoal (sempre de cima para baixo).

  • ERRADO

     

    Complementando: a busca pessoal, em edificações, é a última ação a ser adotada pelo agente de segurança judiciária. 

  • Complementando

    Princípios da Abordagem RUSSA:

    Rapidez

    Unidade de comando

    Surpresa

    Segurança

    Ação integrada.


ID
353971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação às técnicas operacionais de segurança, julgue os itens
que se seguem.

O profissional responsável pela realização de uma ação de busca deve planejar toda a atividade, levando em consideração os princípios da legalidade, simplicidade, rapidez, surpresa e oportunidade.

Alternativas
Comentários
  •  gostaria que nos informasse onde foram localizados esses principios,já que os principios em abordagem são rapidez,ação vigorosa,surpresa,unidade de comando e segurança,devendo esses serem dotados pelo principio legalidade.

  • ABORDAGEM A PESSOAS
    Princípios da Abordagem

    1) Segurança - é a certeza, a confiança, a garantia, a condição de estar seguro. Basicamente, é estar cercado de todas as cautelas necessárias para a eliminação dos riscos de perigo.

    2) Surpresa - ato ou efeito de surpreender, aparecer inopinadamente. O fator surpresa, além de contribuir decisivamente para a segurança da equipe, é dissuasor psicológico da resistência do abordado.

    3) Rapidez - qualidade de ser rápido, instantâneo, ligeiro, veloz. O princípio da rapidez, dentro da progressão policial, visa impossibilitar uma reação por parte do abordado.

    4) Ação vigorosa - maneira como se exerce uma força física. Não se pode confundir vigor com arbítrio. O policial deve fazer com que o infrator da lei sinta que há decisão de sua parte, neutralizando o menor esboço de reação. O importante é o impacto psicológico, a postura e a conduta, fatores
    inibidores de uma possível reação.

    5) Unidade de comando - ao se realizar uma abordagem, certos comandos verbais devem ser emitidos visando ao entendimento por parte do abordado das ações que deva realizar. Somente um dos policiais da equipe deve ser incumbido de comandar a abordagem e de dar as ordens, pois, se vários policiais emitirem ordens ao mesmo tempo, a confusão dominará a ação policial, prejudicando seriamente seu êxito.
  • Segundo material do prof. Alexandre Herculano sobre esse tema:

    "Princípio da simplicidade – O plano mais simples deve ser o preferido, pois ordens claras e concisas aumentam a

    compreensão e evitam a confusão, contribuindo para o êxito da tarefa."

    Questão certa!

  • Concordo com o Danilo. Tenho conhecimento do consagrado SSRAU, mas simplicidade? Vai saber né..
  • Pessoal, a questão fala de ação de busca e não busca pessoal ou abordagem.

    Quando uma viatura se depara em situação com indivíduos em flagrante delito, não se pode planejar nada, o que vai prevalecer é a técnica do agente na abordagem desses indivíduos.

  • Principios da abordagem -> RUSSA

    rapidez, unidade de comando, segurança, surpresa e ação vigorosa.

  • Princípios da Abordagem: Na abordagem a SurRa Segura evita Coma Vigoroso

    - Sur.: Surpresa; Ra.: Rapidez; Segura: Segurança; Coma: Unidade de Comando; Vigoroso: Ação Vigorosa.

  • A URSS 

    Ação Vigorosa, Unidade de Comando, Rapidez, Segurança e Surpresa.  

  • SIMPLICIDADE? Vou morrer errando a questão

  • CERTO

     

    @Jean Silva, acredito que a simplicidade está associada a conduta de agir sempre do procedimeto mais simples para o mais complexo. 

  • @Bruno Mendes, exatamento isso.


ID
353974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação às técnicas operacionais de segurança, julgue os itens
que se seguem.

Para a colocação de algemas em um detido, o agente deve proceder da seguinte forma: posicionar as mãos do detido nas costas dele, com as palmas voltadas para fora, mantendo-as juntas, dorso com dorso, e colocar-lhe as algemas, cuja fechadura deve ficar para fora, posicionada para baixo e travada.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva errada. 

    Esse não é o único método de uso de algema. Existem outros modos de utilização que são menos conhecidos porém não são, por isso, ineficientes. Claro a exposição acima se refere ao método mais utilizado pela polícia brasileira, consequetemente o mais multiplicado nos cursos de formação policial. Esse método é o mais eficaz para detenção de indivíduos com grande risco de fuga, agressão ou dano. O procedimento descrito está correto, o único erro está em colocar a fechadura posicionada para baixo. A fechadura da algema deve ficar posicionada para cima, de modo que para soltar as algemas não se precise de nenhuma manobra complexa do policial. As palmas da mão para fora evitam que o detido consiga com sua mãos manobrar algum objeto sobre as fechaduras, quando fechadas dorso com dorso, se as algemas estiverem bem atadas dificilmente o detido conseguirá virar as palmas para dentro. Segue figura com demonstração do método. 
    algemado
  • O procedimento para colocar as algemas deve ser cercado de cuidados. 

    Deve-se manter afastado da pessoa presa e mandá-la abaixar as mãos, colocando-as atrás das costas com os polegares voltados para baixo ( autoaticamente as costas das mãos se juntam).
  • O erro nesta questão está no quesito posição da fechadura da algema que sempre deve estar para cima!

  • ERRADA. A FECHADURA DA ALGEMA DEVE SEMPRE ESTAR VOLTADA PARA CIMA.

    LEMBRANDO: PROCEDIMENTO DE ALGEMAÇÃO – UM PRESO –

    1 – PRESO NA POSIÇÃO DE REVISTA CONTRA A PAREDE (PRELIMINAR). ALGEME PRIMEIRAMENTE A MÃO DIREITA DO PRESO (MÃO FORTE),

    2 – COM UM MOVIMENTO DE ROTAÇÃO TRAGA ESTA MÃO PARA TRÁS DO CORPO DO SUSPEITO E FIRME-A JUNTO AO CORPO DO SUSPEITO

    3 – COM SUA MÃO ESQUERDA, SEGURE OS DEDOS DA MÃO ESQUERDA DO SUSPEITO E TRAGA ATÉ A ALGEMA, FINALIZANDO


  • Achei meio ambígua- posicionar as mãos do detido nas costas dele..

  • fechadura direcionada para as costa nuca pra fora!

  • Fechadura da algema deverá posicionar-se para cima, ao invés de para baixo. ÚNICO ERRO!

  • Se ao invés juntas fossem SEPARADAS e ao invés de baixo fosse CIMA. 

    Estaria correta a questão.

  • MELHOR COMENTÁRIO E O MAIS SIMPLES: "fechadura direcionada para as costa nuca pra fora!".

     

     

     

  • Há dois erros nessa questão. Primeiro as palmas das mãos devem ser voltadas para fora e MANTIDAS SEPARADAS, dorso com dorso. Segundo, a fechadura das algemas deve ficar para fora, posicionda para CIMA e travada.

     

    Fonte: A. Herculano e M. Girão.

  • ERRADO

     

    O método mais utilizado na prática é o de trazer as mãos do abordado para trás, colocando-as palma com palma e a fechadura da algema sempre para o lado de cima, para facilitar a retirada. O método de dorso com dorso também é utilizado, porém, é muito mais incômodo para a pessoa algemada, causando desconforto e reclamações. Porém, os dois métodos, quando utilizados de maneira correta, são seguros. 


ID
353977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito às atividades relacionadas com a segurança de
dignitários, julgue os itens subsequentes.

No que se refere à escolta a pé, o tipo de escolta que proporciona melhor segurança aproximada é representado por uma formação em losango em torno da autoridade, sendo um agente posicionado à frente dela, um ao lado esquerdo, um ao lado direito e um à retaguarda.

Alternativas
Comentários
  • Exatamente isso: o VIP fica no meio, um agente na frente e outro atrás dele, outro agente do lado esquerdo e outro do lado direito. Lembramos a figura de um losango. Este tipo de segurança é indicada para quando há risco do VIP sofrer um ataque frontal. Este método permite uma proteção de 360º para a autoridade.


    AVANTE!

  • ....


  • E a Escolta e "S" (Israelense)???

     

  • Leandro, a Israelense é melhor. Mas tem que levar em consideração a visão da Banca. Se aparecer na prova a Escolta S como melhor, marca sem medo como correta. Mas se aparecer a formação em losango, já se sabe que o Cespe a considera como melhor. O importante é ganhar o ponto.

  • bizula bizula..... :\

  • Pra mim que precisava de pelo menos 5 agentes para segurança em losango. Eles não mencionaram o "mosca". Três agentes mais o "mosca" resultaria em uma formação em cunha.

     

  • CERTO

     

    A formação em losango permite a proteção em 360° e tem grande flexibilidade para a mudança de direção de deslocamento. O campo de visão dos agentes na formação em losango também deve ser bastante amplo, de forma a cobrir todos os ângulos determinados para cada agente. Ideal para recintos fechados, principalmente onde há riscos de hostilidade.

     

    Fonte: material do Estratégia - Herculano e Girão 2017

     

    Vale lembrar, ainda, que a formação em losango é composta por 4 agentes, sendo um deles o MOSCA, que vai atrás e à direita (caso em que for destro) ou à esquerda (se for canhoto), mantendo uma distância aproximada de um braço da autoridade. Os outros agentes posicionam-se à esquerda, à direita e à frente do protegido.

  • Cadê o mosca? Acertei, mas fiquei preocupado na hora de marcar hsauhsuhsua

     

  • CERTO

     

    Lembrando que mesmo na formação em losango, poderá haver o agente de segurança denominado mosca que se posicionará, em regra, atrás e ao lado direito da autoridade protegida. 

  • Cespe TSE - 2006

    Na formação em losango, o mosca se posiciona à direita da pessoa que está sendo protegida.

    Gabarito: Errado

    Justificativa:

    o mosca se posiciona à direita e atrás.

    Alguém pode me ajudar com essa questão.

  • Acho inadequado falar em "melhor formação de segurança" pra escolta a pé, não existe uma melhor que a outra existe a mais adequada para cada situação


ID
353980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito às atividades relacionadas com a segurança de
dignitários, julgue os itens subsequentes.

Para proteção contra emboscadas, o comboio que conduza, em velocidade reduzida, autoridade deve manter distância de 1,5 m entre as viaturas, e, em alta velocidade, distância de 2,5 m a 3 m.

Alternativas
Comentários
  • Nenhum manual se refere a distâncias precisas. Mas a doutrina de segurança infere que a distancia de segurança é a que o motorista veja o pneu do veiculo a frente tocando o solo. Isso representa mais ou menos 1,80m em baixa velocidade. Quando a velocidade aumenta essas distancia obviamente deve aumentar também girando em torno de 3 a 4m. A questão não muito restritiva então da pra considerar essas medidas. 

    Complicado!
  • Apaser de ser uma medida de segurança, vai de encontro ao CTB. 

  • o CTB so indica a distancia que devemos guardar lateralmente e não a distancia de seguimento, conforme o código de trânsito a distancia de seguimento deverá ser segura,isso e subjetivo para o condutor, então gabarito conforme normas de segurança esta corretissimo!!

  • Safadeza esse tipo de questão desrespeito a quem estuda já que  não tem essa informação em lugar nenhum...

    MISERAAAAA.....

  • só o examinador sabia a resposta...brincadeira esta questão.

  • Essa questão não foi anulada não?

     

  • O OBJETIVO É NAO DEIXAR CARROS ESTRANHOS  ENTRAREM NO MEIO DO COMBOIO

  • Não concordo com a 2 afirmativa de 2.5m a 3m, a doutrina predominante fala entre 3m a 5m, logo não é 2.5.

     

  • Deveria ser anulada porque não diz se essas distâncias são laterais ou frontais....


ID
353983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito às atividades relacionadas com a segurança de
dignitários, julgue os itens subsequentes.

Considere que determinada autoridade participe de um jantar em restaurante aberto ao público. Nessa situação, o responsável pela segurança deve orientar a autoridade a ficar posicionada de costas para uma parede, afastada de entradas e saídas, e sempre no centro do dispositivo de segurança, para facilitar, em caso de atentado, fuga rápida e eficaz.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia dizer qual é o erro da questão,por favor....
    Grato
  • Entendo eu que o erro esteja em afastado de entradas e saídas e sempre no centro do dispositivo, pois taticamente deve-se ter uma rota de fuga e nem sempre no centro do dispositivo de segurança, pois os agentes precisam ter espaço p/ uma ação rápida de proteção e contra-ataque....

    POR FAVOR CAROS COLEGAS, SE FALEI ALGUMA BESTEIRA, SE MANIFESTEM OS ESPECIALISTAS DA ÁREA, POIS CURSO GESTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E AINDA NÃO TIVE NA MINHA GRADE A SEGURANÇA PRIVADA.

    DESDE JÁ AGRADEÇO.
  • Valéria, seu comentário está muito bom.

    Apenas complementado: conforme aula do Prof. Marcos Girão, quando o dignitário fica afastado das entradas e saídas, podem ocorrer dificuldades nas ações de fuga em caso de atentados.
    A equipe deve sempre buscar posicionar a autoridade de certa forma que eventuais ações de evacuação possam ser rápidas e facilitadas.
    Importante também, que essas entradas e saídas devem estar monitoradas e protegidas.

    Bons estudos!
  • De costas para uma parede - PREFERENCIALMENTE.

    Afastada de entradas e saídas - ERRADO (preferencialmente próximo)

    Sempre no centro do dispositivo de segurança - PREFERENCIALMENTE. Obs.: o dispositivo de segurança a que se refere a questão, ao meu entendimento seria a própria equipe de segurança.

  • Creio que o erro seja quanto ao acesso às entradas e saídas. E mais do que está próximo a esses locais, o importante é ter um acesso privativo! Vejam que neste outro item do CESPE há erro, mesmo a autoridade estando próxima à saída:

    CESPE - MPE/AM - 2008

    Quando uma autoridade for assistir a uma peça teatral, a segurança deve posicioná-la na primeira fila próxima ao palco, aos corredores e às portas, para facilitar sua saída do ambiente em caso de crise.

    GABARITO CESPE: ERRADO

  • Vê-se que há um paradoxo: afastado das entradas e para facilitar a fuga rápida e eficaz... Errado

  • ERRADO

     

    A questão acerta a trazer a posição de costas para uma parede e afastado da entrada, porém, erra ao meniconar que fiquem afastados das saídas. Pelo contrário, a autoridade deve estar protegida e próxima às saídas para que em caso de emergência seja retirada do local com mais agilidade. 


ID
353986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito às atividades relacionadas com a segurança de
dignitários, julgue os itens subsequentes.

Em eventos públicos de que participem autoridades, a equipe de vistoria é responsável pela verificação de pontos críticos, pelo estabelecimento de contato com o organizador do evento e pelo policiamento ostensivo, incluindo-se escolta e batedores.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em falar sobre " policiamento ostensivo " , essa função é exclusiva das polícias militares .
  • Questão Errada.

    A equipe de vistoria NÃO realiza policiamento ostensivo. Seu trabalho é de PREPARAÇÃO,  e por isso de extrema DISCRIÇÃO.

    A equipe de vistoria tem como função:
    - realizar a varredura nos locais de eventos e viaturas utilizadas pelas autoridades, com o objetivo de identificar, neutralizar ou remover quaisquer dispositivos que constituam ameaça, tais como explosivos, escutas ou elementos desmoralizantes.

    Fonte: Prof. Marcos Girão.
  • Questão errada.

    O erro da questão já foi comentado pelos colegas.

    Interessante ressaltar a importância do trabalho da equipe de vistoria. A verificação das peculiaridades dos locais onde a autoridade irá transitar é de suma importância para o planejamento das necessidades que a equipe terá durante os deslocamentos e paradas. Questões básicas como a possibilidade de estacionamentos deve ser levantada antes da chegada ao local, para evitar transtornos.

    Citando uma ocorrência emblemática, a carro do presidente Barack Obama, chamado pelo serviço secreto de "The Best" não resistiu a falta de planejamento da equipe de segurança. Em visita a Irlanda, quando o presidente e a primeira dama saiam da embaixada norte-americana em Dublin, "The Best" ficou preso numa rampa na saída da embaixada. O incidente não trouxe nenhuma transtorno maior, além de fazer o presidente trocar de carro. Porém ficou demonstrado o quanto é importante a verificação dos locais de deslocamento pela equipe de vistoria. Detalhes muito simplórios, porém que fizeram o presidente dos EUA passar vergonha nos noticiários internacionais.

  • Prezado CB_joao o policiamento ostensivo não é exclusivo da policia militar, ele se caracteriza pela presença de agentes devidamente identificados e pode ser de qualquer órgão de segurança pública e até mesmo privada.

  • Policiamento ostensivo não é função exclusiva de policiais militares. O policiamento ostensivo é missão típica da Polícia Militar. Porém segurança ostensiva pode contar também com a atuação da Polícia Civil, em ações típicas de polícia administrativa, que fiscaliza o funcionamento de bares e clubes, bem como de polícia judiciária, com plantões no local de determinado evento para atender receber as ocorrências. As guardas municipais também são coadjuvantes importantes para inibir ações delituosas de pequena expressão, capazes de se expandirem e evoluírem para delitos maiores e se transformarem em desordens ou crimes.

  • Caros colegas, ao se comentar uma questão é preciso saber do que se está falando. O erro da questão não está só no "policiamento ostensivo" . 


    O erro da questão foi bem explicado pela colega "Alessandra Diniz", por meio do prof. Marcos Girão. 


    Equipe de Vistoria integra a fase da PREPARAÇÃO que conta com as fases: 

    Precursão
    Vistoria
    Inteligência


    Policiamento ostensivo integra a fase da EXECUÇÃO, que é composta: 
    Segurança avançada

    Segurança Dissimulada (infiltrada)

    Segurança ostensiva (da qual faz parte o policiamento ostensivo)






  • LUCIANE!!

    Acho que faltou uma, na equipe de execução temos a de segurança APROXIMADA que faz a proteção direta do dignitário.

  • Como vimos, o grupo de preparação é formado por duas equipes: precursora e de vistoria:

    a) Equipe Precursora: é o grupo de agentes de segurança que antecede a visita da autoridade, percorrendo os locais de eventos e hospedagem no programa, com a finalidade de oferecer subsídios ao planejamento de segurança.

    b) Equipe de Vistoria: é o grupo de agentes de segurança que se desloca à frente da autoridade com tempo variável, com a finalidade de identificar, neutralizar ou remover dispositivos que oferecem perigo.


    Quanto ao grupo de execução, formado pelas seguintes equipes: segurança aproximada (a pé ou motorizada); segurança velada; segurança avançada; e segurança ostensiva, vejamos cada um:

     Equipe de segurança aproximada: responsável pela proteção da autoridade e por sua retirada em caso de emergência. Divide-se em equipes fixas e móveis.

     Equipe fixa: é aquela que permanece nos locais de repouso e alojamento utilizados pelo dignitário, fazendo também a preservação destes locais.

     Equipe móvel: é aquela que está permanentemente com o dignitário, dedicando-lhe atenção exclusiva e executando medidas que lhe garantam a integridade física;

     Equipe de segurança velada: formada por agentes de segurança que devem estar adequadamente trajados e infiltrados na população, com a finalidade de detectar qualquer movimento hostil;

     Equipe de segurança avançada: encarregada de chegar aos locais dos eventos com certa antecedência, verificar as condições do mesmo, se o planejamento está sendo seguido e informar a equipe aproximada, aguardando a chegada do dignitário e sua comitiva para, em seguida, deslocar-se para o local do evento;

     Equipe de segurança ostensiva: é aquela que executa um trabalho ostensivo com a finalidade de proteger e dar apoio, facilitando os deslocamentos, anulando ou intimidando ações hostis ou prevenindo acidente (Essa parte é realizada, quando necessária e permitida, com apoio da segurança pública, ex: Polícia Militar).


    Prof. Alexandre Herculano

  • As equipes de vistoria também contribuem para a plena eficácia do
    Perímetro de Segurança Pessoal, realizando a varredura nos locais de
    eventos e viaturas utilizadas pela autoridade
    , com o objetivo de
    identificar, neutralizar ou remover quaisquer dispositivos que constituam
    ameaças tais como explosivos, escutas ou elementos desmoralizantes.


    Após cada procedimento de varredura, o ambiente ou veículo “varrido"
    deve ser repassado para os responsáveis pela guarda das Instalações físicas
    ou das viaturas, de forma que não haja mais possibilidades de sabotagem.


    A equipe de vistoria compõe a equipe de preparação.

    (Profs. Alexandre Herculano e Marcos Girão)

  • Gabarito: ERRADO.

    A equipe de vistoria não realiza policiamento ostensivo.

    Seu trabalho é de preparação e, por isso, de extrema discrição: essa equipe realiza a varredura nos locais de eventos e viaturas utilizadas pela autoridade com o objetivo de identificar, neutralizar ou remover quaisquer dispositivos que constituam ameaças tais como explosivos, escutas ou elementos desmoralizantes.

    PONTO DOS CONCURSOS.


ID
354025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que se refere às técnicas de defesa pessoal, julgue os itens a
seguir.

Considere que, em um ataque surpresa, um criminoso tenha agarrado, pelas costas e por baixo dos braços, o agente de segurança de uma organização, com a intenção de imobilizá-lo. Nessa situação, uma das técnicas recomendadas para reagir à agressão é a chave de dedo, que consiste em pegar o dedo do agressor e girá-lo até que ele se solte.

Alternativas
Comentários
  • http://www.youtube.com/watch?v=-0FHp2_25JM

    C
    erto como 2+2=4.
  • Nem tão certo assim!

    Vou girar o dedo ou força-lo contra a parte contrária a palma da mão?

    bons estudos a todos!!!

  • Conforme indicado pelo colega "JOSE NETO" o vídeo o qual fora repassado não demonstra a situação real.

    segue o vídeo mais indicado: http://www.youtube.com/watch?v=sK4Lz2nHGD8

  • A pegada PELAS COSTAS e por baixo dos braços

    Pegue o dedo do oponente e gire até que o mesmo o solte. Aplique então se necessário uma chave de dedo para controlar ou conduzir o oponente. Se necessário quebre o dedo (se numa ação criminosa).

    SEGURANÇA CORPORATIVA PARA TRIBUNAIS E MINISTÉRIO PÚBLICO

    PROFESSOR: MARCOS GIRÃO PONTO DOS CONCURSO




  • CERTO

     

    Longe de ser a técnica mais eficiente e adequada, porém, quando utilizada, em determinadas pessoas, pode resolver a situação. 

  • Nessa questão a Banca cobra o entendimento do candidato sobre a classificação de distâncias quando o confronto é inevitável, quais sejam:

    Longuíssima Distância - acima de 3,6m

    Longa Distância - 1,51m a 3,6m

    Média Distância (chute) - 0,5m a 1,5m

    Curta Distância (soco) - de 0,2m a 0,5m

    Curtíssima Distância (cabeçada) - até 0,2m

    Quando o comando da questão cita que o criminoso agarrou o agente pelas costas, torna-se evidente que trata-se da distância curtíssima em que agente e agressor encontram-se agarrados ou a menos de um palmo de distância um do outro.

    Nessa distância, Os golpes mais eficazes são a cabeçada, cotovelada e joelhada em partes sensíveis do corpo. Como vemos em eventos de MMA, socos e chutes a essa distância são quase inexpressivos por não conseguirem amplitude para atingir suas potências máximas. Deve-se tomar cuidado com chaves nas articulações, estrangulamentos, pressões em determinadas partes do corpo (testículos, seios, olhos, nariz, etc.), mordidas e principalmente golpes com objetos cortantes, perfurantes ou perfuro cortantes (facas, canivetes, garrafas de vidro quebradas, etc.). Técnicas de projeção são muito eficazes também, afinal, começar um combate levando uma queda de judô bem dada frustra qualquer combatente.

     

    Resposta: Certo


ID
354031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que se refere às técnicas de defesa pessoal, julgue os itens a
seguir.

As técnicas de projeção são utilizadas para lesionar gravemente o agressor, para controlar uma agressão de forma moderada, ou para simplesmente ganhar tempo enquanto o agressor se levanta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar porque a banca considerou como certo o fato de usar técnicas de projeção para "lesionar gravemente o agressor"?

  • concordo com o amigo, pois salvo uma fatalidade, como ser projetado de cabeca, dificilmente se tera uma lesao seria com tal golpe.

  • Discordo dos colegas "thiago braga" e "Calil Vidal", uma vez que com técnica de projeção pode-se fraturar a coluna do oponente, deslocar ombro, clavícula, dentre outros... logo pode-se LESIONAR GRAVEMENTE O AGRESSOR!!!

    Veja: http://www.unclefesterbooks.com/articles/cqb.pdf (PROCURE NO TEXTO ONDE SE REFERE A TÉCNICAS DE JUDÔ)

  • Exatamente; PODE-SE, ou seja, é uma possibilidade eventual, não um resultado visado pelo defensor como a questão colocou "..são utilizadas para lesionar gravemente...", até pq a finalidade da Def pessoal é neutralizar o cara, n  o ferir!

  • Questão duvidosa ! 

  • Gabarito totalmente sem noção. 
    Tive aula com o mito do DOE aqui no DF, mestre em defesa pessoal e ele discordou plenamente do gabarito.
    Se cair questão afirmando que as técnicas de defesa pessoal (projeção no caso em tela) são utilizadas para lesionar gravemente, marco ERRADO com tranquilidade.

    Bons estudos.

  • Cespe com suas "cespices". Não se pode afirmar que as técnicas de defesa pessoal tenham como finalidade lesionar gravemente o agressor. Isso pode acontecer, mas não é a finalidade precípua, como a safada questão nos afirmou. 

  • questão ERRADA! Se estivesse escrito ´´PODEM´´, estaria correta. 

  • Questão muito errada, técnicas de projeção servem mais para imobilização do que para lesionar gravemente!

  • Realmente uma lástima este tipo de questão.

  • Não é questão de lástima, certo ou errada. É questão de acertar a questão. Se o entendimento da banca é esse , então...Ela dá as carta, ela constrói as regras...Depois de tomar posse, vamos fazer um grupinho , ir  lá no Cespe e aplicar técnicas de projeção nos elaboradores das questões e mostrar para eles que se isso pode machucar ou não. Enfim, não adianta brigar com a banca antes da posse. Temos que entender como a banca pensa.. Depois, faz o que quiser com o contra-cheque na mão....

  • De qualquer maneira o entendimento adotado pela banca de que a projeção é para lesionar gravemente está errada. Putz, para elaborar questões ou manuais de defesa pessoal coloquem especialistas no assunto. Rídiculo esse gabarito e essa questão.

  • Bruno Mendes, sabe qual manual o Cespe utiliza para essas questões?

  • TÉCNICAS DE PROJEÇÃO DE JUDÔ:

    QUESTÃO CERTA! GALERA,FÉ!

    LESIONAR GRAVEMENTE O ADVERSÁRIO;

    CONTROLAR UMA AGRESSÃO MODERADA.

    GANHAR TEMPO EMQUANTO O ADVERSÁRIO SE LEVANTA.

    OUTRAS TECNICAS PARA CONHECIEMENTO DE PROJEÇÃO:

    GOSHI

    O-SOTO-GARI

    IPON-SEIOI-NAGE

  • Se na defesa pessoal deve-se observar o uso progressivo da força ( legalidade, necessidade e proporcionalidade)... Como acreditar que o gabarito aprovou o lesão grave...

  • gradação do uso da força!

    "Quem manda é o freguês".

  • Desde quando as técnicas de projeção são utilizadas para lesionar gravemente o adversário ?

    Na verdade elas PODEM lesionar gravemente . 

    QUESTÃO ERRADA! 

    Quem tem dúvida veja esse vídeo para maior compreensão.

    https://www.youtube.com/watch?v=uCD3F08hlyo

  • "As projeções podem ser utilizadas para lesionar gravemente o adversário, para controlar uma agressão deforma moderada, ou para simplesmente ganhar tempo enquanto o adversário se levanta." O Goshi

    https://pt.slideshare.net/aspaulomello/defesa-pessoal-comentada-para-profissionais-de-segurana-privada

    JUDô TECNICAS DE PROJEÇÃO

    FINALIDADE

    lesionar gravemente o adversário

    para controlar uma agressão deforma moderada, ou

    para simplesmente ganhar tempo enquanto o adversário se levanta

    http://igepp.com.br/uploads/arquivos/igepp_-_camara_policia_aula_07_-_defesa_pessoal_marcos_girao_170414.pdf

  • Nessa questão é abordada as chamadas técnicas de projeção que nada mais são que procedimentos de se lançar o oponente ao solo. São oriundas de artes marciais como o Judô, Luta Greco Romana e outras. Quando se fala em Defesa Pessoal, é preciso ter em mente que o intuito maior deve ser sempre reagir moderadamente, usando os meios necessários, para se afastar uma agressão (homem) ou ataque (animal).

    Dessa forma, o único ponto que poderia gerar uma certa confusão ao candidato seria a parte inicial que cita “lesionar gravemente o agressor”. Ora, a depender da situação fática, até a força letal poderá ser usada (posso matar se essa for a única alternativa para não morrer). Assim sendo, a intenção de uma queda poderá ser provocar uma lesão grave e até mesmo matar.

     “As projeções podem ser muito eficientes no combate corpo-a-corpo, desde que você siga algumas regras: Aproveite a força do adversário para lança-lo ao solo; Não haja competição de força; Sempre entre no adversário com base forte e bem equilibrado; Cause desequilíbrio no adversário através de alavanca e projete-o ao solo. As projeções podem ser utilizadas para lesionar gravemente o adversário, para controlar uma agressão de forma moderada, ou para simplesmente ganhar tempo enquanto o adversário se levanta.

    Resposta: Certo


ID
566593
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Uma das ações de combate ao início de incêndio é

Alternativas
Comentários
  • Acionar o alarme combate o início de incêndio??? Questão ridícula!

  • Deve pensar sempre em primeiro lugar à vida humana, acionando o alarme todos vão evacuar o local.

  • Concordo com o Diogo ! Acionar o alarme vai combater o início do incêndio ? NÃO

  • acredito que em primeiro vem o treinamento, em países desenvolvidos isso é notório a exemplo filmes, eles tem um grande treinamento.

    se alguém aqui no Brasil sem o devido treinamento ouvir o alarme, não sabera do que se trata, assim acredito que o treinamento vem em primeiro.

  • Honestametne o primeiro passo é treinar equipe. Em uma equipe destreinada e funcionários despreparados o acionamento do alarme pode , inclusive, provocar pânico.

    Questão absurda, ridícula!

  • Analisando a questão com mais calma, pode-se chegar na resposta certa.

     

    Ele diz INÍCIO DO INCÊNDIO, ou seja, começou a pegar fogo.

    Nesse momento não tem mais como treinar a equipe. Logo, a questão A está errada.

    Tão logo, não tem como avisar o superior, pois como o superior irá avisar as outras equpes? Logo, a letra B está errada.

    A letra D está errada também, pois, sair correndo não tem como avisar do incêndio.

    E, por fim, a letra E está totalmente errada. Não se deve abafar o local.

     

    Sendo assim, a resposta C é a correta, pois o alarme é uma ação para combate a incêndio. Se não fosse, o corpo de bombeiros não exigiria em alguns estabelecimentos.


ID
726337
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Sobre a segurança de autoridades, patrimônio e documentos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a- Muito estranho falar que foi projetada para minimizar os danos ao meio ambiente, acho que para minimizar os danos ao infrator! 
    b- CERTISSIMO
    c- e sempre preventiva!
    d- deve manter a seguranca fisica do dignitario!
    e- ha varias formas de inpensao! Quando geralmente aparece "unica", "somente" e afins em concursos esta errado rs 

    BONS ESTUDOS! 


  • Com relação a alternativa a:

    Segundo Alexander (2003), o termo “armas não-letais” é utilizado para
    definir armas especificamente projetadas e empregadas para incapacitar pessoal ou
    material, ao mesmo tempo em que minimizam mortes, ferimentos permanentes no
    pessoal, danos indesejáveis à propriedade e comprometimento do meio-ambiente.
  • a) comentários: As armas não letais foram projetadas para, além de outros requisitos, minimizar os danos ao meio ambiente

    b) comentários: correta

    c) comentários: A atuação do vigilante, antes de mais nada, tem caráter preventivo, devendo agir após a prevenção falhar

    d) comentários: A segurança física da autoridade é o que mais deve ser preservado, não podendo ser deixada pra segundo plano.

    e) comentários: A inspeção não pode ser tão somente visual, devendo ser física também com vistas a garantir um maior controle de acesso e segurança em uma edificação. 


  • O problema é que eles confundem vigilante com agente de segurança. Oportuno informar que, legalmente, o vigilante patrimonial é impedido de exercer (ao menos diretamente), a segurança de pessoas. Para isso existe o SSP (segurança pessoal privado), que se trata de cargo com capacitação e prerrogativas normativas diferentes...

  • Complementando

     

    Com certeza o posicionamento e as regras básicas de segurança devem ser observadas pelo agente de segurança.

     

    O conceito de "arma não letal" não mais existe. O correto é "arma ou armamento MENOS letal", pois, apesar de ser de menor potencial ofensivo, se for utilizada de forma incorreta ou, descumprindo suas normas técnicas de aplicação, pode se tornar letal. Porém, as provas para o cargo de agente de segurança judiciária ainda trazem essa nomenclatura ultrapassada. 

     

     


ID
726343
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto à segurança de Dignitários é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Só após o reconhecimento do itinerário é possível planejar todo o esquema de segurança. Através desse reconhecimento que vai estabelecer todos os pontos críticos e vulneráveis.
    • a) O reconhecimento do itinerário deve ser realizado antes de ser definido todo o esquema de segurança. CORRETO
    • b) A rotina faz parte da vida cotidiana da população e não faz diferença na segurança da autoridade. EVITA-SE A ROTINA
    • c) Quaisquer que sejam as técnicas empregadas na segurança de dignitários, deve-se seguir a gradação da mais complexa para a mais simples quando se define o esquema de segurança. SEMPRE DO MAIS SIMPLES PARA O MAIS COMPLEXO, DO DA MENOR INTERFERENCIA A MAIOR INTERFERENCIA, DA MENOS ONEROSA A MAIS ONEROSA
    • d) O emprego de um segurança de dignitários nunca envolve responsabilidades civis para esse agente. ENVOLVE RESPONSABILIDADES CIVIL, ADMINISTRATIVA E PENAL
    • e) O uso de agentes oriundos das polícias e das Forças Armadas nunca é permitido na segurança de dignitários. É USADO EM CARATER COMPLEMENTAR SEMPRE QUE NECESSÁRIO(VIDE CÍRCULO CONCÊNTRICO DE SEGURANÇA DE DIGNATÁRIOS)
  • O reconhecimento do itinerário é realizado pela equipe precursora. Após a análise do ambiente ou trabalho de campo (pontos de risco, abrigos, rotas alternativas, vulnerabilidades, croquis, público, etc) é que a equipe de inteligência terá condições de efetivar um plano consistente de proteção do dignitário.

     

  • a) O reconhecimento do itinerário deve ser realizado antes de ser definido todo o esquema de segurança. CORRETO.

     

    Devem ser levantados todos os dados que podem influir de maneira positiva ou negativa no fluxo da autoridade. Após a análise dos dados é realizado o reconhecimento corrigindo ou confirmando o planejamento inicial.

  • GABARITO A

     

     

    a)  O reconhecimento do itinerário deve ser realizado antes de ser definido todo o esquema de segurança. (antes de definir todo o esquema de segurança é preciso saber qual será o intinerário adotado, os procedimentos em geral).

     

    b) A rotina faz parte da vida cotidiana da população e não faz diferença na segurança da autoridade. (a rotina faz uma enorme diferença na segurança das autoridades, inclusive, as equipes de segurança de dignitários devem sempre estar inovando, alterando percursos, trajetos e esquemas de segurança).

     

    c) Quaisquer que sejam as técnicas empregadas na segurança de dignitários, deve-se seguir a gradação da mais complexa para a mais simples quando se define o esquema de segurança. (a gradação será da mais simples para a mais complexa, da menor para a maior, da mais próxima para a mais afastada, do mais baixo para o mais alto. Sempre partindo da escala menor para a maior).

     

    d) O emprego de um segurança de dignitários nunca envolve responsabilidades civis para esse agente. (o agente de segurança responderá civil, penal e administrativamente por seus atos reprováveis).

     

    e) O uso de agentes oriundos das polícias e das Forças Armadas nunca é permitido na segurança de dignitários. (é permitido e muito bem aceito, porém, o fato de ser policial, por sí só, não credencia o agente a se tornar agente de segurança de dignitários, mas com certeza essa formação ajudará e muito para que seja um bom profissional).


ID
726346
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Sobre as técnicas, táticas e modus operandi da segurança de dignitários, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • NÃO ENTENDI O ERRO?
  • Atuar ostensivamente significa dizer atuar fardado ou vestido a carater, usar dispositivos de seguirança que o caracterizem como agente, por exemplo, armas, carros e etc.. Atuar de forma velada significa atuar disfarçadamente em uma operação para infiltrar-se na multidão por exemplo a fim de monitorar melhor a área. Essas duas formas indicam formas de atuação caracterizada pois possuem envolvimento direto nas ações ou reações desencadeadas. Agora, atuar descaracterizadamente significa atuar secretamente e, em princípio, não se envolver diretamente nas ações.
    Atuando ostensivamente, a segurança das pessoas utiliza o próprio caráter ostensivo de suas ações - seja pela atitude, pelo uso de uniformes ou pelos equipamentos empregados – como instrumentos da segurança que busca proporcionar. Atuando veladamente, seus agentes operam não uniformizados e com bastante discrição, embora sem ocultar completamente sua condição de profissionais de segurança.
    Operando de forma descaracterizada, os agentes ocultam completamente essa sua condição e atuam secretamente direcionados para a prevenção, evitando, salvo em situações extremas, o envolvimento direto em ações ou reações, tendo em vista manterem-se incólumes. Agem como elementos de apoio, exatamente onde, como e quando os agentes ostensivos ou velados estão impedidos de agir.
  • Todos os itens: a) a atuação descaracterizada do segurança facilita ações preventivas, pelo fato de estar desuniformizado. R.: O erro do ítem "a" está em se afirmar que a atuação do segurança facilitará ações preventivas PELO FATO de estar desuniformizado. Ou seja, o erro está na justificativa. Estaria correto, por exemplo, se afirmasse que facilita ações preventivas PELO FATO de atuar na inteligência, descobrindo-se a presença de grupos terroristas em certo evento. Essa informação seria repassada aos grupos destinados a atuar diretamente na ação. Resumindo, o fato de estar descaracterizado não faz parte das ações preventivas.

    b) a lealdade e a sinceridade, independentes dos desdobramentos, são alguns parâmetros de conduta por parte do segurança. R.: Correto. c) reuniões antes do uso, pela primeira vez, do plano de segurança são ineficázes na segurança de dignitários. R.: Reuniões são completamente eficazes. Além de ser precipitado, pode colocar em risco toda a ação ao se executar um plano de segurança sem prévias reuniões, revisões, testes de equipamentos e possíveis retificações. d) a execução do plano de segurança deve ser colocado em prática logo após sua elaboração escrita. R.: Errado. Mesma justificativa do ítem anterior. e) sempre haverá distinção entre o modus operandi utilizado para a segurança de pessoas e do empregado para empresas. R.: Segundo Marcos Mandarini, são dois universos distintos, mas expressivamente interrelacionados e o modus operandi utilizado para os dois é o mesmo.
  • Para mim, essa questão seria nula, pois não há alternativas corretas.
    A letra (b) diz que a lealdade e a sinceridade, independentes dos desdobramentos, são alguns parâmetros de conduta por parte do segurança.

    ->independentes dos desdobramentos
     (está inserida na questão de forma genérica, tanto pode ser o segurança do dignatário passivo (leal) a todas as atitudes do VIP, quanto se ativo (leal) aos princípios de segurança, independete da vontade do VIP.

    Bem, se o dignatário for LEAL somente ao VIP, pode haver uma "quebra" aos princípios de segurança.

    Bem, esse foi meu ponto de vista.
  • Acrescentando o comentário do colega acima,

    Também acredito que a questão deveria ser anulada pois esta expressão INDEPENDENTES DOS DESDOBRAMENTOS fica muito subjetivo. Por exemplo, imagine que o agente atuando descaracterizado seja descoberto e apreendido por alguém que queira ferir a segurança do VIP, neste caso, o agente não poderia usar de SINCERIDADE, pois iria comprometer todo o esquema de segurança. Então para mim, nenhuma das alternativas válidas!
  • Palhaçada da FCC, como assim o agente tem que ser sincero independente dos desdobramentos? Quer dizer que se alguém passar na rua e perguntar ao agente todo o plano de segurança ele dever ser sincero e dizer?! A questão deveria ter especificado dizendo que era para ser sincero à autoridade, ao dignitário, aí estaria correta!

  • Daí o dignitário resolver quebrar todo plano de segurança e arriscar sua vida em procedimento qualquer. Vai o segurança ser leal e sincero sabendo da condição de risco iminente? A segurança opera mesmo contra a vontade da autoridade em situações de risco. Questão mal intencionada e mal formulada!

  • GABARITO "B"

     

    Na primeira vez que fiz essa questão a errei.

     

    Analisando hoje, tendo voltado a leitura do material, percebi que os fatores de lealdade e sinceridade dizem respeito as condutas dos seguranças para com o dignitário, seja na elaboração do plano de segurança ou durante a execução dele. 

     

    Com relação às demais alternativas:

     

    a) Quando os agentes atuam de forma descaracterizada (modus operandi), estarão atuando secretamente, sem se envolverem diretamente nas ações, com informações que subsidiarão a atividade das demais equipes de segurança. 

     

    c) As reuniões antes da execução do planejamento são extremamente eficazes e deverão ser realizadas para uma melhor interação por parte das equipes de segurança e suas funções na missão.

     

    d) Não necessariamente deverá ser executado o planejamento de segurança, logo após sua elaboração. Poderá haver treinamento ou ensaios de execução, por exemplo. 

     

    e) O modus operandi nunca irá mudar, seja para a segurança das pessoas ou para a segurança institucional. O que muda é o planejamento de segurança para cada uma delas ou pode variar também para cada tipo de autoridade a ser protegida. 

  • A questão tem haver com a formação do operador de segurança: leal e honesto. Essas terorias são do Marcos madarini e é pura literalidade.
  • Na minha opinião questão deveria ser anulada, não tem alternativa correta...

     

     a)a atuação descaracterizada do segurança facilita ações preventivas, pelo fato de estar desuniformizado.

    Atuação descaracterizada é quando o agente atua de forma secreta, evitando participar diretamente nas ações, não tem relação com estar desuniformizado. O uso de uniformes tem mais sentido se a questão vier falando sobre atuação ostensiva. Tem várias questões da FCC em que ela tenta confundir os candidatos nesses conceitos, ou ela fala que descaractizada/caracterizada tem a ver com uniformes ou afirma que velada é descaracterizada. A atuação pode ser: Caracterizada (ostensiva ou velada) - aqui os agentes atuam diretamente nas ações; ou Descaracterizada - atuam secretamente, evitando participar diretamente nas ações.

     

     b)a lealdade e a sinceridade, independentes dos desdobramentos, são alguns parâmetros de conduta por parte do segurança.

    Discordo do gabarito. Sinceridade independente dos desdobramentos? Se especificasse lealdade e sinceridade com sua equipe estaria correto, mas generalizar não dá. Vamos tirar como exemplo uma situação verídica. No caso daquele cara que invadiu um fórum em SP e manteve uma juíza como refém ameaçando atear fogo nela, pedindo que filmassem a ação, colocassem na televisão e pedindo para que ela afirmasse que ele não era louco. Será que um agente que estivesse negociando deveria ser totalmente sincero com esse sujeito? Para neh... Link da notícia para quem não conhece o caso: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/03/video-mostra-pm-negociando-libertacao-de-juiza-no-forum-butanta.html

     

     c)reuniões antes do uso, pela primeira vez, do plano de segurança são ineficázes na segurança de dignitários.

     

     d)a execução do plano de segurança deve ser colocado em prática logo após sua elaboração escrita.

     

     e)sempre haverá distinção entre o modus operandi utilizado para a segurança de pessoas e do empregado para empresas.

    Modus operandi não varia, outro ponto que é recorrente em provas da FCC.

  • Eu entendo que é literalidade do livro do Madarini, mas pqp custa usar um pouco do bom senso essa banca?

    Esse livro foi escrito em 2005 e não teve segunda edição para eventuais correções posteriores, não é possível que uma afirmação dessa da letra B seja considerada certa por todo estudioso do assunto, que por sinal são nulos no Brasil, todos os PDF's de cursinhos são cópias uns dos outros repetindo os conceitos desse livro sem nenhuma reflexão crítica (e ainda querem chorar por direitos autorais disso)


ID
767656
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No tocante às regras básicas de segurança a serem adotadas durante os deslocamentos e itinerários destacam-se as condutas abaixo.

I. Manter sempre o mesmo trajeto, evidenciando, deste modo, a rotina da autoridade e de sua equipe de segurança.

II. Manter sigilo sobre datas e horários dos deslocamentos.

III. Utilizar itinerários mais seguros.

IV. Havendo a suspeita de riscos à integridade física do dignitário, efetua-se a troca do veículo da autoridade como estratégia de dissimulação do traslado.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra B.

    Ótimo questão, muito bem formulada. 

    Analisando itens corretos:

    II - A informação deve ser fragmentada na medida da necessidade de conhecimento dela. Não se deve disperssar a informação por toda a equipe e inclusive para as equipe de suporte, fora da área de segurança. O único de deve em todas as oportunidades ter conhecimento total da operação é o chefe de equipe que irá gerenciar o efetivo de acordo com a missão. 

    III - Não precisa comentários.

    IV - A equipe de segurança deve ter um "toque leve como pena". Traduzindo, o dignatário terá maior apreço por uma equipe que realize seu trabalho de forma discreta e quase imperceptível, ninguém procura uma equipe que faça shows. Os deslocamentos, trocas, paradas, devem ser feitas sem levantar suspeitas e para evitar ao máximo confrontos. Caso, ocorra uma possibilidade de conflito, a equipe deverá utilizar todos os meios disponíveis para evitá-lo. A utilização de dublês, troca de veículos e itinerários são ferramentas que devem ser utilizadas para evitar os conflitos. 

    E o item errado:

    I - A rotina é o pior inimigo da segurança, ela leva ao descuido, ao desleixo, à falta de humildade, aumentando o leque de riscos a que está exposto o dignatário. 


ID
767659
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Durante a execução da escolta motorizada, é fundamental que sejam tomados cuidados em relação aos veículos e viaturas utilizadas pela autoridade e sua equipe de segurança. Considere:

I. Em caso de ataque, manter-se em movimento.

II. Portas dos veículos da autoridade sempre destravadas.

III. Inspecionar as viaturas e veículos antes de serem utilizados.

IV. Estacionar os veículos em condições de pronto movimento e saída rápida.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • O item II está errado pois as portas do veículo devem estar travadas como medida de segurança. Sabendo disso, eliminam-se os itens A, B, C e D.

     

    Gab: E


ID
767665
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Os agentes encarregados da segurança de autoridades devem adotar medidas e atitudes preventivas de conflitos e problemas envolvendo o dignitário a quem protege. Estas ações variam desde a simples presença física, funcionando como inibidor de uma ação criminosa, até o uso de arma de fogo, como último recurso para defesa própria, protegendo sua incolumidade física, bem como a de terceiros. Diante desta assertiva, os agentes responsáveis pela segurança:

I. Devem buscar fundamentos legais para todas as suas decisões, atitudes e linhas de ação.

II. Em situações de conflitos reais, é desnecessária a verificação e avaliação de outras possibilidades menos danosas e nocivas de intervenção em relação à ação do agressor.

III. Devem sempre evitar resultados desproporcionais e injustos, observando, deste modo, a adequação e gradação à necessidade exigida pelo caso presente.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra A.

    A banca FCC tem como praxe incitar o candidato a dar uma resposta contrária aos preceitos da escala de força. Princípio básico da utilização de força, tanto por forças policiais como por forças de segurança em geral, a escala de força deve ser observada em toda a atitude do profissional perante o agressor. Caso o agente responder a uma agressão de força desproporcional, desmedida e irresponsavelmente, certamente responderá pelos seus atos. Não se trata apenas de evitar o envolvimento em procedimentos judiciais, mas é uma questão de sobrevivência no mercado. Um dignatário não irá querer para si uma equipe de segurança que chame mais atenção do que ele. Atitudes desproporcionais chamam a atenção da mídia, que está ávida por deslizes. O dignatário quer para si uma equipe silenciosa e discreta que possa executar a tarefa com o menor distúrbio possível.
    O item II está errado quando diz que é desnecessário a observância de meios menos danosos em uma situação de conflito real. É exatamento o contrário do que trata a escala da força. É claro, a força será proporcional, portanto se a agressão usar poder letal será respondida na mesma medida. Por exemplo, não seria cabível um manifestante que quer acertar uma torta no rosto do dignatário, ser vítima de um golpe de bastão da equipe de segurança que lhe cause a fratura de seu crânio. O manifestante deve apenas ser imobilizado, utilizando-se técnicas proporcionais a sua resistência.
  • Não concordo com o item I: Devem buscar fundamentos legais para todas as suas decisões, atitudes e linhas de ação? Nem juiz de direito faz isso


ID
767668
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Você, responsável por conduzir o veículo de uma autoridade pública, verifica que uma via pública necessária ao trajeto da autoridade teve a iluminação comprometida na sua última passagem, criando assim, um fator de risco, à segurança por má iluminação. Para diminuir este risco você

Alternativas
Comentários
  • Alternatica correta letra C.

    A alternativa C descreve exatamente a conduta que deve ser seguida pelo agente de segurança.
    Vamos analisar os erros das demais alternativas:

    A) Medida desproporcional ao evento. O agente não tem poder para alterar a agenda do dignitário, somente poderá assumir está postura numa ação devidamente caracterizada de risco letal ou a integridade física. Possibilidades devem ser avaliadas em seu grau de risco.

    B) A má iluminação com certeza é fator de risco. Esse dá margem tanto para atuação de grupos em eventos planejados ou não.

    D) É função do agente de segurança manter a integridade de seu dignitário. Não deve transmitir para os demais órgãos de segurança pública essa responsabilidade. E também, a medida é desproporcional ao evento ocorrido.

    E) O chefe da segurança é quem tem acesso direto ao dignitário e irá controlar todos os integrantes da equipe. Tudo deve passar por ele, as informações devem ser detalhistas, o detalhismo durante o planejamento deve ser permanente.

ID
795337
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

As ações vinculadas à segurança corporativa patrimonial são constituídas por uma série de processos, sendo estes conceituados como o conjunto de atividades nas quais entradas se modificam e apresentam como resultado determinadas saídas. Deste modo, o aumento de sensação de segurança por parte dos funcionários, diminuição de ocorrências criminosas e neutralização de eventos potencialmente danosos à organização são exemplos de

Alternativas
Comentários
  • auguem  pode me explicar ,,,,,,,,,

  • ???????????????????????

  • é rir para não chorar, nem o examinador sabe o que ele escreveu !!

  • Não entendi foi P... nenhuma.

  • A única lógica que consigo ver na resposta foi pensando na relação causa/consequência:

    Ações de entrada - segurança patrimonial na porta da empresa para impedir que assaltos aconteçam; instalação de sistema de vídeo monitoramento em áreas onde ocorreram ações criminosas; implantação de sistema de brigada de inocência.

    Tudo isso gera:

    Ações de saída - “o aumento de sensação de segurança por parte dos funcionários, diminuição de ocorrências criminosas e neutralização de eventos potencialmente danosos à organização.”

    Resumindo: Para cada ação da empresa (entrada) teremos uma reação (saída).

  • Senhores, o assunto da questão é sobre :  "Noções de Segurança e Vigilância: de documentos e processos" cobrada no edital do certame em epígrafe. ( FCC- TST-2012)

    A questão define PROCESSOS: "atividades nas quais entradas se modificam e apresentam como resultado determinadas saídas"

    Um processo é um trabalho contínuo e repetitivo, uma série de passos sequenciais adotados por uma organização para produzir um resultado desejável. Podemos dizer que processo é uma atividade, ou um conjunto de atividades, que usa ENTRADAS (tambem chamado de insumos -inputs) mensuráveis, adiciona-lhes valor,( ATIVIDADES) e produz uma saída (output) que é o resultado para um cliente – que pode ser interno ou externo à organização. Ou seja, é uma sequência ordenada de ações direcionadas para atender uma demanda específica da organização.

    Portanto:

    O aumento de sensação de segurança por parte dos funcionários, diminuição de ocorrências criminosas e neutralização de eventos potencialmente danosos à organização são os resultados produzidos pelo " PROCESSO", denominados SAÍDAS.

    Gabarito : letra D

     

    A dor é temporária........

  • Galera, o gararito do QC está ERRADO! Se entrar no site da FCC e buscar o gabarito correspondente, constatará que a banca deu como certa a letra B!

    Cuidado! Já constatei erros semelhantes em outras questões.

  • O gabarito oficial corresponde a letra B

  • Galera, o gabarito é letra,  foi modificado SIM , copiei e colei aqui... se encontra na página 2 da alteração.

     

    Setembro/2012

    CONHEC. GERAIS E ESPECÍFICOS
    Cargo ou opção I09 - TÉC JUD - ÁREA ADM - ESP SEGURANÇA JUDICIÁRIA
    Tipo gabarito 1

    Preliminar 044 - B - Alterado 44 - D

     

    TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO ATRIBUIÇÕES DE QUESTÕES E ALTERAÇÕES DE GABARITO

    Abaixo as Atribuições de Questões e Alterações de Gabarito conforme item II do Edital nº 06/2012 de Resultado das Provas Objetivas, Discursiva - Redação e Discursiva - Estudo de Caso, publicado no Diário Oficial da União, página 190, na edição de 31/10/2012.

    Técnico Judiciário – Área Administrativa – Especialidade Segurança Judiciária (I09)

    Questão 44 tipo 1 D - Olha nós aqui oh! :)

    Questão 44 tipo 2 E

    Questão 45 tipo 3 E

    Questão 45 tipo 4 A

    Questão 44 tipo 5 A

    Caderno de Prova ’I09’, Tipo 001

    44. As ações vinculadas à segurança corporativa patrimonial são constituídas por uma série de processos, sendo estes conceituados como o conjunto de atividades nas quais entradas se modificam e apresentam como resultado determinadas saídas. Deste modo, o aumento de sensação de segurança por parte dos funcionários, diminuição de ocorrências criminosas e neutralização de eventos potencialmente danosos à organização são exemplos de

    (A) entradas.

    (B) transformações.

    (C) especificações.

    (D) saídas. (nosso gabarito)

    (E) fornecedores.

  • A resposta esta no enunciado da pergunta!


    As ações vinculadas à segurança corporativa patrimonial são constituídas por uma série de processos, sendo estes conceituados como o conjunto de atividades nas quais entradas se modificam e apresentam como resultado determinadas saídas.

  • É o tipo de questão que o examinador quer derrubar o candidato pela redação esdrúxula e carregada, e não pelo conhecimento sobre o assunto em si. Verifiquei a prova, de fato, gabarito letra B.


ID
1067794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A segurança física e patrimonial das instalações e das pessoas que frequentam os ambientes internos de estabelecimentos públicos ou privados demanda o emprego de equipamentos e técnicas específicas. Em relação às técnicas de segurança física e patrimonial e de defesa pessoal e armamento, julgue os itens seguintes.

O emprego da força física e de arma de fogo, pelo agente de segurança patrimonial, nas situações em que houver risco iminente à vida, deverá obedecer a três princípios básicos: legalidade, necessidade e proporcionalidade

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.

    Sendo mais preciso, o uso da força por agentes de segurança pública deverá obedecer aos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência.

  • Não concordo com este gabarito, vou explicar: O emprego da força física e de arma de fogo, pelo agente de segurança patrimonial, nas situações em que houver risco iminente à vida, deverá obedecer a três princípios básicos: legalidade, necessidade e proporcionalidade , nas situações em que houver risco iminente à vida vc poderá utilizar dos meios necessários mesmo ilícitos, sendo o caso da LEGITIMA DEFESA. (o agente estará amparado pela excludente de ilicitude).

  • Portaria 4.226/2010

    "ANEXO I 

    DIRETRIZES SOBRE O USO DA FORÇA E ARMAS DE FOGO PELOS AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA

    2. O uso da força por agentes de segurança pública deverá obedecer aos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade,

    moderação e conveniência.  

  • Colega Andersom.

    Legitima defesa exclui a ilicitude do fato, isso significa que o fato é licito (LEGAL).

  • Certa

     

    GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL No- 4.226, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2010

    DIRETRIZES SOBRE O USO DA FORÇA E ARMAS DE FOGO PELOS AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA

    2. O uso da força por agentes de segurança pública deverá obedecer aos princípios da legalidade, necessidade, proporcionalidade, moderação e conveniência.

  • CERTO

    Observados, também, outros princípios preconizados, como o da progressividade no uso da força e o princípio da autodefesa.


ID
1067797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A segurança física e patrimonial das instalações e das pessoas que frequentam os ambientes internos de estabelecimentos públicos ou privados demanda o emprego de equipamentos e técnicas específicas. Em relação às técnicas de segurança física e patrimonial e de defesa pessoal e armamento, julgue os itens seguintes.

A defesa pessoal deve ser realizada de forma a prevenir a agressão e controlar o agressor, empregando-se métodos, técnicas e equipamentos que proporcionem uma resposta sem violência e sem uso da força excessiva.

Alternativas
Comentários
  • Questãozinha marota! Trocaram o verbo REPELIR por PREVENIR!!! 

    Dessa forma o CESPE entende que prevenir também repeli.
  • Como é que se vai empregar uma chave de braço sem violência?...Cespe veio para MATAR, ROUBAR E DESTRUIR...

  • Se faz uso da força, logo se faz o uso da violência.... Estranha a questão

  • A defesa pessoal divide-se de seguinte forma:

     Preventiva – Antecipar –se ao fato ou situação, chegando primeiro não permitindo que eles aconteçam;

     Ostensiva – Estar sempre atento ou alerta a tudo e a todos ao seu redor, fazendo–se notar o estado de alerta;

     Repressiva – Ação propriamente dita, hora de entrar para cobrir a situação ou fato. A defesa pessoal também pode

    ser verbal quando a situação é de ofensa moral.

  • Questão mal elaborada. É de se estranhar uma questão assim da CESPE.

  • O termo "sem violêcia" na minha opinião deixa a questão errada,o uso necessario da força deve ser proporcional a atitude do agressor.

     

    Vá e Vença!

  • CERTO

    A questão traz o termo "sem violência" que pode mesmo confundir, porém, essa atitude "sem violência" está associada ao que é esperado pela ação de todo agente público, mesmo nos casos onde é exigido o uso da força. O conceito de uso progressivo da força já afasta o termo violência. Há a distinção entre os termos violência e uso da força.  

  • Honestamente deveria existir uma punição para bancas examinadoras por esse tipo de questão. Honestamente, o cara tem que forçar muito , mas muito mesmo para justificar o termo "sem violência " como correto

  • MInha dúvida foi se poderia agir em legitima defesa usando equipamentos...

  • o  mal da teoria é que nem sempre se aplica na prática. Quem elaborou esssa questão nunca praticou arte marcial ou qualquer tipo de luta. acertei de tanto ler a teoria, mesmo sabendo que na prática não é assim

  • Imobilizar sem emprego de violência!!! Quero ver alguém no MUNDO fazer algo desse jeito... Questão escrota para prejudicar quem realmente estuda...

  • A defesa pessoal deve ser realizada de forma a prevenir a agressão e controlar o agressor, empregando-se métodos, técnicas e equipamentos que proporcionem uma resposta sem violência e sem uso da força excessiva.  

    Nesta questão, ela traz exatamente o que espera, o uso da força com a sua devida proporcionalidade.

    O uso progressivo da força, não necessita ser com violência. Se um cidadão vem pra cima com a faca, existem as técnicas de defesa, ou armas não letais para que sejam utilizadas, sem precisar  usar de violência ao imobilizar o agressor. Trocando em miúdos, compete usar o uso progressivo, sem a necessidade de espancar o agressor. 

    A questão, ao meu ver, não tem o que falar em " fugir da prática". Pelo contrário.

  • A verdadeira e difícil essência da Defesa Pessoal, em traços gerais, consiste em prevenir a agressão e controlar o(s) agressor(es), valendo-se de métodos e ferramentas estudadas, sem violência e sem força excessiva.

    Ao contrário do senso comum, há muito mais técnicas de Defesa Pessoal que não empreguem o uso da força do que os que empregam.

    Em minhas aulas sempre cito o exemplo de uma mulher que, ao perceber que iria sofrer uma agressão, corre para dentro de uma loja, gritando e alertando outras pessoas sobre o perigo. Não há que se confundir Técnicas de Defesa Pessoal com técnicas oriundas de Artes Marciais, estas fazem parte daquelas, porém não são sinônimos.

    Resposta: Certo


ID
1067827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Considerando que as atividades do técnico judiciário na especialidade de segurança judiciária incluem aquelas relacionadas à segurança de dignitários e defesa pessoal, julgue os seguintes itens.

A segurança de dignitários denominada ostensiva consiste em atuar mais diretamente junto à autoridade, exigindo o conhecimento de suas peculiaridades.

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda o conceito da segurança aproximada. Questão errada.

  • Segurança Aproximada ou Segurança Pessoal ou Grau de Proteção Aproximada = Atua mais diretamente com a autoridade, SEMPRE JUNTO do VIP;

    Segurança Velada ou Área de Segurança Aproximada ou Grau de Proteção de Cobertura = Agentes de segurança atuam dissimulados a fim de impedir ocorrências e subsidiar a atuação do pessoal de Segurança Pessoal;Segurança Ostensiva ou Área de Segurança Afastada ou Grau de Proteção de Vigilância = Agentes atuando ostensivamente (fardados, identificados), tendo como principal função atuar pela dissuasão, intimidando possíveis agressores pelo simples presença deles.

    A denominação dos conceitos depende da teoria: Círculos Concêntricos Tradicional ou Círculos Concêntricos Modificado.
  • Errada

    Na segurança de pessoas (dignitários, autoridades), temos na ordem de mais abrangente para a menos abrangente, ou de menor intensidade para a de maior intensidade:
    Segurança ostensiva; é aquela que executa um trabalho ostensivo com a finalidade de proteger e dar apoio, facilitando os deslocamentos, anulando ou intimidando ações ou prevenindo acidentes
    Segurança velada; formada por agentes de segurança que devem estar adequadamente trajados e infiltrados na população, com a finalidade de detectar qualquer movimento hostil.
     

    Segurança aproximada; equipe responsável pela proteção da autoridade e por sua retirada em caso de emergência. Divide-se em fixas e móveis.

    -Equipe fixa: É aquela que permanece nos locais de repouso e alojamento utilizados pelo dignatário, fazendo também a preservação destes locais.

    -Equipe móvel: É aquela que esta permanentemente com o dignatário, dedicando-lhe atenção exclusiva e executando medidas que lhe garantam a integridade física.

     

     

     

     

     

  • MAIS PRÓXIMO SERIA EQUIPE APROXIMADA

  • Teoria dos Círculos Concêntricos: Segurança Aproximada (proteção imediata).

  • ERRADO

     

    A equipe que está mais próxima da autoridade, como o próprio nome diz, é a de segurança aproximada ou pessoal. É chamado, também, de grau de proteção, os agentes de segurança atuam diretamente com a autoridade. Estão sempre juntos do Dignitário/VIP.

  • Segurança ostensiva; é aquela que executa um trabalho ostensivo com a finalidade de proteger e dar apoio, facilitando os deslocamentos, anulando ou intimidando ações ou prevenindo acidentes

  • Equipe aproximada!


ID
1067833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Considerando que as atividades do técnico judiciário na especialidade de segurança judiciária incluem aquelas relacionadas à segurança de dignitários e defesa pessoal, julgue os seguintes itens.

A vigilância é uma das opções de ação de segurança de dignitários que, realizada mediante a observação discreta e sem uso de força, permite alertar sobre a existência de perigo iminente.

Alternativas
Comentários
  • Outras nomenclaturas para os círculos concêntricos:

    PROTEÇÃO - Segurança Aproximada - proteção imediata e deslocamento permanente com a autoridade.COBERTURA - Segurança Velada - detecção de hostilidades ou atentados.VIGILÂNCIA - Segurança Ostensiva - elementos fardados, anulam ou intimidam elementos adversos.
  • Ao meu ver a questão não retrata a vigilância como componente dos círculos concêntricos. Mas, à ação de estar vigilante, atento ao que acontece no ambiente e em volta. Sem dúvida é uma das principais características do segurança de dignitários para detectar perigo iminente. 

  • Correta. Comungo do ponto de vista da Priscila P. O termo "Vigilância" empregado pela questão difere tanto dos Círculos Concêntricos quanto do Grau de Segurança uma vez que em ambos os casos a vigilância é do tipo ostensiva (não discreta).

  • • Vigilância: é a ação que permite dar o alerta oportuno de um perigo; normalmente, realiza-se mediante a observação discreta e sem manifestação de força. 


    Fonte: Professor Cláudio Albuquerque (Aprovação)

    http://www.cursoaprovacao.com.br/scasat/arquivos/20091030122226_Claudio_Albuquerque_BB+BACEN+CEF_TNS_Apostila_Aula_4.pdf


  • Proteção = segurança aproximada

    Cobertura = segurança velada

    Vigilância = segurança ostensiva

  • Fecho com o Marcelo e a Priscila. Nesse caso , vigilância não tem nada a ver com círculos concêntrico. Se associar o termo vigilância com círculos concêtrico, vc erra, que foi o meu caso. Se fosse pela FCC, a questão estaria errada. Por isso, a importância de fazer questões da banca do seu concurso, para ver o entendimento da mesma em relação ao assunto. Enfim, segue o baile...

  • eu tbm fui pela lógica dos círculos concêntricos e errei.

    seg aproximada= proteção

    seg velada= cobertura

    seg ostensiva= vigilância

    Me corrijam se estiver enganado!

  • O estado de vigilância (ATENÇÃO) é uma das caracteristicas principais dos seguranças de dignatários, sem margem para outras interpretações...

  • Ao meu ver essa questão fala de Círculos Concêntricos. CESPETA

  • Já errei essa questão três vezes. CESPETA

  • VIGILÂNCIA ( OSTENSIVA)  : permite dar alerta oportuno de um perigo

    COBERTURA ( VELADA ) : procura interceptar, desorganizar e enganar o oponente antes dele atuar

    PROTEÇÃO ( APROXIMADA ) : procura impedir a observação direta e o ataque surpresa de um oponente .

    FONTE: Profs. Herculano e Girão www.estrategiaconcursos.com.br

  • Gabarito: CERTO.

     

    A vigilância, no sentido da assertiva ,quer dizer, é a ação de estar vigilante, atento.

    O agente de segurança deve estar sempre atento e desenvolver a capacidade de concentrar o seu processo mental sobre várias tarefas, como foco para os detalhes de interesse do serviço.


    Assim, acerta a questão ao afirmar que a vigilância é uma das opções de ação de segurança de dignitários que, realizada mediante a observação discreta e sem uso de força, permite alertar sobre a existência de perigo iminente. Perfeito!
     

     

    PONTO DOS CONCURSOS.

  • Ao meu ver questão está errada . Se for a ação de estar vigilante então a questão deveria ter escrito dessa maneira ( A vigilância é uma das opções de ação do segurança) , uma das qualidades ou caracteristicas ou atitudes do vigilante... Mas ela usou o termo genérico: A vigilância é uma das opções de ação de segurança  interpretando dá para entender que não é o vigilante mas sim a segurança perimetral o que está errado pois isto representa a segurança ostensiva!

    Reescrevendo a questão para ficar correto

     

    A cobertura é uma das opções de ação de segurança de dignitários que, realizada mediante a observação discreta e sem uso de força, permite alertar sobre a existência de perigo iminente.(seguraça velada).

     


ID
1070392
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

As técnicas e táticas utilizadas na proteção de dignitários visam, quando operacionalizadas,

Alternativas
Comentários
  • de acordo com o professor marcos girao, para impedir a materializacao dos riscos, so com "bola de cristal". acham q a segunda parte do enunciado corrige esta "videncia" inicial ?

  • a)diz respeito à fiscalização do perímetro

    b)Faz parte do planejamento de segurança, mais especificamente ligado à previsão\projeção, não no sentido de adivinhar, mas de analisar possíveis ocorrências e tomar as atitudes necessária para que não se efetivem.


    d)É impossível eliminar completamente os riscos de qualquer situação se segurança.

    e)Na questão, "evitar a materialização do perigo" tem o sentido de tentar impedir que os riscos previstos no planejamento venham a ocorrer. Na parte operacional da segurança de dignatários essa é realmente a PRINCIPAL função.

  • Letra c) é identificado como análise de risco.

    Letra b) é considerado, tambem como analise de risco

  • O que está errado na B

     

  • Pablo, a B não está errada. Mas veja que a questão pede quando operacionalizada. Já em andamento. A alternativa B se refere a ação de planejamento! Resposta correta alternativa E

  • Paulo, logo que iniciei  a ler as assertivas tive o pensamento de Pablo e fui direto na letra b. Mas, retornei à questão e mirei na palavra operacionlizada, Daí, cheguei ao gabarito correto.

    Atenção, o enunciado bem lido nos conduz a resposta apropriada sem dúvidas.

  • Um dos objetivos da segurança é se antecipar às ações de risco.

     

     

  • Letra E

    Evitar a materialização do perigo, ou seja, sempre antecipando as ações de riscos.

  • Pablo, o erro da Letra B está em dizer que devem ser utilizadas técnicas empíricas. Na verdade, as técnicas para identificar e quantificar riscos existentes em uma operação devem ter fundamento e embasamento científico para serem usadas, se não, pra que teríamos doutrinadores sobre o tema, nào é?

     b) identificar e quantificar os riscos existentes em uma operação, utilizando-se igualmente de técnicas EMPÍRICAS (aqui está o erro).

     

    Bons estudos

  • GABARITO E

     

    As técnicas e táticas utilizadas pela equipe de segurança de dignitários devem ser preventivas e reativas, porém, o foco é a prevenção. Falando de Segurança, seja das instalações, da informação e de pessoas, é impossível eliminar completamente os riscos. Nada dentro do conceito de "segurança" é 100% garantido. Sempre existirão os chamados "riscos residuais"


ID
1070404
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A linha de ação correta a ser adotada, em face do diagnóstico apresentado durante a análise de riscos, é:

Alternativas
Comentários
  • Essas questões da FCC estão uma MERDA.

    Análise de riscos é o processo utilizado para detectar, quantificar, analisar e oferecer subsídios para priorizar o controle dos riscos que recaem sobre o patrimônio tangível ou intangível ou sobre determinada pessoa física ou jurídica.

    A análise de risco é uma das principais ferramentas que o gestor de segurança tem para auxiliá-lo no processo decisório a respeito de que tipo de processo será elaborado, quais serão as prioridades de ação, até que ponto compensa investir na prevenção e no controle de cada risco, que tipo de procedimento será necessário e viável, e etc.

    Os riscos podem ser provenientes de atos humanos, sejam eles criminosos ou não; oriundos de catástrofes naturais, que são os riscos incontroláveis; podem ser de ordem técnica, quando ocorrem determinados imprevistos, falhas técnicas ou mecânicas; ou causados por mudanças politicas, ou ainda procedentes de acidentes.

    NOVA, Didatismo e Conhecimento 

    Do site PCI concursos


  • Não entendi nada!!!!

  • Esse examinador tem que apanhar de pau! Vejam, tá ventando mto, corram pra garagem que os veiculos podem voar!!! kkkkkkkkkkkk o risco de cair uma arvore no sedãn novinho do orgão é mais grave do que pessoas estranhas circulando no corredor do gabinete da autoridade!  VÁ PRA CASA DO CANÁRIO!

  • Pessoal, entendo a indignação mas não adianta devemos seguir o raciocínio da banca

  • Realmente a banca foi um tanto incoerente quanto a "análise de riscos".

  • Vendaval: vigiar o abrigo de veículos. 

    Pessoas estranhas: efetuar o controle imediato de entrada e saída de veículos. 

    Incêndio: impedir sua propagação.

    Ações de sabotagem: realizar uma investigação técnica. 

    Greves externas e internas: manter portas e janelas fechadas. 

     

     

     

     

  • ridículo... vigiar abrigo resolver algum coisa em relação a vendaval?

  • questão interpretativa...

     

    Partindo PROBLEMA encontrado, deve-se fazer, aquilo que está na abrangência da segurança patrimonial... ou seja, o que não for responsabilidade dessa segurança, eu descarto...

    GREVE - não cabe ao segurança patrimonial resolver... pois é DIREITO DO TRABALHO

     

    SABOTAGEM - o controle da entrada e saída dos veículos já está na essência, ou seja, não cabe começar a fazer, já está sendo feito...

     

    INCÊNDIO - não cabe , ao segurança patrimônial, fazer  investigação técnica, pois isso é para PERITO CRIMINAL 

     

    PESSOAS ESTRANHAS  - mesmo raciocínio do item SABOTAGEM... ou seja, parte-se do princípio, que o controle já é realizado... 

     

    só restou VENDAVAL .... ou seja, o gabarito

     

     

     

  • DIAGNOSTICAR É PARA PREVENIR DANOS E EVITAR PERDAS!

     

    AO VIGIAR O ABRIGO DE CARROS ESTARÁ PREVENINDO DANOS E EVITANDO PERDAS....

     

     

  • Realmente questão bem incoerente, deveria ser anulada. Vendaval descartei logo de cara por ser classificado como risco incontrolável (ação da natureza), o agente ficar vigiando o abrigo de veículos não impedirá danos que possam ocorrer desse vendaval . Mas sempre tem dessas coisas em concursos, fazer o quê? Segue o jogo...

  • vendaval: vigiar o abrigo de veículos. incoerente, poderia - se acrescentar outras medidas, pois pura e simplesmente vigiar o abrigo não minimiza os danos decorrentes dessa ação da natureza.

     pessoas estranhas: manter portas e janelas fechadas.( intensificar o controle de acesso ) 

     incêndio: realizar uma investigação técnica. ( inspeção periódica dos extintores de incêndio, treinamento da brigada..... )

     ações de sabotagem: efetuar o controle imediato de entrada e saída de veículos. ( nada de imediatismo, efetuar um controle preventivo. )

     greves externas e internas: impedir sua propagação. ( não devemos esquecer que greve é um direito, o correto seria estabelecer um círculo concêntrico ou delimitar uma área, contato com órgãos de segurança externo etc...)

  • QUAL

    A

    IDEIA,

    FCC

    ??????????


ID
1070413
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

As situações que possam exigir manejos de emergências são:

Alternativas
Comentários
  • NÃO SEI DE ONDE TIRARAM ESSA QUESTÃO

  • nem eu '-' .. eu sei que fui pela lógica

  • Isso é gerenciamento de riscos=manejo de emergência

  • Pode Isso Arnaldo?

  • Seria legal existir uma lei que determinasse que a Banca examinadora fizesse a publicação do gabarito das provas, comentando a solução e mostrando a base de onde foi retirada a resposta.

     

     

  • Respondi identificando sinistros que tem como característica de um manejo de emergência, que são caráter repentino e abrupto. Grifado em vermellho, o que a princípio , não caracterizaria a necessidade de um manejo de emergência.

    a) bloqueio de estradas e estelionatos. 

    b) golpes financeiros e desvios de dinheiro do erário.

    c) motins e sequestros. 

    d) tentativas de suicídio e atos de improbidade administrativa.

    e) ocupação ilegal de terras e atos de corrupção em geral.

  • Também fui pela lógica. Ambas ali estão dentro da alçada de ação do agente.


ID
1070416
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

As ocorrências com reféns estão entre aquelas que podem ser consideradas dignas de um gerenciamento de crises, em face dos altos riscos que envolvem. Neste sentido, a medida adequada que pode inicialmente ser adotada por um agente de segurança em serviço, tão logo seja cientificado e convocado a nela intervir, é

Alternativas
Comentários
  • Creio que a resposta esteja na COMPRESSÃO DE TEMPO urgência.

    Com relação ao gerenciamento de crises, podemos caracterizá-lo como o processo de identificar, obter e aplicar os recursos

    necessários à antecipação, prevenção e resolução de uma crise. Ainda, conceitua-se “Gerenciamento de Crises como o meio eficaz de se identificar, obter e aplicar, de conformidade com a legislação vigente e com o emprego das técnicas especializadas, os recursos estratégicos, adequados para solução de crise, sejam medidas de antecipação, prevenção e/ou resolução, a fim de assegurar o completo restabelecimento da ordem pública e da normalidade da situação”.

    Características das Crises

    A doutrina norte-americana formulada pela Academia Nacional do FBI (EUA), enumera três características principais sobre um

    evento crucial:

    AMEAÇA À VIDA – Configura-se como um componente essencial do evento crítico, mesmo quando a vida em risco é a do próprio

    indivíduo causador da crise. Assim, por exemplo, se alguém ameaça se jogar do alto de um prédio, buscando suicidar-se, essa situação é caracterizada como uma crise, ainda que inexistam outras vidas em perigo.

    IMPREVISIBILIDADE – A crise é não-seletiva e inesperada, isto é, qualquer pessoa ou instituição pode ser atingida a qualquer

    instante, em qualquer local, a qualquer hora. Sabemos que ela vai acontecer, mas não podemos prever quando. Sendo assim, as instituições policiais não podem se valer da possibilidade de se preparar tão somente quando o evento crítico acontecer, devendo estar preparados para enfrentar qualquer crise.


    COMPRESSÃO DE TEMPO (urgência) – Os processos decisórios que envolvem discussões para adoção de posturas no am-

    biente operacional devem ser realizados, em um curto espaço de tempo. Os eventos cruciais de alta complexidade impõem aos agentes responsáveis pelo seu gerenciamento: urgência, agilidade e rapidez nas decisões.

    O gerenciamento de uma crise deve ser trabalhado sob uma compreensão de tempo e considerando os mais complexos problemas: sejam sociais, econômicos, políticos e ideológicos.

    Deve avaliar potenciais riscos e preparar planos preventivos para agir em relação a cada situação.



  • Temos que ter muito cuidado. Essa questão mostra que o agente de segurança e capaz de contingenciar crises. Isso seria possível mesmo

  • GABARITO B

     

    O agente ao se deparar com uma situação em que será exigido o conhecimento de gerenciamento de crises deve tomar a atitude de CONTER, ISOLAR NEGOCIAR, imediatamente, se for o caso, até a chegada das equipes de reforços ou equipes especializadas para que a crise não se agrave.

    Um grande exemplo que traz a obrigatoriedade do agente agir imediatamente são as crises no sistema penitenciário, onde a demora na resolução do conflito ou da crise pode fazer com que ela tome grandes proporções.

     

  • A função do agente de segurança neste caso é agir pois se trata de um caso grave e a demora pode piorar a situação, deve-se observar, entretanto, os limites de atuação.


ID
1083142
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em uma cerimônia, na qual uma autoridade governamental comparece para inauguração de obras de infraestrutura vinculadas ao sistema de transporte metroviário, o dispositivo de formação de escolta a pé adotado pelos agentes de segurança que melhor favorece a imagem da autoridade é a formação em

Alternativas
Comentários
  • (B)EquipeMÓVEL[...]

    (B.1)ÀPÉ

    Das regras básicas:

    ▪manter formações flexíveis;

    ▪fazer a cobertura do corpo da autoridade;

    ▪permanecer em estado de observação constante;

    ▪observar as distâncias e os intervalos na formação;

    ▪manter sempre, no mínimo um agente atrás do VIP;

    ▪conservar postura adequada diante de câmeras;

    ▪não beber em serviço.

    Formação em CUNHA ou ”V”


    AS DEMAIS FORMAÇÕES NÃO FAVORECEM A IMAGEM DO VIP. PELO CONTRÁRIO O ESCONDEM.

  • A alternativa é em V,

    cunha é o mesmo que V invertido

  • No livro SEGURANÇA DE DIGNITÁRIOS PROTEGENDO PESSOAS MUITO IMPORTANTES, de Vinícius Domingues Cavalcante, CPP, apregoa ser utilizada formação em cunha (com os agentes nas laterais do dignitário e à sua retaguarda)..

    Não concordo com a correta ser "V" se existe a opção cunha.

  • Alguém poderia me ajudar ? Algumas apostilas vem CUNHA e V, como sendo o mesmo tipo de formação. Nessa questão o gabarito foi V. Isso é da FCC ou, realmente, existe alguma diferença ?

  • Marcelo Morgado, a formação em "V" também é chamada de "cunha invertida". 

    Na formação em cunha, propriamente dita, o dignitário se encontra encoberto pelos agentes. Ex:

                                           agente

                              agente

                agente                    dignitário

                              agente

                                              agente

    Já na formação em "V" ou cunha invertida, o dignitário não fica encoberto pelos agentes, favorecendo a imagem da autoridade. Ex:

                        agente

                                      agente

                     dignitário                    agente

                                      agente

                       agente

    Pelo desenho dá pra perceber o motivo da nomenclatura cunha invertida.

  • Marcelo, cunha é um "C"  ->  um C em volta da autoridade Ca

    Formação em "V" ->  a>   (agentes ficam atrás e ao lado da autoridade)

  • A formação em V deixa livre a frente do dignitário, colocando-se os seguranças a sua retaguarda. Quando se fala na formação em CUNHA, entende-se que os seguranças ficarão em V só que a frente do dignitário.  Existe ainda a formação denominada CUNHA ABERTA, que é exatamente igual a de V.

  • Gab: Letra A

    * Cunha invertida ou em "V" aberto, utilizada quando a frente
    para onde se desloca o dignitário acha-se se protegida (dispositivo
    chama menos a atenção e favorece a imagem do dignitário frente às
    câmeras e ao público).

  • Marcelo Cruz, realmente existe uma diferença. O problema é que o CESPE considera a formação em "V" como sendo a mesma coisa que a formação em cunha, por isso vem "em cunha ou V".

  •  

    Usada quando a frente para onde se desloca o Dignitário se acha protegida. Favorece a imagem dele, quanto ao público e à imprensa. O número de agentes é 3.

  • GABARITO A

     

    A formação que melhor favorece a imagem do dignitário é a em "V" ou "Cunha Invertida", a autoridade fica à frente dos seguranças. Estes estarão cobrindo os flancos e a retaguarda da autoridade. 

  • faltou mais detalhamento no questão .. se era deslocamento .. se era declaração a impresa ... q autoridade estava fazendo ?

  • Onde consigo material pra estudar essa matéria?


ID
1083145
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em uma dada situação, o presidente do TRF da 3a Região desloca-se para Assembleia Legislativa do Estado com escolta motorizada, onde haverá um ato solene. No entanto, existe a previsão de manifestações populares. Diante deste contexto, a fim de manter a integridade física da autoridade, a escolta motorizada deve

Alternativas
Comentários
  • Essa questão mostra que o candidato deve ter muita atenção, porque você não tem que saber só o que o agente de segurança deve fazer, mas também o que o candidato não deve fazer. Deve-se lembrar que a segurança deve ser sempre planejado por isso devemos evitar itinerários inopinados.

  • O candidato deverá saber o significado da palavra inopinado, facilitando sua resposta na questão.

  • Inopinado significa: Repentino, imprevisto, súbito, improviso

  • Então vamos explicar!!!!!!

    Inopinado

    1. que sobrevém de forma imprevista ou inesperada; súbito.

    2. que se caracteriza pelo caráter extraordinário; surpreendente, singular.

    https://www.google.com.br/search?q=inopinado&oq=inopinado&aqs=chrome..69i57&sourceid=chrome&ie=UTF-8

     

  • Percebe-se que há muita SUBJETIVIDADE quando se vê as respostas de uma questão que trata do assunto de SEGURANÇA E TRANSPORTE. Ou seja, uma simples decoreba não resolve. É preciso pensar muito... fiquei na dúvida entre a C e a E... porém, a letra E diz que alterar o horário de saída seria uma medida proveitosa... óbvio que não... o horário de saída não muda nada. 

  • Sempre ,sempre evitar locais inopinados. Coloquemos isso em nossas cabeças.

     

     

  • Kledson Viana os agentes não tem "poder" ou "autoridade" para mudar a agenda de um dignitário, isso inclui horários.  Essa situção cabe à equipe assessora dele.

  • a escolta motorizada deve:

     

     c) evitar a adoção de itinerários inopinados. CORRETA

        Deve haver diversidade de intinerarios no planejamento para diversas situações: Intinerário PRINCIPAL, ALTERNATIVO E EVENTUAL.

      

  • LETRA C

     

    Algumas pessoas ficaram em dúvida entre a letra C e E, porém temos que ter em mente que a equipe de segurança deve ter ingerência apenas quanto a...SEGURANÇA.

     

    Alterar o horário de deslocamento do protegido implica invadir atribuição de outra equipe (cerimonial, por exemplo).

     

    A letra C torna-se errada na medida em que as atividades de segurança são baseadas na prevenção, ou seja, a alteração de qualquer atividade deve se basear na ocorrência de eventos não programados. Portanto, uma mudança de itinerário faria sentido se houvesse um grave problema no trajeto que pudesse implicar comprometimento na segurança do protegido.

     

    A questão fala da previsão de manifestações populares. Ora, e se as manifestações não se concretizarem? A mudança do trajeto seria em vão.

  • Confesso que tive que da uma olhada na palavra INOPINADO para escolher a questão. INOPINADO significa de maneira imprevista, ou seja, é um itinerário imprevisto. Com relação a itinerários existem apenas três. PRINCIPAL, ALTERNATIVO E EVENTUAL.   Essa de itinerário INOPINADO não pode existir por parte da equipe de segurança

  • GABARITO C

     

    Complementando: em casos extremos e/ou de emergência os percursos das equipes de escolta poderão ser alterados, sem planejamento prévio. 

     

    Exemplo: o percurso principal e o alternativo não são mais seguros devido a alterações não esperadas...o percurso, mesmo sendo inopinado, será alterado imediatamente para garantir maior segurança ao dignitário/segurado.

     

    Veja que não há vedação para percursos inopinados e sim uma recomendação de que sejam evitados.  


ID
1083220
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

De acordo com as normas de Cerimonial Público, em relação à Bandeira Nacional é correto afirmar que;

Alternativas
Comentários
  • Decreto no 70.277/1972

    Art . 27 A Bandeira Nacional pode ser hasteada e arriada a qualquer hora do dia ou da noite.

      § 1º. Normalmente faz-se o hasteamento às 8 horas e o arriamento às 18 horas.

      § 2º. No dia 19 de novembro, Dia da Bandeira o hasteamento, é realizado às 12 horas, com solenidades especiais.

      § 3º. Durante a noite a Bandeira deve estar devidamente iluminada.


  • A letra d está errada porque a bandeira nacional deve ser a primeira a atingir o topo e a última a descer.

    Decreto no 70.277/1972

    Art . 28. Quando várias bandeiras são hasteadas ou arriadas simultaneamente, a Bandeira Nacional é a primeira a atingir o topo e a última a dele descer.

  • GABARITO: B

    a) só pode ser hasteada em horários específicos e não a qualquer hora do dia ou da noite. ERRADA => Art . 27 A Bandeira Nacional pode ser hasteada e arriada a qualquer hora do dia ou da noite. 

     b) normalmente faz-se o hasteamento às 8 da manhã e o arriamento às 18 horas. CORRETA

    Art . 27 A Bandeira Nacional pode ser hasteada e arriada a qualquer hora do dia ou da noite.

      § 1º. Normalmente faz-se o hasteamento às 8 horas e o arriamento às 18 horas.

      § 2º. No dia 19 de novembro, Dia da Bandeira o hasteamento, é realizado às 12 horas, com solenidades especiais.

      § 3º. Durante a noite a Bandeira deve estar devidamente iluminada.

     c) é vedado manter a bandeira hasteada durante a noite, independente de iluminação. ERRADA => Art . 27,  § 3º. Durante a noite a Bandeira deve estar devidamente iluminada.

     d) quando várias bandeiras são hasteadas simultaneamente, a Bandeira Nacional, esta deve ser a última a atingir o topo e a primeira a descer dele. ERRADA => Art . 28. Quando várias bandeiras são hasteadas ou arriadas simultaneamente, a Bandeira Nacional é a primeira a atingir o topo e a última a dele descer.

     e) esta sempre se abate em continência de honras militares. ERRADA => Art . 35. A Bandeira Nacional nunca se abate em continência.​

     


ID
1223209
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em relação à segurança corporativa estratégica, julgue os seguintes itens.

O relatório de ocorrência ou periódico, documento simples, conciso e objetivo, é o que relata situações específicas da atividade de segurança.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em: conciso e objetivo, pois o relatório de ocorrência deve ser o mais completo possível, devendo conter, no mínimo, os seguintes dados: 

    a) Data, hora e local da ocorrência; 

    b) Pessoas envolvidas e seus dados de qualificação; 

    c) Descrição pormenorizada do fato, apenas os dados observados e colhidos, sem inferência ou achismos; 

    d) Identificação do relator. 

    Logo, relatar situações específicas não tem nada a ver com documento simples. 

    Bons estudos. 

  • Relatorios de segurança se classificam em 3 tipos:

    1. Relatórios Periódicos: são elaborados periodicamente, ou seja: diário, semanal, quinzenal, mensal, bimestral, etc. São elaborados rotineiramente, independentemente de ter ocorrido qualquer fato.

    2. Relatórios de Situação: é um documento simples, conciso e objetivo, relata uma situação particular (específica), não necessariamente urgentes, mas que requer providências ou, no mínimo, deva ser do conhecimento da chefia.

    3. Relatório de Ocorrência: são elaborados quando um fato comprometa a segurança, como acidentes, assaltos incêndios, etc. Deve ser o mais completo possível,  devendo conter, no mínimo os seguinte dados: data, hora e local; pessoas envolvidas e seus dados; descrição pormenorizada do fato, apenas os dados observados e colhidos sem interferências ou achismos; e identificação do relator.

    Portanto, o enunciado retrata o relatório de situação e não de ocorrência.


ID
1239307
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A aplicação de um processo de codificação na comunicação escrita envolvendo a segurança de dignitários, que de acordo com determinadas convenções transforma a feição inteligível da mensagem em conteúdo enigmático, especifica uma técnica denominada

Alternativas
Comentários
  • Prezados,

    Criptografia é a arte de embaralhar uma mensagem, de forma que seu significado só seja entendido por quem saiba decifrar a mensagem.

    Portanto a alternativa correta é a letra B.
  • Prezados,

    Criptografia é a arte de embaralhar uma mensagem, de forma que seu significado só seja entendido por quem saiba decifrar a mensagem.

    Portanto a alternativa correta é a letra B.

  • Complementando...

    As comunicações são processos de apoio relativos ao sistema de radiocomunicação e ao estabelecimento de normas para a difusão das mensagens, códigos e fraseologia adequada.

  • A aplicação de um processo de codificação na comunicação escrita : CRIPTOGRAFIA  RESPOSTA  "B"

    Se fosse processo na comunicão por frequencia, seria o Codigo Q, transmitido via radio.  QSL, GALERA.. 


ID
1239316
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A técnica de direção que deve ser aplicada pelos integrantes de uma escolta motorizada que compõem a equipe de segurança de um dignitário, ao se depararem com uma tentativa de abordagem criminosa de parte de outro veículo, é a

Alternativas
Comentários
  • A técnica de direção que deve ser aplicada pelos integrantes de uma escolta motorizada que compõem a equipe de segurança de um dignitário, ao se depararem com uma tentativa de abordagem criminosa de parte de outro veículo, é a OFENSIVA.  Se você não leu que era a aplicada pela ESCOLTA, errou. Já pensou se a escolta aplicasse a técnica evasiva? 

  • Grande Piraneto Silva!! Meu ídolo. kkkkkkk

  • GABARITO B

     

    A técnica de direção a ser adotada em casos de abordagens criminosas é a ofensiva. A equipe de segurança irá utilizar o veículo, também, como instrumento de ataque para conter a investida criminosa ou o atentado. 

     

  • Direção defenciva: Dirigir efensivamente é planejar todas as ações pessoais com antecedência, a fim de prevenir-se contra o mau comportamento de outros motoristas e diminuir os riscos de acidentes em pista com condições adversas , como  dirigir com chuva, neblina ou cerração, à noite ou com  luz em excesso. 

    A direção evasiva: é um conjunto de técnicas e manobras realizadas em situação de emergência, como acidentes de trânsito, surpresas na pista, emboscadas para sequestros ou roubos.  Estes conhecimentos são de fundamental importância para aqueles que se preocupam com a segurança preventiva, são aconselháveis ao motorista particular, ao agente  de segurança pessoal ou até mesmo ao motorista comum. As técnicas de direção evasiva, utilizadas  por exemplo com um carro blindado diminuem as chances e os riscos de você se tornar  vítima dos criminosos.

    A direção ofensiva:  é a utilização do veículo como instrumento de ataque, ou seja, em uma situação de emboscada ou perseguição, você irá "bater" em pontos específicos no carro inimigo, para provocar um acidente e imobilizar o veículo agressor.

    Fonte: http://www.blogsnc.com.br/2013/11/direcao-defensiva-evasiva-e-ofensiva.html#axzz4yCUJqeLd (Adaptado)

     

  • Leva a mal não, mas eu vou morrer colocando a questão como ofensiva/evasiva.

  • ANALISANDO:

    A escolta motorizada é composta pela segurança pessoal podendo ser complementada pela segurança ostensiva.

    Pois bem, a questão nós pede:

    A técnica de direção que deve ser aplicada pelos integrantes de uma escolta motorizada que compõem a equipe de segurança de um dignitário, ao se depararem com uma tentativa de abordagem criminosa de parte de outro veículo.

    Desta forma de que equipe estamos falando ? 

    É sabido que aos integrantes da segurança pessoal devem ter em mente que a incolumidade do dignitário sobrepõe circunstâncias repressivas, sendo assim, em uma situação como a descrita, a direção evasiva seria a melhor solução. 

    Por outro lado, aos integrantes da segurança ostensiva poderiam utilizar da direção ofensiva para cessar a agressão.

    Lembrando que em alguns materiais a Direção evasiva é uma espécie do gênero Direção ofensiva, portanto a banca deve ter utilizado deste contexto para elucidar o gabarito.

     

  • Tipo de questão que define os aprovados

  • Filhos, a escolta é ofensiva, tem que ir pra cima com chumbo grosso, e o Dignitário deve se evadir.


ID
1239319
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Para proporcionar uma efetiva segurança aos dignitários, a ação de segurança que

I. permite dar alerta oportuno de um perigo é a cobertura.
II. procura interceptar, desorganizar e enganar o oponente antes dele atuar é a vigilância.
III. procura impedir a observação direta e o ataque surpresa de um oponente é a proteção.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    I - Errada. Permite dar alerta oportuno de um perigo é a Vigilância.

    II - Errada. procura interceptar, desorganizar e enganar o oponente antes dele atuar é a cobertura.

    III - Correta!

    "Graus de segurança:
    Proteção: é a ação de proteger a autoridade de forma aproximada e impedir a ação direta sobre ela, seja a
    observação, o fogo direto ou o ataque de surpresa.
    Cobertura: é a ação de proteger o cliente com agentes distanciados, procurando interceptar, desorganizar
    e negar a observação ao oponente, antes de ele atuar.
    Vigilância: é a ação que permite dar o alerta oportuno sobre ações hostis e ameaças ao dignitário, de
    forma discreta."
    Prof. Hêlbert Borges Marins

  • Hugão Oliveira, a letra "A" não se enquadra exatamente no que diz a doutrina?!

  • Graus de segurança:
    Proteção: é a ação de proteger a autoridade de forma aproximada e impedir a ação direta sobre ela, seja a
    observação, o fogo direto ou o ataque de surpresa.


    Cobertura: é a ação de proteger o cliente com agentes distanciados, procurando interceptar, desorganizar
    e negar a observação ao oponente, antes de ele atuar.


    Vigilância: é a ação que permite dar o alerta oportuno sobre ações hostis e ameaças ao dignitário, de
    forma discreta."

  • Os conceitos de I e II estão invertidos

  • GABARITO C

     

    I. permite dar alerta oportuno de um perigo é a VIGILÂNCIA(equipe responsável por emitir os alertas, atua de maneira ostensiva e intimidando os possíveis agressores pela simples presença. Atuam de forma caracterizada - fardados).

     

    II. procura interceptar, desorganizar e enganar o oponente antes dele atuar é a COBERTURA. (equipe de segurança que atua de forma caracterizada, porém, velada, infiltradas,age baseada em informações, em inteligência. Não estão diretamente envolvidas nas ações).

     

    III. procura impedir a observação direta e o ataque surpresa de um oponente é a proteção. (equipe de segurança aproximada ou pessoal, atua diretamente com a autoridade, evitando possíveis atentados).
     

  • Alternativa: C


    PROTEÇÃO - Segurança Aproximada - proteção imediata e deslocamento permanente com a autoridade.


    COBERTURA - Segurança Velada - detecção de hostilidades ou atentados.


    VIGILÂNCIA - Segurança Ostensiva - elementos fardados, anulam ou intimidam elementos adversos. • Vigilância: é a ação que permite dar o alerta oportuno de um perigo; normalmente, realiza-se mediante a observação discreta e sem manifestação de força. 


  • Para fins de prova, você deve fazer a seguinte correlação entre os Círculos Concêntricos e os Graus de Segurança:

     

    Grau de PROTEÇÃO = Segurança APROXIMADA

    Grau de COBERTURA = Segurança VELADA

    Grau de VIGILÂNCIA = Segurança OSTENSIVA

    estratégia concursos-Marcos Girão


ID
1239322
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Equipe pertencente ao Grupo de Execução do Plano de Segurança de Dignitário que tem a responsabilidade pela proteção imediata da autoridade e por sua retirada em caso de emergência é

Alternativas
Comentários
  • As equipes de segurança estão distribuídas em dois grandes grupos: O grupo de preparação 
    e o grupo execução.
    Compõem a equipe de preparação: A precursora, vistoria e a inteligência
    Compõem a equipe de execução: Segurança avançada, segurança dissimulada(ou velada), segurança ostensiva e a aproximada(segurança pessoal)

  • o famoso mosquito.

  • Equipe de preparação: VIP =  (Vistoria, Inteligência e Precursora)

  • LETRA E

     

    - Equipe de segurança avançada: escalada para situações com maior grau de risco. Antecipa-se à chegada  da autoridade em locais predeterminados e deve interagir com  a "escolta pessoal" no sentido.

     

    - Equipe de segurança velada: composta por elementos dissimulados e infiltrados em meio ao público nos locais dos eventos ou nos itinerários da autoridade

     

    - Equipe precursora: é a equipe que se antecipa às ações e segue na frente para checar itinerários, pontos críticos e pontos de apoio, distância, tempo de deslocamento e outras providências

     

    - Equipe de vistoria: realiza varredura nos locais de eventos e em viaturas utilizadas pela autoridade, com o objetivo de identificar, neutralizar ou remover quaisquer dispositivos que constituam ameaças tais como explosivos, escutas ou elementos demoralizantes.

     

     

     

    Fonte: Material do Estratégia - Girão e Herculano

  • GABARITO E

     

    Quem faz a retirada imediata da autoridade protegida em caso de atentado é o componente da equipe de segurança aproximada denominado "mosca". Ele se posiciona atrás e ao lado direito da autoridade e, é o último a agir em caso de atentado. Ele deve se preocupar exclusivamente com a segurança do dignitário, deve protegê-lo e retirá-lo da área de risco imediatamente ao identificar uma possível agressão ou atentado.

     

    A posição do "mosca" pode ser alterada caso o agente de segurança esteja portando arma de fogo e seja canhoto, por exemplo, caso este em que se posicionará atrás e ao lado esquerdo da autoridade para que possa utilizar o armamento com segurança, correndo um menor risco de atingir o dignitário. 

  • Círculo de segurança APROXIMADA: é representado pelo grupo de agentes de segurança pessoal que se desloca permanentemente com a autoridade, sendo responsável pela sua proteção imediata e por sua evacuação, na configuração de uma hostilização ou atentado.
    Estratégia Concursos


ID
1239331
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Associe as medidas de segurança com suas respectivas fases, as quais devem ser consideradas na elaboração do plano de proteção de um dignitário.

Medidas de Segurança

I. Análise da lista de convidados.

II. Definição do número de agentes.

III. Remoção das ameaças à segurança.

IV. Infiltração de agentes junto à população.

V. Checagem da segurança dos pontos críticos.

Fases

a. Reconhecimento.

b. Planejamento.

c. Execução.

Os conceitos apresentados estão associados corretamente em

Alternativas
Comentários
  • Alguém explique essa questãaao! rs

  • Pra mim reconhecimento é uma medida do planejamento, levantamento da area pela equipe precursora.

  • As questões da área de segurança são assim. Por vezes surpeende o candidato por conta da proximidade entre os conceitos.

  • I. Análise da lista de convidados. - Como responsável pela segurança de um dignitário, você não pode analisar a lista na hora do evento, e também não terá informações suficientes no seu planejamento com a equipe precursora. Então fará isso no reconhecimento. A única que pode ter gerado dúvida, mesmo assim dá pra responder a questão tranquilamente. (A)
    II. Definição do número de agentes. - isso se dá no planejamento. Não cabe muita explicação aqui. (B)
    III. Remoção das ameaças à segurança. - durante a execução do evento, evidemente. Não dá pra remover antes do evento, senão elas voltam. (C)
    IV. Infiltração de agentes junto à população. - durante a execução do evento, evidentemente. Ninguém vai se infiltrar 5 dias antes e ficar lá parado dando bobeira. (C)
    V. Checagem da segurança dos pontos críticos. A checagem hoje pode não dar nada, mas amanhã sim. Então é na execução (C).

  • I. Análise da lista de convidados. Reconhecimento

    II. Definição do número de agentes. Planejamento.

    III. Remoção das ameaças à segurança.  Execução

    IV. Infiltração de agentes junto à população.  Execução

    V. Checagem da segurança dos pontos críticos.  Execução

     

  • Análise da lista de convidados, reconhecimento???????? Porque não planejamento?

  • Acredito que a melhor forma de entender essa questao é se atentar ao seguinte : 

    II. Definição do número de agentes = Planejamento.

    IV. Infiltração de agentes junto à população = Execuçao. 
    Concordo com o parceiro walterisio junior- os conceitos sao muito proximos- , porém nao restam duvidas quanto aos itens II e IV, correto ? 

    Por eles já é o suficiente pra marcar a sequencia correta. 


ID
1365466
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Durante evento de inauguração das novas instalações do Tribunal Regional Federal, foi identificado possível artefato explosivo próximo ao palanque onde se encontra o dignitário. A providência a ser adotada pela equipe de segurança é

Alternativas
Comentários
  • cobrir a autoridade e retira-la

  • A segurança do dignitário é a primeira atitude a ser tomada. O agente de segurança deve tomar a primeira medida, no sentido de tirar o dignitário do local.

     

  • A primeira medida a ser tomada proteger o dignitário,cobrir com seu corpo e depois fazer a evaquação imediatamente do local com segurança.

  • Pelos comentários anteriores os itens A e E são totalmente absurdos.

  • GABARITO

     

    Os agentes de segurança deverão cobrir e retirar imediatamente a autoridade protegida do local de risco.

     

    Mesmo que o agente de segurança judiciária tenha conhecimento em desarmamento de explosivos, ele nunca deverá deixar a autoridade desprotegida.

     

    O FOCO DA ATIVIDADE DE SEGURANÇA JUDICIÁRIA É A PREVENÇÃO E A PROTEÇÃO DO DIGNITÁRIO. 

  • GABARITO LETRA D

    C) identificar o tipo de artefato e acionar a equipe especializada em controle e desarmamento de explosivos.

    Sim, é uma medida a ser tomada pela esquipe especializada em explosivos, mas logo após a retirada do dignitário do local o mais rápido possível e com segurança.


ID
1365469
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Durante o planejamento de segurança de dignitários, deve-se levar em conta a contribuição dos órgãos de segurança pública estaduais incumbidos do policiamento ostensivo e preventivo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    Digninatário = autoridade, pessoa que ocupa alto cargo, VIP (pessoa muito importante, do inglês very important personal).

     

    Letra (A) (INCORRETA) acredito que a questão erra ao dizer que é obrigatório que em todos os deslocamentos do dignatário haver necessidade de ter escoltas com apoio do efetivo policial. 

    Letra (B) (INCORRETA) não há a necessidade da escolta ser com elemento fardado.

    Letra (C) (INCORRETA) pelo contrário, as atribuições de órgãos de segurança pública estaduais refletem no resultado do sucesso das ações de segurança. 

    Letra (D) A polícia civil não é encarregada pela escolta do dignatário. 

     

    Para complementar: 

    policiamento ostensivo - trabalho preventivo, executado à vista da população, que visa pela presença do elemento fardado e colocado em local de destaque, anulando, ou pelo menos intimidando a ação de elementos adversos.

  • Não concordo que a letra B esteja incorreta.

    Grupo de Exeução:

    Equipe Ostensiva : E formada por conjunto de pessoas de diversos orgãos (apoio) que executam trabalhos ostensivos,com a fialidade de anular ou intimidar ações hostis e prevenir acidentes,portanto agentes de orgaõs de segurança publica quando fardados agem de forma ostensiva evitando atentados tanto nos deslocamentos como nos locais de eventos. Questão correta.

  • A meu ver, erro da letra B encontra-se na palavra "qualquer". Não é qualquer dignitário que necessita da escolta da equipe ostensiva. Terá que ser analisado os fatores relevantes para a composição do serviço de segurança, como por exemplo, o grau de risco da autoridade protegida.

  • A meu ver, erro da letra B encontra-se na palavra "diretamente¨

  • TÔ CHEGANDO!!!

  • Complementando a resposta do Sierra Tango.

     

    A escolta será realizada por pessoas qualificadas para o serviço de escolta. O simples fato de ser um policial militar ou civil não o capacita para ser um segurança de dignitários, ou seja, o erro da questão está no diretamente.

    b) diretamente na escolta de qualquer dignitário, pois o elemento fardado inibe o cometimento de atentados, sendo necessário oficiar ao órgão de Polícia Militar do local do evento em que comparecerá a autoridade.


ID
1365475
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um determinado Magistrado realiza seus deslocamentos diários, de sua residência ao Fórum. Utiliza o mesmo itinerário, percorrendo, aproximadamente, 35 (trinta e cinco) quilômetros de rodovia e vias urbanas. Neste caso, está submetido, a um nível de segurança

Alternativas
Comentários
  • A FCC bizonhou nessa questão. 

    A rotina vai de encontro aos princípios de segurança pessoal, assim, a melhor forma de fugir de ações hostis é adotar medidas não rotineiras. (Prof. Alexandre Herculano)


    As seguintes medidas de segurança devem ser obdecidas a respeito dos itinerários, destacamos as principais:

    manter o sigilo sobre a data, horário e o itinerário escolhido;

    utilizar a maior velocidade de segurança possível;

     redobrar os cuidados nos pontos críticos;

     usa veículo adequado ao terreno;

    alternar itinerário e horário, a fim de evitar rotina;

     reconhecer os itinerários com os motoristas;

     evitar túneis e passagens sob viadutos;

     neutralizar a visão sobre o dignitário, principalmente por

    ocasião do embarque e desembarque ou quando ele ficar

    parado; (Prof. Alexandre Herculano)


    Todas as fases do planejamento devem ser revisadas, modificadas e sempre discutidas, a fim de manter o esquema o mais perfeito que for possível. A segurança deve conhecer os hábitos do segurado, mas tudo fará para EVITAR ROTINAS. A previsibilidade de um dignitário e sua segurança converte-se numa arma nas mãos dos criminosos e terroristas. (http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/SDVC.pdf)


    Ou seja: a rotina no itinerário do magistrado é uma vulnerabilidade, o que exige um nível de segurança elevado. 

  • Concordo. Rotina na área da segurança é igual a vulnerabilidade.

  • Tenho uma opinião sobre todos os assuntos relacionados a segurança. Ele não mantém um padrão de gabarito, é preciso fazer uma avaliação de todas as respostas, pois não é uma matéria como o direito, possuindo respostas precisas. Fiquem ligados a pequenos conceitos. Espero estar ajudando. Fé em Deus e rumo a aprovação.

  • O que não adianta, senhores, é lutar contra a Banca. Esse tal de "eu concordo, eu discordo..." não importa. O que vocês estão dizendo contra a Banca? Leram a opção correta direitinho? Vamos lá, então, à leitura novamente:

    Um determinado Magistrado realiza seus deslocamentos diários, de sua residência ao Fórum. Utiliza o mesmo itinerário, percorrendo, aproximadamente, 35 (trinta e cinco) quilômetros de rodovia e vias urbanas. Neste caso, está submetido, a um nível de segurança

     b) normal, pois o deslocamento é rotineiro sendo possível estabelecer com maior facilidade um plano de contingência ou estabelecimento de itinerários alternativos.


    Está bem claro que a Banca está sugerindo o óbvio, ou seja, itinerários alternativos. Avante!

  • Letra E está incorreta pois, o enunciado da questão não cita que as ações necessárias de segurança foram planejadas.

     e) elevado, uma vez que se efetua deslocamento rotineiro, com trajeto previamente estabelecido, sendo planejadas todas as ações necessárias de segurança.

     

    Já a letra B, não é 100% correta, mas sim a MAIS CORRETA. Típico da banca.

  • LETRA B

     

    Concordo com o colega. Não adianta brigar com a banca. Conceitos são fundamentais no estudo de qualquer disciplina, porém o candidato deve saber se adaptar às situações novas impostas pela banca. Não há como ficar repetindo o mesmo assunto em todas as provas, pois assim todos os candidatos que se preparam para o cargo fecharão a prova. Portanto, devemos sempre analisar bem as questões, aplicar os conceitos que aprendemos e responder a correta. Quando não houver a correta, a menos errada.

     

    a) reduzido, uma vez que este deslocamento rotineiro não necessita de maiores providências quanto à segurança do magistrado.

    ERRADO. Não é porque o deslocamento é rotineito que não são necessárias providências quanto à segurança do magistrado. Fazendo uma analogia, mesma coisa seria descartar o uso do cinto de segurança em trajetos curtos.

     

     

    b) normal, pois o deslocamento é rotineiro sendo possivel estabelecer com maior facilidade um plano de contingência ou estabelecimento de itinerários alternativos.

    CERTO. Alguns colegas aqui aplicaram o conceito de que a rotina deve ser evitada. Ok, concordo com a teoria, mas aqui temos um caso concreto em que o dignitário se desloca todos os dias. Ou seja, por mais que o agente de segurança tenha talento de inventar caminhos novos, eles se repetirão diversas vezes até que se forme um padrão mesmo daquilo que não imaginamos que seria formado. Portanto, mesmo sabendo que a rotina prejudica a ação de segurança, MESMO ASSIM, o deslocamento rotineiro dá essa "vantagem" ao agente de segurança, em estabelecer o plano de contigência ou estabelecimento de itinerários alternativos.

     

    c) elevado, devido ao grande deslocamento efetuado e pelos tipos de vias percorridos (urbana e rodovias).

    ERRADO. O grande deslocamento não é fator suficiente para que se ponha o nível de segurança em elevado.

     

     

    d) normal, uma vez que durante este deslocamento o magistrado não terá contato com público, bem como o deslocamento rotineiro não depreende um planejamento de contingências.

    ERRADO. O deslocamento rotineiro também prevê um planejamento de contingências, assim como afirmado no gabarito da questão.

     

     

    e) elevado, uma vez que se efetua deslocamento rotineiro, com trajeto previamente estabelecido, sendo planejadas todas as ações necessárias de segurança.

    ERRADO. Confesso que fiquei entre a letra B e esta para marcar, porém elevar o status da segurança somete porque se trata de um deslocamento rotineiro seria desproporcional. O fato de termos um deslocamento frequente no mesmo itinerário não nos diz, por si só, a elevação do nível de segurança. Outros fatores devem ser avaliados para que se justifique tal decisão, tais como: importância da autoridade, público a ser enfrentado no trajeto, conjuntura social etc.

     

  • Senhores, não dá pra analisar muito a questão, considerando o mundo real. Se atenham ao material, senão é barro certo! REDUZIDA : sem ameaças inerentes ao cargo NORMAL: ameaças inerentes ao cargo (magistrado entra aqui) ELEVADA: ameaça real ou envolvimento em Situação de extraordinária relevância
  • GABARITO B

     

    A rotina se torna uma vulnerabilidade. Não é recomendado que o trajeto a ser percorrido seja sempre o mesmo, seja a pé ou motorizado. Dignitários, principalmente os ameaçados, correm sério perigo de morte e sua escolta deve observar esse grau de risco. 

     

    Apesar disso, o trajeto conhecido realmente torna mais fácil a aplicação do planejamento de contingência ou a adoção de trajetos alternativos.


ID
1425391
Banca
IESES
Órgão
APSFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

É dever do profissional de vigilância relacionado ao posto de serviço, EXCETO:

Alternativas

ID
1437109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação ao gerenciamento de riscos operacionais, julgue o item que se segue.

A retenção de risco consiste na eliminação da condição ou da causa que leva ao risco.

Alternativas
Comentários
  • O risco pode ser:

    - Eliminado


    - Aceito


    - Mitigado ou minimizado


    Portanto, a retenção do risco implica em em sua aceitação, e, normalmente, suas consequências são transferidas a terceiros (companhias de seguro, por exemplo). 

  • A meu ver, o correto seria: A eliminação do risco consiste na eliminação da condição ou da causa que leva ao risco.

  •   Eliminar não e sim se antecipar e estar sempre com a prevenção sobre possiveis crises, (acontecimentos)

  • Segundo a ABNT (2008), a retenção de risco (como uma das formas de mitigar riscos) é aplicar controles de correções tendo como base o conhecimento da vulnerabilidade, falha ou defeito.

  • De acordo com a NBR-31000, o tratamento de risco pode envolver:


     a ação de evitar o risco pela decisão de não iniciar ou descontinuar a atividade que dá origem ao risco;
     assumir ou aumentar o risco, a fim de buscar uma oportunidade (ver nota 1)
     a remoção da fonte de risco
     a alteração da probabilidade
     a alteração das consequências 
     o compartilhamento do risco com outra parte ou partes (incluindo contratos e financiamento do risco); e
     a retenção do risco por uma escolha consciente.

     

    Retenção do Risco – O nível de risco é aceitável. Precisa ser contido para não aumentar. Ações de monitoramento e controle são estratégias eficazes. O Risco Retido é uma espécie de do gênero Risco Residual.
     

     

    1. As normas técnicas tratam da situação de risco de forma dicotômica: podem ser negativos ou positivos. Dai, por exemplo, a matriz SWOT identificar nos riscos oportunidades (risco positivo) e ameaças (risco negativo). No entanto, na doutrina de segurança corporativa, notadamente no livro do Mandarini, o risco é sempre negativo.

    Portanto, ao estudar Gestão de Projetos e Análise de Riscos ao mesmo tempo, faça essa separação. Tive dificuldade ao começar estudar esses assuntos. Entendendo essa distinção, ficou mais fácil.


ID
1437118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito a continuidade de negócios e gerenciamento de crises, julgue o item a seguir.

Se os principais processos de negócios da organização forem interrompidos, é o plano de continuidade operacional que detalha, de forma qualitativa e quantitativa, os prováveis impactos gerados.

Alternativas
Comentários
  • Se os principais processos de negócios da organização forem interrompidos, é o plano de continuidade operacional que detalha, de forma qualitativa e quantitativa, os prováveis impactos gerados. (INCORRETO, quem detalha de forma qualitativa e quantitativa os prováveis impactos gerados é a BIA (Análise de Impactos no Negócio))


ID
1437184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca de segurança e proteção de autoridades, julgue o próximo item.

No planejamento da composição do sistema de segurança, considera-se segurança ostensiva aquela executada tanto por quem caracterize essa função quanto por pessoas descaracterizadas, que ocultam a natureza dessa função.

Alternativas
Comentários
  • Quanto ao grupo de execução, formado pelas seguintes equipes: segurança aproximada (a pé ou motorizada); segurança

    velada; segurança avançada; e segurança ostensiva, vejamos cada um:

     Equipe de segurança aproximada: responsável pela proteção da autoridade e por sua retirada em caso de emergência. Divide-se em equipes fixas e móveis.

     Equipe fixa: é aquela que permanece nos locais de repouso e alojamento utilizados pelo dignitário, fazendo também a preservação destes locais.

     Equipe móvel: é aquela que está permanentemente com o dignitário, dedicando-lhe atenção exclusiva e executando medidas que lhe garantam a integridade física;

     Equipe de segurança velada: formada por agentes de segurança que devem estar adequadamente trajados e infiltrados na população, com a finalidade de detectar qualquer movimento hostil;

     Equipe de segurança avançada: encarregada de chegar aos locais dos eventos com certa antecedência, verificar as condições do mesmo, se o planejamento está sendo seguido e informar a equipe aproximada, aguardando a chegada do dignitário e sua comitiva para, em seguida, deslocar-se para o local do evento;

     Equipe de segurança ostensiva: é aquela que executa um trabalho ostensivo com a finalidade de proteger e dar apoio, facilitando os deslocamentos, anulando ou intimidando ações hostis ou prevenindo acidente (Essa parte é realizada, quando necessária e permitida, com apoio da segurança pública, ex: Polícia Militar).


  • A segurança ostensiva não pode ser oculta!

  • caracterizada é APROXIMADA, VELADA E OSTENSIVA

  • ERRADO

     

    A segurança caracterizada atua de forma ostensiva ou velada, já a descaracterizada age somente de forma secreta, não atua diretamente nas ações e é mais voltada para a prevenção, tem foco na inteligência/informações. 


ID
1437187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Acerca de segurança e proteção de autoridades, julgue o próximo item.

A equipe de segurança velada deve acompanhar, de forma dissimulada, a movimentação de pessoal no ambiente e no trajeto em que o dignitário estará presente.

Alternativas
Comentários
  • Quanto ao grupo de execução, formado pelas seguintes equipes: segurança aproximada (a pé ou motorizada); segurança

    velada; segurança avançada; e segurança ostensiva, vejamos cada um:

     Equipe de segurança aproximada: responsável pela proteção da autoridade e por sua retirada em caso de emergência. Divide-se em equipes fixas e móveis.

     Equipe fixa: é aquela que permanece nos locais de repouso e alojamento utilizados pelo dignitário, fazendo também a preservação destes locais.

     Equipe móvel: é aquela que está permanentemente com o dignitário, dedicando-lhe atenção exclusiva e executando medidas que lhe garantam a integridade física;

     Equipe de segurança velada: formada por agentes de segurança que devem estar adequadamente trajados e infiltrados na população, com a finalidade de detectar qualquer movimento hostil;

     Equipe de segurança avançada: encarregada de chegar aos locais dos eventos com certa antecedência, verificar as condições do mesmo, se o planejamento está sendo seguido e informar a equipe aproximada, aguardando a chegada do dignitário e sua comitiva para, em seguida, deslocar-se para o local do evento;

     Equipe de segurança ostensiva: é aquela que executa um trabalho ostensivo com a finalidade de proteger e dar apoio, facilitando os deslocamentos, anulando ou intimidando ações hostis ou prevenindo acidente (Essa parte é realizada, quando necessária e permitida, com apoio da segurança pública, ex: Polícia Militar).

  • Gabarito: CERTO.

    A equipe de segurança velada deve acompanhar, de forma dissimulada, a movimentação de pessoal no ambiente e no trajeto em que o dignitário estará presente.

    Dissimulada: Encoberta, disfarçada. 

    Equipe Velada: Encoberta, disfarçada. Principal característica da equipe velada. O termo "Velada" vem de véu, encoberto. 

  • Não se pode confundir, DISSIMULADO com DESCARACTERIZADO....

     

    VELADA é DISSIMULADA ( disfarce ), mas não  tem o conceito de DESCARACTERIZADA.... 

     

    DESCARACTERIZADA - atua no SECRETO

     

    Parece complicado para entender, mas é isso que as bancas cobram...

  • Gostei da dica

    Equipe Velada: Encoberta, disfarçada. Principal característica da equipe velada. O termo "Velada" vem de véu, encoberto. 

  • CERTO

     

    Segurança velada = Grau de Cobertura/caracterizada. 

  • AMIGOS FIQUEI EM DÚVIDA, QUEM FAZ O TRAJETO  NÃO É A EQUIPE APROXIMADA? QUEM PUDER ME ESCLARECER AGRADEÇO.


ID
1437199
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Com relação às ações necessárias para um planejamento eficaz, eficiente e efetivo do sistema de segurança, julgue o item que se segue.

O planejamento das operações de segurança velada deve ser divulgado aos funcionários da instituição, visando a facilitar a condução dos trabalhos de segurança.

Alternativas
Comentários
  • O planejamento não, pois o mesmo pode vir ser exposto, destruído, ou sja, já nascer enfadado ao fracasso.O planejmento transita conforme a nacessidade de conhecer de cada setor, até ser finalmente confeccionado.
    O que deve ser após o fim desse planejamento, divulgado é o plano de segurança. Este sim deve ser com libguagem não rebuscada, o menos técnica possível, sem estrangeirismos, possuir uma capilaridade por toda instituição e do conhecimento de todos, incluse da alta cúpula organizacional.

  • ERRADO

     

    O trabalho velado da equipe de segurança deve ser discreto, camuflado, não devendo ser comunicado para outros setores senão os envolvidos diretamente na segurança. 


ID
1437208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito à proteção de autoridades, julgue o item a seguir.

A seção de operações, que compõe o serviço de segurança, é responsável pelo controle e fiscalização de toda a correspondência, pacotes e presentes recebidos pela autoridade, inclusive quando oriundos de familiares ou de pessoas que convivem ou trabalham com a autoridade.

Alternativas
Comentários
  • ##CONTROLAR E FISCALIZAR, NÃO AUTORIZA O AGENTE"DEVASSAR,VIOLAR"CORRESPONDÊNCIA!!


ID
1437211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito à proteção de autoridades, julgue o item a seguir.

A equipe precursora corresponde ao grupo de agentes de segurança que se desloca à frente da autoridade, a fim de verificar, no local de destino, se todas as providências solicitadas anteriormente pelo serviço de segurança foram executadas.

Alternativas
Comentários
  • O grupo de preparação é formado por três equipes: a precursora, de vistoria e de inteligência.

    Equipe Precursora: é o grupo de agentes de segurança que antecede a visita da autoridade, percorrendo os locais de eventos e hospedagem no programa, com a finalidade de oferecer subsídios ao planejamento de segurança;

    Equipe de Vistoria: é o grupo de agentes de segurança que se desloca à frente da autoridade com tempo variável, com a finalidade de identificar, neutralizar ou remover dispositivos que oferecem perigo;

    Equipe de inteligência: é o grupo de agentes de segurança que monitora possíveis ações hostis, essa equipe trabalha mais com informações.


  • A Questão está errada na minha opinião, pois inverteu os conceitos no lugar de precursora seria avançada.

    Questão: A equipe precursora corresponde ao grupo de agentes de segurança que se desloca à frente da autoridade, a fim de verificar, no local de destino, se todas as providências solicitadas anteriormente pelo serviço de segurança foram executadas.

    A questão faz referência a equipe que se desloca à frente da autoridade, ou seja, isso é feito pela equipe de execução então só pode ser equipe avançada.

    A equipe de segurança avançada, escalada eventualmente para situações com maior grau de risco,

    se antecipa à chegada da autoridade em locais predeterminados e deve interagir com a "escolta

    pessoal" no sentido de fortalecer o perímetro de segurança pessoal, principalmente em eventos de

    grande concentração de público.

    A equipe precursora faz parte da equipe de planejamento: A equipe precursora é aquela que fará o reconhecimento dos itinerários, locais dos eventos, fará contatos com a segurança local, enfim, essa equipe é a que subsidia o planejamento da segurança.

  • CESPE entende que a Equipe Precusora é sinonimo de Equipe Avançada.

    Diferentemente da FCC que cobra as duas com conceitos destintos.

    Se esta questão fosse FCC provavelmente o gabarito seria EQUIPE AVANÇADA.


ID
1437214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito à proteção de autoridade, julgue o item a seguir

Quando uma autoridade for se alimentar, o agente de segurança em serviço deverá se alimentar também, mantendo-se bem próximo à autoridade para sua melhor proteção.

Alternativas
Comentários
  • Não comer, beber ou fumar em serviço, no mesmo ambiente do dignitário, mas sim em um local afastado, discreto e compatível.

    Fonte: Ponto dos Concursos,  Curso da Polícia Legislativa, Prof. Marcos Girão Pag.33 - 2014

  • É piada essa né..O cara precisa dá um tiro e tá com uma coxinha de galinha na mão..rsrsr

  • ERRADO

     

    Os horários de alimentação do agente de segurança devem ser opostos ao da autoridade protegida. O agente de segurança deve estar sempre pronto. 


ID
1437217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

No que diz respeito à proteção de autoridades, julgue o item a seguir

Na esquematização de segurança de autoridade, o efetivo varia de acordo com as necessidades de cada missão, porém, em deslocamento a pé, é habitual haver cinco agentes — posicionados à frente, à retaguarda e nos lados da autoridade — de forma a possibilitar uma observação de 360 graus ao seu redor.

Alternativas
Comentários
  • A formação em losango permite a proteção em 360º e tem grande flexibilidade para a mudança de direção e de deslocamento.


    Atenção: Na formação em losango, utiliza-se o número mínimo de quatro agentes.


    Prof. Marcos Girão, PONTO DOS CONCURSOS

  • A questão não erra ao afirmar que habitualmente pode haver a formação de 05 agentes. Ela refere-se à formação losango que tem a finalidade expressa na questão e que, de fato, a depender do dignitário, pode sim ser usada com habitualidade com esse número de agentes. Atentem para o fato de que o elaborador não utilizou expressões restritivas. Ao afirmar que "o efetivo varia com as necessidades da missão", por exemplo, ele não contradiz o aspecto doutrinário da utilização de técnicas e táticas das mais simples para as mais complexas. 


ID
1437229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

As atividades do sistema financeiro ligadas à movimentação de numerário e dados de movimentação bancária são revestidas de uma série de especificidades, em especial relacionadas à segurança. Acerca desse assunto e considerando a legislação relacionada, julgue o item a seguir.
A legislação brasileira exige que o transporte de valores seja executado por empresas especializadas nesse tipo de serviço, proibindo que estabelecimentos financeiros executem essa atividade.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 89.056, DE 24 DE NOVEMBRO 1983. 
     Art 12. A vigilância ostensiva e o transporte de valores serão executados:

    II - pelo próprio estabelecimento financeiro, desde que organizado e preparado para tal fim, com pessoal próprio, e cujo sistema de segurança tenha parecer favorável à sua aprovação, emitido pelo Ministério da Justiça. (Redação dada pelo Decreto nº 1.592, de 1995)
  • Lei 7.102/83 -

    Art. 3º A vigilância ostensiva e o transporte de valores serão executados:

    I - por empresa especializada contratada; ou   
    II - pelo próprio estabelecimento financeiro, desde que organizado e preparado para tal fim, com pessoal próprio, aprovado em curso de formação de vigilante autorizado pelo Ministério da Justiça e cujo sistema de segurança tenha parecer favorável à sua aprovação emitido pelo Ministério da Justiça.

  • Não foi bem isso que vimos... A Lei nº 7.102/83 não obriga o estabelecimento financeiro a terceirizar a atividade de transporte de valores a empresas especializadas.

    Veja que o próprio estabelecimento poderá realizar a atividade, o que torna nosso item incorreto.

    Art. 3º A vigilância ostensiva e o transporte de valores serão executados:              

    I - por empresa especializada contratada; OU          

    II - pelo próprio estabelecimento financeiro, desde que organizado e preparado para tal fim, com pessoal próprio, aprovado em curso de formação de vigilante autorizado pelo Ministério da Justiça e cujo sistema de segurança tenha parecer favorável à sua aprovação emitido pelo Ministério da Justiça.          

    Resposta: E

  • Gabarito''Errado''.

    O art. 3º, II, da lei 7.102/83, permite que o transporte seja executado pelo próprio estabelecimento financeiro, desde que organizado e preparado para tal fim.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!


ID
1464382
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O planejamento de contingências consiste no preestabelecimento de um elenco de providências destinadas a prevenir possíveis impactos que a ocorrência de determinados eventos possa causar à prestação de serviço de uma empresa. Neste planejamento, o desenvolvimento de hipótese de emergências está inserido na fase metodológica de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    O planejamento de contingências pode aplicar uma série de metodologias existentes e já bastante difundidas no mercado. O especialista Marcos Mandarini (2006) sugere a seguinte metodologia:

    Treinamentos:
    => Desenvolver hipóteses de emergências (credibilidade, realismo, viabilidade);
    => Estabelecer objetivos e padrões de desempenho para respostas e  manejos;
    =>Estabelecer alcance, rotinas, participantes, coordenadores, avaliadores e controladores de exercícios;
    =>Fixar tempos (real e reduzido), bem como critérios de medição específicos e objetivos;
    =>Realizar briefing, debriefing e feedback;
    => Promover atualizações e modificações decorrentes;
    => Transmitir os resultados à alta gestão.

  • GABARITO B

     

    Essas hípoteses de emergências são desenvolvidas através do treinamento, que, inclusive, quando praticado por especialistas, deve ser feito sem aviso, de surpresa. 

  • ETAPAS DO PLANEJAMENTO DE CONTIGÊNCIAS

    FIXAR OBJETIVOS

    FIXAR POLÍTICAS E ALCANCE

    ANALISAR RISCOS E AMEAÇAS POTENCIAIS OU REAIS

    FIXAR TAREFAS E DEFINIR RESPONSABILIDADES

    MANUTENÇÃO E CAPACITAÇÃO

    TREINAMENTO

    PLANEJAMENTO


ID
1464415
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

De acordo com o Ato GP no 05/2012, a periodicidade para apresentação de relatório circunstanciado de todas as ocorrências registradas nas dependências do Tribunal, pelo Diretor responsável pelo Serviço de Transporte ao Presidente do Tribunal será

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º

    Parágrafo único. O Diretor da Secretaria de Segurança Institucional apresentará à Presidência, bimestralmente, relatório circunstanciado de todas as ocorrências registradas nas dependências deste Tribunal, discriminando-as por tipo, relacionando as que foram encaminhadas aos órgãos responsáveis pela segurança pública e as que estão em processo de apuração internamente. (Parágrafo alterado pelo Ato GP nº 16/2016 - DOEletrônico 28/07/2016)
     

  • Parágrafo único. O Diretor da Secretaria de Segurança Institucional apresentará à Presidência,

    bimestralmente, relatório circunstanciado de todas as ocorrências registradas nas dependências deste Tribunal,


ID
1466971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Julgue o próximo item , referente a armamento, tiro, conhecimentos de defesa pessoal e segurança de dignitários.

O terceiro perímetro da equipe de segurança de uma autoridade é a área de segurança onde ficam localizados os integrantes da segurança velada, ou seja, aqueles integrantes que ficam mais próximos à autoridade, confundindo-se com ela.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO - O terceiro perímetro da equipe de segurança de uma autoridade é a área de segurança onde ficam localizados os integrantes da segurança OSTENSIVA. ( Teoria dos circulos concentricos)

  • Errado

    1º perímetro =Proteção segurança aproximada;

    2º perímetro =Cobertura  segurança velada;

    3º perímetro =Vigilância  segurança ostensiva.

  • 1º perímetro =Proteção segurança aproximada;

    2º perímetro =Cobertura  segurança velada;

    3º perímetro =Vigilância  segurança ostensiv

     

    LEMBRANDO QUE NA PROVA = APROXIMADA PODE SER CHAMADA DE PROTEÇÃO

    VELADA DE= COBERTURA 

    OSTENSIVA DE= VIGILANCIA

  • Dica PCV é AVO!

    Proteção-Aproximada

    Cobertura-Velada

    Vigilância-Ostensiva


ID
1680496
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Antônio Carlos, Técnico de Segurança Institucional, voltando de uma diligência, deparou-se com a presença de populares em ato de protesto em frente ao prédio em que exerce as suas funções. Dada a grande movimentação na via pública, disparou a arma que portava apontando para um canto em que não havia transeuntes, objetivando assustá-los e abrir caminho para adentrar ao prédio. A conduta de Antônio Carlos foi

Alternativas
Comentários
  • d) incorreta, ou seja, ilícita, pois disparou arma de fogo em via pública simplesmente para abrir caminho na multidão, lembrando que portava arma de fogo em trabalho externo porque estava no exercício da sua função.

  • GABARITO: D

    d) incorreta, ou seja, ilícita, pois disparou arma de fogo em via pública simplesmente para abrir caminho na multidão, lembrando que portava arma de fogo em trabalho externo porque estava no exercício da sua função.

      Art. 15. Disparar arma de fogo ou acionar munição em lugar habitado ou em suas adjacências, em via pública ou em direção a ela, desde que essa conduta não tenha como finalidade a prática de outro crime

  •     Disparo de arma de fogo

            Art. 15. Disparar arma de fogo ou acionar munição em lugar habitado ou em suas adjacências, em via pública ou em direção a ela, desde que essa conduta não tenha como finalidade a prática de outro crime:

            Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.


ID
1680583
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um Técnico de Segurança Institucional do CNMP foi agredido por um cidadão durante a abordagem. Este cidadão, descontrolado, agiu de maneira ríspida, grosseira e também aplicou um empurrão no Segurança Institucional, que possui formação em artes marciais, como meio de defesa pessoal, para conter as agressões. A partir destas informações considere os itens abaixo.
I. O uso das técnicas das artes marciais não pode ultrapassar a intensidade da agressão sofrida. O Segurança Institucional poderá responder, caso exceda no uso de tais técnicas e de acordo com o Código Penal, pelo excesso doloso ou culposo.
II. O Segurança Institucional deverá se impor com energia e rigor, golpeando o cidadão no intuito de abalar e aquietar o mais exaltado de alguma intenção mais agressiva.
III. Uma vez que houver a agressão física, deverá valer-se de técnicas de imobilização, sempre observando o uso progressivo e seletivo da força para contenção da desavença.
IV. As técnicas das artes marciais podem ser empregadas e a aplicação de golpes por toda região do corpo é permitida, para conter o agente agressor, até a sua paralisação.
V. Dar um empurrão no Técnico de Segurança Institucional do CNMP não é uma conduta ilícita; aconselha-se convidar o mais exaltado para diálogo particular, a fim de repreender o cidadão, com atitude firme.
Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • INCISO II - O fato de ter sido empurrado, não significa que deve-se agir com uso de golpes. Pode-se optar por imobilização, por exemplo. 

     

    INCISO IV - Vale lembrar que a REAÇÃO (defesa pessoal) deve ser proporcional, moderada, ou seja, não há necessidade, por exemplo, de se golpear a TRAQUÉIA do oponente. Porém, haverá casos em que se poderá atingir regiões genitais com uma joelhada, por exemplo, ou ESTRANGULAMENTO... Mas, deve-se analisar a situação em sim para agir da melhor maneira possível. 

     

    INCISO V - Entendo que o erro deste inciso foi dizer que o empurrão não é uma conduta ilícita.

     

    EM RELAÇÃO AO INCISO III - A forma PROGRESSIVA citada, não se confunde com desproporcional, pois a idéia de progressividade disse respeito ao uso da força de acordo com a agressão sofrida. Ou seja, se aumenta a agressão, o uso da REAÇÃO tb aumentará progressivamente. 

     

     

     

     


ID
2151142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto aos aspectos jurídicos do tiro policial, julgue o item.

O PM, que estando de serviço, ao manejar sua arma de fogo em local onde transitam pessoas, dispare-a acidentalmente e atinja um transeunte, poderá responder culposamente pelo crime cometido.

Alternativas
Comentários
  • Culposo: quando não há intenção, quando a culpa é inconsciente. Norteada pela Negligência, Imprudência ou Imperrícia.

    Doloso: quando há intenção em praticar o ato. Classifica-se como Dolo Direto, quando o indivíduo realmente deseja praticar o ato e Dolo Indireto, quando o indivíduo não tem o propósito de praticar o ato, mas é o responsável por organizar evento que resulte no ato por consequência.


ID
2151145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto aos aspectos jurídicos do tiro policial, julgue o item.

Será processado e julgado pela correspondente justiça militar o PM que, em uma operação policial, disparar sua arma de fogo e, dolosamente, atingir um civil, se este vier a óbito instantaneamente.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Art. 9º do CPM, basicamente, caracteríza-se crime Militar, em tempo de paz, aquele cometido por Militar contra Militar. No Caso da questão, o crime doloso foi praticado contra civil, não caracterizando assim crime militar.


ID
2151148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quanto aos aspectos jurídicos do tiro policial, julgue o item.

O PM que, estando de serviço, sofra agressão física de um civil pode agir em legítima defesa, repelindo a agressão, que deverá ser atual e iminente. Entretanto, se o policial exceder-se no uso dos meios necessários, poderá responder dolosa ou culposamente pelo excesso.

Alternativas

ID
2252872
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Os profissionais capacitados pelos cursos de formação, empregados das empresas especializadas e das que possuem serviço orgânico de segurança, devidamente registrados no Departamento de Polícia Federal, responsáveis pela execução das atividades de segurança privada são denominados:

Alternativas
Comentários
  • Pesquisando sobre o assunto, acredito que a resposta esteja em uma portaria do Departamento de Polícia Federal do ano de 2012:

    Art. 2º da Portaria 3233 de dezembro de 2012 - Para os efeitos desta Portaria são utilizadas as seguintes terminologias:

    I - empresa especializada: pessoa jurídica de direito privado autorizada a exercer as atividades de vigilância patrimonial, transporte de valores, escolta armada, segurança pessoal e cursos de formação;

    II - empresa possuidora de serviço orgânico de segurança: pessoa jurídica de direito privado autorizada a constituir um setor próprio de vigilância patrimonial ou de transporte de valores, nos termos do art. 10, § 4º da Lei nº 7.102, de 20 de junho de 1983;

    III - vigilante: profissional capacitado em curso de formação, empregado de empresa especializada ou empresa possuidora de serviço orgânico de segurança, registrado no DPF, e responsável pela execução de atividades de segurança privada; e

    IV - plano de segurança: documentação das informações que detalham os elementos e as condições de segurança das empresas de que tratam os incisos I e II.

    Segue o link do documento:

    http://www.lex.com.br/doc_24057336_PORTARIA_N_3233_DE_10_DE_DEZ


ID
2252875
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Assinale a alternativa que não contém um direito do vigilante:

Alternativas
Comentários
  • Lei 7102/83

    Art. 19 - É assegurado ao vigilante:

    I - uniforme especial às expensas da empresa a que se vincular;

    II - porte de arma, quando em serviço;

    III - prisão especial por ato decorrente do serviço;

    IV - seguro de vida em grupo, feito pela empresa empregadora.

  • exi

  • boa noite


ID
2252878
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O Código Q é uma abreviação utilizada para facilitar a rádio comunicação. Assinale a alternativa que correlaciona corretamente o código a seu significado:

Alternativas
Comentários
  • Segue o link de uma tabela com os principais códigos!!!

    Letra C é a alternativa Correta.

    https://prevencaodeperdas2013.blogspot.com.br/2013/10/codigoq-ocodigo-q-e-utilizado-para.html

     

     

     

  • Acertei por eliminatória, pois pesquisando o "código Q" encontrei este > QRT: Fora de AR. (mesmo significado de Parar de transmitir)

  • na PMPR é tudo diferente...

  • PARA QUEM TIVER INTERESSE:

    CÓDIGO

    Q Q.A.P ::: na escuta

    Q.A.R ::: desligar

    Q.R.N ::: interferência

    Q.R.A ::: nome do operador

    Q.R.L ::: estou ocupado

    Q.R.M ::: interferência humana

    Q.R.Q ::: transmita mais depressa

    Q.R.S ::: transmita mais devagar

    Q.R.T ::: fora do ar

    Q.R.U ::: tens algo para mim

    Q.R.V ::: as suas ordens

    Q.R.X ::: aguarde

    Q.R.Z ::: fale quem chamou

    Q.S.A ::: como está recebendo

    Q.S.L ::: entendido

    Q.S.M ::: está ouvindo

    Q.S.O ::: comunicado aviso

    Q.S.P ::: fazer ponte

    Q.T.C ::: mensagem

    Q.T.H ::: endereço

    Q.T.R ::: horário exato

    Q.T.U ::: horário

    Q.T.A ::: última forma

    Q.S.V ::: viatura

    Q.S.D ::: motorista

    Q.S.J ::: dinheiro

    T.K.S ::: obrigado

  • Significado de QRT: Código usado pelas forças de segurança, o mesmo que "fora do ar."


ID
2252881
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Quando é necessário dar precisão no que se está falando através da rádio comunicação, indica-se o uso do alfabeto fonético, que relaciona cada letra do alfabeto a um nome. Assinale a alternativa que apresenta o nome dado à letra “Q” no alfabeto fonético:

Alternativas
Comentários
  • Você sabia que o alfabeto fonético da OTAN  é o alfabeto de soletração mais utilizado no mundo? Nem eu. kkk

    A alpha

    B bravo

    C charlie

    D delta

    E echo

    F foxtrot

    G golf

    H hotel

    I india

    J juliett

    K kilo

    L lima

    M mike

    N november

    O oscar

    P papa

    Q quebec

    R romeo

    S sierra

    T tango

    U uniform

    V victor

    W whiskey

    iX x-ray

    Y yankee

    Z zulu

  • só queria ser vigia kkkkkkkk


ID
2252884
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O “zoneamento” consiste na divisão do local controlado por alarmes em zonas, sendo uma de suas principais vantagens diretas:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Monitoramento e indicação do local

    O zoneamento dividi o local a ser protegido em seções, assim melhorando o monitoramento e informando ao vigilante o local da ocorrência.


ID
2252887
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Assinale a alternativa que indica o item que contém todos os dados de clientes (endereço, ponto de referência, telefones, senhas), sendo, portanto, fundamental para a central de monitoramento:

Alternativas
Comentários
  • isto está escrito onde???? como faço pra estudar esse tipo de matéria?? ou é procedimento de cada empresa???


ID
2252890
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Assinale a alternativa que não traz uma providência em casos de ocorrência de crime ou de eventos críticos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    Não se deve alterar o local do crime nem a posição dos objetos nele utilizados. 

     

     


ID
2252893
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Os vestígios são marcas deixadas no local do crime, as quais podem ser utilizadas como prova de autoria ou acontecimento. Quando esse vestígio é formalmente trazido aos autos do inquérito policial para se constituir em prova passa a ser denominado:

Alternativas
Comentários
  • vestígio->evidência->indício

  • Pra mim, indício encontra-se somente no meio jurídico (instrução processual).

    Como o inquérito policial ainda é um procedimento administrativo, entendo que o caso em tela trata-se de evidência.

     

  • Vinicius Vieira, concordo com vc. Para mim, no caso em tele, o vestígio, o qual possui relação com o delito, torna-se uma evidência, que poderá se tornar um indício.  artigo 239 do Código de Processo Penal: “Considera-se indício a circunstância conhecida e provada que, tendo relação com o fato, autorize, por indução, concluir-se a existência de outra ou outras circunstância.” A questão não diz que através do vestígio encontrado é possível concluir a existência de outra ou outras circunstância, simplesmente se sabe que tem relação com o delito, ou seja, evidência. 

  • Resposta: b

     

    definição de evidência

    substantivo feminino

    1.qualidade ou caráter do que é evidente, do que não dá margem à dúvida.

    2.condição de alguém ou algo que se destaca, que sobressai, atraindo a atenção circundante.

    "aquele escritor está em e."

    3.aquilo que indica a existência de (algo); indicação, indício.

    "as e. de um crime"

    4.fil no cartesianismo, constatação de uma verdade que não suscita qualquer dúvida, pela clareza e distinção com que se apresenta ao espírito (p.ex., o cogito ).

    Origem ⊙ ETIM lat. evidentĭa,ae 'visibilidade, clareza, transparência; hipótese'

                     Em direito penal, a evidência se produz mediante a apreciação conjunta e conjugada de provas - sejam documentais, testemunhais ou periciais.

    "Meio de prova é todo fato, documento ou alegação que possa servir, direta ou indiretamente, à busca da verdade real dentro do processo. Em outras palavras, é instrumento utilizado pelo juiz para formar a sua convicção acerca dos fatos alegados pelas partes".[5]

    Prova e evidência não são sinônimos, embora a confusão seja comum em afirmações corriqueiras tais como 'não há evidências de que ele seja culpado...' ou 'as evidências mostram que...'. Tal confusão é frequentemente resultante da tradução equivocada do inglês evidence, que, em português, não se traduz como 'evidência', mas como 'prova'. 'Evidência', em português, é um atributo daquilo que é perfeitamente claro, inequívoco, incontestável. 'Prova' é um meio de demonstrar que um fato é verdadeiro. A evidência decorre, portanto, da prova (ou do conjunto probatório). Assim, se existem muitas provas válidas de um fato, poder-se-á dizer que esse fato é 'evidente'. Todavia, não se pode dizer que 'foram encontradas evidências' de um fato. O correto é: 'foram encontradas provas' ou 'não há provas de que ele seja culpado'.[6]

    Da mesma forma, 'evidência' não se confunde com 'indício' ou 'prova indiciária'. Segundo o artigo 239 do Código de Processo Penal Brasileiro, "considera-se indício a circunstância conhecida e provada, que, tendo relação com o fato, autorize, por indução, concluir-se a existência de outra ou outras circunstâncias." Indícios são sinais ou vestígios que induzem a supor alguma coisa e que podem vir a se constituir um princípio de prova e levar ao conhecimento de elementos significativos do fato delituoso. A indução consiste em inferir o geral com base no particular. Assim, a partir de fatos conhecidos, presume-se o fato incerto que se pretende provar. [6] Como regra, tendo em vista o princípio da presunção de inocência (in dubio pro reo, indícios não têm força probante para condenar mas, reforçados por outras provas, podem embasar um juízo condenatório.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Evid%C3%AAncia

     

  • Resumindo...

    'evidência' não se confunde com 'indício' . Indícios são sinais ou vestígios que induzem a supor alguma coisa e que podem vir a se constituir um princípio de prova e levar ao conhecimento de elementos significativos do fato delituoso. 


ID
2252896
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A capacidade que o vigilante deve ter de entender e compreender o fato ocorrido com atenção, não a perdendo em situações de pressão ou de nervosismo, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • A percepção da totalidade da situação que proporciona a escolha e dosagem do nível de força que será utilizado para conter o agressor.

  • se alguém puder me dizer onde está escrito isso além do dicionário ? kkkk


ID
2252911
Banca
SENAI - PR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O que se deve fazer na avaliação primária de uma vítima de acidente:

Alternativas
Comentários
  • avaliação primária deve-se analisar os riscos inerentes ao acidente e proteger e sializar o local do acidente ,logo após irá a avaliação da vítima.

  • resposta E

    5 etapas da abordagem primária (ABCD)

    O objetivo da abordagem primária à vítima de trauma é identificar da maneira mais rápida possível situações que coloquem ou possa colocar a vida em risco e que tragam atenção imediata pela equipe. Deve ser rápido, organizado e eficiente de forma que permita decisões em relação ao atendimento, dando ao paciente maiores chances de sobrevida.

    Dentro da abordagem de trauma, nós precisamos desenvolver 5 etapas básicas em relação a abordagem primária. Dentro dessas 5 etapas primarias, existem duas delas que são feitas fora dessa sequência.

    Abordagens fora das 5 abordagens primárias.

    Segurança de cena.

    Onde você irá realizar a segurança da sua equipe e do doente também. Principalmente numa via urbana.

    Cinemática do trauma.

    Avaliar as possíveis lesões observando as cenas e identificando o que pode ou não ter acontecido nesse paciente. É muito mais fácil você tratar um paciente se você souber onde procurar a lesão. Não basta apenas identifica-las, saber trata-las é muito importante.

    http://www.setemcursos.com.br/5-etapas-da-abordagem-primaria-abcd/

  • Antes de realizar qualquer abordagem primaria ou secundaria previsto para qualquer tipo de acidente ou trauma, prezar sempre pela segurança do local e em seguida seguir as etapas do atendimento A,B,C,D e E. diante disto, todas as questões estão erradas.

    Obs: Só se avança para o passo seguinte, após completar o anterior.


ID
2316631
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Sobre as técnicas de defesa pessoal, considere:

I. O caráter principal da defesa pessoal é o uso da força, podendo ser aplicado aos oponentes de maiores dimensões ou com força muscular.

II. A aplicação de golpes em pontos sensíveis ou traumáticos a fim de imobilizar o adversário não gera responsabilidade civil, devido à legítima defesa no exercício de suas atividades.

III. Para dominar o adversário o mais rápido possível, utilizam-se principalmente bloqueios, retenções e alavancas encurtando o tempo de combate com o objetivo de evitar maiores riscos de acidentes ou lesões.

IV. No âmbito civil, tenta-se dominar o adversário de maneira segura, podendo ocasionar alguns danos ao adversário por legítima defesa ou no estrito cumprimento do dever legal.

V. A defesa pessoal é baseada nos fundamentos de alguns esportes e/ou artes marciais que têm em sua essência os princípios das alavancas e a garantia da integridade pessoal.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Item II: A legítima defesa putativa não exclui a responsabilidade civil do ofensor, consistindo, ao contrário, uma dirimente somente penal, não uma excludente do dever de indenizar. (TJ-PR - Apelação Cível AC 6119840 PR 0611984-0 (TJ-PR) )

    Sobre o item que fiquei em dúvida.

  • Garantia da integridade pessoal? isso eh querer  forçar d +..

  • não tem como se garantir a integridade pessoal.
    a opção V, está bem estranha.

     

  • GABARITO: D

     

    Item I - O carater principal da defesa pessoal não é o uso da força, mas sim de aplicações de técnicas de imoblizações, afim de se preservar a integridade física do agressor.

    Item II - A aplicação de golpes ou imobilizações de forma indevida sempre gererá responsabilidade civil (principalmente quando praticadas por agentes públicos)

    Item III - CERTO.

    Item IV - CERTO.

    Item V - CERTO.

  • Letra E realmente impossível de garantir a integridade...

     

  • Pessoal, garantir a integridade pessoal é um princípio e não uma regra. Quando a assertiva fala isso, na verdade quer dizer que o intuito do defensor, claro, é garantir sua integridade pessoal.

  • Pq a assertiva IV tá certa.?

  • O item II e IV tem a mesma lógica, portanto, se um está errado o outro também tem que está.


ID
2320714
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Ao encontrar uma pessoa adulta deitada em um banco de via pública, desacordada, que não responde ao chamado e que está respirando com dificuldade, prioritariamente, deve-se

Alternativas

ID
2320717
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Atenção: A questão a seguir está de acordo com as Diretrizes da American Heart Association (AHA) 2010. 


Na Reanimação Cardiopulmonar (RCP) recomenda-se, dentre outros procedimentos, que as compressões torácicas feitas por um socorrista leigo devem ser contínuas até o momento da 

Alternativas

ID
2320720
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Atenção: A questão a seguir está de acordo com as Diretrizes da American Heart Association (AHA) 2010. 


O socorrista leigo que atua sozinho na reanimação cardiopulmonar, de uma pessoa adulta, deve aplicar as compressões torácicas na frequência de, no mínimo, 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    De acordo com o protocolo editado pela American Heart Association em 2010. A frequência de compressão deve ser, no mínimo, de 100/minuto (em vez de “aproximadamente” 100/minuto). A profundidade da compressão em adultos foi ligeiramente alterada para, no mínimo, 2 polegadas (cerca de 5 cm),em lugar da faixa antes recomendada de cerca de 1½ a 2 polegadas (4 a 5 cm). Quando se tratar de socorrista "Leigo" este deverá priorizar a aplicação das compressões (100/minuto), caso ele possua treinamento poderá realizar as insuflações na frequência de 30 compressões por 2 ventilações (uma ventilação a cada 6 ou 8 segundos). Profissionais da Saúde verifica rapidamente a respiração ao verificar se o paciente está respondendo a fim de detectar sinais de PCR. Após a aplicação de 30 compressões, o socorrista que atuar sozinho deverá abrir a via aérea da vítima e aplicar duas ventilações, as compressões torácicas devem ser feitas a uma frequência mínima de 100 compressões por minuto e as insuflações uma ventilação a cada 6 ou 8 segundos.

    Fonte de referencia American Heart Association - Guidelines CPR ECC 2010

  • A American Heart Association retirou as ventilações do protocolo

ID
2320723
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Atenção: A questão a seguir está de acordo com as Diretrizes da American Heart Association (AHA) 2010. 


Uma pessoa que foi atingida por projétil de arma de fogo, na perna esquerda, apresenta hemorragia externa com a presença de sangue vermelho vivo jorrando pelo membro. No controle da hemorragia, uma das ações recomendadas é a aplicação de 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    De acordo com o protocolo editado pela American Heart Association em 2010.

    Torniquetes e controle de hemorragias 2010 (Sem alterações em relação a 2005): Devido aos possíveis efeitos adversos de torniquetes e à dificuldade de sua correta aplicação, seu uso para controlar hemorragias das extremidades é indicado somente se a aplicação de pressão direta não for eficaz ou possível e se o prestador de primeiro socorros tiver treinamento no uso de torniquete.

    Motivo: São várias as experiências com o uso de torniquetes para controlar hemorragias em campos de batalha e não há dúvida de que eles funcionam nas circunstâncias corretas e com o treinamento adequado. No entanto, não existem dados sobre o uso de torniquetes por prestadores de primeiros socorros. Os efeitos adversos dos torniquetes, que podem incluir isquemia e gangrena da extremidade, bem como choque ou até mesmo a morte, parecem estar relacionados à quantidade de tempo que permanecem aplicados e sua eficácia é parcialmente dependente do tipo de torniquete. Em geral, torniquetes especialmente projetados são melhores do que os improvisados.


ID
2320726
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Após acidente automobilístico, uma vítima é encontrada estendida no asfalto, acordada, respirando e falando que não consegue se mover. Nesta situação, até a chegada do socorro especializado, é recomendável, dentre outros procedimentos, que o socorrista leigo

Alternativas
Comentários
  • Vítima é encontrada estendida no asfalto, acordada, respirando e falando que não consegue se mover.

    Socorrista leigo

    Só resta sinalizar o local para evitar que novos acidentes venha a ocorrer, chamar o socorro, junto a vitima ir monitorando os sinais, não mover o corpo e tentar acalmar a mesma esperando o socorro especializado chegar ao local.


ID
2320729
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Há um acidente de carro com vítimas: o motorista e um passageiro adulto no banco da frente. As janelas do carro estão abertas. Enquanto aguarda a chegada de um socorro profissional, a pessoa que socorre pode iniciar o socorro às vítimas. Dentre outros procedimentos, é recomendável

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

  • A mais correta e a letra "A"

    A) ver se o cinto de segurança está dificultando a respiração do motorista. Neste caso, soltá-lo cuidadosamente, sem movimentar o corpo da vítima.

    onde as demais questões são inteiramente erradas, tornando a letra "A" mais ideal para o gabarito.


ID
2358598
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

“A doutrina de gestão de conflitos estabelece três critérios de ação para a tomada de decisão. Nesse sentido, a ação: (I) deve ter probabilidade de redução da ameaça maior do que os perigos a serem enfrentados e a continuidade do status quo; (II) somente deve ser realizada quando indispensável; e, (III) deve ter respaldo legal, moral e ético.” A alternativa que, sucessivamente, corresponde aos critérios de ação descritos é:

Alternativas
Comentários
  • Com base no Curso de Gerenciamento de Crises da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP/MJ):

    (I) deve ter probabilidade de redução da ameaça maior do que os perigos a serem enfrentados e a continuidade do
    status quo –> VALIDADE DO RISCO

    (II) somente deve ser realizada quando indispensável –> NECESSIDADE

    (III) deve ter respaldo legal, moral e ético –> ACEITABILIDADE

    Gabarito: Letra "C"

  • dificil de encaixar: respaldo legal ,com aceitabilidade .

  • CRITÉRIOS DE AÇÃO

    No decorrer do processo do gerenciamento de uma crise, o GERENTE DA CRISE (mais alta autoridade presente no teatro de operações) tomará decisões das mais diversas espécies e pertinentes aos mais variados assuntos. Para balizar e facilitar o processo decisório no curso de uma crise, a doutrina estabelece o que se chamam critérios de ação, que se traduzem em referenciais para nortear a tomada de decisões.
    A doutrina de Gerenciamento de Crises do FBI estabelece três critérios de ação, a saber: a necessidade, a validade do risco e a aceitabilidade. 

    1 - O critério da necessidade indica que toda e qualquer ação somente deve ser implementada quando for indispensável.
    2 - O critério da validade do risco, nos mostra que toda e qualquer ação têm que levar em conta se os riscos dela advindos são compensados pelos resultados.
    3 - A aceitabilidade, implica em que toda ação deve ter respaldo legal, moral e ético.
    ACEITABILIDADE LEGAL – Toda decisão deve ser tomada com base nos princípios ditados pelas leis.
    ACEITABILIDADE MORAL – Toda decisão para ser tomada deve levar em consideração aspectos de moralidade e bons costumes.
    ACEITABILIDADE ÉTICA – O responsável pelo gerenciamento da crise, ao tomar uma decisão, deve fazê-lo lembrando que, o resultado da mesma não pode exigir de seus comandados a prática de ações que causem constrangimentos à corporação policial.

  • Aulas Marcos Girão e Alexandre Herculano (Estratégia):

    Critérios para tomada de decisão:

    - necessidade - a ação é estritamente necessária?

    - validade - vale a pena correr esse risco?

    - aceitabilidade - respaldo legal, moral e ético.

  • mnemônico:

    Critérios norteadores de uma tomada de decisão num evento crítico: "VAN"

    Validade do Risco

    Aceitabilidade

    Necessidade


ID
2358607
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

“Presos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, voltaram a se rebelar na manhã desta quinta-feira (19). Armadas com facas e pedras, as facções entram em confronto nos pavilhões. Sons de tiro e bombas também são ouvidos. Um helicóptero da polícia sobrevoa o local. Agentes penitenciários atiram balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo, enquanto presos arremessam pedras e barras de ferro.”

(Rebelião na Penitenciária Estadual de Alcaçuz deixa mortos, diz PM. Disponível em: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2017/01/19/rebeliao-na-penitenciaria-estadual-de-alcacuz-deixa-mortos-diz-pm/. Acesso em 25/01/2017.)

Em eventos conflituosos similares ao descrito no excerto anterior, NÃO se configura atitude correta relativa à definição dos perímetros táticos:

Alternativas
Comentários
  • logica, letra A

     

  • LETRA "A"

     

    Muitas questões para esse cargo da para acertar pela lógica, porém as provas são muito mal elaboradas. Usam termos técnicos ultrapassados, fazem essas questões de eliminação de ítens para confundir e etc. Quem conhece de segurança pública se atrapalha um pouco com isso.

  • Bruno Mendes,

    É verdade. Porém, muito disso refere-se ao fato da doutrina nessa área ser muito sútil e específica, na realidade resume-se praticamente a um autor. Quem vem com conhecimento geral de segurança pública ou policial, nem sempre acerta por ter muitas especificidades nessa área de segurança e transporte.

    AVANTE!

  • O autor é Mandarim ?

  • O local correto para imprensa é no perímetro tático externo, onde tambem se encontram o posto de comando (PC) e o posto de comando tatico (PTC). 

  • autor Marcos Mandarini

     

  • GABARITO A

     

    A imprensa (mídia) pode figurar dentro do perímetro tático externo, porém, tão somente para a realização de briefings ou enterevistas quando autorizadas. 

     

    O perímetro tático externo é onde ficam instalados os postos de comando e de comando tático e são instalados na fase de pré-confrontação do evento crítico. Sua instalação não é indispensável.

  • Por que nesse caso pode se bloquear os sinais de rádio e televisão?

  • @Thiago Francisco, nesse caso serão bloqueados os sinais de televisão e rádio e todos os demais meios ou sinais de comunicação, por tratar-se de uma situação crítica. Ao mesmo tempo em que os agentes controlam a rebelião, outros realizam buscas para a apreensão de aparelhos telefônicos e outros meios de comunicação com o "mundo externo". 


ID
2506264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A defesa pessoal, também denominada autodefesa, é um método de proteção contra ataques pessoais, que consiste em

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    A Defesa Pessoal é composta de técnicas de reação, porque primeiramente deve haver uma ação por parte do criminoso. Assim, tais técnicas só devem ser aplicadas quando esgotadas as chances de prevenção. Esta ação por parte do criminoso não necessariamente é física, afinal, o profissional da segurança lê gestos e atitudes, olhares e sinais, percebendo ações do criminoso antes mesmo delas acontecerem. Assim, sua resposta sempre será uma reação. O objetivo de utilizar a força é neutralizar o indivíduo em sua ação que caracterize desrespeito às leis, ou que possam causar mal de acordo com a sociedade que esse indivíduo convive.

  • a) aumentar o tempo de combate pelo uso da força física, para dominar agressores maiores e mais fortes. ERRADA => Objetivo é utilizar tempo necessário para uma reação rápida a fim de neutralizar o oponente, nada de aumentar o tempo de combate.

     b) utilizar, com base no princípio da unicidade, uma única técnica em todas as situações de risco. ERRADA => iinúmeras técnicas para as diversas situações de risco

     c) refrear a agressão utilizando apenas o emprego de técnicas de mãos nuas, isto é, sem o uso de objetos. ERRADA => várias técnicas disponíveis

     d) aplicar no agressor golpes traumáticos ou letais, com base nos conhecimentos dos pontos sensíveis do corpo humano. ERRADA =>  objetivo de utilizar golpes para neutralizar, imobilizar e conter a ação do oponente "tentando" não causar traumas ou lesões letais.

     e) neutralizar o adversário, dominando-o de maneira segura e sem provocar danos a ele. CORRETA

    GABARITO: E

  • Gabarito: letra E

    a) aumentar o tempo de combate pelo uso da força física, para dominar agressores maiores e mais fortes.

    Comentário: O profissional de segurança deve evitar o combate! Quando necessário, utilizará recursos técnicos com objetivo de neutralizar a injusta agressão, respeitando o gradiente de força e os fundamentos da defesa pessoal: autocontrole, controle do adversário e controle da situação.

    b) utilizar, com base no princípio da unicidade, uma única técnica em todas as situações de risco.

    Comentário: O profissional de segurança, para dominar o agressor, obedecerá aos seguintes princípios: Repetição, dor, Adaptação, Mudança, Versatilidade (contradiz o enunciado).

    c) refrear a agressão utilizando apenas o emprego de técnicas de mãos nuas, isto é, sem o uso de objetos.

    Comentário: Deve-se utilizar de recursos necessários e proporcionais: tonfa, espargidor, entre outros.

    d) aplicar no agressor golpes traumáticos ou letais, com base nos conhecimentos dos pontos sensíveis do corpo humano.

    Comentário: Conteúdo letra a.

    e) neutralizar o adversário, dominando-o de maneira segura e sem provocar danos a ele.

    Gabarito!

  • Letra a (errada)

    Ao contrário do afirmado, o agente não deve aumentar o tempo de combate pelo uso da força física. A essência consiste em prevenir a agressão e controlar o(s) agressor(es), valendo-se de métodos e ferramentas estudadas, sem violência e sem força excessiva. A melhor reação é aquela que evita ao máximo o uso da força bruta, ou seja, de outra violência.

    O que se busca é a mínima utilização da força pelo menor período de tempo possível. Aplicando corretamente essas técnicas, o risco de lesão desnecessária, tanto do agressor, quanto de terceiros, diminuirá bastante.

     

    Letra b (errada)

    Ao contrário do afirmado, deve utilizar o PRINCÍPIO DA VERSATILIDADE em que deve haver uma técnica para várias situações e várias técnicas para uma situação.

     

    Letra c (errada)

    Dentro do Uso Diferenciado da Força, existem gradientes de força que devem ser usados a depender da situação concreta. Dentro da Teoria da Pirâmide de Flet, os níveis variam desde a Presença Física (1 nível) até o uso da Força Letal (6 nível).

    Como 3 nível da Pirâmide de Flet, encontram-se as Técnicas de Controle de Contato também conhecida como Técnicas das Mãos Livres. Percebe-se então que, para a utilização de Técnicas de Defesa Pessoal, é possível adotar quaisquer dos níveis de força a depender do caso concreto.

    Difentende da aplicação de Técnicas de Defesa Pessoal, a aplicação de Técnicas de Imobilização Tática não poderá usar todos os níveis de gradiente de força.

    Letra d (errada)

    Conforme vimos, é possível a aplicação de golpes traumáticos em pontos sensíveis do corpo humano na aplicação de Técnicas de Defesa Pessoal. Apesar disso, esse tipo de conduta deve ser adotado somente em casos em que o nível de ameaça for elevadíssimo, o agente saber exatamente quais suas possíveis linhas de ação.

    Dessa forma, torna-se de suma importância que os agentes de segurança tenham noção básica anatômica dos pontos sensíveis do corpo humano e quais são as consequências no caso de traumatismo. Além disso, é aconselhável que tenham noções de primeiros socorros (APH) para diminuírem as consequências quando esse tipo de golpe tiver que ser aplicado.

    Letra e (Certa)

    A questão narra aquilo que deve ser o objetivo de qualquer pessoa ao ter que aplicar Técnicas de Defesa Pessoal, qual seja: dominar o adversário sem lhe causar danos.

    Resposta: Letra E


ID
2525482
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Ao final do curso, o aluno, uma vez aprovado e capacitado para o exercício de segurança privada, deverá apresentar indicadores relacionados ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes. O único indicador que NÃO se enquadra nesse perfil é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a)

    Desenvolver hábitos de empatia no trabalho não é um indicador relacionado ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes da área de segurança.

  • proteger o meio ambiente é indicador relacionado ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes da área de segurança.?!

  • Creio que a banca fez uma pegadinha com a termo "MEIO AMBIENTE", pois ela quis dizer MEIO AMBIENTE DE TRABALHO...ela generalizou o termo.

    Questão bem difícil, ao meu ver!


ID
2525485
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Carlos é um agente de segurança de dignitário e, para tanto, desenvolveu conhecimentos técnicos, conhecimentos táticos e controle emocional, objetivando o desempenho adequado de suas funções, no que tange a operacionalização da segurança. Considerando essas três qualidades de Carlos, compreende características de conhecimento técnico no que tange a segurança de dignitários:

Alternativas
Comentários
  •  

    A) o saber acerca das leis, normas, regulamentos e doutrinas de segurança, bem como sobre o funcionamento de dispositivos de emergência e de proteção.

    Esta é alternativa correta. a questão quer saber a assertiva que  caracteriza o conhecimento TÉCNICO. As demais assertivas caracterizam a capacidade emocional do agente.

  • Gabarito letra A

     

    Conhecimento Técnico  - É o saber acerca das leis, normas, regulamentos e doutrinas de segurança, funcionamento de todos os dispositivos de emergência e de proteção (alarmes, armas letais e não letais, extintores, hidrantes, viatura, etc.)

    Conhecimento Tático - É a forma em que a pessoa empregará o seu conhecimento técnico. Isto é: seu posicionamento, postura, agilidade, rapidez, eficácia, observância das leis, normas, doutrinas de segurança, etc. É sua tática que definirá se o agente vai viver ou morrer em um sinistro; se ele será absolvido ou condenado após sua ação.

    Controle Emocional - É o mecanismo psicológico que traz a tona a verdade ou a mentira; o profissionalismo ou o amadorismo; a sabedoria ou a ignorância, a razão ou a emoção; vitória ou a derrota.

  • Com excessão da letra A, todas as alternativas versão sobre questões emocionais. O segredo é verificar as palavras chaves.

  • exatamente Cristiano Fraga e a palavra chave dessa questão foi (técnico).

  • O conhecimento técnico é o saber acerca de leis, normas, regulamentos e

    doutrinas de segurança, funcionamento de todos os dispositivos de emergência e

    de proteção (como armas letais e não letais, por exemplo)

    Gabarito A

  • A) Técnico B) Emocional C) Emocional D) Emocional E) Emocional

ID
2525488
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

O planejamento de segurança passa por várias fases, dentre as quais, destaca-se aquela onde é realizado o treinamento de toda a equipe, coletivamente e individualmente, englobando todas as situações possíveis de cada risco, mantendo o foco no posicionamento, na postura, agilidade, rapidez, eficácia, observância das leis, normas, doutrinas de segurança, enfim, demonstrando o que a empresa espera que se faça diante de cada situação. Essa é a fase do planejamento de segurança onde ocorre a

Alternativas
Comentários
  • Niveis do Planejamento
    a) Institucional ou Estratégico ===>  Envolve toda corporação - Ênfase na alta gestão - Política e filosofia
    b) Departamental ou Tatico  ===> Determina os meios para o SSI  -  Avaliação do custo x benefício (valor do ativo assegurado)  - Estabelecimento de condições, prazos e responsabilidades.
    c) Executivo  ou Técnico  ===>  Especialistas - Manutenção e operação - Alimenta o planejamento constante.

    Faseamento do Planejamento
    1ª Fase –pré-planejamento (nível estratégico)
    2ª Fase–introdução ao planejamento
    3ª Fase–desenvolvimento do planejamento
    4ª Fase–conclusão do planejamento
    5ª Fase –execução do planejamneto
    6ª Fase –manutenção do planejamento

  • NÍVEL OPERATIVO (ou operacional) Trata do manual de operações de segurança propriamente dito, descrevendo normas, condutas, procedimentos de rotina ou emergenciais e os seus responsáveis. Define como devem ser cumpridas as tarefas.

     

  • Nível institucional (ou estratégico): envolve toda a empresa, porém está mais identificado com a alta administração. Traça a filosofia e políticas de segurança e define a missão do departamento responsável.

     

    Nível departamental (ou tático): busca a otimização dos recursos. É desenvolvido nos níveis organizacionais intermediários e estabelece meios necessários para implantação de sistema de segurança integrado. Detalha condições, prazos e responsabilidades.

     

    Nível executivo (ou técnico): trata da descrição técnica detalhada do sistema integrado, como também de seus equipamentos, manutenção, instalação e equipes de operação e reparo (plano de segurança).

     

    Nível operativo (ou operacional): trata do manual de operações de segurança propriamente dito, descrevendo normas, condutas, procedimentos de rotina ou emergenciais e os seus responsáveis. Define, enfim, como devem ser cumpridas as tarefas.

     

     

    GABARITO (E)

     

     

    Bons estudos!

    Te vejo na posse!!!

  • GABARITO E

     

    Nível/Planejamento Operacional:

    --> é mais específico

    --> define as ações

    --> é o nível responsável pelo treinamento das equipes

    --> é responsável pelos controles de acesso

    --> é planejado a curto prazo

    --> trata do manual de operações de segurança propriamente dito

  • Amigos creio que a pergunta se refere a 5º fase do topico "Modularidade e Faseamento". Todos estao falando somente dos "Níveis"

    Fases:

    "5. Fase: Execução do Planejamento. Implementação do projeto e de execução de ajustes, Implantação por módulos e fases."

    Nesse caso são feitos todos os ajustes da execução, que engloba o posicionamento, postura, agilidade, rapidez etc

     


ID
2525497
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um indivíduo com uma faca tenta agredir um segurança patrimonial após uma discussão ou desinteligência no acesso a edificação. Neste caso, embasado nas técnicas de defesa pessoal, pode-se afirmar que o segurança deve

Alternativas
Comentários
  • Seguindo  esse  ensinamento da FCC, vc abre vacância...

  • "...não investir em ataques, aguardar o agressor atacar com a faca e realizar projeção ou manobra de uma alavanca, com uso dos braços, para desarmá-lo." -  ESSA PARTE, OK.
    Agora,  "manter a distância dentro da área de risco, em posição defensiva" Dentro da area de risco ?!?!? se a primeira instrução é CORRER, como a questão me diz q o correto é manter a distancia DENTRO da AREA DE RISCO ?!?!?!

  • Questão para distrair hahha

  • Manter dentro da área de risco?kkkkkkk me ajude FCC

  • Queria saber se quem elaborou essa questão foi algum professor, faixa preta em alguma arte marcial ou professor de Defesa Pessoal, pq pelo gabarito está parecendo ter sido elaborada por algum bebado de boteco! 

     

    Letra C: esperar o agressor atacar com a faca, tomar várias facadas e morrer sangrando. Legal! TNC.

  • assim fica difícil....

  •  

    Defesa de faca : Quando o adversario empurra a faca (atacar) e interessante esquivar ao mesmo tempo em que puxamos o braço,causando desiquilibrio e usando a força contra ele mesmo.

  • o certo é manter a distancia e meter uma pedra na cara do vagabundo e deixar o mesmo estirado no chao kkkkkk

  • http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/comfacas.pdf

  • Questão perfeita...você não vai se aproximar/encurtar a distância pois você perderá o tempo de reação. A questão propôs uma situação em que o segurança já está sofrendo uma agressão, portanto você se mantém a distância do agressor, dentro da área de risco, ou seja, você estará dentro da área que ele ainda poderá lhe atacar, porém você está distante dele e com a possibilidade de reagir ao ataque dele.

     

     

  • Para acertar a questão e  Passar no concurso eu  "mantenho a distância dentro da área de risco"marco certa na hora....

    agora na pratica são outros 500...kkkkkk

  • Na defesa contra faca o movimento deve surpreender o agressor,pois a vantagem é dele. Se ele ataca deve-se "entrar"no golpe,interceptando-o ainda no inicio da tentativa. Caso haja apenas ameaca, esquivar-se e utilizar tecnicas de desarme junto as imobilizacoes é a melhor saída ,em se tratando de possiveis reacoes. Em ambos os casos, é necessário se manter dissimuladamente na area de risco. Krav magá. Kida.

  • Questão simples, sem muita dificuldade, não há muito o que pensar. 

    A letra C está corretíssima, por eliminação as demais estão ABSURDAMENTE erradas.

    Vou fazer uma marcação em vermelho, em relação aos erros presentes, nas demais assertivas para facilitar o entendimento:

     

    a) se aproximar do agressor para diminuir a área de raio de ação e investir em golpes com quedas e imobilização. 

    ITEM ERRADO. Em nenhuma hipótese o agente de segurança poderá se aproximar do agressor armado com faca (isso só ocorre nos filmes do Steven Seagal...kkkk). Pelo contrário, deve-se manter uma distância do agressor e tentar imobilizá-lo no tempo de reação adequado.

     

     b) se aproximar em relação ao agressor, fazendo com que a distância da área de engajamento diminua, dificultando os movimentos do agressor com a faca e tentar imobilizá-lo.  

    ITEM ERRADO. Mesma explicação do item anterior, quanto maior a distância menor é a vantagem do agressor, justamente por ser uma arma branca.

     

    c) manter a distância dentro da área de risco, em posição defensiva, e não investir em ataques, aguardar o agressor atacar com a faca e realizar projeção ou manobra de uma alavanca, com uso dos braços, para desarmá-lo. 

    ITEM CERTO. Atitude perfeita do agente, não há o que comentar, questão autoexplicativa. 

     

     d) fazer com que a área do corpo ou a área de combate do agressor diminua para ter menos espaço do movimento de braço com a faca.  

    ITEM ERRADO. Segue o mesmo raciocínio dos itens A e B. Como você vai diminuir a área de combate do agressor se aproximando dele, estando ele armado com faca? Total descabimento, manter a distância do agente criminoso facilita o tempo de reação e aumenta a chance de desarmá-lo.

     

     e) se prevenir e controlar o agressor, valer-se de métodos e técnicas de defesa pessoal, com o uso de força excessiva

    ITEM ERRADO. A primeira parte do item está certa, porém a segunda não. O uso da força será sempre proporcional ao nível de agressão, nunca excessiva (mas...é claro que dar vontade dar umas porradas e quebrar o braço dele num arm-lock...kkkkk...mas não pode né??).

     

    Bons estudos e sucesso sempre!!

  • Que questão ridícula! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Eu vejo muita fantasia nisso!!! Kkkkkk!!!

  • Apenas para resolução de questão, pois na prática deve ser totalmente diferente.

  • E a parte de sacar a arma e atirar no vagabundo?
  • Um dos ensinamentos da Desfesa Pessoal é a utilização da força do oponente contra ele mesmo. Desta forma, em uma análise das afirmativas percebemos que a Letra C é a afirmação correta, pois é nela que o agente se utilizou da ofensiva do oponente para realizar a manobra de imobilização.

    https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.youtube.com/watch%3Fv%3D2O4dFxDHIKo&ved=2ahUKEwi8oPmXodTxAhUQrpUCHQnpDBsQjjgwA3oECB0QAg&usg=AOvVaw0v5nTudCAd4mrfFmf2GfWh


ID
2563843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Julgue o item que se segue, acerca da atuação operacional do profissional de segurança.


Agentes de segurança devem aproximar-se de veículos suspeitos, preferencialmente, pela sua retaguarda.

Alternativas
Comentários
  • Essas são as 18 questões NÃO ATRIBUIDOS do TRF5 de 3 dezembro de 2017 na área de segurança e transporte q o site não colocou em seu devidos lugares em seu banco de dados... to cansado de falar toda hora pra eles mais n adiata, q nem o trf1. Faça um bom proveito nesse link ...18 questões.

     

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/search?migalha=true&disciplina=52&prova=56155&modo=1

  • CERTO

    RETAGUARDA: CAUDA, ZAGA, TRASEIRA , 

  • Princípios da Surpresa e da Segurança na abordagem.


ID
2647414
Banca
FUNDATEC
Órgão
AL-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Entre os profissionais que atuam na área de segurança patrimonial, há um entendimento de que não existe segurança perfeita, total ou absoluta. Eles afirmam que o que existe é segurança satisfatória. Dentre as afirmações abaixo, qual NÃO propicia uma segurança satisfatória?

Alternativas
Comentários
  •  Gabarito b)

     

    Evitar ações de integração operacional com colegas de serviço.

  • GABARITO B

     

    Deve haver uma boa integração operacional entre os membros da segurança, inclusive entre estes e outros membros de outras forças ou instituições de segurança pública. 

  • E a letra D está ai só de sacanagem?

  • É que essa D ficou ambígua mesmo. O sentido real é relatar algo que pode influenciar na segurança da instalação, como por exemplo uma porta que está com problemas na fechadura.


ID
2647441
Banca
FUNDATEC
Órgão
AL-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Um agente responsável pela segurança de um evento no qual as pessoas são, em geral, adultos foi informado de que um dos participantes, com mais de 60 (sessenta) anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória e necessita de uma Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Esse agente, treinado em RCP, sabendo que houve uma nova orientação apresentada pela American Heart Association (AHA), em 2010, adotou as providências necessárias. Considere que as abreviaturas A (vias aéreas), B (insuflações) e C (compressões) são utilizadas para auxiliar a memorização da sequência correta. Conforme a Diretriz RCP de 2010 da AHA, qual a sequência correta para esse agente realizar a RCP?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito  c)

     

    C – A – B. 

    No dia 18 de outubro de 2010 a American Heart Association (AHA) publicou as novas diretrizes recomendando que os três passos da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) sejam re-ordenados. O novo primeiro passo da RCP é aplicar compressões torácicas em vez de abrir primeiro as vias aéreas e aplicar as insuflações. As novas diretrizes se aplicam a adultos, crianças e bebês, mas excluem os neonatos. O formato anterior usava o A-B-C para designar Vias aéreas, Insuflações e Compressões. A nova forma usa C-A-B, para designar compressões, vias aéreas e insuflações.