SóProvas


ID
2612881
Banca
IBADE
Órgão
IPERON - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O liberalismo foi reinventado pelos neoliberais nos fins dos anos 1970 e 1980, como forte reação teórica e política ao Keynesianismo e ao “welfare state”, espraiou-se na década de 1990 em todo mundo. Uma das premissas neoliberais é um(uma):

Alternativas
Comentários
  •  

    Gabarito: A

    Parco = comedido, econômico

    Principais características do Neoliberalismo (princípios básicos):



    - Mínima participação estatal nos rumos da economia de um país.


    - Pouca intervenção do governo no mercado de trabalho.


    - Política de privatização de empresas estatais.


    - Livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização.


    - Abertura da economia para a entrada de multinacionais.


    - Adoção de medidas contra o protecionismo econômico.


    - Desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas.


    - Diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente.


    - Posição contrária aos impostos e tributos excessivos.


    - Aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico.


    - Contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços.


    - A base da economia deve ser formada por empresas privadas.


    - Defesa dos princípios econômicos do capitalismo.



    Críticas ao neoliberalismo



    Os críticos ao sistema afirmam que a economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas multinacionais. Os países pobres ou em processo de desenvolvimento (Brasil, por exemplo) sofrem com os resultados de uma política neoliberal. Nestes países, são apontadas como causas do neoliberalismo: desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.



    Pontos positivos



    Os defensores do neoliberalismo acreditam que este sistema é capaz de proporcionar o desenvolvimento econômico e social de um país. Defendem que o neoliberalismo deixa a economia mais competitiva, proporciona o desenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência, faz os preços e a inflação caírem. 

  • Gab.  A

     

     

    Behring (2009, p.10) defende que  a fórmula neoliberal para sair da crise pode ser resumida em algumas proposições básicas: 1) um Estado forte para romper o poder dos sindicatos e controlar a moeda; 2) um Estado parco para os gastos sociais e regulamentações econômicas; 3) a busca da estabilidade monetária como meta suprema; 4) uma forte disciplina orçamentária; 5) uma reforma fiscal, diminuindo os impostos sobre os rendimentos mais altos; e 6) o desmonte dos direitos sociais, implicando quebra da vinculação entre política social e esses direitos, que compunha o pacto político do período anterior.

     

     

    Ref.

    BEHRING, Elaine Rossetti. Política Social no contexto da crise capitalista: exigências atuais. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.