-
b) indica a supervalorização de algumas regiões do Brasil em relação às demais; GAB.
-
Alguma boa alma poderia explicar o acerto da alternativa E?
-
Aguardando as explicações também... a FGV tá me dando uma surra em Português.
-
Cada vez que eu acerto uma questão de português da FGV eu fico já chorando de alegria.
O cara usa mais lógica que conhecimento gramatical. PQP
-
Gabarito:
b) indica a supervalorização de algumas regiões do Brasil em relação às demais.
Por que não a letra D? "leva o leitor à suposição de que o crescimento da violência não atingia anteriormente essas regiões" O autor não fez menção aos anos anteriores de criminalidade do Sul e Sudeste. Como vou supor isso sem os dados anteriores?
-
Dica: resolva as questões da FGV por eliminação, achando a mais correta, mesmo que outras assertivas não estejam 100% certas.
a) é parcialmente redundante já que a informação do crescimento da violência no Brasil já foi dada antes; Ok, pois já havia no texto informação do crescimento da violência, só destacou algumas regiões, sendo parcialmente redundante.
b) indica a supervalorização de algumas regiões do Brasil em relação às demais; O autor não supervaloriza as regiões, só mostra o crescimento da violência nessas em específico como "algo a ser considerado" (e esse pensamento ajuda a interpretar a "D" e "E").
c) faz supor que o crescimento da violência nas regiões destacadas foi bem maior que nas demais; Ok, o autor destacou o crescimento nessas regiões, fazendo com que o leitor entenda que esse crescimento foi maior q em outras regiões
d) leva o leitor à suposição de que o crescimento da violência não atingia anteriormente essas regiões; Se é relevante o fato de haver crescimento da violência nessas regiões é porque antes não o tinha ou era menor.
e) mostra uma quebra de expectativa quanto ao crescimento da violência no Brasil. Não é uma quebra de expectativa do leitor, já que os trechos anteriores mostram que a violência está aumentando. Trata-se de uma quebra de expectativa por parte do autor. Podemos pensar no mesmo modo que a alternativa "D". Se é relevante que houve o crescimento da violência, é porque inicialmente esperava-se que não houvesse.
-
Pra mim LETRA "B" e LETRA "E" ESTÃO INCORRETAS ...
PORTUGUES DA FGV É TERRIVEL ...
FÉ
-
Quanto a alternativa E, primeiramente também achei que estaria errada, no entanto, depois, analisando melhor quando o examinador fala que "mostra uma quebra de expectativa quanto ao crescimento da violência no Brasil", ele se refere a onde houve crescimento que antes não ocorria, quando ele começa o período destacando: " outro dado relevante...", entende-se que é relevante porque houve uma mudança, uma quebra de expectativa sobre onde normalmente a violência cresce.
Bons estudos, espero ter ajudado!
-
Pra mim a C está errada: "c) faz supor que o crescimento da violência nas regiões destacadas foi bem maior que nas demais ".
Não necessariamente se supõe que FOI BEM MAIOR QUE OS DEMAIS. Na verdade ele pode ter destacado porque anteriormente nessas regiões não havia crescimento.
Tanto é verdade que a própria banca considerou correta a seguinte letra:
" d) leva o leitor à suposição de que o crescimento da violência não atingia anteriormente essas regiões "
-
concordo com o Leandro, não tem nada que justifique a letra C). Essa prova da FGV de POrtuguês foi uma completa MERDA.
-
A) CORRETA
B) EXTRAPOLAÇÃO, não há base no texto para essa afirmação. GABARITO
C) CORRETA - O texto fala do crescimento da violência a nível Brasil (O 11º Relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública), logo, se foi destacado que a violência cresceu (mais) nessas regiões especificamente, subentede-se que foi maior que nas demais.
D) CORRETA - Se houve um crescimento da violência nesse relatório, subentende-se que em relatórios anteriores isso não era constatado.
E) CORRETA - Há uma quebra de expectativa do autor em relatar que regiões que anteriormente não eram tão violentas passaram a ser, o que não era o esperado.
-
bem lixo
-
Péssima questão. Totalmente subjetiva. Misturou conhecimento de mundo com dedução do texto.
-
d) leva o leitor à suposição de que o crescimento da violência não atingia anteriormente essas regiões; Se é relevante o fato de haver crescimento da violência nessas regiões é porque antes não o tinha ou era menor.
Não concordo que caiba essa suposição. Se for questão de supor a interpretação do leitor, eu poderia SIM supor que o crescimento da violência nas regiões Sul e Sudeste justifica-se, principalmente, pela Supervalorização de tais regiões.
-
Gabarito Letra *B*
Do meu ponto de vista entendir que, era como as duas regiões citadas acima fossem impossível do crime chegar, por isso que foram destacadas na alternativa como supervalorização.
A FGV não é muito lógica mas algumas coisas em "exceção" até fazem sentido.
-
Não concordo com o gabarito. Para mim a questão errada é a E. Pois se a violência está crescendo no país, e ela cresce no Sul e no Sudeste de maneira acentuada, de nenhuma forma ocorre uma quebra de espectativa. Seria uma quebra de expectativa se fosse informado que alguma determinada região do país apresenta redução nos níveis de violência.
-
Um gabarito como este, para mim, levanta até um questionamento sobre a lisura do concurso...
Que gabaritozinho de merd......
-
Ok a B é incorreta pois não está supervalorizando as regiões, mas sim informando um aumento da violência (inexperado) nesses locais. Mas sem noção num concurso se usar parcialmente redundante (opinião propria demais).
-
Eu achei engraçado quando fui fazer a prova do TJ-AL. Quando saí da minha sala, dentro do elevador, encontrei duas colegas também candidatas e uma delas me perguntou: - Fizeram uma boa prova? e eu respondi - Rpz, odiei a prova de português! A outra menina também respondeu - Nossa eu adorei a prova de português!
O que posso tirar disso? todos nós que estamos aqui reclamando da FVGbosta somos burros e essas duas colegas ou são muito inteligentes, ou não são concurseiras.
FGV E SEU SUBJETIVISMO! ODEIO ESSA BANCA COM TODAS AS MINHAS FORÇAS
-
boa noite
para entender a alternativa E) estar certa vá direto para a Resposta de Simone Senhorinho .
mas....#quebancaeessa ????
namaste
-
Como eu me sinto quando estou fazendo uma questão da FGV:
Joãozinho foi à padaria para comprar pão. O que Joãozinho comprou?
A) Pão.
B) Refrigerante.
C) Bacon.
D) Açúcar.
E) Lanterna (GABARITO).
-
"c) faz supor que o crescimento da violência nas regiões destacadas foi bem maior que nas demais;"
Por que essa assertiva estaria correta?
O texto fala "Outro dado relevante é o crescimento da violência em alguns estados do Sul e do Sudeste."
Não há nenhuma comparação com outras regiões no texto, tampouco outro elemento, para que possamos afimar que o crescimento em estados do Sul/Sudeste foi "BEM MAIOR QUE nas demais regiões".
(Tenho feito inúmeras provas e alguns cursos para entender a FGV, mas está bem complicado achar um padrão. Estou cogitando focar no resto e chutar as questões de interpretação)
-
FGV é sacana, mas essa questão não achei confusa como costuma ser. O texto está supervalorizando alguma região do Brasil? Não.
-
se fosse valorizou, tudo bem, mas..
SUPERVALORIZOU?!
Pode isso, Arnaldo?!
-
A letra b, está incorreta pois supervalorização é quando algo e positivo, nesse caso fala em dados negativos.
a letra c, está correta
-
Não me atentei para o "INCORRETO". Falta de atenção.
-
O complicado é que o próprio texto fala "Outro dado RELEVANTE é o crescimento da violência em alguns estados do Sul e do Sudeste." Ou seja, te induz a pensar que o dado é relevante, quando na verdade é parcialmente redundante, segundo o examinador.
-
B de Banca merda
-
fiquei na dúvida entre a B e a C... ambas estão incorretas; isto é o que me deixa chateado com está banca...reparem sempre tem duas opções que podem estar certas ou erradas... deixando a questão subjetiva passível de anulação...
-
"FGV é sacana, mas essa questão não achei confusa como costuma ser. O texto está supervalorizando alguma região do Brasil? Não. "
Tudo bem, mas.. o texto está sendo redundante? Não! '-'
A violência podia ter crescido no Brasil, e nestes estados não. Não é redundante.
-
Os professores do Qconcursos não tem culhões pra comentar as questões de interpretação de texto da FGV? Já é a décima questão de interpretação de texto que vejo sem comentários dos professores.
-
"Outro dado relevante é o crescimento da violência em alguns estados do Sul e do Sudeste."
Primeiro a questão quer que saibamos separar os períodos, que são basicamente as ideias terminadas por ponto final, depois o leitor tem que se ater apenas às informações do texto, sem levar em conta nenhum dado subjetivo, pessoal ou interior, (intersubjetivo) para a interpretação do texto. É assim que essas questões funcionam...
-
Vendo as justificativas para o gabarito, me pergunto: As alternativas C e D não são exlcudentes? Como pode ambas estarem corretas?
c)faz supor que o crescimento da violência nas regiões destacadas foi bem maior que nas demais; SE ESSA ALTERNATIVA ESTÁ CORRETA, CONCLUI-SE QUE HAVIA, ANTERIORMENTE, CRESCIMENTO DA VIOLÊNCIA EM TODAS AS REGIÕES,MESMO QUE EM PROPORÇÕES DIFERENTES.
d)leva o leitor à suposição de que o crescimento da violência não atingia anteriormente essas regiões; SE A ALTERNATIVA "C" ESTÁ CERTA, A ALTERNATIVA "D" ESTÁ ERRADA (e vice-versa), POIS O CRESCIMENTO DA VIOLÊNCIA ATINGIA TODAS AS REGIÕES, MESMO QUE EM PROPORÇÕES DIFERENTES.
-
MACETE FGV:
1) Elimine as três mais absurdas.
2) Entre as duas que sobraram, escolha a que parece mais correta (e que você assinalaria numa banca normal).
3) Elimine a alternativa do passo 2.
4) Marque a que sobrar.
*ironia
-
B e C estão corretas.
-
-
Olá pessoal o comentário da professora do QC encontrou a correta, a questão não pede a incorreta?
-
Depois das explicações dos colegas, consegui seguir a linha de raciocínio dessa questão FGV.
Mas, para ter a certeza de que na FGV nada se pode ter certeza. Vejam o video qc com o comentário da questão, a professora (Mestra em Letras pela UERJ, Doutora em Letras pela UERJ) analisou a questão sem perceber que a FGV está solicitando a INCORRETA e colocou a b) como CORRETA. Ou seja, ela "provou" que todas estavam INCORRETAS, menos a b)!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkk
Pronto! Agora está provado que não somos alienígenas na arte de interpretar!!!!!!!!!
-
A professora do QC cometeu um equívoco ( que não foi pequeno ) . A questão pede a incorreta e ela deu B como correta e disse que as demais estão erradas . Cuidado com o vídeo , galerinha .
-
Tenho algumas dificuldades com português.
-
até os professores de português a fgv derrubar hsuahsuahauhs
-
Até a professora do QC respondeu errado essa questão!! Parece que ela nem leu o enunciado!!! Assim fica muito difícil, viu...
-
Típica questão que vc vê várias alternativas erradas e tem que ficar caçando como o colega disse a menos errada.
-
estou me sentindo tão burro... quem é depressivo nao pode fazer prova da FGV.
-
adriano coelho simoes
CARA OLHA VOU LHE CONTAR UMA COISA É ISSO Q A FGV QUER.... LHE DEIXAR ASSIM SEJA MAIS FORTE Q ELA BUSQUE SEU MELHOR VLW
-
Eu respondo a letra B pq ela me pareceu sem sentido , mas entendo a reclamação dos colegas
-
Essa eu fiz por eliminação! É naturalmente aceitável a dúvida entre as alternativas B e D, todavia, o que foi decisivo para que eu marcasse a letra B foi que, ''não atingia'' contradiz o partição do texto '' é o crescimento da violência''
ora! a palavra CRESCIMENTO dá indicativos de gradação, progresso, evolução!
Logo, quer dizer que anteriormente (em anos passados) a violência ja vinha crescendo o que elimina as chances de afirmar que ''não aitingia''!
-
Questão chata, fique com dúvida na B e na C, porém marquei a C), sinceramente não vejo essa C) como correta, eu não acho que faz supor o que ela diz.
Olhando o gabarito, talvez a B) seja a inadequada, pois a banca diz "Outro dado RELEVANTE..." ou seja, não menos nem mais importante que o anterior, ou seja, deixa claro que não há valorização alguma, mas antes de ver o gabarito confesso que não pensei nisso.
-
fonte da resposta: a vontade do examinador.
-
"Outro dado relevante é o crescimento da violência em alguns estados do Sul e do Sudeste"
d) leva o leitor à suposição de que o crescimento da violência não atingia anteriormente essas regiões;
UÉ, SE HOUVE O CRESCIMENTO DA VIOLÊNCIA, É PQ EXISTIA VIOLÊNCIA; O QUE TORNARIA A ALTERNATIVA (D) INCORRETA E, PORTANTO, O GABARITO ¬¬
-
SIMONE SENHORINHO matou a charada. E foi por isso que mereceu virar notícia, porque houve uma quebra de expectativa.
-
velho, se houve crescimento também nessas regiões, como diabos houve quebra de expectativa???? se cresceu no Brasil a expectativa é que também tenha crescido nos outros estados, né não? PQP
-
Problematizaram às regiões sul e sudeste. Que assertiva confusa, extrapolou o texto demais.
-
DICA: A FGV gosta de colocar afirmações que ou são senso comum, ou que a mídia passa constantemente, ou que geralmente pensamos como verdadeiras.
Entretanto, a informação NÃO ESTÁ EXPRESSA no texto.
Portanto, acabamos crendo, induzidos pelo nosso pensamento, que aquilo é verdadeiro como alternativa, mas o texto não indica isso.
-
Tendo a concentração ABSOLUTA vc irá conseguir acertar as questões
-
gabarito B.
Não está supervalorizando outras regiões.
tá dando um dado adicional
-
Existe a banca fácil, a banca mais ou menos, a banca difícil, a banca fumada, a banca fdp, e a FGV
-
Cara... como acertar uma questão dessa??
Gabarito: B sem entender de onde veio o tiro!
E para mim todas as alternativas estão incorretas de uma forma ou outra...
-
Eu entendi do seguinte modo: O crescimento da violência não atingia essas regiões.
Se havia 100 mortes por violência nos anos anteriores nessas regiões, a violência no Brasil cresceu, mas continuou havendo 100 morte nessas regiões. O crescimento da violência afetou essas regiões?
-
Jamais que essa prova é de nível fundamental
-
A letra E não é uma quebra de expectativa e sim pelo contrário, é uma confirmação da expectativa de aumento de violência, como esta pode estar certa?