SóProvas


ID
2613004
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 – Violência: O Valor da vida

Kalina Vanderlei Silva / Maciel Henrique Silva, Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2006, p. 412

A violência é um fenômeno social presente no cotidiano de todas as sociedades sob várias formas. Em geral, ao nos referirmos à violência, estamos falando da agressão física. Mas violência é uma categoria com amplos significados. Hoje, esse termo denota, além da agressão física, diversos tipos de imposição sobre a vida civil, como a repressão política, familiar ou de gênero, ou a censura da fala e do pensamento de determinados indivíduos e, ainda, o desgaste causado pelas condições de trabalho e condições econômicas. Dessa forma, podemos definir a violência como qualquer relação de força que um indivíduo impõe a outro.

Consideremos o surgimento das desigualdades econômicas na história: a vida em sociedade sempre foi violenta, porque, para sobreviver em ambientes hostis, o ser humano precisou produzir violência em escala inédita no reino animal.

Por outro lado, nas sociedades complexas, a violência deixou de ser uma ferramenta de sobrevivência e passou a ser um instrumento da organização da vida comunitária. Ou seja, foi usada para criar uma desigualdade social sem a qual, acreditam alguns teóricos, a sociedade não se desenvolveria nem se complexificaria. Essa desigualdade social é o fenômeno em que alguns indivíduos ou grupos desfrutam de bens e valores exclusivos e negados à maioria da população de uma sociedade. Tal desigualdade aparece em condições históricas específicas, constituindo-se em um tipo de violência fundamental para a constituição de civilizações.

“Por outro lado, nas sociedades complexas, a violência deixou de ser uma ferramenta de sobrevivência e passou a ser um instrumento da organização da vida comunitária. Ou seja, foi usada para criar uma desigualdade social sem a qual, acreditam alguns teóricos, a sociedade não se desenvolveria nem se complexificaria”.
A utilização do termo “ou seja” introduz:

Alternativas
Comentários
  • d)

    acréscimo de um esclarecimento sobre o que foi dito antes; GAB

  • Vamos lá, nas questões de interpretação da FGV temos que nos acostumar a procurar a menos errado e retirar toda forma de limitação ou expansão de pensamento.

    A e B são fáceis de eliminar

    C: Rigorosamente ( ERRADO )

    D: Correta. não aumentou e nem limitou a ideia. 

    E: Ênfase  (ERRADO)

     

  • A interpretação de textos da FGV é muito subjetiva, o candidato tem que adivinhar o que o examinador está pensando!

  • Não existe nada difícil nesta vida. Existe o que sabemos e o que não sabemos. Se não sabemos, aprendemos!

    avente!

  • Suave na nave!

  • Letra D neste caso. Em outros contextos todas poderiam ser verdadeiras!!

  • a)  Um pouco Correta

    b) Correta 

    c) Um pouco correta

    d) Mais correta

    e) Correta

  • É uma expressão Isto é; quer dizer que; expressão utilizada para explicar algo que já foi dito anteriormente ou para dar uma explicação adicional em relação ao assunto em questão: ela não sabia a matéria, ou seja, não estudou.

  • Gabarito: "D" >>> acréscimo de um esclarecimento sobre o que foi dito antes;

     

    “Por outro lado, nas sociedades complexas, a violência deixou de ser uma ferramenta de sobrevivência e passou a ser um instrumento da organização da vida comunitária. Ou seja, foi usada para criar uma desigualdade social sem a qual, acreditam alguns teóricos, a sociedade não se desenvolveria nem se complexificaria”.

     

    O "Ou seja" está esclarencendo o porquê a "violência deixou de ser uma ferramente de sobrevivência e passou a ser um instrumento da organização da vida comunitária".

     

  • d) correta.

    É uma expressão Isto é; quer dizer que; expressão utilizada para explicar algo que já foi dito anteriormente ou para dar uma explicação adicional em relação ao assunto em questão: ela não sabia a matéria, ou seja, não estudou.

    Acréscimo de uma informação que foi dita antes.

  • Gabarito: D

    Toma, FGV!

    "uma outra maneira de dizer-se rigorosamente a mesma coisa;"

    Dica para quem vai fazer prova com essa banquinha abençoada por demais: Toda vez que houver um advérbio ou adjetivo reforçando de forma estrita o conteúdo, há 90 por cento de chance de estar errada!

  • S + A = SA  P + A= PA T + O= TO  GABARITO FGV= BOTA

    Jesus do céu. Tenho que fazer terapia com o professor da FGV, português.

    Agora, engraçado, FGV, só é louca de tudo em Português, nas demais ela é normal.

  • Para explicar = acrescentar uma explicação (acrescentar um esclarecimento)