SóProvas


ID
2613466
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 4 - Cada um por si

Paula Ferreira, O Globo, 22/11/2017 (adaptado)


Ouvir a opinião do outro, trabalhar em equipe e compartilhar conhecimento são habilidades desejadas não só no mercado de trabalho, mas no exercício da cidadania e nas relações interpessoais. Mas valores como este não são bem desenvolvidos nas escolas do Brasil, indica um relatório divulgado ontem com dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Os estudantes brasileiros estão entre os piores, em meio a 52 países ou economias com dados disponíveis, em resolver problemas de maneira colaborativa. De acordo com especialistas, há razões claras para essa posição. Por um lado, o foco em avaliações de larga escala afetou o que é prioridade nas escolas do país. Por outro, o modelo de acesso ao nível superior e a infinidade de provas desestimulam estudantes a trabalhar coletivamente.

- Os países com bom desempenho nessa habilidade têm estruturas de aula que promovem maior interação durante o aprendizado das disciplinas comuns. Aulas nas quais há incentivo para a colaboração entre pares têm impactos positivos sobre essa competência – afirmou um dos diretores da Instituição, acrescentando ainda que o Brasil precisa melhorar em áreas essenciais.

O texto 4 tem por possível finalidade:

Alternativas
Comentários
  • C) Correta

    informar sobre um resultado no plano educativo

    R: Os estudantes brasileiros estão entre os piores, em meio a 52 países ou economias com dados disponíveis, em resolver problemas de maneira colaborativa.

     

    destacando o problema

    R: o foco em avaliações de larga escala afetou o que é prioridade nas escolas do país. Por outro, o modelo de acesso ao nível superior e a infinidade de provas desestimulam estudantes a trabalhar coletivamente.


     

    as possíveis soluções

    R: têm estruturas de aula que promovem maior interação durante o aprendizado das disciplinas comuns. Aulas nas quais há incentivo para a colaboração entre pares têm impactos positivos sobre essa competência

     

  • Força!

  • Nas questões de interpretações da FGV , sempre se atentar para retirar toda a forma de limitação ou expansão do pensamento.  

     

     

     Fé no Pai !!! 

  • DEU CERTO!!! Usei a técnica do "estou em dúvida entre duas assertivas, vou marcar aquela que acho que está errada". #CHUPAFGV

  • No fim, qualquer uma poderia estar correta.... essa adivinhação ridicula é que é cruel.

     

  • Fiquei entre C e D

     

    Acerteiiii...

     

    Não gosto de ficar na dúvida, mas dúvidas nas questões da FGV é uma constante kkkk

    Banca abençoada! 

     

  • Fiquei entre c e d, mas o que definiu na opção c foi o termo “providências imediatas”, nada no texto exigia que as providências fossem imediatas.

  • QUESTÃO MUITO SUBJETIVA! ALGUMAS ALTERNATIVAS PODERIAM SER O GABARITO TAMBÉM. A QUESTÃO DEVERIA TER SIDO ANULADA.

  • Na leitura do texto da pra perceber que o autor nao quer alertar, nem quer que tomem providências, nem aconselhar. É um texto informativo. O autor quis informar o resultado da pesquisa, mostrar para os leitores a nossa situação. Da pra notar isso quando você vê que foi publicado em O Globo, que é um site de notícias que visa a informar os leitores sobre algo.

  • Gab. C

    Informar sobre um resultado no plano educativo (1), destacando o problema (2) e as possíveis soluções (3);

    Ouvir a opinião do outro, trabalhar em equipe e compartilhar conhecimento são habilidades desejadas não só no mercado de trabalho, mas no exercício da cidadania e nas relações interpessoais. Mas valores como este não são bem desenvolvidos nas escolas do Brasil, indica um relatório divulgado ontem com dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Os estudantes brasileiros estão entre os piores, em meio a 52 países ou economias com dados disponíveis, em resolver problemas de maneira colaborativa (1). De acordo com especialistas, há razões claras para essa posição. Por um lado, o foco em avaliações de larga escala afetou o que é prioridade nas escolas do país. Por outro, o modelo de acesso ao nível superior e a infinidade de provas desestimulam estudantes a trabalhar coletivamente (2).

    - Os países com bom desempenho nessa habilidade têm estruturas de aula que promovem maior interação durante o aprendizado das disciplinas comuns. Aulas nas quais há incentivo para a colaboração entre pares têm impactos positivos sobre essa competência (3) – afirmou um dos diretores da Instituição, acrescentando ainda que o Brasil precisa melhorar em áreas essenciais.