SóProvas


ID
2613478
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 4 - Cada um por si

Paula Ferreira, O Globo, 22/11/2017 (adaptado)


Ouvir a opinião do outro, trabalhar em equipe e compartilhar conhecimento são habilidades desejadas não só no mercado de trabalho, mas no exercício da cidadania e nas relações interpessoais. Mas valores como este não são bem desenvolvidos nas escolas do Brasil, indica um relatório divulgado ontem com dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Os estudantes brasileiros estão entre os piores, em meio a 52 países ou economias com dados disponíveis, em resolver problemas de maneira colaborativa. De acordo com especialistas, há razões claras para essa posição. Por um lado, o foco em avaliações de larga escala afetou o que é prioridade nas escolas do país. Por outro, o modelo de acesso ao nível superior e a infinidade de provas desestimulam estudantes a trabalhar coletivamente.

- Os países com bom desempenho nessa habilidade têm estruturas de aula que promovem maior interação durante o aprendizado das disciplinas comuns. Aulas nas quais há incentivo para a colaboração entre pares têm impactos positivos sobre essa competência – afirmou um dos diretores da Instituição, acrescentando ainda que o Brasil precisa melhorar em áreas essenciais.

O segmento sublinhado do texto 4 que tem seu significado explicado pela situação de produção do texto e não pelo contexto linguístico é:

Alternativas
Comentários
  • Não consigo ver o que está sublinhado. ;/

  • GABARITO: A

     

    (...explicado pela situação de produção...)

     

    Qual situação ocorreu para produção do texto?

    R: relatório divulgado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).

  • sem or, não dá pra resolver essas questões da fgv à noite.

  • Já eu consigo vê o que está sublinhado mas não entendo nada.

  • Eu nem entendi a questão. Acho que vou tomar uma cachaça pra responder essas questões da FGV.

  • Gab: A

    Palavra sublinhada: ontem.

    Somente pelo contexto linguístico, pelo que está escrito no texto, não é possível saber o significado.
    Para saber o significado é preciso olhar a data de produção do texto: (Paula Ferreira, O Globo, 22/11/201)


  • Gabarito A

     

    As valores como este não são bem desenvolvidos nas escolas do Brasil, indica um relatório divulgado ontem com dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA)

     

    A questão pede o segmento "Explicado pela situação de produção do texto"

    O relatório foi divulgado "ontem" mas não ontem dia 19/03/2018, ontem o dia anterior ao dia em que foi escrito o texto. Isso nada tem a ver com o contexto LINGUÍSTICO

     

    As demais alternativas mostram termos usados para coesão referencial (anáforas/catáforas) e, portanto, tem seu significado explicado pelo contexto linguístico. 

  • "ontem" está se referindo ao passado e não a ontem (dia anterior), por isso é explicado pela situação de produção do texto. 

  • Também não consigo ver o q está sublinhado. Nunca consigo. Sempre erro essas questões

  • Isso tem a ver com a expressão de sentido dêitico (expressão que diz respeito a algo que não está no texto- elementos extralinguísticos, mas fora dele)? Alguém poderia me explicar se a relação que fiz está correta?

  • Acredito que a solução da questão pressuponha o conhecimento das funções endofóricas e exofóricas. 

    Endofóricas são as funções das palavras que fazem referência a elmementos contidos no texto. 

    "Estes são meus biscoitos preferidos: os de chocolate" 

    O termo "estes" se refere aos biscoitos de chocolate. - Exerce função endofórica (para dentro do texto) de catáfora - faz referência a termo que vem depois.
    Na questão, o termo ontem faz referência a um elemento que não está contido no texto. Não há como descobrir quando foi o dia de ontem apenas pela leitura, o que pressupõe o conhecimento da 'situação de produção do texto' - situação da vida real em que se encontrava o autor quando escreveu. O termo linguístico que designa essa função exofórica  (para fora do texto) é 'deixis'. 

    Existem questões da FGV que pedem o termo com sentido 'deítico', e trata-se, pois, da exata exigência formulada nesta questão. 

    Espero ter ajudado. 

  • Li umas 10 vezes até entender...

  • NÃO ENTENDI A QUESTÃO!

  • Nem li as outras assertivas pra evitar a confusão mental que a FGV nos proporciona! Kkkk

  • Questão fala sobre intertextualidade , ou seja , o que foi produzido fora do texto 

    Logo a letra A 

     

    indica um relatório divulgado ontem ... 

  • Não entendi o que eles queriam. Mas percebi e 4 alternativas estavam fazendo referência a algo anterior, menos a letra A
  • Pelo que entendi ele queria a alternativa em que a palavra sublinhada tinha VALOR DÊITICO, isto é, para você saber quando foi "ontem" precisava buscar uma informação que não estava no texto, mas relacionada ao momento de produção do texto (precisava saber quando o texto foi produzido). Nas demais alternativas, as palavras sublinhadas se referiam a um termo que se encontrava dentro do próprio texto.

  • GABARITO: A

    O comando da questão pede o "significado explicado pela situação de produção do texto" (algo fora do texto) e não pelo contexto linguístico (dentro do texto) podemos observar isto no assunto abaixo:


    Endofórica – relaciona termos dentro do texto ou referência.descrita no texto Se divide em anafórica e catafórica.

    1) Anafórica – faz referência a algo já dito anteriormente no texto.
    Eg. Matei o presidente. Aquele homem governava com sangue.
    2) Catafórica – faz referência a algo que ainda será dito no texto.
    Eg. Nossa meta é esta: ganhar dinheiro;

    Exofórica – relaciona termos de fora do texto para dentro ou referencia não descrita mais subtendida. Também é chamada de dêitica, díctica

    1) Dêitica – localiza alguma coisa no espaço/tempo;
    Eg. Ali será amarelo. (faz referência a algo externo, que não está no texto)

  • Entendi que o termo "ontem" é Dêitico, se referindo ao momento de divulgação da pesquisa. - Os dêiticos também são definidos como os elementos linguísticos que indicam o lugar ou o tempo em que determinado enunciado é produzido, além de indicar os participantes de uma situação enunciativa-.

    Na língua portuguesa, os dêiticos incluem os pronomes como “eu”, “lhe”, “isto”; os advérbios de lugar, que são marcadores de tempo, tais como “agora”, “hoje, “amanhã”; os artigos como “o”, “as”; as terminações verbais e outras categorias.

    Em todas as outras alternativas observem que o termo sublinhado se refere a algo dito anteriormente (contexto linguístico).

    Espero ter ajudado! seguimos!

  • Quando uma questão da FGV falar em "significado explicado pela situação de produção do texto e não pelo contexto linguístico", ela está se referindo aos DÊITICOS, que são elementos linguísticos que indicam LUGAR (aqui) ou TEMPO (agora) ou os participantes de uma situação do enunciado (eu/tu).

    São, por exemplo, os advérbios de lugar, que são marcadores de tempo (agora, hoje, amanhã etc); só podem ser entendidos se houver uma explicação.

    EX: um bilhete assim escrito: "Vá hoje ao meu escritório" - HOJE perde o sentido se no bilhete não houver a data em que foi escrito.

    Por outro lado, a expressão "cada dia mais..." tem o mesmo significado, independentemente do contexto, qual seja, intensidade, então, não é um dêitico.

  • GABARITO A

    Dêiticos são elementos linguísticos que indicam o lugar ( aqui ) ou o tempo (agora) em que um enunciado é produzido e também indicam os participantes de uma situação do enunciado ( eu/tu ).

     

    São dêiticos: os pronomes pessoais que indicam os participantes; os advérbios de lugar, que são marcadores de tempo ( agora, hoje, amanhã, etc.); os demonstrativos ( aqui, este, esse, aquele, etc ).

     

    Os dêiticos só podem ser entendidos se houver uma explicitação, mesmo dentro da situação de comunicação.

     

     

    Ex: Aí deve estar fazendo calor, mas aqui está um frio de doer. (valor dêitico = adv. de lugar)

    Ontem, muito sol; hoje, só chuva; amanhã será o quê? (valor dêitico= adv. de tempo)

  • Em outras palavras, a questão nos pede que identifiquemos dêiticos, elementos de coesão extratextuais.

       Letra B – ERRADA

       Veja o seguinte trecho: Os estudantes brasileiros estão entre os piores, em meio a 52 países ou economias com dados disponíveis, em resolver problemas de maneira colaborativa. De acordo com especialistas, há razões claras para essa posição.

       Note que a expressão “essa posição” retoma intratextualmente a informação trazida no período anterior, de que os estudantes brasileiros estão entre os piores.

       Letra C – ERRADA

       No trecho “... o foco em avaliações de larga escala afetou o que é prioridade...”, o pronome relativo “que” está retomando intratextualmente o demonstrativo “o”. Note que “o” é demonstrativo, pois é possível substituí-lo por “aquilo” (= ... afetou aquilo que é prioridade.)

       Letra D – ERRADA – O substantivo “país” retoma intratextualmente “Brasil”.

       Letra E – ERRADA – O pronome relativo “que” retoma intratextualmente o termo antecedente “estruturas de aula”.

       Resta-nos a letra A. Veja que o advérbio “ontem” não encontra uma referência intratextual. Trata-se, portanto, de um dêitico, uma referência extratextual.

    Resposta: A