SóProvas


ID
2613622
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A topologia, na qual todos os dispositivos estão conectados a um dispositivo central, é denominada

Alternativas
Comentários
  • A topologia informa como os computadores são interligados, a mesma influencia na confiabilidade, redundancia, segurança, velocidade, custo e manutenção. Atualmente existem várias topologias, entre elas:

    Barramento: Utiliza o tipo de conexão multoponto, ou seja, todos os equipamentos estão ligados em um mesmo barramento. Lembrando que quando um dispositivo transmite a informação, o meio de transmissão é totalmente ocupado. A mesma possui um baixo custo de implementação.

    Anel: Utiliza o tipo de conexão ponto a ponto. Todos os equipamentos formam um anael de comunicação. A mensagem é enviada de um Host para o próximo até chegar ao destinatário. A topologia em Anel é livre de colisões.

    Estrela: Utiliza o tipo de conexão ponto a ponto. Todos os equipamentos ficam ligados a um nó central chamando de servidor. Esse nó central é que determina o desempenho da rede. A topologia Estrela é livre de colisões.

  • Gabarito E

    Na topologia de rede designada por rede em estrela, toda a informação deve passar obrigatoriamente por uma estação central inteligente, que deve conectar cada estação da rede e distribuir o tráfego para que uma estação não receba, indevidamente, dados destinados às outras. É neste aspecto que esta topologia difere da topologia barramento: uma rede local que use um hub não é considerada como estrela, pois o tráfego que entra pela porta do hub é destinado a todas as outras portas. Porém, uma rede que usa switches, apenas os dados destinados àquele nó são enviados a ele.

    A topologia em estrela é caracterizada por um elemento central que "gerencia" o fluxo de dados da rede, estando diretamente conectado (ponto-a-ponto) a cada nó, daí surgiu a designação "Estrela". As informações trafegam na rede de um host para o outro. Toda informação enviada de um nó para outro é enviada primeiro ao dispositivo que fica no centro da estrela, portanto os dados não passam por todos os hosts. O concentrador encarrega-se de encaminhar o sinal especificamente para as estações solicitadas, economizando tempo. Existem também redes estrela com conexão passiva (similar ao barramento), na qual o elemento central nada mais é do que uma peça mecânica que atrela os "braços" entre si, não interferindo no sinal que flui por todos os nós, da mesma forma que o faria em redes com topologia barramento. Mas este tipo de conexão passiva é mais comum em redes ponto-a-ponto lineares, sendo muito pouco utilizado já que os dispositivos concentradores (HUBs, Multiportas, Pontes e outros) não apresentam um custo tão elevado se levarmos em consideração as vantagens que são oferecidas.

    As redes em estrela, que são as mais comuns hoje em dia, utilizam cabos de par trançado e uma switch como ponto central da rede. O hub se encarrega de retransmitir todos os dados para todas as estações, mas com a vantagem de tornar mais fácil a localização dos problemas, já que se um dos cabos, uma das portas do hub ou uma das placas de rede estiver com problemas, apenas o PC ligado ao componente defeituoso ficará fora da rede, ao contrário do que ocorre nas redes 10Base2, onde um mau contato em qualquer um dos conectores derruba a rede inteira.

    Claro que esta topologia se aplica apenas a pequenas redes, já que os hubs costumam ter apenas 8 ou 16 portas. Em redes maiores é utilizada a topologia de árvore, onde temos vários hubs interligados entre si por switches ou routers. Em inglês é usado também o termo Star Bus, ou estrela em barramento, já que a topologia mistura características das topologias de estrela e barramento.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !