SóProvas


ID
2613868
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Daniela Antunes e Antônio Zuin (2008) fazem uma análise de um tipo de violência escolar que vem sendo estudado no Brasil nos últimos anos, denominado bullying. Na perspectiva crítica dos autores, o bullying:

Alternativas
Comentários
  • Para Antunes e Zuin (2008), o bullying se aproxima do conceito de preconceito "principalmente quando se reflete sobre os fatores sociais que determinam os grupos-alvo, e sobre os indicativos da função psíquica para aqueles considerados agressores" (p. 36). Segundo os autores, os agressores praticam bullying motivados por preconceitos individuais consolidados ao longo do processo de socialização e canalização cultural (Valsiner, 2007).

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0006-59432012000200006

  • Em seu artigo “Do bullying ao preconceito: os desafios da barbárie à educação", Deborah Christina Antunes; Antônio Álvaro Soares Zuin nos demonstram que estão envolvidos aspectos culturais (sociais, políticos e econômicos) e individuais na ocorrência da violência. Os fatores individuais fazem referência ao desenvolvimento da personalidade, e os culturais, além de se referirem à sociedade que limita o desenvolvimento em uma direção específica, também se referem às condições objetivas da incidência da violência de uma pessoa para com a outra. Dessa forma, o bullying, não seria uma simples manifestação da violência sem qualquer fator determinante, mas sim uma estreita relação com o preconceito, principalmente quando se reflete sobre os fatores sociais que determinam os grupos-alvo, e sobre os indicativos da função psíquica para aqueles considerados como agressores.

    O artigo pode ser acessada na íntegra em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822008000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt




    GABARITO: D