SóProvas


ID
2614033
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A comunicação de informações objetivando uma efetiva transferência da informação, em função das necessidades informacionais dos usuários, considerando toda ação de interferência realizada pelo profissional da informação, direta ou indireta; consciente ou inconsciente; singular ou plural; individual ou coletiva; que propicia a apropriação de informação que satisfaça, plena ou parcialmente, uma necessidade informacional. Essa é a definição de

Alternativas
Comentários
  • Segundo Arantes (2016, p. 19):

    Para Almeida Júnior (2009, p.92) “a mediação está presente e implícita em todos os fazeres do profissional da informação”.

    Mediação da Informação é toda a ação de interferência realizada pelo profissional da informação - direta ou indireta; consciente ou inconsciente; singular ou plural; individual ou coletiva; que propicia a apropriação de informação que satisfaça, plena ou parcialmente, uma necessidade informacional. [...] a mediação não estaria restrita apenas a atividades relacionadas diretamente ao público atendido, mas em todas as ações do profissional bibliotecário, em todo fazer desse profissional (ALMEIDA JÚNIOR, 2008, p. 46). 

    ARANTES,  Isabela Maria. Letramento informacional nos currículos de Biblioteconomia do Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

    E segundo Macedo e Silva (2015, p. 69):

    Tal interferência pode se dar a partir de duas perspectivas: implícita e explícita. A mediação implícita implica nas ações que o profissional da informação pode desenvolver sem que haja obrigatoriedade da presença física por parte do usuário do centro de informação, como por exemplo, o armazenamento e processamento das informações e a política de desenvolvimento do acervo, embora tais atividades tenham como objetivo fundamental atender aos desideratos informacionais do usuário, pois todo o desenvolver do centro de informação deve estar voltado para o seu público tanto real como potencial. Por outro lado, a mediação explícita, compreende as ações em que a presença real ou virtual do usuário da informação é de fundamental relevância, como no contexto do acesso aos serviços, promoção de ações culturais e diálogo (ALMEIDA JÚNIOR, 2009). 

    MACEDO, Naiara Oliveira; SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. Mediação no Campo da Ciência da Informação. Folha de rosto em Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.1, n. 1, p. 64-74, jan./jun., 2015. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/51882

    Gab. C

  • A definição parece ser a de mediação da informação em si, e não a explícita.