Segundo Santos e Rodrigues (2013, p. 116-117):
A Biblioteconomia é considerada uma das mais antigas disciplinas que se ocupa do acesso à informação e de sua transmissão porque está intrinsecamente ligada ao surgimento da biblioteca. Ortega (2004, p. 1), ao discutir as relações históricas entre Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação parte “[...] das primeiras evidências de organização de documentos segundo seus conteúdos, apontando esses processos e as bibliotecas primitivas da antiguidade que os realizavam como a origem do que depois foi denominado Biblioteconomia”.
Desse modo, podemos dizer que desde seu início os saberes biblioteconômicos estão voltados para a reflexão sobre a aplicação das práticas e normas à criação, organização e administração das bibliotecas. Essa característica levou a Biblioteconomia a ser considerada uma área cientificamente pouco fundamentada. Ortega (2004, p. 13), no estudo já citado, conclui que apesar da Biblioteconomia ser a atividade mais antiga de organização de documentos, no seu todo não é uma área cientificamente fundamentada e que “[...] encontra na Ciência da Informação a possibilidade de construção de referenciais teóricos e de conquista de status científico”.
Gab. C
SANTOS, Ana Paula Lima dos; RODRIGUES, Mara Eliane Fonseca. Biblioteconomia: gênese, história e fundamentos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v. 9, n. 2, p. 116-131, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/7649