SóProvas


ID
2614399
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com o documento Diretrizes para presunção de autenticidade de documentos arquivísticos digitais, do CONARQ, a assinatura digital é uma técnica de autenticação dependente de tecnologia.
Em relação à assinatura digital, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Uma boa utilização da assinatura digital se dá quando os documentos digitais são transmitidos no espaço, ou seja, entre pessoas, sistemas ou aplicativos, de forma a permitir um ambiente de confiabilidade nas transações.  No Brasil, o valor legal da assinatura digital foi reconhecido.  No entanto, as técnicas de autenticação baseadas em tecnologia não são efetivas para a transmissão dos documentos no tempo, ou seja, quando são armazenados no longo prazo ou quando há atualização/substituição de hardware, software ou formatos. Isto porque, em virtude do seu objetivo e de sua forma de funcionamento, as assinaturas digitais não podem ser migradas para as novas cadeias de bits resultantes da conversão dos documentos para outros formatos de arquivo.

    FONTE: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/conarq_presuncao_autenticidade_completa.pdf 

  • Gabarito D

    A - A assinatura digital é resultado de um cálculo matemático que envolve a cadeia de bits do documento e a chave da assinatura digital . (Correto)

    Se a cadeia de bits for alterada, por motivo de corrompimento, adulteração ou conversão, a assinatura não corresponderá mais a essa nova cadeia de bits e não poderá mais garantir a autenticidade do documento.

    B - Uma boa utilização da assinatura digital se dá quando os documentos digitais são transmitidos no espaço, ou seja, entre pessoas, sistemas ou aplicativos, de forma a permitir um ambiente de confiabilidade nas transações.(Correto)

    C - No Brasil, seu valor legal foi reconhecido por uma Medida Provisória, editada no ano de 2001.(Correto)

    Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001. Institui a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, transforma o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação em autarquia, e dá outras providências.

    D - (Gabarito) É a melhor forma de garantir a autenticidade do documento, pois permite a preservação da codificação ao longo do tempo, após o processo de conversão. (Errado)

    As técnicas de autenticação baseadas em tecnologia não são efetivas para a transmissão dos documentos no tempo, ou seja, quando são armazenados no longo prazo ou quando há atualização/substituição de hardware, software ou formatos.Isto porque, em virtude do seu objetivo e de sua forma de funcionamento, as assinaturas digitais não podem ser migradas para as novas cadeias de bits resultantes da conversão dos documentos para outros formatos de arquivo. Em razão da necessidade de conversões, a assinatura digital não garante a autenticidade do documento, no longo prazo, tornando-se necessários outros procedimentos de gestão e de preservação, como a inserção de metadados.

    Fonte : http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/conarq_presuncao_autenticidade_completa.pdf