SóProvas


ID
2614738
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação da aprendizagem dos conteúdos curriculares pelos alunos com deficiência matriculados em classes comuns do ensino regular é de responsabilidade:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

  • EM SALA DE AULA - PROFESSOR REGULAR

    EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS = PROFESSOR DE EE OU AEE

  • Nesta questão é solicitado que seja indicada a alternativa que traz o responsável pela avaliação da aprendizagem dos conteúdos curriculares pelos alunos com deficiência. 

    A) de um profissional de apoio. 
    ERRADO - O profissional de apoio escolar é a pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária, em todos os níveis e modalidades de ensino, em instituições públicas e privadas, excluídas as técnicas ou os procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas. 

    B) do professor da classe comum. 
    CORRETO - O papel do professor é ensinar e mediar situações de aprendizagem para que o aluno esteja preparado para utilizá-las nos diversos âmbitos da vida, cabendo a ele avaliar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. 

    C) do orientador educacional. 
    ERRADO - O orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico. Ele é o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos. Ao lado do professor, esse profissional zela pelo processo de aprendizagem e formação dos estudantes por meio do auxílio ao docente na compreensão dos comportamentos das crianças. Ou seja: enquanto o professor se ocupa em cumprir o currículo disciplinar, o orientador educacional se preocupa com os conteúdos atitudinais, o chamado currículo oculto. Nele, entram aspectos que as crianças aprendem na escola de forma não explícita: valores e a construção de relações interpessoais. 

    D) do segundo professor. 
    ERRADO - Compete ao Segundo Professor de Turma: Tomar conhecimento antecipado do planejamento do(s) professor(es) regente(s) para organizar e ou propor adequações curriculares e procedimentos metodológicos diferenciados, para as atividades pedagógicas planejadas pelo(s) professor(es) regente(s); Participar do conselho de classe; Participar com o(s) professor(es) regente(s) das orientações (assessorias) prestadas pelo professor do atendimento educacional especializado e pelos profissionais que atuam no atendimento especializado; Auxiliar o(s) professor(es) regente(s) no processo de aprendizagem de todos os alunos; Auxiliar o(s) professor(es) regente(s) em todas as disciplinas e nas atividades extraclasses promovidas pela escola; Participar da elaboração e avaliação do Projeto Político Pedagógico da escola. O segundo professor de turma não pode assumir integralmente os alunos da educação especial, sendo a escola responsável por todos, nos diferentes contextos educacionais. Cabe a ele também, como aos outros profissionais da escola, atuar no recreio dirigido, troca de fraldas, alimentação, uso do banheiro, segurança, mobilidade, etc. O segundo professor de turma não pode ser responsável por ministrar aulas na(s) eventual(ais) falta(s) do(s) professor(es) regente(s). O segundo professor de turma deve atuar na perspectiva da educação inclusiva evitando atendimento(s) individualizado(s) ou fora do espaço da turma do ensino regular. 

    E) do professor de educação especial. 
    ERRADO - Compete ao Professor de educação especial prestar atendimento educacional ao aluno que necessite de apoios intensos e contínuos, no contexto de ensino regular, auxiliando o professor regente e a equipe técnico pedagógica da escola. Com este profissional pressupõe-se um atendimento mais individualizado, subsidiado com recursos técnicos, tecnológicos e/ou materiais, além de códigos e linguagens mais adequadas às diferentes situações de aprendizagem. No contexto do AEE, cabe a ele realizar avaliação inicial do aluno para planejamento do atendimento, devendo identificar o nível de desenvolvimento real do aluno, quanto à estrutura da percepção, atenção, pensamento e linguagem. Identificar ainda os recursos de acessibilidade utilizados pelo aluno, bem como as competências para a realização das atividades de vida prática escolar. Além disso, elaborar e executar planejamento de atividades, conforme as especificidades dos alunos. 

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B.