- ID
- 2614822
- Banca
- COPERVE - UFSC
- Órgão
- UFSC
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Pedagogia
- Assuntos
O planejamento participativo é uma prática social dinâmica, dialética, uma práxis não prescrita, pré-construída, mas construída, reconstruída e recriada sistematicamente pela ação coletiva. A esse respeito, identifique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F), considerando os estudos de Gandin (2008; 2014) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Trabalhar participativamente significa estar um grupo num processo de construção de suas ideias e de sua prática, de tal modo que todos estejam caminhando no mesmo rumo, com cada pessoa e cada conjunto menor de pessoas realizando suas tarefas próprias.
( ) Quando houver desejo real de planejamento participativo, um aspecto metodológico constitui-se em ponto fundamental: recolher o que as pessoas sentem, desejam e pensam da maneira como elas o pensam, desejam e sentem, utilizando as próprias palavras que as pessoas escrevem ou pronunciam.
( ) Para construir um processo participativo com distribuição do poder, é suficiente pedir sugestões e aproveitar aquelas que parecem simpáticas ou que coincidem com pensamentos ou expectativas dos que coordenam.
( ) Não pode haver processo participativo se não acontecer o pronunciamento reiterado de cada pessoa. O posicionamento pessoal cria consciência, permite encaminhar questões e incorporar conhecimentos necessários.
( ) O plenário é importante não como lugar de decisão, mas como espaço para que cada pequeno grupo apresente sua contribuição, a fim de que novas sessões de pequenos grupos ou novas avaliações pessoais possam valer-se de toda grande riqueza que aparecer.